KLM aumenta oferta em Portugal e vai ter 21 voos por semana de Lisboa e Porto no inverno
A KLM vai aumentar a sua oferta em Portugal, com destaque para a operação do Porto, que passa a contar com 21 voos por semana a partir de 29 de outubro, igualando a oferta que a companhia aérea dos Países Baixos vai oferecer à partida de Lisboa.
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Este inverno, a KLM vai aumentar a sua oferta em Portugal, com destaque para a operação do Porto, que passa a contar com 21 voos por semana a partir de 29 de outubro, igualando a oferta que a companhia aérea dos Países Baixos vai oferecer à partida de Lisboa.
“A oferta da KLM em Lisboa e no Porto vai crescer este Inverno de 2023-24 face a período homólogo, em especial no Porto”, lê-se num comunicado divulgado pela KLM esta sexta-feira, 13 de outubro.
A KLM revela que, no Porto, vão ser disponibilizadas 21 frequências por semana para Amesterdão-Schiphol, o que corresponde a um aumento de 14 voos semanais face ao inverno do ano passado, quando a transportadora disponibilizava sete voos por semana.
No caso de Lisboa, também há um aumento de oferta mas mais moderado, uma vez que estão igualmente previstos 21 voos semanais, mais seis do que em igual período do ano passado, quando a KLM disponibilizava 15 voos entre Lisboa e Amesterdão-Schiphol.
Os voos da KLM desde Lisboa e Porto permitem aceder à rede que a companhia aérea disponibiliza a partir do seu hub de Amesterdão-Schiphol, numa oferta que também conta com diversas novidades este inverno.
Na Europa, a KLM vai acrescentar Marselha à sua rede, cidade francesa que vai ter três voos diários, enquanto Rovaniemi, na Finlândia, regressa como serviço bissemanal. Já Rennes vai contar com voos diários, numa rota que teve início no verão e se prolonga para o inverno, com um aumento de 7% nos lugares disponibilizados.
Na América do Norte, a KLM vai servir 19 destinos, concretamente no Canadá, EUA e México, disponibilizando um serviço diário para Washington, o que significa três voos por semana adicionais face ao inverno passado. Já o Canadá conta com mais 20% de lugares, com a KLM a revelar que, semanalmente, vai contar com “uma média de onze voos para Toronto, quatro para Montreal, três para Edmonton, sete para Calgary e quatro para Vancouver”.
Nas Caraíbas, a KLM vai assegurar um serviço diário para Curaçau e, na época alta (durante as férias do Natal e da primavera), a ilha será servida 11 vezes por semana, enquanto Aruba vai ser combinada com Bonaire, num serviço diário em Airbus A330-200 ou A330-300, como já tinha acontecido no verão de 2023. Ainda nas Caraíbas, St Maarten será combinada com Port of Spain (Trinidade e Tobago), para onde vão ser realizados três a quatro voos semanais, enquanto Paramaribo, no Suriname, estará disponível seis vezes por semana em aviões B777-300.
Na América do Sul, a KLM operar um serviço diário para a Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Panamá e, à semelhança do ano passado, Buenos Aires, na Argentina, será combinada com Santiago do Chile. Já San José, na Costa Rica, será servida quatro vezes por semana, diretamente ou com escala, havendo ainda, além disso, seis voos semanais para Lima, no Peru, e Quito e Guayaquil, no Equador.
Em África, a oferta da KLM para o inverno conta com serviços diários para dois destinos na África do Sul, Joanesburgo e Cidade do Cabo, havendo também voos diários em B777-300 para Nairóbi e Acra, enquanto na Tanzânia haverá cinco voos por semana para Kilimanjaro em combinação com Dar es Salaam, além de dois voos para Zanzibar em combinação com Dar es Salaam. Em África, a companhia vai ainda realizar seis voos por semana para Lagos, na Nigéria, e, adicionalmente, disponibiliza cinco voos semanais para Kigali, no Ruanda, e Entebbe, no Uganda.
No caso da Ásia e Médio Oriente também há novidades, com a KLM a retomar a rota para Taipé combinada com Manila, que será operada quatro vezes por semana, tendo sido, no entanto, suspensas as escalas em Seul e Banguecoque, uma vez que, diz a KLM, “a capacidade para a Ásia ainda não recuperou totalmente da pandemia da Covid-19”.
Na Ásia, a KLM vai ainda contar com voos diários para Pequim e Xangai, na China, e quatro voos por semana para Hong Kong, mais um que no inverno passado, estando ainda previstos voos diários e sem escalas para Tóquio Narita, no Japão, o que aumenta a operação do inverno passado em três voos por semana. Já para Osaka, a KLM vai oferecer três voos por semana.
Ainda na Ásia, Seul, na Coreia do Sul, vai ter seis voos semanais, enquanto Bali, na Indonésia, vai ter um voo diário, com uma escala em Singapura, tal como já tinha acontecido em 2022. Já Jacarta, capital da Indonésia, vai ter cinco voos/semana, incluindo escala em Kuala Lumpur, na Malásia. A capital tailandesa vai ter ainda voos diários.
Na Índia, a KLM vai servir Mumbai e Deli diariamente, havendo ainda cinco voos por semana para Bengaluru, o que, segundo a companhia aérea, “representa um voo adicional face ao inverno de 2022”.
No Médio Oriente, a transportadora dos Países Baixos vai contar com voos diários para o Dubai, aumentando ainda a capacidade na rota para Riade e Dammam, que foi lançada no ano passado, com a KLM a indicar que “estes destinos serão servidos seis vezes por semana, o que representa um voo suplementar em relação ao inverno de 2022”.
A KLM diz ainda que, este inverno, vai deixar de servir Barbados, Kuwait, Bahrein e Muscat, destinos intercontinentais cuja capacidade será libertada para outras rotas.
O calendário de inverno da KLM, que vai estar em vigor entre 29 de outubro e 31 de março de 2024, está disponível para consulta aqui.