London City Airport vê aumento de passageiros aprovado, mas falha alargamento de horário
Depois do pedido efetuado em 2022, o London City Airport (LYC) vê aprovado o aumento da capacidade ao nível dos passageiros. A extensão da faixa horária, contudo, não foi aprovada.

Publituris
Globalis vai usar a Atriis para transformar a gestão de viagens corporativas
AHP: Hotéis da Madeira, Lisboa e Algarve são os mais procurados para a Páscoa
Eduardo Jesus junta Ambiente e Cultura ao Turismo no XVI Governo Regional da Madeira
“Vê Portugal” apresenta-se como verdadeiro fórum das regiões
Porto e Faro entre os aeroportos com mais tráfego na Vinci Airports no 1.º trimestre
Europcar Mobility Group tem novo CEO e assume funções a partir de 1 de maio
IATA lança portal para melhorar bem-estar e transporte de animais
Fátima recebe Festival Internacional de Cinema de Temática Religiosa Cristã em 2026
Aeroporto espanhóis sob gestão da AENA registam quase 64 milhões de passageiros no primeiro trimestre
Valência lança Plano Estratégico de Turismo 2025-2028 para liderar turismo sustentável urbano
O London City Airport (LCY), aeroporto inaugurado em 1987 com o intuito de facilitar o acesso à cidade de Londres, foi autorizado a aumentar o número anual de passageiros de 6 para 9 milhões até 2031, pedido efetuado no ano 2022. Contudo, o aeroporto não foi autorizado a alargar o seu horário de funcionamento aos sábados, das 12h30 para as 18h30, com uma hora suplementar para os voos de chegada apenas durante o verão (até um máximo de 12 voos). Isto apesar de o LCY se ter oferecido para autorizar apenas a operação de aeronaves da próxima geração durante os períodos alargados, incluindo aos sábados.
O aeroporto viu, no entanto, ser autorizado efetuar três voos suplementares durante os primeiros 30 minutos de funcionamento em cada dia útil.
Para além da limitação das horas de voo aos sábados, o aeroporto tem um “recolher obrigatório” noturno de oito horas e foi autorizado a receber voos entre as 12h30 e as 22h00 de domingo.
No total, todas as companhias aéreas foram autorizadas a operar até 111.000 voos por ano no aeroporto, com um limite anual de 400 voos que podem chegar ou partir do LCY nos últimos 30 minutos de operação.
Alison FitzGerald, diretora-executiva do LCY, congratula-se com “a aprovação do aumento do nosso número de passageiros”, admitindo-se, contudo, “desapontaas com a decisão do Governo de rejeitar a proposta de voar das 12h30 às 18h30 aos sábados à tarde”.
“Tal como o Governo reconheceu na sua decisão, a rejeição do nosso pedido de alargamento do nosso horário de funcionamento aos sábados à tarde irá atrasar as companhias aéreas que trazem para o aeroporto aviões de nova geração mais limpos e mais silenciosos. Os residentes locais teriam tido o benefício adicional de estas aeronaves operarem no aeroporto durante toda a semana e não apenas nas horas de funcionamento alargadas”, conclui. FitzGerald.