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Reclamações no turismo aumentam 40% desde o início do ano

Segundo o Portal da Queixa, as companhias aéreas e os sites de reservas de viagens foram os principais responsáveis pelas mais de 3000 reclamações apresentadas desde o início do ano relativas ao setor do turismo, com destaque para a TAP, Ryanair e easyJet.

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Reclamações no turismo aumentam 40% desde o início do ano

Segundo o Portal da Queixa, as companhias aéreas e os sites de reservas de viagens foram os principais responsáveis pelas mais de 3000 reclamações apresentadas desde o início do ano relativas ao setor do turismo, com destaque para a TAP, Ryanair e easyJet.

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Desde o início do ano, o setor do turismo soma 3.000 reclamações, num aumento de 40% face a igual período de 2019, avança o Portal da Queixa, que divulgou esta terça-feira, 26 de setembro, uma análise das reclamações no setor por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que se assinala esta quarta-feira, 27 de setembro.

Segundo o Portal da Queixa, as companhias aéreas e os sites de reservas de viagens foram os principais responsáveis pelas reclamações apresentadas, com a TAP, a Ryanair e a easyJet a surgirem no pódio das empresas com maior número de reclamações recebidas.

“Entre os dias 1 de janeiro e 26 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 3.067 reclamações relacionadas com o setor do Turismo. Comparativamente com o período homólogo de 2019, verifica-se um crescimento na ordem dos 40% no número de reclamações. Em ano de pré-pandemia, foram registadas apenas 2.481 queixas”, indica o Portal da Queixa, em comunicado.

Na categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’,  o maior volume de reclamações registado diz respeito às companhias aéreas, que somaram 35.3% das queixas apresentadas, seguindo-se os sites de Reservas de Viagens, com 26.3% das reclamações.

Os sites de Reservas de Alojamento, com 12.3% das queixas, ficaram na terceira posição entre os que maior número de reclamações receberam, seguindo-se as agências de viagens (8.9%) e os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, que acolheram 5.6% das reclamações.

Problemas com o reembolso (20.8%); a cobrança indevida (12.7%); a falta de qualidade do serviço/hospedagem (9.8%); a dificuldade no apoio ao cliente (7.3%); problemas com o cancelamento da reserva (6.7%) e com o cancelamento/alteração do voo (6.1%) foram, segundo o Portal da Queixa, os principais motivos para a apresentação de uma reclamação.

No caso das companhias aéreas, a TAP foi a transportadora mais visada, principalmente devido a problemas no reembolso; dificuldades com o cancelamento/alteração de voo; atraso em voo; perda ou problemas com bagagem e mau atendimento ao cliente.

“No Top3 das empresas com mais reclamações, a TAP assume o pódio com 11.4% das queixas recebidas desde o início do ano. Segue-se a Ryanair com 7.6%, e a Easyjet a recolher 5.2% de reclamações”, indica o comunicado divulgado pelo Portal da Queixa.

As três companhias aéreas registam também, segundo a mesma informação, baixos níveis de resolução dos problemas reportados pelos consumidores, uma vez que todas ficaram abaixo dos 16 pontos (em 100) no índice de satisfação, resultando numa reputação avaliada como “Insatisfatória”.

Já as agências de viagens apresentam o melhor índice de satisfação da categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, com o Portal da Queixa a destaca a Rickytravel (Agência de Viagens), que conta com um nível de reputação “Excelente” e uma avaliação de 94.5 pontos. Já a Top Atlântico ficou na segunda posição, com um índice de satisfação de 85.7 pontos, enquanto a Traventia (Site de Reserva de Alojamentos) completa o pódio, com 82.7 de pontuação.

Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust, a reputação do setor do turismo tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução dos problemas, quer pela desinformação e pela apatia dos reguladores.

“As férias representam um dos principais momentos de lazer, na vida das pessoas, exercendo enorme pressão junto de todos os prestadores de serviços de turismo, devido às expectativas de sucesso criadas no momento inicial da jornada dos consumidores. Por essa razão, todos os anos, são milhares as reclamações dirigidas aos vários intervenientes, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, a maioria tem a desinformação e falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor”, defende o responsável.

Pedro Lourenço considera que os reguladores são “impotentes” face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, “que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores”.

 

 

 

 

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Piauí acredita que os seus atrativos turísticos podem cativar portugueses

Não tem voos diretos de Portugal, mas o Piauí, estado do Nordeste do Brasil, oferece atrativos turísticos, naturais, culturais, históricos, arqueológicos e gastronómicos que cheguem para atrair turísticas portugueses, afiançou Isabela Carneiro, diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae, na ação de promoção do Piauí, em Lisboa.

