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Pestana Hotel Group já deu início à construção de um eco-resort em Porto Santo

O hotel Pestana Dunas está a ser construído num espaço contíguo ao Pestana Porto Santo. A unidade vai ser composta por cerca de 200 quartos, restaurantes, bares, piscina e campos de ténis e de padel.

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Pestana Hotel Group já deu início à construção de um eco-resort em Porto Santo

O hotel Pestana Dunas está a ser construído num espaço contíguo ao Pestana Porto Santo. A unidade vai ser composta por cerca de 200 quartos, restaurantes, bares, piscina e campos de ténis e de padel.

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O futuro hotel Pestana Dunas já está em construção num terreno de seis hectares, em frente à praia. Com dois pisos e 390 quartos, o novo hotel do grupo pretende apostar na sustentabilidade, “desde a construção à futura gestão de recursos e consumo energético”, como indicado em comunicado. A abertura está programada para o segundo trimestre de 2025.

Em nota de imprensa, o grupo explica que a sua aposta na sustentabilidade ambiental para este novo hotel passa pelo facto de privilegiarem “materiais com maior eficiência energética, como é o caso da madeira”.  Destacam ainda “os mais recentes padrões do Pestana Hotel Group para uma construção ambientalmente responsável, designadamente na maximização da utilização de fontes de energias limpas e renováveis – contribuindo, assim, para que o Porto Santo seja, cada vez mais, uma “Smart Fossil Free Island”, projeto que tem como objetivo fazer a transição energética da ilha”.

Relativamente aos recursos hídricos, “os projetistas do Pestana Dunas dedicaram especial atenção à gestão da água doce”, como apontado em comunicado. Nesse sentido, este hotel vai estar ligado à dessalinizadora do hotel Pestana Porto Santo, de onde seguirá a água para piscinas e para a rega dos espaços verdes. De referir ainda que “a maior parte da flora das zonas ajardinadas será composta por espécies autóctones da ilha, adaptadas às condições ambientais locais e com menores necessidades de água”. O respeito pelo património histórico inclui a preservação de uma antiga nora existente no local.

A conclusão da primeira fase de construção está prevista para o segundo trimestre de 2025 e compreende cerca de 200 quartos, receção, restaurantes, bares, piscina, campos de ténis e de padel, num espaço contíguo ao Pestana Porto Santo.

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Turismo

ANAV considera positivo o Programa ‘Acelerar a Economia’, mas diz que não agiliza apoios às PME

A propósito do Programa “Acelerar a Economia – Crescimento, Competitividade, Internacionalização, Inovação e Sustentabilidade”, aprovado em Conselho de Ministros e apresentado pelo Primeiro Ministro no passado dia 4 de julho, a ANAV considera positivas as medidas, mas diz que é preciso ir um pouco mais longe nos apoios às PME.

“Acelerar a Economia” contém medidas fundamentais para o desenvolvimento do setor do Turismo, mas segundo a ANAV – Associação Nacional de Agências de Viagens, não agiliza apoios essenciais às Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Em nota de imprensa, a  ANAV congratula-se com o esforço e com o resultado final deste trabalho do Governo, em prol do desenvolvimento e aceleração da Economia nacional, e considera “muito positivas as medidas elencadas no programa “Acelerar a Economia” para o desenvolvimento do setor do Turismo, mas alerta para a existência de várias lacunas nas medidas que visam o apoio às Micro e PME, que são a esmagadora maioria das agências de viagens portuguesas, em especial no que se refere ao acesso aos fundos comunitários e a questões fundamentais de fiscalidade, que impactam pesadamente a tesouraria das empresas mais pequenas”.

Miguel Quintas, presidente da ANAV, salienta que “gostaríamos de ver maior facilidade e simplicidade no acesso aos fundos comunitários, que parecem estar, na sua maioria, direcionados para as grandes organizações, preterindo os pequenos negócios e pequenos empresários, os quais se debatem com grandes barreiras de acesso, nomeadamente em função da dimensão do investimento obrigatório e da complexidade burocrática das candidaturas”.

Por outro lado, refere que “acredito que podemos fazer um pouco mais em quatro áreas distintas, absolutamente necessárias para as agências de viagens: apoio nos Fundos de Tesouraria; apoio nas Linhas de Crédito; ajustamento na Segurança Social e redução dos Custos de Contexto e Tributações Autónomas”.

