Luís Araújo à frente do Turismo de Portugal por mais cinco anos
Luís Araújo, assim como todo o Conselho Diretivo, inicia mais um ciclo de cinco anos à frente do Turismo de Portugal. Em despacho do Diário da República, Rita Marques (SET) destaca a “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções” durante este mandato.
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Luís Araújo viu renovada a comissão de serviço, por um período de mais cinco anos, à frente do Turismo de Portugal (TdP), em despacho assinado pela secretária de Estado do Turismo (SET), em 15 de setembro de 2021, publicado esta sexta-feira, em Diário da República, que reconduz todo o Conselho Diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. .
Luís Araújo tinha sido designado presidente do conselho diretivo do Instituto do Turismo de Portugal, I. P. , em comissão de serviço, a 22 de novembro de 2016, lendo-se no Despacho n.º 11407/2021, de 19 de novembro, que “o dirigente cumpriu o estipulado quanto ao termo da comissão de serviço e apresentou o relatório dos resultados obtidos durante o exercício do cargo, os planos e relatórios de atividades e uma síntese da aplicação do sistema de avaliação do Turismo de Portugal, I. P.”, afirmando-se ainda que “foram atingidos os resultados esperados no exercício do mandato, conforme expresso no relatório apresentado”.
No despacho publicado, a SET assinala que teve oportunidade de acompanhar de perto o desempenho do presidente do conselho diretivo, fazendo referência à “excecionalidade, empenho e proatividade com que exerceu as suas funções e responsabilidades durante o seu mandato, distinguindo-se o trabalho apresentado ao nível da estruturação e apresentação à tutela de um plano estratégico nacional de turismo (ET27) e de planos de promoção turística de base nacional e regional, a que acresce a forma como garantiu a consonância entre a aplicação dos Fundos Europeus do Portugal 2020 e as estratégias definidas para o setor do turismo, os avanços significativos registados no âmbito da monitorização e avaliação da atividade turística e os seus fatores de competitividade, assim como as atividades desenvolvidas ao nível da valorização e dignificação dos ativos humanos no turismo, reforçando a qualidade e o prestígio das escolas e das profissões do setor e melhorando as condições inerentes ao exercício profissional e à formação permanente dos seus trabalhadores”.
Complementarmente, salienta Rita Marques, “garantiu com excecional competência um acompanhamento da atividade das organizações internacionais e assegurou a representação nacional e internacional do instituto, ações reconhecidas no papel que o Turismo de Portugal desempenha hoje em organismos como a OMT, ETC, IATA, ETOA e WTTC, ABTA, e ainda na sua eleição como presidente da ETC (European Travel Commission em setembro de 2020)”.
“Os resultados apresentados demonstram de forma inequívoca o trabalho desenvolvido durante os anos de 2016 a 2021 e o seu contributo, complementarmente com os restantes membros do conselho diretivo, para garantir a sustentabilidade do setor do turismo e o cumprimento da missão e das atribuições do Instituto”, lê-se no despacho.
Quanto à pandemia e as ações desenvolvidas, a secretária de Estado do Turismo aponta que “foram fundamentais para a implementação da mudança estratégica pretendida e para a concretização das prioridades definidas pelo Governo, destacando-se a forma como foram abordados os desafios adicionais surgidos durante a vigência da comissão de serviço, agora em análise, muito em especial os decorrentes da pandemia provocada pela doença COVID-19 e com impacto sem precedentes para todo o setor do turismo”.
De entre as várias ações desenvolvidas, a SET realça a apresentação à tutela de um plano de retoma para o setor do turismo que “veio a merecer a aprovação do Governo através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 76/2021, de 16 de junho, estando corporizado no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, no qual se estabelece um conjunto de ações e medidas específicas cuja execução se desenvolverá ao longo dos próximos sete anos em alinhamento com a Estratégia para o Turismo 2027”.
“A avaliação interna, a avaliação pelos clientes e a avaliação final do Turismo de Portugal (que foi sempre de desempenho Bom, a menção máxima possível de atingir), assim como distinções e reconhecimentos alcançados pelo Turismo de Portugal e pelo destino Portugal como destino turístico, para além dos números registados no turismo no período em análise, são um reconhecimento claro do desempenho atingido”, conclui Rita Marques no despacho assinado.