Produção SAF pode gerar 56 MM€ para o PIB e 270.000 novos empregos em Espanha
O lançamento em Espanha de uma nova indústria de produção de combustível de aviação sustentável representa uma grande oportunidade para gerar riqueza e criar novos empregos.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
A descarbonização da aviação espanhola exigirá cinco milhões de toneladas de SAF por ano em 2050. Segundo um estudo da PwC para Iberia e Vueling, detendo entre 30 e 40 fábricas distribuídas por todo o país, Espanha conseguiria cobrir toda a sua procura nacional. Tendo em vista que o potencial de produção do país supera em muito a procura local, a instalação de mais unidades de produção de grandes volumes de SAF poderá significar a possibilidade de exportação para o mercado internacional.
O impacto no PIB da construção e entrada em funcionamento destas trinta e duas fábricas seria de 56.000 milhões de euros até 2050, bem como 270.000 novos postos de trabalho.
Teresa Parejo, Head of Sustainability da Iberia, explica que “a Espanha tem a oportunidade de se tornar um grande produtor de SAF. Tem tudo o que é necessário. Em primeiro lugar, uma enorme quantidade de resíduos florestais, agrícolas e pecuários que são utilizados para produzir SAF biológicos. E, além disso, Espanha está a caminho de liderar a produção de hidrogénio verde, que, entre outras coisas, será usado para produzir SAF sintético.”
Para Franc Sanmartí, responsável de Sustentabilidade da Vueling, “o combustível de aviação sustentável é essencial para avançar na descarbonização do transporte aéreo. Já é uma realidade e pode ser utilizado nos aviões atuais”. No entanto, é necessário aumentar a sua produção para satisfazer a procura da indústria e aqui, considera, “temos uma grande oportunidade de liderar a produção de SAF a nível europeu, embora exija um esforço coletivo de todos os agentes para promover a sua produção”. Segundo o estudo, será necessário investir cerca de 22.000 milhões de euros até 2050 para o desenvolvimento de todas as fábricas.
Atualmente, a produção de SAF é baixa em comparação com a procura por combustível de aviação. Com as atuais infraestruturas, apenas seria possível cobrir 0,05% da procura mundial deste combustível, pelo que é fundamental desenvolver sua produção em larga escala.
Uma grande oportunidade para áreas rurais
A produção do SAF abre as portas para a geração de novos empregos, muitos dos quais estariam localizados em áreas rurais onde as maiores fontes de resíduos são utilizadas como matéria-prima para a produção de biocombustíveis. Isso contribuiria para o desenvolvimento da chamada Espanha “vazia” e para uma maior coesão social e territorial.
As regiões com maior capacidade de produção de SAF orgânico são, Andaluzia, Castilla y León, Castilla La Mancha, Catalunha, Aragão e Extremadura.
O impulso à indústria de SAF abre oportunidades interessantes para a economia circular, pois representa também uma solução para o problema crescente da gestão de resíduos, que se tornou uma nova oportunidade de negócio.