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Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+

A nova edição do Publituris destaca o investimento realizado pela Sogevinus no enoturismo, a definição da estratégia do novo operador turístico Kannak, a nova “coqueluche” da Solférias, entrevistas a Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha, e Gerald Hampel, partner da MICE Buz, um resumo da Convenção da ARAC, e um dossier sobre Turismo LGBTI+.

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Edição Digital: O reforço da aposta da Sogevinus no enoturismo, Kannak, Iberia e Turismo LGBTI+

A nova edição do Publituris destaca o investimento realizado pela Sogevinus no enoturismo, a definição da estratégia do novo operador turístico Kannak, a nova “coqueluche” da Solférias, entrevistas a Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha, e Gerald Hampel, partner da MICE Buz, um resumo da Convenção da ARAC, e um dossier sobre Turismo LGBTI+.

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A primeira edição do jornal Publituris de novembro faz capa com a aposta da Sogevinus no enoturismo. Depois de um investimento de dois milhões de euros nas Caves Barroca, inseridas nas Caves Cálem, a Sogevinus passou a disponibilizar uma área para experiências dedicadas única e exclusivamente para grupos. Maria Manuel Ramos, diretora de Turismo da Sogevinus, justifica este investimento com o crescimento que o enoturismo tem registado no grupo e globalmente em Portugal e espera uma consolidação das visitas. No início do próximo ano, será inaugurado o Tivoli Kopke Porto Gaia Hotel.

Na “Distribuição”, a Kannak, novo operador turístico especializado em circuitos culturais da World 2 Meet (W2M), que entrou em Espanha em 2023, chegou também a Portugal, mas o grupo está a definir se toda a estrutura da marca ficará centrada no nosso país ou em Espanha. A programação 2024/2025 dedicada apenas ao mercado português deverá ser lançada dentro de semanas. O grupo, que tem vindo a crescer no nosso país, põe a hipótese de trazer outras marcas para Portugal.

Já a nova “coqueluche” da Solférias para o verão de 2025 chama-se Costa Norte do Egito, pela primeira vez programado em voos charter de Portugal, neste caso do Porto para El Alamein, com partidas todas as segundas-feiras entre 9 de junho a 8 de setembro, com a Fly Egypt. O operador turístico deu a conhecer os pormenores do seu programa, em webinar conduzido por Dário Brilha, gestor de produto África (exceto Cabo Verde), que o Publituris acompanhou.

Nos “Transportes”, o jornal Publituris aproveitou o 49.º Congresso da APAVT para conversar com Antonio Linares, diretor de Vendas da Iberia para Portugal e Espanha. Sem adiantar mais informação ao que o CEO da IAG, interessada na compra da TAP, avançou recentemente, o responsável comercial da companhia aérea espanhola destacou a importância do mercado português para a Iberia. E admite, “neste momento, possuímos a rede certa”.

Ainda nos “Transportes”, o Publituris esteve presente na V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, na qual estiveram em debate alguns dos principais desafios com que o setor do rent-a-car convive atualmente, com destaque para a IA, inovação que já está a ser aplicada nesta atividade, mas cujo impacto deverá vir a ser muito mais profundo.

Presente em Portugal, enquanto parceiro dos Portugal Meeting Forums by Portugal 2024, Gerald Hampel, partner da MICE Buzz, salientou a importância destes eventos para colocar frente-a-frente quem oferece e quem procura soluções no segmento MICE. No final admitiu ter ficado surpreendido pela “qualidade” oferecida pelos “atores” portugueses.

O “Dossier” desta edição é dedicado ao Turismo LGBTI+. No próximo ano, a capital portuguesa vai ser palco do Euro Pride 2025, o maior evento da Europa para a comunidade LGBTI+, que vai incluir um extenso programa de atividades, conferências, encontros, marchas e festas, e que deverá trazer até Lisboa “milhares de visitantes de todo o mundo”.

Ainda a propósito deste tema, foi lançada este ano, a The Queer Spot, uma nova app que facilita o acesso a eventos e espaços seguros para a comunidade LGBTI+ e que, segundo Roger Junior, designer e programador brasileiro, co-fundador primeira startup LGBT-Tech de Portugal, tem vindo a receber um “bom feedback por parte da comunidade de utilizadores orgânicos” e que pode ter também “um papel importante no turismo LGBTI em Portugal”.

