Companhias aéreas cautelosas em relação ao inverno
A capacidade global da aviação mundial parece permanecer forte até o final da temporada de férias de verão; o que acontece depois disso é uma incógnita. Existem vários fatores que obrigam a cautelas.
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Com mais de 102 milhões de lugares oferecidos, a última semana de agosto será a oitava semana consecutiva em que as companhias aéreas quebram a marca de 100 milhões, seguida por um setembro com previsão ainda maior, de modo que a capacidade aérea global permanecerá sólida até o final deste verão turbulento de 2022. No entanto, a próxima temporada de inverno 2022/23 é uma incógnita e o setor aéreo parece muito cauteloso com sua programação devido a uma combinação de fatores de cautela.
Analistas da empresa de inteligência de aviação OAG dizem que parece haver uma preocupação crescente com o último trimestre do ano, com o ambiente económico e a incerteza sobre a procura corporativa.
Por outro lado, em outubro e novembro, os primeiros meses da temporada de inverno, há sempre uma redução percetível da capacidade, pois as companhias aéreas aproveitam para colocar em dia as pesadas revisões de manutenção dos seus aviões.
De acordo com relatório da OAG, este ano a redução de capacidade nesses dois meses é de cerca de 16%, o dobro do registado em 2019 (ano de referência), que foi de 8%.
A OAG destaca que a Europa Ocidental consolidou a sua posição em primeiro lugar com um aumento de 3% na capacidade das companhias aéreas esta semana (24,5 milhões de lugares oferecidos), e está agora menos de 8% abaixo do nível de 2019.
Entretanto, as próximas duas maiores regiões, América do Norte e Nordeste da Ásia, também aumentaram o número de lugares oferecidos esta semana, pois as companhias aéreas de ambas vinham reduzindo a capacidade em semanas anteriores.
Especificamente, a China assistiu a uma redução de 888.588 assentos semana após semana, embora nas últimas três semanas o número de voos internacionais programados tenha aumentado 6% com novas rotas entre o país asiático e as principais cidades da Europa.
Em quase todos os países, a taxa de cancelamentos de voos está a diminuir, com muitos mercados abaixo de 1%, diz a empresa de inteligência da aviação. Claro que existem exceções, a Indonésia continua a ter uma taxa de cancelamento muito alta, e tanto a Suíça como o Reino Unido tiveram taxas mais altas de cancelamentos na semana passada.