Maria do Rosário Partidário, coordenadora da Comissão Técnica Independente (CTI)
Foto: Frame It
Terminada a consulta pública, relatório preliminar da CTI será “revisto e melhorado”
O Relatório Ambiental Preliminar esteve em consulta pública até ao passado dia 26 de janeiro. Foram recebidas, através do portal www.aeroparticipa.pt, 1669 novas entradas, 78 opiniões, 1141 argumentos e 137 comentários. Foram ainda recebidos 58 contributos, por e-mail, com envio de pareceres.
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A Comissão Técnica Independente (CTI) do novo aeroporto, na sequência da realização da sua 3.ª conferência, no passado dia 5 de dezembro, abriu um período de participação e de consulta pública que decorreu até 26 de janeiro.
A Comissão Técnica Independente – “avaliando a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica” de cada um dos muitos contributos recebidos, elaborará o Relatório Final de Opções Estratégicas para o Aumento da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa, concluindo assim o mandato que lhe foi designado.
Para Maria do Rosário Partidário, coordenadora-geral da CTI, “este processo representou mais uma oportunidade para todos os cidadãos e entidades interessadas terem voz num processo de enorme importância estratégica para o país. Tivemos a preocupação de ouvir a sociedade civil, especialistas, promotores, defensores de diferentes opções estratégicas e um conjunto alargado de organizações e movimentos, e agora vamos analisar todos e cada um dos contributos recebidos e sobre eles fazer a devida ponderação”.
Maria do Rosário Partidário refere ainda que o Relatório Ambiental será revisto e melhorado com os esclarecimentos e contributos recebidos sempre que os mesmos se justifiquem à luz dos princípios que ponderaram à avaliação estratégica ao longo de todo o processo”.
Este é o momento de analisar o manancial de informação recebida, em equipa, com a colaboração de todos os coordenadores e das equipas técnicas que estão a assessorar a CTI”, conclui a coordenadora-geral da CTI.
Recorde-se que deste processo sairá um Relatório Final que permitirá ao Governo de Portugal tomar a melhor e mais tecnicamente qualificada decisão política para a localização do futuro novo aeroporto da região de Lisboa.