Já entre 13 e 15 de setembro, a cidade do Porto voltou a receber o Porto Pride, evento que, este ano, terá levado entre oito a 10 mil pessoas até à capital nortenha e que tem ajudando a afirmar o Porto como um destino de referência para este público.

Além dos Pulse Report, numa parceria entre a GuestCentric e o jornal Publituris, os artigos de opinião pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Maria José Silva (CEO da RAV T & ZENTravel), e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

Leia a edição aqui.

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Portugal é o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa

O European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, aponta Portugal como o terceiro destino mais atrativo para investimento hoteleiro na Europa, a par do Reino Unido. Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, sendo considerada como a quarta cidade mais atrativas para investimento no setor, precedida por Londres, Madrid e Roma.

Portugal chegou ao Top 3 de destinos mais atrativos para investimento hoteleiro na Europa, ocupando o terceiro lugar no ranking, a par de países como Espanha, em primeiro lugar, e Itália, em segundo lugar no pódio.

A cidade de Lisboa entra pela primeira vez neste ranking, ocupando o quarto lugar de cidades mais atrativas para investimento na indústria hoteleira.

Os dados são explanados no European Hotels Investor Intentions Survey 2025, desenvolvido pela CBRE, no qual é referido que os investidores demonstram “um otimismo crescente face ao desempenho do setor hoteleiro europeu”, com mais de 90% a planear manter ou aumentar a alocação dos investimentos.

“Embora os inquiridos prevejam que a situação geopolítica será o principal desafio para o investimento em 2025, a confiança no mercado hoteleiro europeu continua a crescer. Mais de 90% dos investidores estão dispostos a manter ou a aumentar a alocação de capital ao setor. O setor oferece retornos competitivos e o sentimento otimista dos investidores permanece, com boas perspectivas de rentabilidade e um desempenho superior relativo em relação a outras classes de ativos como principais razões para aumentar a sua alocação a hotéis”, refere a CBRE em nota de imprensa.

Espanha continua a ser o principal destino de investimento pelo segundo ano consecutivo, seguido por Itália, que este ano ultrapassou o Reino Unido pelo segundo lugar do ranking.

Se em Espanha o investimento é “apoiado pelos fundamentos do mercado a longo prazo e pela procura turística sustentada”, o crescente interesse no setor hoteleiro italiano “é generalizado, impulsionado pela oferta diversificada de hospitalidade do país e pelo surgimento de um novo grupo de hotéis de classe internacional”.

Com Portugal e o Reino Unido a partilharem o terceiro lugar, França e Grécia mantiveram o quarto e quinto lugar, respetivamente.

Ao nível de cidade, Londres continua a ser a principal escolha para investimento. Madrid solidificou o estatuto de segunda cidade mais atrativa para o investimento hoteleiro, com Roma a completar o Top 3 de cidades, subindo da quarta posição alcançada em 2024. Lisboa e Barcelona completam o Top 4 e 5, respetivamente.

De acordo com o estudo da CBRE, os investidores continuam a procurar o produto urbano, com 65% dos inquiridos a considerarem as cidades de entrada como os locais mais atrativos, dado “o seu estatuto como centros de procura a longo prazo, apoiados por viagens de negócios e de lazer resilientes”.

No mesmo estudo, 12% dos inquiridos afirmaram que as cidades secundárias são as oportunidades de investimento mais atrativas, “impulsionadas pela crescente confiança nos mercados turísticos emergentes, que são apoiados por infraestruturas melhoradas e mudanças nos padrões de viagem”.

“O atual desequilíbrio entre a oferta e a procura em toda a Europa continua a ser um fator-chave para o
setor”, refere Kenneth Hatton, diretor de hotéis europeus da CBRE. “Estamos a ver propostas fortes
de potenciais compradores que procuram adquirir os melhores ativos, refletidos nos volumes de
investimento hoteleiro do ano passado, que aumentaram 34% em relação a 2023, o maior aumento anual
para qualquer setor na região”.

Já Duarte Morais Santos, diretor de hotéis da CBRE Portugal, afirma que “o setor hoteleiro português tem vindo a consolidar a sua posição como um dos mais dinâmicos da Europa, impulsionado por um turismo resiliente e por um mercado cada vez mais sofisticado. O facto de Portugal ter subido quatro posições neste ranking reflete o reconhecimento da sua robustez e do potencial de crescimento sustentável”.

