Tanto para Minas Gerais como para a VBRATA, o mercado português “é de altíssima prioridade”
Tanto para o Estado de Minas Gerais como para a VBRATA (Europe – Visit Brazil Travel, Cultural and Business Association), o mercado português “é de altíssima prioridade”, reconheceu ao Publituris o presidente da Associação Europeia do Trade Turístico Especialista em Brasil, Glauco Chris Fuzinatto, no lançamento, esta quarta-feira, em Lisboa, da campanha “Minas Gerais, Destino do Ano” em Portugal.

Carolina Morgado
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023
Ryanair já transportou mais de 180 milhões de passageiros em 2023
Airmet deu formação em Marketing Digital a mais de 120 agentes de viagens
Guestcentric implementa soluções de última geração na Details Hotels & Resorts
Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024
Intur 2023 reserva o dia 16 de novembro só para profissionais
Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo
Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal
A ação da VBRATA, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), e o SEBRAE MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), teve como objetivo relançar o destino em Portugal que, para aquele Estado brasileiro, é o primeiro mercado emissor europeu de turistas, e segundo internacional, depois da Argentina.
A presença de Minas Gerais no país teve também como foco, segundo o responsável, fortalecer as relações “muito fortes com Portugal devido ao barroco e toda a história que os liga”. Por outro lado, a Associação levou em conta a parceria que mantém com Minas Gerais que se vem fortalecendo cada vez mais.
Em cada ano, a VBRTA seleciona um destino para que seja “O destino do ano” nos mercados que trabalha. No dia em que se assinalava o bicentenário da independência do Brasil, a 7 de setembro, as rainhas foram Minas Gerais e Lisboa, e contou com a presença de operadores turísticos e agentes de viagens portugueses, que tiveram a oportunidade de redescobrir aquele estado brasileiro através das suas atrações turísticas e culturais, novos destinos emergentes, da gastronomia, e da música. O evento, que decorreu no Espaço Espelho de Água, de propósito por se situar junto ao Padrão dos Descobrimentos, terminou com a atuação, junto à Torre de Belém, da Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, que integra quase 100 elementos.
O Estado de Minas Gerais tem uma vasta riqueza cultural, uma culinária abundante e uma natureza exuberante o que faz com que as cidades mineiras se destaquem no turismo nacional. A arte ocupa as ruas e as igrejas e é possível encontrar rotas que mudam a experiência do turista, num encontro entre tradição e contemporaneidade. Uma região cultural consolidada no Brasil, em virtude do seu conjunto artístico cultural em várias áreas, razão pelo qual foi escolhida como o destino do ano em Portugal.
A VBRATA, criada em Londres em 2010, a VBRATA é uma associação sem fins lucrativos que congrega profissionais do trade turístico estabelecidos na Europa. Destina-se única e exclusivamente à promoção do Brasil, executando projetos para tornar a comercialização dos atrativos turísticos e culturais do país de forma profissional e com resultados crescentes.
Outras ações previstas para Portugal
“Em Portugal temos feito muitas ações, designadamente os nossos tradicionais roadshows. Em outubro de 2021 marcámos a retoma do turismo pós pandemia com um evento em que privilegiámos a cidade de Lisboa devido à conetividade aérea muito importante entre a Europa e o Brasil”, explicou Glauco Chris Fuzinatto.
O responsável adiantou que “Portugal é para nós um mercado prioritário, e temos uma série de famtours para o Brasil, mas o mais importante é que os agentes de viagens que são selecionados para participar têm que ter feito primeiro na nossa formação online. O nosso foco é direcionar quem tem interesse em visitar o Brasil que passe a sua reserva a um associado da VBRATA”.
Assim, sublinhou que “estamos a abrir-nos para associados em Portugal, a operadores turísticos e agências de viagens que montam os seus pacotes para o Brasil. A anuidade é gratuita e a pessoa só tem que passar por uma série de critérios”. O presidente da associação acredita que a VBRATA regressará ao nosso país, para mais um roadshow nas cidades do Porto, Coimbra e Lisboa, e no próximo ano promete organizar novas famtours e presstrips, bem como levar a cabo ações que cheguem também ao público final porque “não adianta treinar e capacitar os agentes de viagens e operadores se o público final não tiver interesse em viajar para o Brasil”, apontou.
Refira-se que esta associação possui um sistema de capacitação online que visa despertar o interesse de profissionais do trade turístico na Europa para vários destinos brasileiros, e poder comercializá-los de forma mais correta.
Leia na próxima edição do Publituris a entrevista com o secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.