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Conselho Municipal do Turismo de Sesimbra toma posse

Promover a participação e o envolvimento dos agentes turísticos no desenvolvimento integrado e sustentável do concelho e contribuir para a valorização da oferta turística e a consequente promoção do destino Sesimbra são alguns dos objetivos do Conselho Municipal do Turismo, que acaba de tomar posse.

Com funções exclusivamente consultivas, o Conselho Municipal do Turismo de Sesimbra, que acaba de tomar posse e realizou a sua primeira reunião, envolve 26 entidades, que têm como caminho comum a evolução da situação turística do município.

“O importante é que possamos ter um espaço onde possamos apontar os caminhos para as soluções de um turismo que se quer cada vez melhor, mais sustentável e de qualidade para o concelho de Sesimbra”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, citado em notícia publicada na página oficial da autarquia.

A criação do Conselho Municipal do Turismo de Sesimbra é, segundo Argentina Marques, vereadora do Turismo, “um pontapé de saída para termos uma estratégia comum com todas as entidades que estão neste território de Sesimbra e nesta Área Metropolitana de Lisboa”.

A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa considera que a valorização e promoção da oferta turística de Sesimbra é fundamental para a região. A presidente da ERT-Região de Lisboa, Carla Salsinha, defende ainda que o Conselho Municipal do Turismo “vai ser seguramente um dos motores de qualificação do turismo de Sesimbra”, na medida em que pode ajudar a definir a estratégia “de como é que Sesimbra se quer afirmar no contexto dos 18 municípios da região de Lisboa”.

O Conselho Municipal de Turismo de Sesimbra volta a reunir a 4 de setembro para o início dos trabalhos e estudo das diversas matérias relacionadas com as estratégias para o desenvolvimento do turismo do concelho.

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Turismo europeu com novos máximos, com Portugal em destaque

Segundo a análise mais recente da European Travel Commission (ETC), as chegadas e dormidas ultrapassaram os números de 2019 no primeiro semestre de 2019. Portugal aparece destacado, indicando ainda a ETC que os turistas deverão gastar mais 800 mil milhões de euros, em 2024 à medida que os planos dos viajantes estão cada vez mais diversificados.

O setor do turismo na Europa continua no trilho da recuperação no segundo trimestre de 2024, com as chegadas internacionais a crescerem 6% face a igual período de 2019, enquanto as dormidas registam uma evolução de 7% face a igual período do ano pré-pandemia, sendo que relativamente ao período homólogo de 2023 os incrementos são ainda mais assinaláveis: +12% 1 10%, respetivamente.

Na última edição do relatório trimestral da ETC, os dados indicam que tanto os destinos tradicionais como os não tradicionais do Sul da Europa e do Mediterrâneo continuam a ser as escolhas mais populares para os turistas na Europa. Registaram-se aumentos notáveis nas chegadas, em comparação com os níveis de 2019, em destinos menos conhecidos, como Sérvia (+40%) e Bulgária (+29%), bem como em destinos favoritos de longa data incluindo Malta (+37%), Portugal (+26%) e Turquia (+22%), considerando a comissão que “o sucesso contínuo destes destinos deve-se, em parte, à sua oferta comum de experiências e a condições climatéricas geralmente favoráveis”.

Os países nórdicos também revelam uma atração crescente, com as dormidas de estrangeiros a aumentarem na Dinamarca (+38%), Noruega (+18%) e Suécia (+9%), revelando “um sucesso crescente fora do Sul da Europa e em destinos relativamente mais caros”.

Em contrapartida, a região do Báltico continua a debater-se com dificuldades, com a Letónia (-24%), a Estónia (-16%) e a Lituânia (-15%) a registarem ainda chegadas internacionais muito abaixo de 2019.

Miguel Sanz, Ppesidente do ETC, considera ser “encorajador ver a crescente diversificação do panorama do turismo europeu neste trimestre”. O responsável pela ETC, cargo que já foi ocupado pelo português Luís Araújo, refere ainda que “este facto beneficia tanto os destinos emergentes como os pontos de interesse estabelecidos que podem potencialmente enfrentar uma sobrelotação. Além disso, o aumento do número de turistas em zonas menos conhecidas ajudará as pequenas empresas que ainda estão a recuperar da pandemia ou que se debatem com o aumento dos custos operacionais devido ao atual contexto económico”.