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Rotas para Fortaleza e Recife são novidade na operação da Iberia para o inverno

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais que aumentam para quatro a partir de fevereiro.

A Iberia anunciou que, no próximo inverno, vai abrir três novas rotas de longo cursos, duas das quais com destino ao Brasil, concretamente Fortaleza e Recife, anunciou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Iberia para Recife arrancam a 13 de dezembro, contando com três frequências semanais, que aumentam para cinco a partir de fevereiro de 2026, enquanto a rota para Fortaleza tem início a 19 de janeiro de 2026, igualmente com três frequências semanais numa fase inicial, aumentando para quatro a partir de fevereiro.

Ambas as rotas para o  Brasil vão ser realizadas nos novos aviões A321XLR da companhia aérea, que têm capacidade para transportar 182 passageiros em classe executiva e económica.

“Acreditamos que o Brasil tem um grande potencial, além das grandes cidades que já atendemos. Com a adição dos novos A321XLRs, podemos explorar novas rotas através do Atlântico, avaliar a sua aceitação e gradualmente adaptar a oferta à procura”, afirma María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

Recorde-se que a Iberia já conta com duas rotas com destino ao Brasil, concretamente São Paulo e Rio de Janeiro, nas quais a companhia aérea disponibiliza 14 e cinco frequências semanais, respetivamente.
As novas rotas, considera Marcelo Freixo, presidente da Embratur, vão ajudar o Brasil a receber um maior número de turistas espanhóis, mercado que, segundo o responsável, cresceu 13% no ano passado.
No total, a Iberia vai voar, ao longo do próximo inverno, para quatro destinos no Brasil, disponibilizando um total de 284.000 lugares entre Espanha e o país sul-americano.
Além de Fortaleza e Recife, a Iberia vai também abrir uma nova rota de longo curso para os EUA no próximo inverno, passando a ligar Madrid e Orlando quatro vezes por semana, a partir de 26 de outubro de 2026, num avião A330, com capacidade para transportar 254 passageiros.
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Emirates coloca avião Boeing 777 remodelado na rota de Lisboa a 1 de junho

A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai.

A partir de 1 de junho, a Emirates vai passar a usar um dos seus aviões Boeing 777 que foram recentemente remodelados e que passaram a incluir a nova cabine Económica Premium na rota entre Lisboa e o Dubai, informou a companhia aérea, em comunicado.

“O novo Boeing 777 apresenta uma configuração de quatro classes, incluindo a nova e elegante cabine Económica Premium e as sofisticadas cadeiras de Classe Executiva”, indica a Emirates.

A companhia aérea explica que a nova cabine Económica Premium dispõe de 24 lugares em configuração 2-4-2 e oferece “um amplo espaço para as pernas e uma experiência de bordo de excelência”.

Além da nova Económica Premium, o aparelho conta também com uma classe Executiva renovada, que oferece uma disposição 1-2-1, “garantindo a todos os passageiros acesso direto ao corredor, maior privacidade e um ambiente pensado para trabalhar, relaxar ou descansar”.

Já a Primeira Classe mantém as suas “exclusivas oito suites privadas numa configuração de 1-2-1, enquanto a Classe Económica disponibiliza 256 lugares numa disposição 3-4-3”, acrescenta a transportadora do Dubai.

A companhia aérea lembra que decidiu alargar o seu programa de renovação de interiores dos aviões Boeing 777 e Airbus A380 a mais de 220 aparelhos, naquele que é “o maior projeto de renovação da indústria da aviação”, totalizando um investimento superior a 5 mil milhões de dólares.

Com esta decisão, Lisboa passa a ser uma das oito novas cidades a beneficiar deste programa de modernização, a par de Dublin, Hong Kong, Maldivas, Calcutá, Colombo, Joanesburgo e Cidade do Cabo, sendo que, no total, companhia aérea prevê operar em 44 cidades com aviões Boeing 777 e Airbus A380 renovados até setembro de 2025.

Paralelamente, a Emirates vai ainda “introduzir um segundo voo diário para Londres Stansted operado com o renovado Boeing 777 (EK 067/068)”.

Todas as informações sobre o novo Boeing 777 da Emirates estão disponíveis aqui, enquanto os detalhes sobre a nova classe Económica Premium da Emirates podem ser consultados aqui.

