Espanha deve bater novo recorde e receber 98M de turistas internacionais em 2025
Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas.

Publituris
Zé Manel Taxista protagoniza nova campanha da ATL
Soltour faz balanço positivo da Páscoa e revela aumentos de 56% nas reservas e de 41% nos passageiros
Porto de Lisboa estabelece parceria para monitorizar índices de emissões dos navios
easyJet coloca à venda mais de 45 milhões de lugares em mais de 250 mil voos para o verão 2026
Líbere Hospitality Group abre aparthotel no Porto
Macau perto dos 10M de visitantes no 1.º trimestre
Pipadouro lança eventos com música e vinho no Douro à noite
APAVT critica opções estratégicas da TAP e lamenta pagamentos em prestações só na venda direta
Inscrições abertas para formação executiva Reservas da Biosfera Portuguesas e Turismo
Guimarães promove-se em Espanha na ‘Expocidades’ e ‘Expovacaciones’
Espanha deverá atingir um novo recorde no número de visitantes internacionais em 2025, estima a consultora Andersen Consulting, que prevê que o país receba 98 milhões de turistas estrangeiros e some perto de 136 mil milhões de euros em receitas turísticas, desde que “o ambiente macroeconômico e a situação geopolítica não evoluam de forma muito desfavorável”.
De acordo com o jornal espanhol Hosteltur, que cita os dados do Barómetro de Turismo da Andersen Consulting, Espanha deverá receber mais quatro milhões de turistas internacionais face ao apurado em 2024, quando o país vizinho somou 94 milhões de turistas estrangeiros.
A continuação dos conflitos armados, que levam muitos viajantes a deixar de aproveitar suas férias em outros países, é um dos motivos apontados para o crescimento de visitantes internacionais previsto para Espanha este ano.
Ángel García Butragueño, diretor de Turismo da Andersen Consulting, explica que as previsões “dependem muito da situação geopolítica mundial, que mostra nuvens escuras no horizonte, com os economistas a preverem uma possível recessão devido ao conflito tarifário, mas onde é muito possível que a Espanha volte a aumentar seus números de turistas estrangeiros”.
Gastos turísticos devem aumentar 7,5%
Tal como o número de turistas internacionais, também os gastos destes viajantes devem aumentar ao longo deste ano, com a Andersen Consulting a prever um crescimento de 7,5% neste indicador, que deverá passar para 135,8 mil milhões de euros.
A consultora nota que o crescimento nos gastos dos turistas internacionais em Espanha segue a tendência que já tinha sido apurada em 2024, quando este indicador aumentou 16,1%, totalizando mais de 126,2 mil milhões de euros.
O aumento dos gastos, acrescenta a consultora, deve-se essencialmente a dois fatores: o aumento do número de viajantes e ao aumento do seu poder de compra, o que tem levado a um aumento de preços generalizado no turismo espanhol.
As previsões indicam, por isso, que o Turismo vai continuar a ser um setor prioritário para a economia espanhola, esperando-se que atinja os 15% do PIB e gere 20% de empregos diretos e indiretos nas próximas décadas.
Apesar das expectativas positivas, José Manuel Brell, sócio responsável pela área de Estudos e Modelos Quantitativos e Indústria de Turismo e Lazer da Andersen Consulting, realça que existem “muitos desafios” que o país vizinho deve ainda superar para alcançar um modelo verdadeiramente sustentável.