Nos últimos anos, Portugal tem-se posicionado entre os cinco principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo a Embratur. Os dados contabilizados pelo Piauí dão contam que 35 mil portugueses visitam todos os anos aquele estado nordestino do Brasil, mas quer muito mais, e o objetivo do Sebrae /PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.

Foi por isso que o Piauí veio mostrar-se em Lisboa porque, com todas as suas mais diversas atrações, quer mais turistas portugueses, entendendo que, mesmo não havendo ligações diretas de Portugal, é fácil aceder ao estado via Fortaleza (Ceará) ou Maranhão, com uma comitiva de 15 empresários e serviços do estado brasileiro para “conquistar visitantes portugueses para um destino singular na cultura e gastronomia”, disse a diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae.

Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis, segundo Isabela Carneiro, em declarações aos jornalistas.

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.

Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.

Esta iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, e com participação de 15 empresários piauienses, teve como objetivo dar a conhecer as mais-valias do destino turístico ao trade português, posicionando-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A promoção do destino esteve a cargo da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

Este Showcase pretendeu impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português para além do intercâmbio e sinergias ao nível das boas práticas implementadas em Portugal.

A ação em Lisboa foi complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense e ainda reuniões institucionais.

Para o presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Glauco Fuzinatto “o nosso foco é em cima de Piauí como destino turístico, cultural e de negócios em Portugal. Nós selecionamos todos os anos um destino turístico brasileiro específico para ser um destino específico em Portugal. O ano passado foi dedicado a Minas Gerais e em 2023/2024 selecionamos o estado do Piauí, um estado bastante interessante e com diversidade enorme de aventura, cultura, praias, sol. E estamos a apostar que o Piauí vai ser um dos destinos de destaque em vários mercados” para realçar que “este é um destino verdadeiramente especial, repleto de oportunidades de exploração e descobertas. Queremos que os portugueses se apaixonem pelo Piauí tanto quanto nós”.

Glauco Fuzinatto referiu aos jornalistas que a VBRATA pretende continuar a trazer sempre mais e novidades ao mercado português, novos produtos e estar em contacto com os agentes de viagens”, destacando que “um dos nossos objetivos é trazer ao trade turístico novos produtos, novos destinos, novos segmentos, apostando agora em experiências. E não há nenhum lugar melhor hoje em dia para ter uma maravilhosa experiência do que o estado do Piauí”.

“Bora ali, no Piauí” é mote de campanha

O Governo do Estado está a desenvolver a campanha “Bora ali, no Piauí?”, que visa dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do estado junto à União Europeia, especialmente em Portugal.  A ação envolve a parceria do Governo do Estado com o Sebrae no Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

A campanha é voltada para o público europeu e pode ser também acompanhada através do Instagram @vbrataeu, aonde é possível conhecer o Piauí como um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente devido aos seus atrativos turísticos e culturais.

A ação da campanha integra um conjunto de atividades que estão a ser implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí. Em Lisboa, o que teve lugar, nos dias 22 e 23 deste mês, teve como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de divulgação das potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa.

“Um dos aspetos mais acentuados deste projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.

O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples”, por isso, o Piauí precisa de se destacar, numa multidão em constante expansão, para ter sucesso. Assim, “uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento”.

“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver potenciais clientes, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, concluiu Júlio Cesar Filho.

O Publituris falará mais sobre o destino turístico Piauí numa das suas próximas edições

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Copyright Phototèque ACCOR. Photo Gilles TRILLARD.

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Novos menus de Natal e Réveillon no Sofitel Lisbon Liberdade

O Sofitel Lisbon Liberdade, hotel de cinco estrelas na Avenida da Liberdade, e o seu restaurante Matiz Lisboa apresentam as propostas gastronómicas especialmente criadas para a época festiva de Natal e Réveillon, com menus individuais e destinados a empresas.

Este ano, a inspiração remonta à década de 1860, ao momento em que Paris foi a primeira cidade do mundo a iluminar as suas ruas à noite com mais de 56 mil lâmpadas, ficando conhecida como a Cidade das Luzes. Este facto histórico levou a Sofitel a criar o Ritual das Velas, uma tradição da marca que assinala a passagem do dia para a noite diariamente, ao entardecer.

Foi sobre o brilho da iluminação da luz das velas que o chef Daniel Schlaipfer se inspirou para a oferta festiva do Matiz Lisboa, com menus de Natal e de Réveillon, que celebram o glamour francês e a tradição portuguesa.

