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Governo não admite “intromissões nem lições” da Ryanair

Entre as mensagens que o ministro Pedro Nuno Santos passou a O’Leary está o facto de não aceitar “intromissões nem lições de uma companhia aérea estrangeira”.

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O CEO da Ryanair, Michael O’Leary, e o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, estiveram esta manhã de quarta-feira, 26, reunidos numa reunião que resultou em acusações de ambas as partes.

Depois do CEO da Ryanair ter acusado, em comunicado enviado para as redações, o ministro português de “estar mais interessado em gastar os dinheiros dos contribuintes a subsidiar a TAP” em vez de investir em infraestruturas como o aeroporto do Montijo, o Governo emitiu um comunicado onde  salienta que sendo a Ryanair uma empresa privada  “não tem de interferir nas decisões soberanas tomadas pelo Governo português”. “Portugal é um Estado soberano e democrático e o Governo não aceita intromissões nem lições de uma companhia aérea estrangeira que responde apenas perante os seus acionistas”, lê-se no comunicado.

Entre as mensagens que o ministro Pedro Nuno Santos passou ao empresário e que são partilhadas no comunicado, está o aproveitamento que a companhia aérea de baixo custo está a fazer do atual momento. ” A Ryanair se está a procurar aproveitar de uma situação difícil causada por uma pandemia para atacar um conjunto de companhias europeias de importância central para vários Estados-Membros”.

Para o Governo, o investimento que está a ser feito na companhia aérea de bandeira nacional é “estratégico e estruturante, não apenas na companhia aérea, mas na economia portuguesa”, especialmente porque “o impacto da TAP na economia nacional ultrapassa em muito os resultados líquidos da empresa”.

O interesse da Ryanair por Portugal é também relevado pelo Executivo que, apesar de “bem-vindo”, só acontece porque “lhe é financeiramente favorável. É uma questão de lucro e não um “favor” ao Estado português ou aos portugueses. A Ryanair só vem para Portugal porque é do seu interesse.”

É ainda deixado um aviso à companhia aérea irlandesa: “A transportadora aérea, para operar em Portugal, tem de respeitar o enquadramento legislativo nacional, em particular a legislação laboral que a Ryanair teima em desrespeitar”.

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Transportes

Portugal foi o 2.º mercado da Transavia no pico do verão

Em julho e agosto, Portugal foi o segundo mercado para a Transavia France, low cost do Grupo Air France-KLM, que destaca o Porto como o destino mais popular durante o pico do verão, enquanto Lisboa foi o terceiro.

Em julho e agosto, Portugal foi o segundo mercado para a Transavia France, companhia aérea low cost do Grupo Air France-KLM, que destaca mesmo o Porto como o destino mais popular durante o pico do verão, indica a transportadora em comunicado.

“Para a companhia low-cost do Grupo Air France-KLM, o mercado português foi o segundo em passageiros transportados (359.624), atrás apenas da Grécia e acima de Espanha, representando um aumento de 13% face a igual período de 2019 (e 26 % vs. 2021)”, lê-se no comunicado da Transavia France.

Por destinos nacionais, o destaque vai para o Porto, que foi o primeiro destino da companhia aérea durante o pico do verão, com 126.017 passageiros transportados, enquanto a capital portuguesa ocupou o terceiro lugar do pódio, com 88.200 viajantes transportados, em igual período.

“A história de sucesso da Transavia France em Portugal e, sobretudo, nas rotas de/para o Porto prossegue. Portugal é e continua a ser um mercado emblemático e histórico para a nossa companhia aérea e os resultados de tráfego alcançados no pico do verão 2022, onde Porto e Lisboa aparecem no top3 dos nossos destinos preferidos, e o reconhecimento pelos nossos clientes do nosso serviço de/para o Porto, são a melhor prova disto”, afirmou Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer of Transavia France.

A companhia aérea indica mesmo que, segundo o Net Promoter Score, no Porto, os seus passageiros valorizaram o serviço de/para o Porto em julho, com “a rota de/para Brest a receber uma pontuação de 66 (a 2ª melhor do mês), Nantes 48 e Lyon 45”.

