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Transportes

Grupo SATA anuncia crescimento constante das receitas consolidadas nos nove meses de 2023

O Grupo SATA anuncia um crescimento consistente das receitas consolidadas nos nove meses de 2023 atingindo 300,5 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 75 milhões de euros (+33,2%) face ao mesmo período de 2022. O EBITDA atingiu o valor positivo de 40,4 milhões de euros, que compara com o indicador de 13,2 milhões de euros no período homólogo.

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O Grupo SATA anuncia um crescimento consistente das receitas consolidadas nos nove meses de 2023 atingindo 300,5 milhões de euros, o que representa um aumento de cerca de 75 milhões de euros (+33,2%) face ao mesmo período de 2022. O EBITDA atingiu o valor positivo de 40,4 milhões de euros, que compara com o indicador de 13,2 milhões de euros no período homólogo.

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No período em análise, as companhias aéreas do grupo transportaram 1,9 milhões de passageiros correspondendo a +410 mil passageiros (+27%), quando comparado com o período homólogo. Face ao período pré-pandemia, nos nove meses de 2019, foram transportados +532 mil passageiros (+39%). A capacidade disponibilizada registou um aumento de 47% versus janeiro a setembro de 2022 e de 30% quando comparado com os nove meses de 2019.

O resultado líquido do Grupo SATA registou uma melhoria de 28,5 milhões de euros face ao período homólogo, enquanto, a amortização da dívida bancária, no valor de 60 milhões de euros, permitirá ter uma poupança de cerca de 18 milhões de euros até 2026.

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No que diz respeito ao terceiro trimestre, a Azores Airlines manteve a tendência de crescimento da sua atividade operacional, consistente com os resultados apresentados no trimestre anterior.

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As receitas operacionais aumentaram 28,3%, no período analisado (+25,5 milhões de euros) face ao terceiro trimestre de 2022, atingindo um total de 115,8 milhões de euros. Já comparativamente aos mesmos meses de 2019 o aumento foi de 79,3%, correspondendo a +51,2 milhões de euros. Nos nove meses 2023 atingiram 226,8 milhões de euros (+66,3 milhões de euros quando comparado com os nove meses 2022).

O resultado líquido no terceiro trimestre deste ano foi positivo, 10,7 milhões de euros, em comparação com os 3,3 milhões de euros do terceiro trimestre de 2022 e 2,1 milhões de euros negativos registados de julho a setembro de 2019, período em que foram transportados 534 mil passageiros, uma subida de 27% face ao período homólogo e 59% quando comparado com o terceiro trimestre de 2019. O load factor foi de 86,9%, aumentando 3,6 p.p.

No total dos nove meses de 2023 foram transportados 1.138 mil passageiros (+37%), com um load fator de 83,2% (+8,2 p.p. versus nove meses 2022).

De acordo com Teresa Gonçalves, CEO do Grupo SATA, este crescimento “deveu-se a um conjunto concertado de iniciativas operacionais e comerciais”, adiantando que “continuámos a apostar na consolidação das rotas da América do Norte e explorámos novos mercados, como por exemplo Ponta Delgada-Bilbau, que se iniciou a 1 de julho de 2023”.

A executiva sublinha que “o aumento do tráfego, em comparação com o terceiro trimestre de 2022, foi muito impulsionado pelo aumento da conetividade dentro da rede, maior notoriedade da Azores Airlines em mercados estrangeiros e forte procura por parte dos passageiros na América do Norte”.

Nos primeiros nove meses de 2023 as receitas da Azores Airlines alcançaram 226,8 milhões de euros, significativamente acima (+41,3%) do período homólogo, onde totalizaram 160,5 milhões de euros. Face ao período pré-pandémico o aumento é, ainda, mais expressivo, +75,4%, +97,5 milhões de euros, o que reforça o crescimento da atividade da companhia nos últimos anos.

Para estes resultados, de acordo com o grupo, contribuiu o aumento significativo de passageiros transportados no terceiro trimestre, cerca de 534 mil, +27% quando comparado com o mesmo período do ano anterior e +59% face ao terceiro trimestre de 2019. A capacidade medida em lugares disponíveis por quilómetro (ASK) aumentou 29% em comparação com o período analisado de 2022 (e +51% versus terceiro trimestre 2019). A taxa de ocupação média dos voos (load factor) foi de 86,9% +3,6 p.p. face ao período homólogo.