Para o Jantar de Natal, na noite de 24 de dezembro, o chef propõe um menu servido no Matiz Lisboa, que terá início com uma entrada original de Foie Gras, Trufa Preta e Figos em Vinho do Porto Agridoce. A evocar o calor da noite de Consoada, segue-se um reconfortante Creme De Abóbora e Gengibre Com Charuto De Lavagante. Como pratos principais, e fazendo jus à tradição, o sabor do mar estará à mesa com um Bacalhau À Lagareiro e Confitado, seguido dos sabores inconfundíveis do campo com Perna de Borrego Confitada, Morilles, Aipo, Terrina de Batata e Castanhas. Como sobremesas serão servidos Tronco de Natal, Castanhas, Tangerina, Gelado de Abóbora, Macarons e Mignardises. O menu tem um valor de 160€ por pessoa, com bebidas incluídas e animação musical até à meia-noite.

No Dia de Natal, 25 de dezembro, o Matiz Lisboa apresenta um Brunch de Natal perfeito para os fãs das iguarias da época festiva, disponível das 12h30 às 15h30. Para começar, haverá entradas deliciosas como Ostras com Vinagrete de Chalotas e Salmão Marinado e Fumado com Caviar. A proposta prossegue com um live showcooking com Gambas à Guilho e Seleção de Grelhados e um reconfortante Creme de Lavagante e Marisco com Croutonse Pernod. Como pratos principais, haverá uma proposta vegetariana a evocar os sabores da terra, com Caril de Legumes com Quinoa, Rebentos de Soja e Tofu; uma criação inspirada no mar, com Robalinho Salteado com Molho de Vinho do Porto; e um prato que enaltece os ingredientes do campo, com Posta Mirandesa Grelhada com Batata Gratinada Trufada. Para finalizar a celebração, as sobremesas prometem sabores memoráveis, com opções que vão das tradicionais Bolachas de Gengibre, a uma Estação de Chocolate Quente e doces tradicionais de Natal, entre outras. O valor do brunch é de 85€ por pessoa, com bebidas incluídas.

Para o Réveillon, o chef Daniel Schlaipfer propõe um menu no Matiz Lisboa que tornará a última noite do ano inesquecível. O menu inicia com um cocktail de boas-vindas especialmente criado para a celebração, seguindo-se um surpreendente Foie Gras com Geleia de Moscatel, Pólen e Mel Manuka. A experiência gustativa prossegue com sabores da costa marítima, com um delicado Aveludado de Lavagante com Tártaro de Carabineiro, seguido de Vieiras Salteadas com Puré de Maçã, Açafrão e Caviar Oscietre e finalizando com Pregado, Creme de Mexilhão, Enguia Fumada e Trufa Preta. Um subtil Champagne Sorbet marca a transição para o prato de carne, um apurado Lombo de Vitela Gratinado com Crosta de Alheira, Ragoût de Morilles e Strudel de Legumes. O jantar termina com deliciosas sobremesas, como o irresistível Trio Luminoso – Chocolate. Este menu tem um valor de 220€ por pessoa, com bebidas incluídas e animação musical até à meia-noite.

O Sofitel Lisbon Liberdade dispõe ainda de ofertas destinadas às empresas, nas opções de menu ou buffet. Os valores variam entre os 70€ por pessoa, como no Brilho de Natal Menu, e os 90€ por pessoa, como no Buffet Sob as Estrelas, todos eles com bebidas incluídas, entradas, prato principal e sobremesa.

Além dos menus individuais e destinados a empresas, o Sofitel Lisbon Liberdade oferece ainda a possibilidade de fazer uma pausa das ruas movimentadas de Lisboa durante o período festivo para desfrutar da tradição do chá com influência francesa. O Festive Afternoon Tea & Chocolate permite saborear um delicioso chá, café ou chocolate da seleção de alta qualidade do hotel, nas opções quente ou frappé. A acompanhar, será possível escolher entre as criações expostas na vitrine de pastelaria do Matiz Lisboa. Este serviço está disponível das 15h às 18h e tem um valor de 15€ por pessoa.

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A época festiva está a chegar ao Pine Cliffs Resort

Este ano, o resort de luxo sugere um conjunto de experiências que permite desfrutar ao máximo, seja entre família ou amigos, como se estivesse em casa.

No Pine Cliffs Resort, localizado em Albufeira, já arrancaram os preparativos para celebrar aquela que é, por excelência, uma das épocas mais especiais do ano: o Natal e a Passagem de Ano. Este ano, o resort de luxo sugere um conjunto de experiências que permite desfrutar ao máximo, seja entre família ou amigos, como se estivesse em casa.

