Guimarães vai ter Escola Superior de Hotelaria e Turismo
É na Quinta do Costeado, em Guimarães, que vai nascer a futura Escola-Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), projeto que vai custar aproximadamente 15,5 milhões de euros, e cuja obra já começou, devendo ficar concluída em outubro de 2025.
Publituris
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
O complexo abrange a reabilitação de edifícios históricos, transformando a Casa do Costeado (edifício A), as cavalarias/celeiro (edifício B) e uma construção anexa (edifício C) num hotel académico (edifício ABC) e construindo um novo edifício (edifício F) para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
Uma das características que se associa de imediato à identidade do lugar são os seus jardins, inseridos numa unidade de paisagem urbana, mas também de cariz agrícola. Este espaço é detentor de uma diversidade de espécies muito variada de diferentes portes, que incluem espécies centenárias, criando um ambiente único e revelador de vários séculos de existência, indica a autarquia vimaranense em comunicado.
Quanto ao edifício F, de acordo com o mesmo comunicado, foi concebido com inspiração nas linhas dos jardins, garantindo uma implantação respeitadora e harmoniosa com o ambiente.
Este projeto visa criar duas zonas exteriores distintas para cada edifício, com acessos independentes, permitindo a autonomia entre o hotel/restaurante (edifício ABC) e a escola de hotelaria (edifício F). O edifício A terá dois acessos autónomos, enquanto o edifício F será acessível através da rotunda do Pavilhão Multiusos.
O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico entre uma beleza simultaneamente natural e urbana única, sublinha a Câmara Municipal.