“As aberturas em Portugal em 2022, incluindo nos Açores e na rota Porto – Brest (agora, durante todo o ano!), ou o aumento de frequências em rotas, como Porto – Paris-Orly, Faro – Paris-Orly, Lisboa – Nantes , Faro – Roterdão ou Funchal – Amesterdão, também consequência do vigoroso investimento na nossa frota, significou uma oferta total de 1,5 milhões de assentos no mercado português este Verão, um aumento de 23% face ao período homólogo pré-pandemia de 2019”, acrescenta a companhia.

 

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Destinos

Dubai Safari Park reabriu para nova temporada

Com 119 hectares, o Dubai Safari Park está dividido por secções temáticas e conta com animais de várias partes do mundo, além de uma variedade de espetáculos e gastronomia local e internacional.

O  Dubai Safari Park, no Dubai, reabriu a 27 de setembro para uma nova temporada, que promete um conjunto de novas experiências ao nível do entretenimento interativo e educacional.

Segundo o Turismo do Dubai, este “parque oferece experiências únicas com base na diversidade de animais com origem em vários pontos do globo e que neste parque vivem num ambiente climaticamente controlado e próximo do seu habitat natural”.

Com 119 hectares, o Dubai Safari Park está dividido por secções temáticas como a Aldeia Africana, a Aldeia Asiática, o Safari do Deserto Arábico, a Aldeia Exploradora, e a área do Vale, numa viagem à descoberta da “diversidade de fauna e flora” dos diferentes pontos do mundo.

O parque renova as atrações a cada estação do ano e, em novembro, vai receber novos animais e crias como a vaca Ankole-Watusi, o antílope Eland, o órix árabe, o crocodilo do Nilo e o búfalo, que contribuíram recentemente para expandir a comunidade animal no Parque.

Na última temporada, o Dubai Safari Park recebeu mais de meio milhão de visitas, contando com diversos pacotes de visita, como o Safari King, que permite uma experiência personalizada na companhia de um guia; o pacote Bastidores que proporciona uma experiência exclusiva de 90 minutos, na qual os visitantes podem encontrar-se com especialistas em cuidados de animais e alimentar os animais; ou o pacote Bush Photographer permite aos visitantes tirar fotografias aos animais a partir de pontos estratégicos  do espaço.

Além dos pacotes de safari, o Dubai Safari Park apresenta uma variedade de espetáculos, bem como uma área de restauração com uma oferta variada de gastronomia local e internacional, disponibilizando ainda serviços de comboio combinados com bicicletas, carros elétricos e outros veículos amigos do ambiente, numa gama de opções de mobilidade que facilitam a circulação no parque.

“Com atrações concebidas para os visitantes de todo o mundo, o Parque está totalmente orientado para proporcionar momentos inesquecíveis. Nesta temporada, 2022-23, o Parque está fortemente concentrado na sensibilização para a prevenção da extinção de espécies ameaçadas através de programas de reprodução animal”, afirma Ahmed Alzarooni, diretor do Departamento de Parques Públicos e Instalações Recreativas do Município do Dubai.

O Dubai Safari Park abre diariamente, entre as 9h00 e as 17h00 horas, e todas as informações sobre o parque, assim como a pré-reserva de bilhetes, estão disponíveis através do website do parque.

 

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Meeting Industry

BTL 2023 terá espaço LGBTI+

O principal objetivo da organização da BTL passa por potenciar os negócios nesta área em crescimento e onde Portugal ocupa lugares de destaque nos vários rankings.

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, a decorrer de 1 a 5 de março de 2023, terá uma área LGBTI+ com o objetivo de potenciar os negócios nesta área em crescimento onde Portugal ocupa o 2.º lugar no Gay Travel Index 2021 da Spartacus e o 9.º na ILGA Europe’s Rainbow Map 2022.

De resto, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBTI+ representa 10% do volume de turismo mundial e é responsável por 15% da faturação no sector.

O novo espaço constituirá, assim, uma oportunidade para os visitantes conhecerem a oferta turística LGBTI+ e para as empresas participantes posicionarem as suas propostas dirigidas a este
segmento.

O BTL LGBTI+ será realizado em parceria com a Proudly Portugal e a Variações – Câmara de
Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, estando previstas diversas ações que visam
dinamizar a concretização de negócios neste mercado.

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Transportes

Air Transat é a melhor companhia aérea de lazer da América do Norte nos prémios Skytrax

Companhia aérea canadiana, que se destacou no segmento de lazer nos Skytrax World Airline Awards 2022, voa para 60 destinos em três continentes.