Consoada – 24 de dezembro:
No restaurante O Pescador, espaço fiel às raízes algarvias, será servido um menu à la carte onde se destacam os ingredientes estrela desta estação em pratos tipicamente portugueses tais como Bacalhau assado com crosta de broa, grelos e batata ao alho (42€), Polvo à lagareiro com batata-doce e grelos ao alho (46€) ou Cabrito na brasa, arroz de enchidos e miúdos (48€).

Já no Corda Café, os convidados poderão também escolher à carta entre Bacalhau no forno (33€) ou Perna de cabrito assada lentamente com grelos e batata (35€).

Em ambos os espaços, os menus contemplam uma seleção de entradas e sobremesas tradicionais desta altura do ano.

Almoço de Natal – 25 de dezembro:
O Jardim Colonial, restaurante clássico localizado no coração do resort, será palco do tradicional almoço de Natal. Neste espaço, será servido um buffet dedicado aos sabores festivos com destaque para uma seleção de peixes, mariscos, queijos e charcutaria nacional, como entrada, perú e bacalhau como estrelas da refeição, e uma vasta oferta de sobremesas natalícias (62€/pessoa).

Passagem de Ano – 31 de dezembro:
A localização privilegiada do Pine Cliffs Resort, em pleno areal da Praia da Falésia, faz com que este seja, por excelência, o sítio perfeito para dar as boas-vindas a 2024. E é com os pés na areia que o Maré, restaurante de praia do resort, convida a despedir-se de 2023 numa festa exclusiva para adultos que inclui um menu exclusivo para esta noite, bar aberto e ceia. A noite será animada com a atuação de DJ ao vivo e adereços de Ano Novo. Os convidados terão ainda acesso exclusivo ao upperdeck do Maré para celebrar a meia-noite com um brinde de champanhe. (295€/pessoa).

Para quem procura uma celebração mais intimista, o MIMO é a escolha perfeita. A despedida a 2023 acontece com uma edição exclusiva do jantar Chef’s Table (apenas para adultos) que inclui um menu de oito pratos e harmonização vínica. A meia-noite será celebrada no Mirador Champanhe Bar, em plena falésia algarvia, com um brinde de champanhe (325€/pessoa).

Na Sala São Rafael, um espaço com vista favorecida para os magníficos jardins do Pine Cliffs Resort, estará disponível um buffet festivo que inclui uma seleção de saladas, entradas frias e sopa. Para além dos pratos principais, Bife Wellington e Papillote de Robalo, será também servida uma seleção de sobremesas e bebidas (160€/pessoa).

Com um ambiente mais familiar, o restaurante O Pescador convida a celebrar o último jantar do ano com um menu festivo à la carte na qual o chef sugere, entre muitas outras opções, Ostras da Ria Formosa (24€) como entrada, Arroz de lagosta e vieiras (135€ para duas pessoas) como prato principal e Mousse de lichias e rosas (13€) para sobremesa.

Para quem preferir uma opção de jantar buffet com um maior leque de opções, o Jardim Colonial irá servir um Buffet de Ano Novo que inclui uma seleção de saladas e entradas frias, Bife Wellington e Papillote de Robalo como pratos principais e uma variedade de doces tradicionais para sobremesa (98€/pessoa). Os mais pequenos terão, no Canto das Crianças, mini hambúrgueres, pasta no forno e brownie de chocolate.

O restaurante Piri Piri também se junta às celebrações de Passagem de Ano com a oferta de sugestões à carta entre as 18h e as 23h30. À meia-noite, os clientes são convidados a celebrar o Ano Novo com um brinde de champanhe e fogo de artifício nos jardins centrais do Pine Cliffs Resort.

Todos os clientes estão convidados para celebrar a meia-noite com vista privilegiada para o fogo de artifício, brinde com champanhe e animação ao vivo com DJ nos jardins principais do Pine Cliffs Resort.

Almoço Ano Novo – 1 janeiro
O Pine Cliffs Resort convida a celebrar o primeiro almoço do ano no restaurante Maré, na Praia da Falésia. Neste espaço, onde estarão disponíveis várias opções à la carte, os clientes poderão escolher entre uma seleção de entradas, saladas, ceviches, peixes e marisco. O almoço terá entretenimento ao vivo (jazz).

Oferta de Alojamento – Passagem de Ano
Para quem pretende celebrar o Ano Novo em grande, a sul de Portugal, o Pine Cliffs Resort preparou ofertas especiais de alojamento no Pine Cliffs Residence, Pine Cliffs Hotel, Pine Cliffs Ocean Suites e Pine Cliffs Gardens. Para além da estada, os pacotes incluem ainda jantar buffet de Passagem de Ano no restaurante Jardim Colonial, pequeno-almoço e acesso gratuito ao Oásis Termal do Serenity Spa.