De destacar que neste trimestre, face ao pico de procura que as ligações ao Arquipélago dos Açores registaram, em particular, nas rotas entre os Açores e o Continente, a Azores Airlines avançou com o reforço da sua operação, aumentando capacidade para disponibilizar mais cerca de 670 lugares extra.

O número de voos realizados ascende a 7.540, representando igualmente um incremento face ao mesmo período de 2022 e 2019, +18% e +37%, respetivamente.  Globalmente o load factor nos nove meses de 2023 é de 83,2%, correspondendo a um aumento significativo face a 2022, +8,2 p.p. (+3,6 p.p. vs 2019).

Já relativamente à SATA Air Açores, a receita aumentou, no terceiro trimestre de 2023, 31,3% (+9,8 milhões de euros) face ao mesmo período do ano anterior, atingindo um total de 40,9 milhões de euros. Quando comparadas com o terceiro trimestre de 2019, o aumento foi 18,4 milhões de euros (+82,1%). Nos nove meses 2023, a SATA Air Açores alcançou 86,3 milhões de euros de receitas (+13,6 milhões de euros face ao verificado no período homólogo).

No terceiro trimestre deste ano, a SATA Air Açores continuou a tendência de crescimento da sua atividade operacional tendo transportado 366 mil passageiros, +9% face ao período homólogo e +30% quando comparado com o terceiro trimestre de 2019. O load factor foi de 79,3%.

A SATA Air Açores atingiu uma receita no terceiro trimestre de 2023 de 40,9 milhões de euros, +9,8 milhões de euros, o que representa um crescimento de 31,3% face ao trimestre homólogo e +18,4 milhões de euros quando comparado com o mesmo período de 2019, aumento que, segundo o grupo aéreo, reflete um crescimento da procura, que tem vindo a ser colmatado com a oferta de mais voos e com a entrada ao serviço em agosto de 2022 de uma aeronave adicional, sendo que a receita gerada pela mesma ainda não foi otimizada.

Nos nove meses de 2023 a receita da SATA Air Açores atingiu 86,3 milhões de euros, +13,6 milhões de euros (+18,7%) face ao período homólogo. Face ao período pré-pandémico, o aumento é mais expressivo, +55,7% que se traduzem num aumento de 30,9 milhões de euros.

Para estes resultados contribuiu o aumento do número de voos e dos passageiros transportados, +10% e +15%, respetivamente, até setembro de 2023, comparativamente ao verificado no período homólogo.

A capacidade medida em lugares disponíveis por quilómetro (ASK) aumentou nos nove meses de 2023 face ao período homólogo, +12%. A taxa de ocupação média dos voos (load factor) aumentou quando comparado com o período homólogo, apesar do aumento significativo de capacidade com a introdução de mais uma aeronave, tendo sido de 74,5% até setembro de 2023, +2,5 p.p. face a igual período de 2022, registando uma redução face aos nove meses de 2019 (-3,6 p.p.).

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GEA vai formar agentes de viagens em parceria com HT Porto e Turismo de Portugal

A GEA vai formar os seus agentes de viagens em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e Turismo de Portugal, ao abrigo de um acordo com as duas entidades, no âmbito do programa Formação + Próxima.

Esta colaboração visa promover a formação especializada e certificada para os colaboradores das agências do grupo através do curso “Introdução ao Turismo nas Agências de Viagens”, com duração total de 24 horas, permitindo que desenvolvam ou reforcem as suas competências, posicionando-se de forma competitiva num mercado em constante evolução.

De acordo com o grupo de gestão, este curso foi desenhado para capacitar os participantes com os conhecimentos fundamentais necessários para atuar no setor do turismo, com foco especial nas agências de viagens. O conteúdo é abrangente e prático, garantindo que os formandos adquiram competências atualizadas e relevantes para o seu desempenho profissional. Os conteúdos programáticos cobrem áreas-chave do turismo, como conceitos base do sistema do turismo; o atendimento presencial e online; os canais de distribuição e promoção de produtos turísticos, estratégias para maximizar a visibilidade e a eficiência; gestão económico-financeira nas agências de viagem e a importância da boa gestão para a sustentabilidade dos negócios no setor.

Para Pedro Gordon e Carlos Baptista, administradores da GEA Portugal, esta parceria, torna-se ainda mais relevante tendo em conta a perda de recursos humanos na atividade da agência de viagens.

