Reclamações dirigidas a sites de reserva de viagens mais que duplicam até junho
Segundo o Portal da Queixa, os sites de reserva de viagens motivaram 1253 reclamações no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 113.5% face ao mesmo período de 2023, quando tinham sido contabilizadas 587 queixas.
Publituris
Consolidador.com reforça equipa
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
No primeiro semestre do ano, as reclamações dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram, avança o Portal da Queixa, que explica que a “cobrança indevida e os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências”, enquanto as burlas somam 14.5% dos casos denunciados.
“As reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano. As queixas sobre agências de viagens também registaram um aumento”, lê-se num comunicado do Portal da Queixa, que reforça o alerta sobre burlas e recomenda aos consumidores “a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas e empresas para uma boa experiência”.
Segundo o Portal da Queixa, os sites de reserva de viagens motivaram 1253 reclamações no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 113.5% face ao mesmo período de 2023, quando tinham sido contabilizadas 587 queixas.
No total, 54.4% das queixas recebidas estavam relacionadas com a cobrança indevida, concretamente ao “débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores”, seguida das dificuldades de reembolso, que representaram 14.6% das queixas, enquanto os problemas com o cancelamento de reserva motivaram 8% das queixas.
“Na origem de 5.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, estão os casos de burla, onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados”, destaca o Portal da Queixa, indicando que também os problemas com a emissão de fatura motivaram 4.2% das queixas.
Já a categoria Agências de Viagens registou, nos seis primeiros meses do ano, um aumento no número de reclamações de 7.1%, com um total de 167 reclamações, quando em igual período do ano passado tinham sido apresentadas 156 queixas nesta categoria.
“Os problemas com o reembolso motivam a maior fatia de queixas (25.9%). Ocupa uma fatia de 20.1% a qualidade do serviço/hospedagem, onde são relatados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço”, resume o Portal da Queixa.
O tema da cobrança indevida motivou ainda 11.5% das queixas, seguindo-se os problemas de cancelamento da reserva, com 10.8% das reclamações, enquanto os alegados casos de burla estão na origem de 8.6% das denúncias contra as agências de viagens.
Resposta e resolução dos problemas está a melhorar
O Portal da Queixa diz ainda que, no que se refere aos indicadores de resposta e resolução dos problemas reportados pelos consumidores, as entidades que têm melhores Índices de Satisfação (IS) entre as agências de viagens são a Rickytravel (91.7 em 100 pontos); a Viagens El Corte Inglés (83.2); a IBS Portugal (77.8) e a Top Atlântico (70.8).
Já entre os sites de reserva de viagens, os melhores Índices de Satisfação pertencem à eDreams (88.9) e à Destinia (67.5).
No entanto, o Portal da Queixa realça que, no primeiro semestre do ano, “foram dirigidas ao setor do Turismo mais de 2.500 reclamações, um aumento na ordem dos 30%, comparativamente com o período homólogo de 2023”.