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Foto: José Campos

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Casa das Penhas Douradas tem programa de passagem de ano em torno da Artesania

Num ambiente muito acolhedor e caseiro, com o Inverno e a natureza em estado puro lá fora a servirem de cenário perfeito, a Casa das Penhas Douradas propõe uma viagem às tradições de outros tempos.

Um fim-de-semana prolongado, em que se celebram as heranças da Artesania, feita a partir das histórias da Serra da Estrela — é esta a proposta da Casa das Penhas Douradas para o Réveillon deste ano, que inclui cantares ancestrais das Adufeiras do Paúl, passeios pedestres, interação com artesãos e momentos gastronómicos com os melhores sabores da região.

“A Artesania é a poesia das mãos que se revela nas memórias da terra” é o ponto de partida para o encerramento de 2023, no hotel que fica a 1500 metros de altitude. Num ambiente muito acolhedor e caseiro, com o Inverno e a natureza em estado puro lá fora a servirem de cenário perfeito, a Casa das Penhas Douradas propõe uma viagem às tradições de outros tempos, com um pacote de 3 noites, que inclui estadia, refeições e atividades.

Esta é a primeira estância de montanha em Portugal, concebida pelo médico Sousa Martins na sequência da Expedição Scientifica de 1881 à Serra da Estrela, que o considerou o lugar mais saudável de Portugal. 130 anos depois, em 2010, a Casa das Penhas Douradas, com 17 quartos e uma suite, vem retomar o conceito da expedição que revelou este lugar inexplorado

Os valores da experiência de passagem de ano começam nos 1950€ em quarto duplo, para as três noites, e as reservas deverão ser feitas para [email protected]

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NEYA Hotels apresenta os Menus de Natal e Passagem de Ano

A NEYA Hotels preparou menus exclusivos de Natal e Passagem de Ano para celebrar esta época.

A época mais festiva do ano está a chegar e é o momento ideal para conviver com os seus colegas, amigos e familiares. A NEYA Hotels preparou menus exclusivos de Natal e Passagem de Ano para celebrar esta época tão aguardada, rodeado por todos aqueles que o fazem feliz proporcionando experiências memoráveis em ambientes acolhedores.

Se procura o local ideal para realizar o jantar de Natal da sua empresa ou do seu grupo de amigos, a NEYA Hotels, em Lisboa ou no Porto, oferece sugestões a partir de 35 euros. Os menus incluem opções de carta fixa ou serviço de buffet, proporcionando uma oferta variada que vai ao encontro de todos os paladares, restrições alimentares e uma seleção de pratos que certamente despertarão o seu apetite para a ceia de Natal.

Reúna a família e os amigos para celebrar o Natal com alegria, paz e amizade, num ambiente de convívio elegante e acolhedor. Para esta celebração especial, a NEYA Hotels elaborou deliciosos pratos, confecionados com alguns dos mais típicos ingredientes da quadra, para acompanhar as conversas animadas. Disponível tanto no Porto como em Lisboa, menus especiais de Buffet para a Ceia e Almoço de Natal, a partir de 60 euros por pessoa.

Celebre ainda a chegada do Novo Ano com alegria e esperança junto das pessoas mais especiais para si, num ambiente elegante, animado e sustentável. Por cada pacote de Passagem de Ano reservado, a NEYA Hotels compromete-se a plantar uma árvore! Participe nesta festa consciente e torne a sua Passagem de Ano ainda mais significativa, enquanto desfruta do conforto e hospitalidade que o NEYA Porto Hotel tem para oferecer. Pode contar com um programa de Passagem de Ano completo que inclui: Menu de Degustação de 8 Momentos (com opção vegetariana), celebração à meia-noite no Rooftop com vista para o fogo de artifício sobre o rio Douro, com oferta de bebida no Skybar, música a cargo de DJ convidado por 230 euros por pessoa. E caso queira o pacote completo, ainda tem duas noites de alojamento com pequeno-almoço incluído a partir de 660 euros para duas pessoas. Mas não fica por aqui! A NEYA Hotels ainda preparou para si, para a sua família e amigos estarem reunidos no primeiro dia do ano com uma vista privilegiada sobre o Douro, um buffet de Ano Novo delicioso e diversificado seguido de sobremesas tradicionais da época por 65 euros por pessoa.

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“Black Friday” promove aumento do número de seguros de viagem

Com as companhias aéreas e empresas de alojamento a promoverem ofertas e descontos a “Black Friday”, cada vez mais viajantes subscrevem seguros de viagem para esta altura do ano.

