15.ª Conferência Internacional de Turismo Cultural vai ser de 19 a 22 de outubro em Krk (Croácia)
A cidade croata de Krk acolhe, entre os dias 19 e 22 de outubro, a 15.ª Conferência Internacional de Turismo Cultural, promovida pela Rede Europeia de Turismo Cultural (ECTN).
Carolina Morgado
Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024
IA, inovação e sustentabilidade no centro da FITURTechY
FlyAngola deixa de voar para São Tomé
CTP apresenta nova campanha transversal que dá voz às pessoas
“É importante equilibrar os fluxos turísticos entre regiões e melhorar as infraestruturas de transporte”, Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal
Nova Edição: O que foi 2024 e o que será 2025
Portugal com um dos passaportes mais fortes em 2025
PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão
Lisboa em destaque como um dos “destinos tendência” para 2025, diz a Mabrian
Barómetro IPDT: 33 milhões de hóspedes, 81 milhões de dormidas e proveitos de 6,5 MM€ para 2025
A 15ª Conferência ECTN vai debater as últimas tendências na área da cultura, património e turismo sustentável, incluindo inovação, digitalização, criatividade e desenvolvimento de produtos de turismo cultural. A tónica será colocada no importante papel do património cultural e da digitalização no relançamento do turismo europeu, após a crise pandémica desde 2020.
O evento visa explorar os principais desafios, riscos e oportunidades para o desenvolvimento sustentável e responsável do turismo relacionado com a cultura e os bens patrimoniais, bem como sugerir medidas práticas para o desenvolvimento e promoção de produtos turísticos culturais. O tema abrange todas as formas de cultura, incluindo expressões culturais contemporâneas e todas as formas de patrimônio cultural.
Os apresentadores serão convidados a apresentar experiências relevantes, partilhar as suas melhores práticas, dar exemplos detalhados e fornecer recomendações práticas para preservar, restaurar, implantar e promover valores culturais e patrimoniais, com inovações para o desenvolvimento sustentável e responsável do turismo.
Entretanto, durante esta conferência serão conhecidos os Destinations of Sustainable Cultural Tourism Awards 2022. Este ano, o prémio incide sobre o tema Relançar o Turismo Europeu através do Património Cultural e da Digitalização, com vista incentivar o desenvolvimento de destinos turísticos sustentáveis em toda a Europa. Foi lançado durante o Ano Europeu do Património Cultural 2018 e procura contribuir para o seu legado.
Os prémios serão atribuídos a realizações de destinos turísticos culturais que tenham produzido resultados significativos relacionados com a melhoria da experiência do visitante, respeitando as tradições e envolvendo as comunidades locais de acolhimento, abertos a todos os destinos turísticos da Europa, autoridades nacionais, regionais e locais, conselhos e associações de turismo, organizações de gestão de destinos, museus, centros de interpretação, rotas culturais, festivais e ONG culturais.
Resultam de uma parceria da European Travel Commission (ETC) com a Rede Europeia de Turismo Cultural (ECTN), a Europa Nostra e a Rede de Regiões Europeias para o Turismo Competitivo e Sustentável (NECSTouR).