Bruxelas dá luz verde à aquisição da ITA Airways pela Lufthansa
O acordo, que prevê a aquisição de 41% do capital da companhia italiana pela Lufthansa num primeiro momento e outros 49% numa fase posterior, vai levar também à alienação de slots da ITA Airways, numa contrapartida exigida pelas autoridades europeias da concorrência.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
A Comissão Europeia aprovou sexta-feira, 29 de novembro, o acordo para a aquisição do capital da ITA Airways pela Lufthansa, avança o jornal espanhol Hoteltur, que cita um comunicado do executivo comunitário.
Este acordo, que prevê a aquisição de 41% do capital da companhia aérea italiana pela Lufthansa num primeiro momento e outros 49% numa fase posterior, vai levar também à alienação de slots da ITA Airways, numa contrapartida exigida pelas autoridades europeias da concorrência.
O Hosteltur avança que a Comissão Europeia aprovou o acordo existentes entre a Lufthansa, o Ministério da Economia italiano e a ITA Airways, o que quer dizer que Bruxelas não identifica problemas de concorrência.
Uma das contrapartidas exigidas para o negócio foi a alienação de slots da ITA Airways, que vão passar para a easyJet no caso da curta e média distância, assim como para a Air France-KLM e Grupo IAG no longo curso.
Estes acordos para a alienação de slots da ITA Airways são, segundo a Comissão Europeia, “consistentes com os compromissos” assumidos com as autoridades europeias, pelo que foi dada luz verde ao negócio.
Com a aprovação, estima-se agora que a Lufthansa pague 325 milhões de euros por 41% do capital da ITA Airways, num negócio que prevê, numa fase posterior, a aquisição de mais 49% do capital da companhia aérea italiana por mais 325 milhões de euros.
Recorde-se que a ITA Airways foi fundada em outubro de 2021, sucedendo à Alitalia, que foi desmantelada após inúmeras tentativas para evitar a sua liquidação e após anos à beira da falência.