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Pipadouro diversifica oferta Vintage Wine Travel

Visita e almoço na Casa Redonda da Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha, reforçam o leque de opções do programa “Um Dia no Douro” do Pipadouro, operador de turismo fluvial de luxo.

A Pipadouro continua a diversificar a sua oferta de Vintage Wine Travel, propondo aos seus clientes uma viagem ao mundo da mais antiga companhia de vinhos de Portugal: a Real Companhia Velha.

O operador acrescentou uma nova rota ao programa “Um Dia no Douro”, o mais procurado pelos turistas ao longo de 2024, por representar uma opção completa para quem pretende explorar os inúmeros encantos da região duriense num curto espaço de tempo.

O programa já englobava a navegação nos Gentleman’s Vintage Boats da empresa, a partir do cais privado no Pinhão, seguida de visita e almoço harmonizado em espaços emblemáticos como a Quinta do Crasto, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo ou a Quinta de Ventozelo, entre outras. Agora, apresenta como opção a Quinta das Carvalhas, a joia da coroa da Real Companhia Velha.

Os clientes terão assim a possibilidade de conhecer uma propriedade histórica – as primeiras referências escritas à quinta remontam ao ano de 1759 -, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro, distinguida nos prémios ‘Best Of Wine Tourism 2022’, na categoria ‘serviços de enoturismo’. A Pipadouro Experience by Real Companhia Velha tem a duração de seis horas (entre as 11h00 e as 17h00).

A Casa Redonda, localizada a cerca de 550 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica de 360 graus sobre a propriedade de 500 hectares – 135 hectares de vinha – e o Douro Valley. Após o almoço, em que os sabores da região serão harmonizados com os vinhos da Real Companhia Velha, a tarde será passada a bordo dos iates clássicos da Pipadouro.

A frota vintage do operador é constituída pelo Friendship I, um superiate de 1957 construído nos estaleiros já extintos da E.F. Elkins em Christchurch, no sul de Inglaterra, para a British Royal Navy, e pelo Pipadouro II, datado de 1965 e construído nos estaleiros de João Brites, em Lisboa, com recurso a desenhos da Americana Chris-Craft.

 

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HolaCamp estreia-se em Portugal com aquisição do Camping Albufeira

A empresa catalã HolaCamp aposta em Portugal para iniciar a sua expansão internacional, onde prevê investir mais de 4 milhões de euros nos próximos três anos em melhorias no Camping Albufeira, no Algarve, um dos maiores do nosso país, com uma área de 26 hectares.

“Optámos por adquirir o Camping Albufeira pela sua localização privilegiada num ambiente natural, por ser um destino turístico internacional de primeiro nível e pela sua grande dimensão, o que nos permitirá criar diferentes espaços para os diversos perfis de clientes que temos em carteira”, destaca CEO, Alfonso Leprevost, CEO da HolaCamp.

Imagem da esquerda para a direita, Alfonso Leprevost, Martin Becker Héctor Fina e Alejo Olano, sócios da HolaCamp

Com esta incorporação, a cadeia aumenta para oito campings sob gestão, em pleno processo de expansão nacional e internacional, como assinala o executivo, que anunciou que a empresa planeia integrar pelo menos cinco novos campings por ano, apostando em investir na melhoria das instalações e serviços ao cliente.

Depois de vários meses a trabalhar no camping, onde a HolaCamp já contava com alojamentos antes desta incorporação, a empresa faz um balanço “muito positivo”, tendo alcançado uma ocupação superior a 90% neste verão nas suas tendas glamping. “Estamos muito satisfeitos”, admite Leprevost. “As avaliações foram excelentes, e a recetividade dos nossos clientes foi incrível; estamos entusiasmados por introduzir novos alojamentos, como as nossas tiny houses neste outono, o que nos permitirá oferecer ainda mais opções aos nossos hóspedes”, acrescentou.

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DIT leva II Macro Convenção, mas também “esperança” a Cuba

Com a realização da II Macro Convenção, que se realiza em Cuba de 5 a 12 de outubro, a DIT liderou uma campanha humanitária, em colaboração com a ONG Unidos Infinity. Denominada “Coração Cubano”, a iniciativa conseguiu reunir uma grande quantidade de produtos de primeira necessidade para apoiar as comunidades mais desfavorecidas do país.

Segundo a DIT, a campanha superou todas as expectativas ao recolher mais de 25 paletas de medicamentos, roupa, material sanitário, material médico, comida e outros produtos essenciais, alcançando um total aproximado de 5.500 kg de ajuda humanitária para a ilha caribenha.

