Madeira será capital europeia da indústria de cruzeiros
O Funchal irá receber, de 26 a 28 de setembro, a Cruise Atlantic Islands Conference 2024.
Publituris
Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade
Lusanova promove formação online sobre a Madeira
Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado
Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira
Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação
Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu
Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025
Hilton abre Cénica Porto Hotel, Curio Collection by Hilton nas próximas semanas
Redes sociais influenciam viagens dos portugueses, diz estudo da eDreams
Fly Angola muda horário dos voos para São Tomé
A Madeira, mais concretamente, o Funchal, vai receber a Cruise Atlantic Islands (CAI) Conference 2024, reunindo os portos da Madeira, ilhas Canárias, Açores e Cabo Verde, numa estratégia comercial e de comunicação comum.
A CAI representa, atualmente, um mercado de 3,3 milhões de turistas de cruzeiro, e deu os primeiros passos como marca coletiva a 19 de setembro de 1984, numa reunião precisamente no Funchal que juntou responsáveis portuários da Madeira e de Canárias.
A coordenar a Cruise Atlantic Islands Conference 2024 estará o vice-presidente da Cruise Lines International Association (CLIA) Europa, Nikos Mertzadinis, associação que agrega 95% da capacidade total dos navios de cruzeiro mundiais e mais de 50 mil agentes de viagem.
“Estamos muito entusiasmados por contar com a presença de Nikos Mertzadinis na Madeira. É uma voz muito respeitada na indústria, e vai trazer a esta Conferência uma visão abrangente e aprofundada de um setor que conhece como poucos”, destaca a presidente da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), Paula Cabaço, sublinhando que o objetivo da conferência é precisamente projetar o futuro do mercado de cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, através de um olhar para os desafios e oportunidades que se apresentam.
Esta conferência, promovida pela APRAM, vai assinalar a data de 19 de setembro de 1984, através de uma homenagem e de uma conversa com os participantes desse encontro fundador: Juan Francisco Martin (antigo Diretor Comercial dos Portos de Canárias), João Reis (ex-presidente da APRAM), Michael Blandy (antigo CEO do Grupo Blandy), Eduardo Alvarez Hamilton (antigo CEO da Hamilton & CO, em Canárias), Franklim Spencer (ex-presidente dos Portos de Cabo Verde) e Pedro Roque (antigo presidente da Autoridade Portuária de Tenerife).
“Será uma oportunidade para homenagear todas estas pessoas, de grande valor e visão, a quem o mercado de cruzeiros na região da Macaronésia muito deve. Souberam perceber que só trabalhando em conjunto é que poderíamos nos afirmar numa indústria global e competitiva, como é a dos cruzeiros”, afirma Paula Cabaço.
A conferência conta com um leque alargado e diversificado de especialistas do setor, estando já confirmadas as presenças de Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Portugal; Fiona Noone, diretora de Planeamento e Operações Portuárias da Marella Cruises/TUI; Kai Algar, diretor Planeamento e Operações Portuárias da Fred; Olsen Cruises Lines; Sylviane de Tracy, diretora Desenvolvimento e Investigação da Ponant; Hugo Basto, administrador da Mystic Cruises; e Rafael Fernández-Álvava, diretor Comunicação e Relações Externas da Costa Cruzeiros.
“A qualidade dos oradores desta conferência, mostra o interesse com que a indústria olha para as potencialidades do nosso mercado, que mesmo já estando consolidado oferece uma grande margem de crescimento”, sublinha a presidente do conselho de administração da APRAM, considerando que esta conferência é também uma oportunidade para reforçar o papel da região dentro da CAI e aumentar a notoriedade da Madeira junto dos principais decisores do mercado: companhias de cruzeiro, agentes de viagem e imprensa especializada.
A conferência não se esgota, contudo, nos debates setoriais no âmbito da indústria dos cruzeiros e terá uma forte componente social e de promoção do destino Madeira.
Assim, o programa inclui uma visita ao Parque Ecológico do Funchal, no dia 26 de setembro, para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais; e uma famtrip, no dia 28 de setembro, ao norte da Ilha, também para convidados, oradores e jornalistas internacionais e nacionais.