O turismo continua a sua tendência ascendente e prepara-se para a campanha de Natal. Os dois últimos meses do ano são fundamentais no mercado das viagens, em que as pessoas aproveitam os feriados, as férias e a oferta de destinos para a época de inverno. Para além disso, as companhias aéreas e as empresas de alojamento promovem ofertas e descontos da “Black Friday”, o que constitui um incentivo para as reservas e para as políticas de viagem.

Analisando os dados disponibilizados pela Allianz Partners, na “Black Friday” 2022, 66% dos viajantes subscreveram seguros de férias em todas as suas formas, mas estes são especialmente elegíveis quando o destino é fora da União Europeia, uma opção mais do que habitual nesta altura do ano, optando os clientes, nestes casos, por apólices premium.

Em 2022, 44% dos viajantes escolheram os Estados Unidos, contra 31% que optaram pelas principais capitais europeias (Londres, Paris, Roma, Viena, Praga, entre outras), indicando a empresa de seguros de assistência e viagens que as viagens de negócios também são comuns nesta altura, representando, durante a “Black Friday”, uma percentagem significativa do número total de apólices de seguro subscritas.

“A tecnologia e a necessidade de nos sentirmos protegidos alteraram a forma como viajamos nos últimos anos. O perfil do viajante de hoje procura quatro requisitos essenciais: segurança, proteção, acessibilidade e rapidez. Por esta razão, o seguro de viagem vem juntar-se às estatísticas do setor”, salienta a Allianz Partners.

Além disso, também o comportamento dos clientes se alterou, mostrando-se cada vez mais exigentes, preferindo gerir as suas próprias viagens. Para isso, o telemóvel é o aliado, através do qual os viajantes fazem reservas, organizam atividades, organizam os seus documentos e fazem seguros de viagem, indicando os dados de setembro da seguradora que “70% das apólices foram geridas através deste dispositivo”.

“A campanha ‘Black Friday’ deste ano será, sem dúvida, marcada pela inflação, com o mercado das viagens a ser arrastado pelo aumento dos custos dos últimos meses, nomeadamente dos transportes e da eletricidade, e os clientes pela perda de poder de compra”, refere a Allianz Partners. Mesmo assim, as previsões são positivas: “a tendência do setor do turismo deverá continuar a aumentar”, conclui a seguradora.

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Créditos: Kerry Murray

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Independente Comporta será alargado após ocupação de verão “a quase 100%”

O grupo Independente já tem em vista um plano de expansão para a segunda unidade hoteleira que abriu este ano, o Independente Comporta, com a construção de mais 30 villas num terreno de 50 hectares. Atualmente, a unidade conta com 40 quartos e 34 villas, que registaram uma taxa de ocupação de “quase 100%” em agosto deste ano.

O grupo Independente vai apostar na expansão do segundo hotel que abriu este ano, o Independente Comporta, que deu as boas-vindas aos primeiros hóspedes em agosto.

Após um investimento de 1,5 milhões de euros na ótica do operador, “que não incluem o investimento em infraestrutura e na promoção imobiliária”, como explica Duarte D’Eça Leal, administrador e fundador do grupo Independente, este hotel na Comporta abriu a 1 de agosto com 40 quatros, dos quais 12 são comunicantes, e 34 villas, com tipologias que variam entre o T0 e o T5.

Com uma taxa de ocupação em época alta que “andou perto dos 100% em agosto”, e à “volta dos 80% em setembro”, o Independente prepara-se para aquela a que denomina a fase dois deste projeto na Comporta, com a criação de uma nova área de villas.

À semelhança das atuais 34 villas do hotel, estas novas construções estarão disponíveis para compra em sistema de leasing, com o grupo Independente a fazer a gestão hoteleira das mesmas.

Apesar de Duarte D’Eça Leal não revelar muito sobre este novo projeto, visto ainda estar “em desenvolvimento e o promotor ainda não ter aberto vendas”, a Publituris Hotelaria soube numa visita ao Independente Comporta guiada pelo diretor da unidade que esta nova fase vai contar com 50 hectares de área, estando prevista a construção de 30 villas, cada uma com um hectare, uma vinha de dois hectares, um campo de paddle e ténis e uma horta biológica.

“O conceito e posicionamento vão ser muito semelhantes [ao atual]. Vamos ter villas maiores em termos de capacidade de ocupação – estamos a falar de T4 e T5. Em termos de áreas de terrenos, maiores também”, explica Duarte D’Eça Leal.

Dos projetos em pipeline, além desta segunda fase do projeto, Duarte D’Eça Leal revela que têm ainda “uma outra unidade contratada, mas que estamos a manter confidencial até à fase em que vamos anunciar esse acordo, as equipas, a localização, o investimento previsto” – algo que “não acontecerá até ao final do verão do ano que vem”, já que “estamos a falar de unidades que provavelmente só entrarão em operação provavelmente em 2026/2027”.