Através da Unidos Infinity, ONG criada pela Lovers Travel, uma agência associada DIT em Espanha e ao operador Fly For Vacations, estabeleceu-se uma ponte de solidariedade internacional que canaliza os recursos para projetos sustentáveis, destinados a melhorar as condições de vida das comunidades mais necessitadas na ilha. Esta colaboração, indica o grupo de gestão de agências de viagens, em nota de imprensa “é um exemplo inspirador de como o turismo pode converter-se num motor de mudança e bem-estar para os destinos que visitamos”.

Neste sentido, a II Macro Convenção de Cuba não será apenas um encontro no qual as agências de viagens da familia DIT poderão conhecer as novidades da rede, partilhar conhecimentos, conhecer e desfrutar das potencialidades turísticas da ilha (nomeadamente uma zona menos conhecida) e fomentar a colaboração entre elas, mas também uma plataforma para que os participantes se envolvam ativamente numa causa solidária.

Desta forma, “Coração Cubano” reforça a ideia de que o turismo responsável não consiste apenas em desfrutar de um destino de forma sustentável, mas também em contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Destacando que o êxito desta iniciativa demonstra que o setor turístico pode desempenhar um papel crucial na promoção da solidariedade internacional, a DIT ressalva a importância de combinar a atividade turística com ações de impacto local, sublinhando que o turismo é uma poderosa ferramenta para melhorar a realidade social dos lugares que se visitam.

“Coração Cubano” também foi desenhado para gerar um impacto duradouro. As doações não proporcionarão apenas alívio imediato às pessoas mais necessitadas, mas também serão geridas em colaboração com entidades locais em Cuba para assegurar que os recursos sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável. Este método garante que a ajuda chegue a quem mais necessita e que se maximizem os benefícios para as comunidades.

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Soltrópico anuncia campanha especial de Réveillon para destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde

A Soltrópico acaba de colocar no mercado uma campanha especial de Réveillon, que vai decorrer em três fases distintas: destinos nacionais, Brasil e Cabo Verde, até 23 de outubro.

A primeira fase da campanha do operador turístico, que arrancou esta quinta-feira, 3 de outubro, é dedicada ao território nacional, com destaque para o Funchal, Porto Santo, São Miguel e Terceira. Para o Funchal, na operação charter com partida de Lisboa e do Porto a 28 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 834€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Dorisol Estrelicia. Para o Porto Santo, na operação charter com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de três noites tem o valor desde 667€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Vila Baleira Porto Santo.

Na operação com lugares garantidos para São Miguel, com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites tem o valor desde 499€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas VIP Executive Azores Hotel, enquanto para a Terceira, na operação com partida de Lisboa e do Porto a 29 de dezembro, o pacote de quatro noites custa desde 655€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no quatro estrelas Azoris Angra Garden Plaza Hotel.

Na segunda fase da campanha, que arranca dia 10 de outubro, o operador turístico sugere o Brasil no fim de ano. Assim, para Fortaleza, na operação com partida de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o custo desde 1 818€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na Pousada Jardim dos Orixás, enquanto o pacote de oito noites em Natal, na operação com partida de Lisboa a 29 de dezembro, o valor é a partir de 1 544€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Arituba Park Hotel. Para Recife, na operação com saída de Lisboa a 26 de dezembro, o pacote de sete noites custa desde 1 556€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três Hotel Enseada dos Corais. Ainda no que diz respeito ao Brasil, na operação com partida de Lisboa a 30 de dezembro, o pacote de sete noites para Salvador custa a partir de 1 498€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas B Hotel.

A campanha termina com foco especial na Ilha do Sal, em Cabo Verde. Na operação com saída de Lisboa a 27 de dezembro, o pacote de sete noites tem o valor desde 1 363€, em regime de alojamento e pequeno-almoço, no três estrelas Hotel Central Santa Maria e na operação com partida do Porto a 26 de dezembro, o valor é desde 1 270€, em regime alojamento e pequeno-almoço, na mesma unidade hoteleira.

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APG-IET passa a incluir AnimaWings

A AnimaWings é uma companhia aérea romena, que foi fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni.

A APG Portugal anunciou a integração da companhia aérea romena AnimaWings no programa APG-IET, passando a oferta desta transportadora a estar disponível para emissões interline com a chapa GP.