 

 

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TAAG recupera avião Boeing 777-200 com apoio de engenheiros e técnicos de manutenção angolanos

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola lembra que o aparelho Boeing 777-200, de matricula D2-TED, estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, e vai agora passar a ser usado nas conexões internacionais da companhia aérea.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou que o avião Boeing 777-200, de matricula D2-TED, que estava inoperacional desde 2020, ou seja, desde o período da pandemia da COVID-19, foi recuperado com o apoio dos engenheiros e técnicos de manutenção angolanos da transportadora e já está reintegrado na frota da companhia aérea.

“O equipamento já foi reenquadrado na programação de geral de voos, incrementado desta forma, a disponibilidade de aeronaves para as conexões internacionais da companhia”, lê-se numa nota informativa da TAAG.

A TAAG realça a “capacidade técnica” dos seus engenheiros e técnicos de manutenção, que levaram a cabo os “trabalhos de restauração interior e assentos, recuperação de componentes e preservação de funcionalidades críticas da aeronave”.

“A dinâmica de recuperação e manutenção das aeronaves é contínua, sobretudo nos equipamentos com maior antiguidade, sendo que a TAAG tem vindo progressivamente a elevar a disponibilidade de aeronaves para a realização dos serviços domésticos, regionais e internacionais”, acrescenta a transportadora angolana.

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Maioria dos portugueses prefere regressar a destinos que já visitou, diz eDreams

Segundo um estudo da eDreams, 64% dos portugueses preferem regressar a destinos que já visitaram, uma vez que já conhecem os locais e encontram sempre algo novo para descobrir, sendo que apenas 36% preferem descobrir novos locais.

A eDreams apurou que 64% dos portugueses preferem regressar a destinos que já visitaram, uma vez que já conhecem os locais e encontram sempre algo novo para descobrir, sendo que apenas 36% preferem descobrir novos locais.

O estudo da eDreams, que analisou as preferências dos portugueses quando toca a escolher destinos de viagem, concluiu que são os mais velhos que estão mais interessados em descobrir novos destinos (37%), enquanto apenas 26% dos jovens entre os 18 e os 24 anos de idade admitem procurar novos destinos para as próximas férias.

A eDreams apurou ainda que 53% dos portugueses estão também interessados em explorar destinos populares ou locais mais secretos e menos visitados, com 26% a preferir destinos menos concorridos, enquanto 20% preferem destinos populares.

Também aqui são os maiores de 65 anos que preferem visitar locais mais desconhecidos (30%), enquanto os jovens dos 18 aos 24 anos de idade apresentam uma “clara tendência para destinos populares (31%)”.

Já os fatores que influenciam a escolha do destino mantêm-se idênticos, com o preço e a acessibilidade dos destinos menos explorados a somarem 32% das respostas, seguindo-se a possibilidade de explorar algo único e menos movimentado (31%).

“Independentemente do tipo de destino escolhido, uma coisa é certa: viajar continua a ser uma das experiências mais valorizadas pelos portugueses”, conclui a eDreams, no comunicado divulgado esta terça-feira, 25 de março.

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Iberia reforça operação para a América Latina e programa 355 voos semanais no inverno

No total, a Iberia vai disponibilizar 2,4 milhões de assentos para a América Latina no próximo inverno, com destaque para o reforço de oferta para destinos no Chile, Peru e República Dominicana.

A Iberia vai reforçar a sua operação para a América Latina no inverno, disponibilizando 355 voos semanais e um total de 2,4 milhões de assentos, com destaque para o Chile, Peru e República Dominicana, que são os destinos que vão contar com o maior aumento de oferta.

Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia revela que, no caso do Chile, está previsto um aumento de duas frequências por semana para a capital do país, que vai chegar a 12 voos semanais e mais de 176.000 assentos, 20% a mais que no ano anterior.

Já Lima, capital do Peru, passa de 13 para 14 voos semanais, o que significa que haverá “dois voos diários, permitindo que aproximadamente 1.360 pessoas viajem entre a Espanha e o Peru todos os dias”.

Para a capital da República Dominicana, a Iberia conta ainda chegar “a 13 voos semanais em alguns meses”, prevendo disponibilizar cerca de 142.000 assentos ao longo da temporada.

“O restante das operações da Iberia na América Latina no inverno de 2024-2025 permanecerá inalterada, consolidando os aumentos realizados no ano passado. Assim, Buenos Aires, Bogotá e Cidade do México continuarão a ter três voos diários em cada sentido, ou seja, 21 frequências semanais”, lê-se ainda no comunicado divulgado pela companhia aérea.