Custos e pessoal dificultam recuperação
Contudo, nem tudo são boas notícias, já que são vários os desafios que o setor das viagens enfrenta. Os profissionais do turismo ouvidos pela ETC referem como principais problemas o aumento dos custos de alojamento, das operações comerciais e dos voos, bem como a escassez de pessoal. Apesar do seu impacto contínuo, estes desafios diminuíram em comparação com o trimestre anterior.

Com os aumentos dos custos das empresas a conduzirem a um aumento geral das despesas de viagem, a ETC prevê que os visitantes gastem 800,5 mil milhões de euros na Europa este ano, mais 13,7% do que no ano passado. Esta evolução resulta do aumento dos preços de exploração, do regresso de turistas com despesas elevadas da região da Ásia-Pacífico e da forte procura de eventos e de viagens combinadas de negócios e lazer. O setor do alojamento, por sua vez, beneficiou especialmente no primeiro semestre do ano, com uma subida de 5,4% nas receitas por quarto disponível e de 1,8% nas taxas de ocupação.

Os aumentos mais significativos nos gastos dos viajantes, no acumulado do ano, registam-se em Espanha (25%), Grécia (25%), Itália (20%) e França (16%). Outros países, como a Croácia, a Bulgária e a Roménia, esperam ver estadias médias mais longas em 2024 do que no ano anterior, o que também resultará num aumento das receitas do turismo.

Diversificação como impulsionadora do turismo europeu
O relatório identifica uma diversificação crescente do turismo europeu, com os destinos emergentes e os mercados emissores a aumentarem a sua quota de mercado. Entre os fatores que contribuem para esta tendência contam-se “a procura de destinos não tradicionais com uma boa relação qualidade/preço, o regresso dos viajantes da região Ásia-Pacífico e a crescente disponibilidade de viagens de comboio”, refere a ETC.

Embora os EUA continuem a ser o mercado emissor de longo curso com melhor desempenho, regista-se um aumento notável dos mercados da Ásia Oriental, especialmente da China. “As cidades europeias estão a revelar-se particularmente atraentes para os visitantes chineses, uma vez que se espera que a China se torne o mercado emissor de destinos urbanos com crescimento mais rápido em 2025, ultrapassando os EUA”.

Verifica-se também um aumento do número de viajantes que optam por viagens fora de época e por destinos menos conhecidos, impulsionados pela procura de uma boa relação qualidade/preço e de experiências únicas e autênticas. Em particular, a Albânia e o Montenegro registaram um aumento notável da quota de mercado, com um aumento de 86% e 31%, respetivamente, desde 2019.

O crescente interesse em viajar fora dos circuitos habituais também se reflete nas pesquisas online para viagens na Europa, que destacaram o apelo dos cenários naturais das ilhas, como a Madeira, em Portugal, e Magerøya, na Noruega, com ambos os destinos a registarem um aumento correspondente nas chegadas e nas dormidas.

A sustentabilidade foi um dos principais fatores de reputação positiva para os destinos neste trimestre, enquanto o discurso mais negativo se centrou nos impactos sociais e ambientais da sobrelotação nos locais de turismo tradicionais.

Ao mesmo tempo, o aumento da capacidade ferroviária está a abrir a porta aos viajantes para explorarem novas experiências e destinos. A empresa ferroviária nacional da Alemanha – Deutsche Bahn -, por exemplo, registou um aumento de 21% nas rotas internacionais entre 2019 e 2023, beneficiando principalmente os países vizinhos. Os serviços do Eurostar regressaram aos níveis de passageiros anteriores à pandemia e o operador ferroviário espanhol Renfe informou ter vendido 500 mil bilhetes nos seis meses seguintes ao lançamento da sua linha internacional para França.

De referir que estes três operadores têm planos para aumentar a capacidade nos próximos anos, o que realça a importância crescente dos caminhos-de-ferro no turismo europeu.

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Enoturismo

Candidaturas aos “Best of Wine Tourism 2025” decorrem até 17 de julho

Os “Best of Wine Tourism” distinguem serviços de enoturismo que se diferenciem pela excelência das instalações, qualidade do acolhimento, originalidade e inovação da oferta.

Decorre até ao dia 17 de julho, mais uma edição do concurso para atribuição dos prémios Best Of Wine Tourism Awards, uma iniciativa desenvolvida desde 2003 pela Great Wine Capitals Global Network – Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos, na qual o Município representa o Porto e as regiões vinícolas do Douro e Vinhos Verdes.