De acordo com a APG Portugal, a AnimaWings é uma companhia aérea fundada em 2020 e que conta com sede em Otopeni, na Roménia, voando para vários destinos domésticos em território romeno, assim como para França, Grécia, Chipre e Dubai.

A AnimaWings está presente no GDS com o código A2 e conta com uma frota composta apenas por aparelhos Airbus 320-200.

Com a integração da AnimaWings, o programa APG-IET passa a contar com 148 companhias aéreas, cuja oferta já está disponível para emissões interline com a chapa GP-275, através dos sistemas Galileo, Sabre, Amadeus e Worldspan.

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FlixBus chega a Pombal e aumenta ligações de Fátima e Coimbra ao Aeroporto de Lisboa

A partir de 7 de outubro, a FlixBus chega a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que vai reforçar as ligações ao Aeroporto de Lisboa desde Fátima e Coimbra.

A FlixBus vai continuar a expandir a sua rede em Portugal e, a partir de 7 de outubro, vai chegar também a Pombal, disponibilizando viagens desde Lisboa, Coimbra e de Aveiro, ao mesmo tempo que anunciou um reforço das ligações desde Fátima e Coimbra para o Aeroportos de Lisboa.

De acordo com uma nota informativa da FlixBus, a linha de Pombal vai contar com “quatro ligações diárias à cidade, ligações estas que serão reforçadas a partir do dia 17 de outubro”.

Além da nova linha de Pombal, a operadora de autocarros expresso de passageiros vai ainda reforçar a operação com destino ao Aeroporto de Lisboa, que passa a contar com 10 ligações por dia desde Fátima e outras 10 desde Coimbra.

“A FlixBus reforçou algumas das suas ligações domésticas ao aeroporto de Lisboa. Assim, a partir de agora, Fátima passa a ter 10 ligações diárias ao aeroporto Humberto Delgado, cinco em cada sentido, e em Coimbra, as ligações ao aeroporto da capital foram reforçadas no final do mês de setembro, passando a cidade a ter, também, dez rotas diárias para o aeroporto de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

Segundo Pablo Pastega, vice-presidente da FlixBus para a Europa Ocidental, “estas novas linhas fazem parte do plano de desenvolvimento da operação doméstica em Portugal”, na âmbito do qual a empresa pretende levar este “meio de transporte sustentável a cada vez mais portugueses”.

“Por outro lado, continuamos com a nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais”, refere ainda o responsável, explicando que o objetivo é “facilitar as viagens de ligação a todos os que viajam de avião”.

Os bilhetes para as novas ligações da FlixBus já se encontram disponíveis para aquisição aqui, assim como na app da operadora, e os preços começam nos 1,99 euros para viagens entre Pombal e Coimbra ou Aveiro, bem como nos 2,99 euros para viagens entre Pombal e Lisboa.

 

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Qatar Airways abre voos para Toronto a 11 de dezembro

A partir de 11 de dezembro, a cidade canadiana de Toronto passa a contar com voos da Qatar Airways, numa nova rota que vai contar com três voos por semana e que será a segunda da companhia aérea no país, depois de Montreal.

A Qatar Airways anunciou a abertura, a 11 de dezembro, de uma rota para Toronto, o segundo destino da companhia aérea do Qatar no Canadá e o 14.º no continente americano, que vai contar com três voos por semana.

Num comunicado enviado à imprensa, a Qatar Airways explica que Toronto vai ser o seu segundo destino no Canadá, depois de Montreal, para onde a companhia aérea já transportou mais de 1,6 milhões de passageiros nos sete voos por dia que disponibiliza nos dois sentidos.

Os voos da Qatar Airways para Toronto têm destino ao Toronto Pearson International Airport (YYZ) e vão ser realizados em aviões Boeing 777-300ER, com capacidade para 42 passageiros em executiva e 312 em económica.

“A rota de Toronto representa um forte e duradouro compromisso para oferecer aos passageiros canadianos da Qatar Airways melhores conexões”, afirma Badr Mohammed Al-Meer, CEO do grupo Qatar Airways.

Os voos para Toronto vão decorrer às quartas, sextas e domingos, com partida de Doha, capital do Qatar, pelas 09h50, chegando à cidade canadiana às 15h55, enquanto em sentido contrário as partidas são às 20h00, chegando a Doha às 16h30.

 

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Porto é o Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

Tal como Lisboa, também o Porto foi distinguido nos World Culinary Awards, arrecadando o titulo de Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa, em reconhecimento pela oferta e experiências portuenses no campo da gastronomia.