No Brasil, a Iberia vai manter as 14 frequências semanais em São Paulo, o que totaliza dois voos diários em cada sentido, enquanto o Rio de Janeiro terá até cinco frequências semanais.

Para destinos como Quito, no Equador, assim como San José, na Costa Rica; San Juan, em Porto Rico, e Montevidéu, no Uruguai, vão contar com sete frequências por semana, o que totaliza um voo por diário.

Já Caracas, capital da Venezuela, vai ter cinco frequências semanais, enquanto San Salvador, em El Salvador, e a Guatemala vão contar com quatro frequências semanais, existindo ainda três voos por semana para Guayaquil, Panamá e Havana.

“O nosso objetivo não é apenas continuar a consolidar a nossa posição como a companhia aérea líder entre a Europa e a América Latina, mas também oferecer uma programação de voos estável e consistente que fortaleça a confiança dos nossos clientes. Para a próxima temporada de inverno, planeamos aumentos de capacidade que pretendemos consolidar para oferecer maiores oportunidades de viagem”, explica María Jesús López Solás, diretora Comercial, de Desenvolvimento de Rede, Alianças e Clientes da Iberia.

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Operação da Transavia em Portugal conta com 2,5 milhões para o verão

A Transavia sublinha que, com a abertura das novas rotas Bordéus – Faro e Marselha – Funchal, Portugal volta a ser “um dos mercados top3 em desempenho da low-cost do Grupo Air France-KLM”.

A Transavia vai disponibilizar, este verão, 2,5 milhões de lugares no mercado português, num total de 21 rotas entre território nacional e França, Países Baixos e Bélgica, informou a companhia aérea low cost do Grupo Air France/KLM.

Num comunicado enviado à imprensa, a Transavia sublinha que, com a abertura das novas rotas Bordéus – Faro e Marselha – Funchal, Portugal volta a ser “um dos mercados top3 em desempenho da low-cost do Grupo Air France-KLM”, que conta com uma quota de mercado de 35% nas ligações entre Portugal e França.

“Portugal mantém-se um continuado caso de sucesso para a Transavia e, antes do verão, as nossas expetativas não podiam ser mais elevadas para um mercado que continua a ser o 1º para França, o 2º para as nossas operações globais e onde a nossa transportadora é uma das 5 principais companhias a operar localmente. As vendas estão a correr bem, com um ligeiro progresso na taxa de ocupação face a período homólogo de 2024, e a nossa oferta está a corresponder a estas ambições”, congratula-se Nicolas Hénin, Vice-presidente Executivo de Vendas e Marketing da Transavia France.

Na informação divulgada, a Transavia lembra que o último inverno foi “forte” e “sólido”, e contou com um reforço de oferta de 8% da transportadora, o que ditou que Portugal tenha sido um dos “mercados com melhor desempenho, com uma taxa de ocupação de 92%”.

Os resultados do último inverno em Portugal deixam a Transavia confiante quanto ao desempenho do verão de 2025, com a companhia aérea a indicar que espera que este período “seja bastante robusto” em termos de tráfego e taxa de ocupação entre Portugal e os mercados de origem da Transavia, França e Países Baixos, mas também de/para a Bélgica (Bruxelas).

A Transavia lembra ainda que as novas rotas Bordéus – Faro a partir de 18 de abril (2 voos/semana; segundas e sextas-feiras) e Marselha – Funchal a partir de 13 de Julho (1 voo/semana; domingos), ou o aumento da ligação Porto – Paris para até sete voos diários, são a prova de que a Transavia é uma “companhia aérea que aposta verdadeiramente em Portugal”.

 

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Air France abre nova rota para a capital da Arábia Saudita

A nova rota da Air France entre Paris CDG e Riade arranca a 19 de maio e conta com três voos por semana até dia 1 de junho, passando a cinco ligações semanais a partir desta data.

A Air France vai abrir uma nova rota entre Paris CDG e Riade, capital da Arábia Saudita, numa operação com três voos por semana, que arranca a 19 de maio e que passa a cinco ligações semanais a partir de 1 de junho, informou a companhia aérea, em comunicado.