As entidades que promovam atividades de enoturismo na região do Porto, Douro e Vinhos Verdes podem concorrer a estes prémios em sete categorias distintas: Alojamento, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras, Práticas Sustentáveis, Experiências Gastronómicas e Serviços de Enoturismo.

Serão premiados os serviços de enoturismo que se diferenciem pela excelência das instalações, qualidade do acolhimento, originalidade e inovação da oferta, em cada uma das referidas categorias.

Numa segunda fase, o vencedor de cada categoria entra na competição internacional, sendo candidato a um prémio global, atribuído por um júri composto por representantes das cidades/regiões membro desta rede: Adelaide-South Australia (Austrália), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town-Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

O vencedor internacional será divulgado no jantar de encerramento da Assembleia Geral Anual das Great Wine Capitals, que este ano se realiza de 20 a 24 de outubro, em Verona (Itália).

Irá ainda decorrer o People’s Choice Award, para que o público, através de plataforma online, possa também votar no preferido.

A cerimónia oficial de entrega destes prémios vai ocorrer no Porto, em fevereiro de 2025.

De referir que este concurso constitui uma oportunidade para as entidades promoverem e comunicarem a sua marca nos setores do turismo e do vinho, pela atenção mediática dada à competição e aos seus premiados. Os vencedores do concurso beneficiam, ainda, da possibilidade de integrar esta rede de enoturismo de âmbito mundial e usufruir da partilha de experiências e de boas práticas.

“O enoturismo é um segmento privilegiado na nossa estratégia para o desenvolvimento e sustentabilidade do destino, pela relevância que tem para a promoção dos nossos vinhos e paisagens, mas também para o desenvolvimento económico e cultural de toda a região”, refere a vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização.

Catarina Santos Cunha considera, por isso, que “que estes prémios são uma oportunidade ímpar para reconhecer e celebrar a excelência e a inovação da nossa oferta de enoturismo, e de posicionar o Porto e a região como destino enoturístico de referência a nível mundial”.

O formulário de candidatura e as regras do concurso podem ser consultados aqui.

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Solférias reforça oferta para o Sal com dois voos charter de réveillon

O operador turístico Solférias, em colaboração com os seus parceiros habituais (Soltrópico e Abreu) anuncia o reforço da sua programação para a ilha do Sal (Cabo Verde) com dois voos especiais charter de réveillon, com saídas de Lisboa e do Porto.

Para a Solférias, que desde a primeira hora apostou em Cabo Verde e se tornou no grande especialista na programação para este destino, reforça a sua aposta e prepara uma completa oferta para o réveillon 2024/2025, neste caso, na ilha do Sal.

Além da sua programação de inverno 24/25 em voos regulares TAP e Cabo Verde Airlines, o operador turístico lançou esta quinta-feira no mercado, e em colaboração com os seus parceiros habituais (Soltrópico e Abreu) dois voos especiais charter de réveillon, à saída de Lisboa e do Porto.

O voo charter do Porto parte a 26 de dezembro e tem regresso marcado para o dia 2 de janeiro, enquanto o de Lisboa sai a 27 de dezembro, com regresso previsto a 3 de janeiro de 2025. Ambas as operações serão realizadas com a companhia aérea Privilege Style em A321 com 214 lugares em classe económica. Todos os programas já se encontram disponíveis para reserva.

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“A BTL 2025 será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição”, revela organização da feira

Conhecida a posição da APAVT relativamente à não participação na BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, considera que “a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”. Contudo, esperando que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”, a organização diz estar a registar “um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”.

Depois de conhecida a decisão da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) de não participar na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL 2025, Pedro Braga, diretor-geral dos Eventos Próprios do CCL – FIL, “lamenta” a posição da associação, tendo em conta que “a APAVT sempre foi um parceiro estratégico da BTL, que em muito contribui para o sucesso e crescimento do maior e melhor evento do setor do turismo em Portugal”, esperando, contudo, que “no futuro voltem a estar reunidas as condições para um entendimento que permita o regresso da APAVT à BTL”.

Sabendo-se que o espaço ocupado pela APAVT era o maior stand privado da feira, Pedro Braga refere que “serão encontradas soluções que permitirão mitigar e até superar, em termos da área da distribuição presente, a oferta habitualmente disponível”.