“A escolha do Porto confirma a riqueza turística, cultural e gastronómica da região do Porto e Norte, um destino capaz de atrair tanto ‘gourmets’, como viajantes em busca de cultura e autenticidade”, justifica a organização dos World Culinary Awards.

A cidade do Porto ultrapassou as cidades europeias de Batumi (Geórgia), Berlim (Alemanha), Cannes (França) e Dubronvik (Croática), num resultado que, segundo a Câmara Municipal do Porto, é “o reflexo da aposta que o Município tem feito neste setor”.

A autarquia recorda o lançamento de projetos como o Global Kitchen, uma “viagem gastronómica à volta do mundo” e que tem “trazido à cidade grandes nomes da culinária internacional”, assim como a participação no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, no Brasil, no qual o Porto o primeiro convidado internacional, e no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da Organização Mundial de Turismo e do Basque Culinary Center.

“O investimento do posicionamento da cidade a nível internacional neste segmento, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, tem sido feito em conjunto com diversas entidades, entre elas o Turismo do Porto e Norte, e levou a que o Porto fosse, recentemente, escolhido como anfitrião da gala do Guia Michelin que, em 2025, voltará a distinguir os melhores restaurantes nacionais”, refere ainda a autarquia.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

 

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Azul reforça operação em 12% durante o pico do verão brasileiro

Entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, a Azul vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

A Azul anunciou que, entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, vai reforçar a sua operação em 12% face ao mesmo período do ano passado, num total de 3.048 voos adicionais que, segundo a companhia aérea brasileira, visam dar resposta ao aumento da procura durante a temporada de verão no Brasil.

“Esse aumento será muito importante para comportar a procura, oferecer novas possibilidades de rotas e conexões diretas, além de ser essencial para que, mesmo com a alta procura, os preços se mantenham acessíveis. Teremos uma oferta de cerca de 460 mil assentos a mais na alta temporada, em comparação ao último verão”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planeamento Estratégico e Alianças da Azul.

No total, a Azul vai disponibilizar 43,3 mil voos durante o pico do verão no Brasil, incluindo regulares, voos extras e ligações dedicadas da Azul Viagens, com a companhia aérea a indicar que as regiões do Sudeste e Nordeste vão ser as maiores beneficiadas, ainda que também existam novidades ao nível das ligações internacionais.

“Ao todos serão 1.471 voos na região, que contempla os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já o Nordeste é a região mais procurada como destino de férias, recebendo 1.159 voos durante o período, com destaque para Recife, Maceió e Porto Seguro, as cidades que mais terão voos”, revela a Azul, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 2 de outubro.

Segundo a companhia aérea, os aeroportos mais movimentados no período serão os hubs de Viracopos, em Campinas (SP), Confins – BH Airport (MG) e Recife (PE), importantes para a conexão dos clientes com os mais de 160 destinos atendidos pela Azul”.

A temporada alta no Brasil vai ficar ainda marcada pela abertura de 10 rotas domésticas diretas, que segundo a Azul são “inéditas” e vão ligar os aeroportos de Guarulhos e Ilhéus (BA), “além de Navegantes, que contará com voos direto para Recife (PE), Vitória (ES) e Rio de Janeiro (RJ)”.

A companhia aérea vai contar ainda com novos voos realizados durante a madrugada e que vão ligar Campinas aos aeroportos de Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Goiânia (GO), Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Uberlândia (MG) e Chapecó (SC), num total de 68 ligações, entre 21 e 28 de dezembro, bem como a 4, 6, 11 e 13 de janeiro de 2025.

Este verão, a Azul vai ainda abrir novas rotas internacionais, nomeadamente entre Campinas e Punta del Este, no Uruguai, disponibilizando dois voos por semana entre 18 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, bem como de Florianópolis e Montevidéu, capital do Uruguai, que também vai contar com duas ligações por semana, de 16 de dezembro de 2024 a 7 de março de 2025.

“Ambas as operações serão realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 clientes”, acrescenta a Azul, revelando que também para Orlando vão ser realizados voos extraordinários.

No caso de Orlando, a Azul vão acrescentar um voo aos sábados, entre 16 e 23 de novembro, que se junta à operação de um voo por dia que a companhia aérea já realiza para este destino dos EUA desde Campinas e que passa a diário a partir de 30 de novembro, aumentando a oferta da Azul para dois voos por dia desde Campinas.

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