Os voos da Air France entre Paris CGD e Riade decorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, até 1 de junho, sendo que, a partir desta data, a companhia aérea passa a disponibilizar cinco voos por semana, passando a existir ligações também às terças-feiras e domingos.

“Este destino ficará também acessível aos clientes portugueses nos voos a partir de Lisboa, Porto e Faro (a partir de 7 de junho) via Paris-CDG”, realça a Air France, num comunicado divulgado esta terça-feira, 25 de março.

Os voos da Air France para Riade vão ser operados em aviões Airbus A350-900, com capacidade para 324 passageiros, incluindo 34 em Business classe, 24 em Premium e 266 em económica.

A Air France destaca ainda que, com a abertura desta rota, todas as três companhias aéreas do Grupo Air France-KLM (Air France, KLM e Transavia) passam a oferecer serviços para a Arábia Saudita, uma vez que a Transavia já voa para Jeddah desde dezembro de 2024, enquanto a KLM liga o seu hub de Amesterdão-Schiphol a Riade e Dammam.

“O lançamento desta rota vai ainda reforçar a parceria existente entre a Air France e a Saudia Airlines”, indica ainda a Air France.

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Ponta Delgada ganha novo empreendimento turístico

A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou a “importância crescente do investimento no turismo dos Açores, não só pelas oportunidades que daí surgem, mas também pela linha de desenvolvimento sustentável que o Governo tem vindo a trilhar ao longo da sua atuação”.

Berta Cabral falava na cerimónia de inauguração do Azores Homes Resort & Spa, uma nova infraestrutura de alojamento turístico localizado na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada. Trata-se de um investimento com características específicas, da responsabilidade de um emigrante açoriano que, segundo a governante, “identificou nos Açores uma oportunidade no setor do turismo e concretizou o seu investimento num ‘resort’ direcionado para o segmento familiar, um nicho estratégico e com grande potencial de crescimento”.

A secretária regional destacou ainda, segundo nota publicada na página oficial do Governo dos Açores, que é também na aposta no turismo de longa duração, tendência em crescimento, que se está a reduzir a sazonalidade e a atrair mais visitantes durante todo o ano.

Daí que “o novo empreendimento pode responder a esta necessidade, oferecendo alojamento adequado a famílias que viajam com crianças e familiares próximos, proporcionando-lhes privacidade e conforto”, acentuou, deixando o repto de que “os Açores oferecem condições ideais para negócios sustentáveis que contribuam para a dinamização do crescimento económico e social” do arquipélago.

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Inscrições abertas para o Prémio Destino de Turismo Cultural Sustentável 2025

Pelo oitavo ano consecutivo, a ETC continua a sua parceria com a Rede Europeia de Turismo Cultural (ECTN), a Europa Nostra e a Rede de Regiões Europeias para o Turismo Competitivo e Sustentável (NECSTouR) para incentivar o desenvolvimento de práticas sustentáveis de turismo cultural em destinos europeus.

O tema da edição deste ano do Prémio Destino de Turismo Cultural Sustentável é “Experiências do Visitante e Autenticidade para Destinos de Turismo Cultural Sustentáveis, Inteligentes e Resilientes”.

As inscrições estão abertas a todos os destinos turísticos da Europa, autoridades nacionais, regionais e locais, conselhos e associações de turismo, organizações de gestão de destinos, museus, centros de interpretação, rotas culturais, festivais e ONG culturais, e decorrem até ao próximo dia 15 de maior. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia que terá lugar à margem da 18ª Conferência Internacional de Turismo Cultural, organizado pela ECTN de 1 a 4 de outubro de 2025 em Sibiu (Romênia).

Os candidatos são convidados a apresentar resultados sobre turismo cultural sustentável, numa das cinco categorias: Resiliência em destinos turísticos culturais sustentáveis , incluindo património natural, transição verde e ação climática; Turismo enogastronómico baseado na preservação do património eno-culinário, incluindo experiências autênticas; Digitalização em aspetos de património cultural e criatividade do turismo inteligente, melhorando as experiências dos visitantes; Produtos turísticos temáticos transnacionais envolvendo cultura e património, incluindo rotas culturais europeias e redes de marcas do património europeu, iniciativas de turismo transfronteiriço e multidestino envolvendo pelo menos dois países; Serviços de turismo cultural para todos, visitantes e moradores, incluindo turismo cultural autêntico e sustentável para a geração mais jovem.

Sobre o autorCarolina Morgado

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