A Air Transat foi eleita como a melhor companhia aérea de lazer da América do Norte nos Skytrax World Airline Awards 2022, prémios que são considerados os Óscares da aviação e que foram entregues na sexta-feira, 23 de setembro, numa cerimónia que decorreu em Londres.

“Estamos honrados por receber este prémio, apesar dos muitos desafios enfrentados por todas as empresas do setor nos últimos meses”, disse Annick Guérard, presidente e CEO da Transat.

A responsável da companhia aérea canadiana garante que a Air Transat está comprometida a continuar a oferecer aos seus clientes a melhor experiência de viagem, considerando que este prémio “é a prova” de que a transportadora continua a cumprir essa promessa.

A Air Transat voa para 60 destinos em três continentes e com uma frota de nova geração, composta por aparelhos Airbus A321LR e vai receber, em breve, mais quatro aviões Airbus A321XLR.

Os Skytrax World Airline Awards são entregues anualmente desde 1999 e reconhecem o desempenho das melhores companhia aéreas do longo do ano, com base na votação dos passageiros aéreos de todo o mundo.

Na edição deste ano, a votação decorreu entre setembro de 2021 a agosto de 2022 e foi contabilizada a participação de passageiros de mais de 100 nacionalidades, num total de 14,32 milhões de votos

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Transportes

Solução para a Linha do Tua está a ser trabalhada para bem do turismo, assegura Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, disse esta segunda-feira que se está a trabalhar para encontrar uma solução para viabilizar a Linha do Tua, onde se mantém um impasse na concretização do plano de mobilidade. O objetivo é também servir o turismo.

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“Nós estamos a trabalhar para encontrar uma solução para viabilizar a linha do Tua e é esse o trabalho que nós faremos com muito afinco”, afirmou o ministro, que falava aos jornalistas em Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança, à margem de uma cerimónia sobre a Linha do Douro.

De Mirandela até ao Tua está previsto o regresso do comboio do anunciado e adiado plano de mobilidade prometido como contrapartida pela construção da barragem de Foz Tua.

A parte turística do plano de mobilidade foi concessionada ao empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, onde estão incluídas viagens de barco e comboio. A EDP deu 10 milhões de euros ao empresário para investir no Vale do Tua.

“Nós sobre a Linha do Tua temos que encontrar, e vamos ter a cooperação dos municípios e do Ministério da Coesão Territorial, um novo modelo para podermos olhar para a Linha do Tua e ver como é que nós a podemos rentabilizar e operar, essa é a nossa intenção”, acrescentou Pedro Nuno Santos.

Outra linha que visa servir o turismo é a do Douro. Conjuntamente com a ministra Ana Abrunhosa, Pedro Nuno Santos assistiu, à apresentação de estudos de viabilidade económica técnica e ambiental da reabertura do troço de 18 quilómetros entre o Pocinho e Barca d’Alva.

O ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos anunciou a intenção do Governo de arrancar com o concurso para a extensão da linha do Douro até Barca D’Alva durante o primeiro trimestre de 2023.

Sem comboios em circulação desde 1 de janeiro de 1989, o troço entre Pocinho e Barca d’Alva conta com 27,11 quilómetros de extensão e é considerado um investimento estrutural para a região, beneficiando, diretamente, quatro municípios Figueira de Castelo Rodrigo, Vila Nova de Foz Côa, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, mas com reflexos significativos em outros 17 concelhos, como Vila Real, Régua, Lamego, Tarouca, Alijó e Sabrosa.

A vertente turística é, efetivamente, a principal justificação económica para a reabertura da linha.

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Distribuição

Picos de Aventura celebra 20 anos dia 17 de outubro

A empresa de animação turística dos Açores, Picos de Aventura, assinada, no próximo dia 17 deste mês de outubro, 20 anos de existência, e vai assinalar a data com clientes e parceiros, em ambiente de festa.

Sobre este marco, considerado histórico para a empresa, Tiago Botelho, coordenador Comercial e de Atividades em Terra, declarou ao Publituris que “é um ano muito especial para a Picos de Aventura. Vinte anos são um marco especial de longevidade, qualidade e de excelência de serviço”.