“Estamos sempre disponíveis para o diálogo, mas, neste momento, e atenta a posição que nos foi comunicada pela APAVT, consideramos que a participação nas mesmas condições em termos do espaço anteriormente ocupado se tornou inviável pelos compromissos entretanto assumidos com outros expositores”, assinala o responsável pelo Eventos Próprios do CCL – FIL.

Apesar desta posição da APAVT, Pedro Braga indica que, até ao momento, “registamos um crescimento muito acentuado por parte das empresas de distribuição para a edição de 2025 da BTL”.

“Para além da muito valiosa e importante presença da APAVT, a BTL sempre contou com muitos outros expositores na área da distribuição que habitualmente ocupam uma área de 5.000m2 de oferta no B2C”, frisa Pedro Braga.

A mais de sete meses do arranque da feira, que se realiza de 12 a 16 de março na FIL, o responsável pelo evento destaca que, para 2025, “estamos a registar um aumento muito acentuado da procura de espaço por parte das empresas do setor da distribuição”, referindo que “alguns destes expositores são associados da APAVT, que já tinham espaço próprio fora do stand da APAVT, e que, neste contexto, nos têm contactado para aumentar o seu espaço para a BTL 2025. Outros, são expositores que habitualmente marcavam presença através da APAVT e que agora manifestam interesse em assegurar diretamente a sua presença na BTL”. Além disso, diz Pedro Braga, “registamos ainda uma significativa procura por parte de novas empresas do setor que reconhecem na BTL uma plataforma fundamental para as suas vendas e crescimento”.

Por isso, afirma que a BTL 2025 “será a edição com a maior oferta de empresas e postos de venda por parte da distribuição, o que permitirá aos visitantes, que já reconhecem na BTL o seu momento anual de compra de férias, encontrar as melhores ofertas e os melhores destinos”.

“Não obstante, e porque reconhecemos e valorizamos o trabalho desenvolvido pela APAVT, reiteramos a nossa total disponibilidade e interesse para viabilizar uma presença institucional, enquanto representante dos seus associados, na maior montra do setor do turismo em Portugal”, conclui Pedro Braga.

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GuestReady revela que preços do AL sobem e ocupação chega aos 90% no início do verão

A GuestReady, empresa ligada ao setor do Alojamento Local (AL) em Portugal e na Europa, anuncia um primeiro semestre de crescimento no turismo, com a taxa de ocupação das unidades que tem sob gestão a aproximar-se dos 90% em maio e em junho em Portugal, com o valor médio das noites a rondar os 90 euros.

De acordo com a empresa, as comemorações dos Santos Populares e os festivais musicais de verão são os responsáveis por esta subida de preços e de ocupação. Assim, em Lisboa a procura recente escalou com a comemoração do Santo António, que levou o preço médio por noite a ultrapassar os 100 euros, enquanto nos fins-de-semana em que se realizou o Rock In Rio a média de preços continuou a subir, registando-se nos 120 euros por noite. Já no Porto, o Primavera Sound, que decorreu no início do mês de junho, e o São João, que teve lugar no final do mês, fizeram com o preço médio por noite ultrapassasse os 90 euros por noite no primeiro mês do verão.

Apesar dos eventos que geram um apelo especial, Lisboa e Porto são cidades procuradas o ano inteiro, salienta a GuestReady, devido aos pontos turísticos de interesse. Mas os meses de verão trazem uma procura redobrada por todo o tipo de unidades no país, sobretudo as que têm piscina, estão perto da praia, do rio ou na montanha, ou que são aptas para famílias e grupos grandes.

A GuestReady faz o balanço de um primeiro semestre positivo e de crescimento no turismo, tendo gerido nos primeiros seis meses de 2024 praticamente mais três mil reservas do que em período homólogo de 2023, consequência também do crescimento de portefólio.

Os festivais que acontecem nas próximas semanas, nomeadamente, em Lisboa, Porto e Sesimbra, deverão causar também impacto nas unidades de alojamento local dessas zonas, com maior procura e ocupação, prevê a GuestReady.

 

 

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Delta Air Lines anuncia parceria com a Riyadh Air e quer abrir voos para a Arábia Saudita

O acordo prevê a abertura de uma rota da Delta Air Lines desde os EUA para a capital saudita, além de outras colaborações, nomeadamente ao nível de interline e codeshare, para aumentar a conectividade no Médio Oriente.