No que respeita às atuais 34 villas do Independente Comporta, Duarte D’Eça Leal dá conta que 40% foram adquiridas por portugueses e 60% por estrangeiros, entre eles dos Estados Unidos da América (EUA), Espanha e França. Não foi referido o valor de aquisição destas villas nem a percentagem de retorno do investimento, quer para as villas existentes, quer para as previstas na segunda fase do projeto.

A operação atual do Independente Comporta

Após os valores da época alta, o Independente Comporta entrou na época baixa com uma ocupação “à volta dos 30%”, de meados de outubro até ao presente mês de novembro. Se o preço médio rondou os 350 a 400 euros na época alta, os valores para a atual época baixa situam-se nos 180 euros.

No entanto, Duarte D’Eça Leal antecipa que “a época baixa do próximo ano vai ser diferente”, dado já terem aberto a tour operação. Para minimizar os efeitos da época baixa, o hotel conta com algumas campanhas como a late late late check out, através da qual os hóspedes usufruem de quatro noites mas só pagam três. De destacar ainda uma campanha de remote work posta em marcha para “atrair os mercados nórdico e dos EUA”, que “podem trabalhar a partir do hotel e fugir ao mau tempo e frio típicos dos seus países”.

Atualmente a unidade conta com aproximadamente 50 colaboradores, estimando-se que estes cheguem aos 70 para a próxima época alta.

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Aviação

Novo relatório sobre solução aeroportuária da região de Lisboa apresentado a 5 de dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) vai apresentar o novo relatório de “análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” no próximo dia 5 de dezembro.

A Comissão Técnica Independente (CTI) apresentará no próximo dia 5 de dezembro (terça-feira), um novo relatório que dará a conhecer a avaliação relativamente às várias opções estratégicas para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa.

As nove opções estratégicas até agora divulgadas incluem uma solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar; uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar, incluindo a capacidade para o aeroporto principal substituir integralmente a operação do aeroporto secundário; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um Aeroporto localizado em Santarém o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

Além destas possibilidades, a CTI incluiu ainda as localizações Vendas Novas mais Pegões; AHD com Vendas Novas-Pegões; e Rio Frio mais Poceirão.

A avaliação terá por base cinco fatores críticos (segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conectividade e desenvolvimento económico; e investimento público e modelo de financiamento), 24 critérios de avaliação e 88 indicadores.

Após a realização da conferência, o relatório será disponibilizado para consulta pública por um período de 30 dias úteis, sendo que, findo este prazo, a CTI elaborará o relatório final, dando por concluído o mandato que lhe foi conferido pelo atual Governo.

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Hotelaria

Keytel reuniu em Lisboa mais de 100 hotéis para a sua convenção anual com o tema “Acelerar”

O encontro, com o tema “Acelerar”, centrou-se nos excelentes resultados que uma política de investimento adequada e a sua adaptação às novas tendências e exigências do mercado trazem ao setor hoteleiro independente.

A convenção anual da Keytel, que teve lugar no Eurostars Universal Lisboa, centrou as discussões na importância vital, para os estabelecimentos independentes e pequenas cadeias hoteleiras, de adotar uma política de investimento correta e se adaptarem às novas tendências e exigências do mercado.

O portfólio da Keytel, em Portugal, ultrapassa os 350 estabelecimentos, o segundo maior depois de Espanha.  Por este motivo, o encontro serviu para reafirmar o compromisso da organização com o mercado português, que conta com uma elevada percentagem de hotéis independentes e muitos grupos locais de grande dimensão, segmentos nos quais a empresa mais se concentra.

A empresa baseia o seu contributo e valor acrescentado num conjunto de serviços que visam a melhoria da performance e que constituem uma proposta abrangente para ajudar a potenciar o negócio dos hotéis associados, com enfoque nas áreas da sustentabilidade, tecnologia, vendas diretas, gestão de custos, marketing e comunicação, comercialização e formação.

No âmbito da convenção, a equipa da Keytel explicou a importância das vendas diretas como pedra angular da estratégia comercial e apresentou o balanço do último exercício, que destaca a expansão da sua carteira de hotéis associados, somando, desde janeiro último, mais de 600 estabelecimentos, em 40 países.

Amancio López, presidente do Grupo Hotusa, foi o responsável pela abertura da conferência tendo sublinhado que “os excelentes resultados de crescimento registados pela Keytel confirmam a nossa firme convicção nas oportunidades que a situação atual oferece aos hotéis independentes, pequenos estabelecimentos e cadeias mais pequenas que, com o conhecimento e os parceiros certos, podem aceder à tecnologia e às ferramentas necessárias para serem competitivos”.