O responsável adiantou que “estamos a preparar um conjunto de ações para celebrar de forma continua com diversas iniciativas para uma multiplicidade de públicos, de parceiros a clientes, comunidade local e pedagógica”.

 

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Transportes

MSC Cruzeiros apresenta itinerários com partida de Lisboa e Funchal em roadshow

No roadshow de 2022, a MSC Cruzeiros vai dar a conhecer os 13 cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa, bem como as duas partidas e chegadas ao Funchal, que são um dos destaque do verão do próximo ano.

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A MSC Cruzeiros vai voltar a promover o seu roadshow nacional para dar a conhecer a oferta da companhia para a próxima temporada de cruzeiros, com destaque para os 13 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão, assim como para as duas partidas e chegadas ao Funchal.

A iniciativa, que vai passar pelo Porto e por Lisboa a 25 de outubro e 8 de novembro, respetivamente, inclui também webinares para agentes de viagens, durante os quais a companhia de cruzeiros vai dar a conhecer a sua programação para este inverno e para o verão de 2023, assim como o Novo Modelo de Categorias e os novos navios que se vão juntar à frota da companhia de cruzeiros.

No que diz respeito a partidas/chegadas a portos nacionais, a MSC Cruzeiros estima realizar 13 cruzeiros de 10 noites com partida de Lisboa, no MSC Orchestra, em junho, julho, agosto, setembro e outubro, com escalas em Génova, Olbia (Itália), Marselha (França), Málaga, Cádiz, Alicante e Mahón (Espanha).

Já no Funchal, a MSC Cruzeiros vai disponibilizar duas partidas de 11 noites, no MSC Divina, incluindo escalas em Málaga, Barcelona, Santa Cruz de Tenerife (Espanha), Marselha (França), Génova (Itália), Casablanca (Marrocos).

Além dos itinerários com partida e chegada a portos nacionais, a MSC Cruzeiros vai também apresentar a sua programação global, que abrange itinerários nos 21 navios da companhia de cruzeiros, em mais de 140 destinos, cuja duração varia desde os mini-cruzeiros a viagens de 21 noites.

O roadshow conta também com uma intervenção da Emirates, que é parceira da MSC Cruzeiros, assim como com uma apresentação da Campanha Preços Especiais, dedicada a este inverno e que vai estar em vigor entre novembro de 2022 e abril de 2023.

No âmbito desta campanha, o destaque vai para o pacote especial com voo incluído que engloba cruzeiros +transferes+ voo de Lisboa para o Dubai e regresso a Lisboa, para os cruzeiros do MSC World Europa e MSC Opera a navegarem na região.

O MSC World Europa, o primeiro navio da companhia movido a LNG, que será entregue em novembro de 2022, assim como o MSC Seascape, que também chega ainda este ano, são outros pontos de destaque da iniciativa, que, no Porto, decorre no Terminal de Cruzeiros de Leixões, enquanto em Lisboa acontece na Estufa Real/Jardim Botânico, ambos a partir das 19h00.

“A edição deste ano funcionará presencialmente nas cidades de Lisboa e Porto e em regime online com quatro webinares que serão realizados aos colegas agentes de viagens”, indica a MSC Cruzeiros, acrescentando que os webinares têm lugar a 27 de outubro, bem como 2 e 3 de novembro.

O primeiro webinar, que decorre pelas 11h00, no dia 27 de outubro, vai ser dedicado ao tema Novo Modelo de Categorias (Como vender um cruzeiro MSC) e vai estar disponível aqui, enquanto o segundo, no mesmo dia, pelas 15h00, vai dar destaque aos itinerários de inverno 22/23 e verão 22, contando com uma apresentação da Emirates, e estará disponível aqui.

No dia 2 de novembro, o webinar vai voltar a incidir na programação de inverno e verão da MSC Cruzeiros, contando novamente com a apresentação da Emirates, e vai ter lugar pelas 15h00. O webinar vai estar disponível aqui.

A última destas iniciativas acontece no dia seguinte, 3 de novembro, pelas 11h00, contando novamente com foco na programação da companhia de cruzeiros e com a apresentação da Emirates. O webinar pode ser acompanhado aqui.

Os links para acompanhar as quatro sessões do webinar da MSC Cruzeiros vão estar funcionais apenas no dia e perto da hora de inicio dos eventos.