A Delta Air Lines estabeleceu uma parceria com Riyadh Air, uma nova companhia aérea com sede em Riade, capital da Arábia Saudita, e conta vir a abrir voos para o país, avança a companhia aérea norte-americana, num comunicado publicado no seu website.

De acordo com a informação divulgada, este acordo prevê a abertura de uma rota da Delta Air Lines desde os EUA para a capital saudita, além de outras colaborações, nomeadamente ao nível de interline e codeshare, para aumentar a conectividade no Médio Oriente.

“Esta parceria com a Riyadh Air irá promover a missão da Delta de conectar o mundo e abrir uma gama de novas opções, benefícios e destinos para os nossos clientes que viajam de e para o Reino da Arábia Saudita”, afirma Ed Bastian, presidente-executivo da Delta Air Lines.

O acordo entre as duas companhias aéreas está, contudo, ainda sujeito a aprovações regulatórias, mas poderá evoluir para uma joint venture, o que motivaria colaboração também ao nível do planeamento e crescimento da rede no Médio Oriente.

Recorde-se que a Riyadh Air é uma nova companhia aérea saudita, que deverá iniciar operações em 2025 e que vai contar com uma operação local.

 

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Travelport lança Content Curation Layer para agências de viagens com tecnologia de IA

A Travelport acaba de anunciar o lançamento da Content Curation Layer (CCL), uma curadoria de conteúdo que capacita as agências de viagens com acesso a resultados refinados para bilhões de opções de viagem, consolidando tudo num m só lugar.

A empresa global de tecnologia de viagens é a primeira a lançar uma curadoria de conteúdo com IA e o Content Optimizer, um produto novo na plataforma Travelport+, proporcionando às agências de viagem mais controle sobre o conteúdo proveniente de várias fontes

A CCL, a atualização mais recente à inovadora plataforma Travelport+, usa inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML) para entregar rapidamente a variedade adequada de resultados de busca precisa e altamente intuitiva para seus parceiros de agências de viagens em todo o mundo.

A CCL da Travelport é um facilitador tecnológico poderoso que usa IA e ML para filtrar conteúdo agregado proveniente de várias fontes e retorna resultados de busca mais rapidamente do que o tempo médio de resposta de busca das companhias aéreas. Ela identifica as ofertas mais relevantes para cada viajante para criar uma experiência de busca mais rápida e inteligente para o agente. Essa camada de tecnologia simplifica a entrega de conteúdo disponível para o varejo às agências e as ajuda a selecionar as opções mais interessantes para os viajantes.

Um dos principais recursos da CCL é o Content Optimizer, um novo produto da Travelport+ que proporciona aos clientes das agências mais controle sobre todos os tipos de conteúdo, incluindo conteúdo tradicional e NDC. Com capacidade de aplicar regras específicas à sua atuação, as agências de viagens podem usar o Content Optimizer para adaptar as opções e os resultados da busca, aprimorar a otimização da receita e reduzir a sobrecarga de opções de conteúdo.

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Azul lança concurso fotográfico para assinalar 15.º aniversário

As inscrições para este concurso fotográfico, que inclui cinco diferentes categorias e pretende “celebrar a trajetória da Azul por meio de fotografias que capturem momentos especiais e marcantes”, já se encontram a decorrer.

A Azul lançou um concurso de fotografia para assinalar o 15.º aniversário da companhia aérea, iniciativa que tem como objetivo “celebrar a trajetória da Azul por meio de fotografias que capturem momentos especiais e marcantes”, informou a transportadora brasileira, em comunicado.

As inscrições para este concurso fotográfico, que inclui cinco diferentes categorias, já se encontram a decorrer e podem ser realizadas aqui, com a Azul a explicar que a iniciativa “oferece uma plataforma para que spotters, clientes, amantes da marca e tripulantes da Azul possam exibir o seu talento e criatividade”.

Aviação regional, fotografias de aeronaves da Azul, operação e tripulantes, experiência do cliente e 15 anos da Azul são as categorias do concurso fotográfico lançado pela companhia aérea brasileira.

As fotografias vencedoras vão ser publicadas num livro comemorativo dos 15 anos da Azul e os seus autores recebem outras recompensas exclusivas, como uma visita ao Hangar de Viracopos, um almoço com executivos da Azul, a participação das fotografias numa exposição e convites para o lançamento do livro.

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