Já Xavier Cortés, diretor geral da Keytel, assegurou que a organização que dirige continuará a trabalhar para ser o parceiro de referência para todos os hotéis independentes e cadeias regionais de todo o mundo, para os ajudar a aproveitar todas as oportunidades que esta nova era apresenta. “A sua oferta de alojamento é necessária e diferencial para o viajante, mas em, muitos casos, ainda pode, e deve, evoluir”.

O evento incluiu, ainda, uma mesa-redonda intitulada “Tendências de Evolução do Turismo em Portugal”, com a participação de Elisabete Félix, diretora do Departamento de Promoção Empresarial da Direção de Apoio ao Investimento do Turismo de Portugal, e de Gonçalo Regalado, diretor de Marketing Corporate e Empresarial do Banco Millennium. Os membros do painel foram unânimes em considerar que a grande oportunidade de desenvolvimento de Portugal reside na aposta na qualidade como fator diferenciador.

Também, Frederico Costa, Head of Google Travel em Portugal, deixou uma mensagem de otimismo para o setor: previu boas perspectivas para a procura turística para o ano de 2024 e deu exemplos de como a inteligência artificial já está a fazer a diferença na melhoria da experiência do cliente, fornecendo conteúdos muito mais imersivos e mais envolventes.

A convenção terminou com um workshop que deu a conhecer aos participantes as novas estratégias e serviços que a Keytel oferece aos hotéis associados para otimizar o seu desempenho e melhorar os seus resultados.

Recorde-se que a Keytel é a primeira aliança de hotéis independentes do mundo, com um portefólio de mais de três mil estabelecimentos, em 80 países.

 

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Aviação

Emirates torna-se na primeira companhia aérea do mundo a voar com SAF no A380

De acordo com a companhia aérea, este voo veio demonstrar o “desempenho e a compatibilidade do SAF”, contribuindo para tornar este num tipo de combustível seguro e fiável.

A Emirates realizou recentemente um voo de demonstração num aparelho A380 que utilizou 100% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), tornando-se na primeira companhia aérea do mundo a utilizar este tipo de combustível no maior avião comercial do mundo.

“O voo, comandado por Khalid Binsultan e Philippe Lombet, descolou do Aeroporto Internacional do Dubai (DXB) com um dos quatro motores alimentados a 100% de SAF, contribuindo para demonstrar o seu potencial como substituto imediato que corresponde aos requisitos técnicos e químicos do combustível de aviação, sendo ao mesmo tempo uma alternativa mais sustentável”, avança a Emirates, em comunicado.

De acordo com a companhia aérea, este voo veio demonstrar o “desempenho e a compatibilidade do SAF”, contribuindo para tornar este num tipo de combustível seguro e fiável, assim como para “o crescente corpo de investigação levado a cabo pela indústria para avaliar os efeitos benéficos do SAF a 100% no desempenho das aeronaves”, uma vez que, atualmente, o SAF está limitado a uma mistura de 50% nos motores para voos comerciais.

“O SAF 100% drop-in utilizado neste voo inclui compostos sintéticos renováveis e simula de perto as características do combustível de aviação convencional. Esta é a primeira vez que o SAF drop-in é utilizado num avião A380, esperando-se que seja totalmente compatível com os sistemas existentes do avião”, acrescenta a Emirates.

O A380 da Emirates transportou, neste voo, “quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK fornecido pela Neste (querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos gordos hidroprocessados) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidro-desoxigenado)”.

“O SAF a 100% foi utilizado num motor GP7200 da Engine Alliance, enquanto o combustível convencional para jatos foi utilizado nos outros três motores. A unidade de potência auxiliar (APU) PW980 da Pratt & Whitney Canada também funcionou com 100% SAF”, indica a companhia aérea.

Este voo de demonstração contou com a colaboração da Airbus, Engine Alliance, Pratt & Whitney, Neste, Virent e ENOC.

A companhia revela que, recentemente, expandiu a sua parceria com o Neste para o fornecimento de mais de 3 milhões de galões de SAF misturado em 2024 e 2025 para voos que partem dos aeroportos de Schiphol, em Amesterdão, e Changi, em Singapura.

Atualmente, a Emirates abastece-se de SAF na Noruega e em França e continua a procurar oportunidades para utilizar SAF em vários aeroportos, à medida que a oferta se torna disponível.

Recorde-se que, já no início deste ano, a Emirates completou com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% movido a SAF na região, que foi operado num Boeing 777-300ER com motor GE90.

 

 

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