Primeiro A321neo reforça frota da KLM
A KLM acaba de juntar o primeiro Airbus A321neo à frota, marcando o início da substituição da frota de Boeing 737, englobado no programa de renovação da frota para os próximos anos avaliado em sete mil milhões de euros.
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A KLM acaba de dar as boas-vindas ao seu primeiro Airbus A321neo d, admitindo a companhia aérea que a chegada do novo avião “é um passo importante do exigente programa de renovação iniciado pela KLM para apoiar operações de voo mais limpas, silenciosas e com maior eficiência de combustível”. A partir de meados de setembro, o A321neo começará a servir vários destinos europeus.
“A chegada do primeiro A321neo marca o início da substituição da nossa frota de Boeing 737. O A321neo gera menos ruído e CO2 e, por isso, contribui significativamente para um futuro mais limpo e silencioso. Também oferece mais conforto”, afirma a presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel.
O A321neo vai começar a operar os serviços para Copenhaga, Berlim e Estocolmo em meados de setembro, seguindo-se Paris, Praga e Viena. A KLM vai adquirir e juntar à sua frota mais três novos A321neo ainda este ano.
O “neo” significa uma nova opção de motor, com os aviões a estarem equipados com novos motores que emitem menos CO2 do que os seus antecessores. Medido por passageiro-tonelada-quilómetro, o A321neo é cerca de 21% mais eficiente em termos de combustível do que o avião Boeing 737 que substitui. Além disso, o impacto em termos de ruído é menor – basicamente, reduzindo a sua pegada sonora para metade –, o que causa um transtorno muito menor aos residentes.
Além de mais amigo do ambiente, os passageiros do A321neo experimentam mais conforto graças aos bancos mais largos, às mesas maiores e aos compartimentos de bagagem mais espaçosos. Cada assento está equipado com uma porta USB-C e um suporte para telemóvel ou tablet. A aeronave também oferece mais comodidade para a tripulação, incluindo um corredor mais amplo e compartimentos de bagagem fáceis de abrir. O interior foi concebido para melhorar a experiência KLM, com detalhes mais reconhecíveis e uma iluminação ambiente que se adapta a cada etapa da viagem.
De referir que a KLM vai investir sete mil milhões de euros no seu programa de renovação da frota nos próximos anos, o que representa uma parte substancial da sua carteira de investimentos total. Nas rotas europeias, a KLM irá substituir os seus antigos B737 por aviões A320 e A321neo. Na KLM Cityhopper, os novos modelos E2 vão juntar-se aos Embraer 175 e 190. Para os voos intercontinentais, a KLM irá adicionar cinco novos Boeing 787-10, seguidos pelos Airbus A350, que irão substituir os antigos B777 e A330. Finalmente, a KLM encomendou quatro A350F para a sua divisão de carga, que irão substituir os aviões de carga B747.