 

 

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Airbnb diz que receber em zona vinícola em Portugal é garantia de sucesso

A Airbnb acaba de confirmar que os anfitriões portugueses com casas em zonas vinícolas receberam mais de um milhão de euro no segundo trimestre de 2022.

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Num universo de mais de 120 mil alojamentos em todo o mundo registados na Categoria de Vinhas na Airbnb, o site de reservas indica que, em Portugal, os anfitriões das regiões vinícolas do Algarve, Douro, Dão, Península de Setúbal, Beira Interior, Alentejo e Minho lideram o ranking de receitas no período em análise.

De destacar que, em maio, a Airbnb apresentou uma nova forma de pesquisa através das suas categorias — incluindo Vinhas. Agora, para os anfitriões, partilhar uma casa próxima de uma vinha é uma garantia de “boa colheita”, e não se trata apenas de uvas.

A 30 de junho de 2022, segundo a Airbnb, 80% dos anfitriões portugueses na Categoria de Vinhas tinham mais de 40 anos, e 52% identificavam-se como mulheres. Os hóspedes portugueses interessados na atividade vinícola também apresentam características variadas, desde Millenials (48%) a Gen X (28%) ou boomers (14%), famílias que procuram uma escapadinha rural (26%) e pares românticos ou grupos de amigos (34%).

 

 

 

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Portugal volta a ser o Melhor Destino Europeu e arrecada mais 30 prémios nos WTA

Além do titulo de melhor destino europeu, o país viu também várias regiões distinguidas nos World Travel Awards (WTA), que foram entregues no passado sábado, 1 de outubro, em Maiorca, Espanha.

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Portugal voltou a ser eleito Melhor Destino Europeu na cerimónia europeia dos World Travel Awards 2022 (WTA), que foram entregues este sábado, 1 de outubro, em Maiorca, Espanha, e onde o país arrecadou mais 30 distinções.

Além do titulo de melhor destino europeu, o país viu também várias regiões distinguidas, com destaque para os Açores (Europe’s Leading Adventure Tourism Destination), Algarve (Europe’s Leading Beach Destination), Lisboa (Europe’s Leading City Break Destination, Europe’s Leading Cruise Destination e Europe’s Leading Seaside Metropolitan Destination) e Porto (Europe’s Leading City Destination).

“A distinção, em mais de 3 dezenas de categorias na edição europeia dos World Travel Awards 2022, assume particular significado depois dos difíceis anos da pandemia. É com muito orgulho que vemos as empresas, os profissionais e as entidades do Turismo nacional serem reconhecidos pelos seus pares a nível internacional”, congratula-se Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, citada em comunicado.

Esta foi a quinta vez em seis anos que Portugal foi eleito “Melhor Destino Turístico do Europa”, na edição europeia dos WTA, cuja eleição resulta da votação de milhares de profissionais do setor, oriundos de todos os países do mundo.

Na informação divulgada, a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços lembra também que em 2021, Portugal já tinha conquistado mais de duas dezenas prémios na edição europeia destes prémios.

A lista completa de vencedores desta edição europeia dos World Travel Awards, incluindo os premiados a nível nacional, está disponível aqui.

A cerimónia de atribuição dos prémios mundiais está agendada para o dia 11 de novembro, em Omã.

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airBaltic começa a voar para o Porto no verão de 2023

Companhia aérea dos Países Bálticos vai voar entre o Porto e Riga a partir de 1 de maio de 2023, disponibilizando duas ligações aéreas por semana. Em Lisboa, há ainda um reforço de frequências no próximo verão.

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A airBaltic vai abrir uma nova rota para Portugal, passando a ligar a cidade do Porto a Riga, capital da Letónia, duas vezes por semana a partir de 1 de maio de 2023, informou a companhia aérea dos Países Bálticos, em comunicado.

A rota para o Porto é uma das 18 novas operações anunciadas pela transportadora para o próximo verão e que inclui também a abertura de voos desde Riga para Istambul, Hannover, Bucharest, Burgas, Bilbao, Tivat, Yerevan, Belgrado e Baku, desde Riga.

Além de Riga, a airBaltic vai também voar desde Tallin, na Estónia, para Split, Rhodes, Dubrovnik e Heraklion, assim como de Vilnius, capital da Lituânia, para Málaga, Palma de Maiorca, Nice e Heraklion.

A par do lançamento de novas rotas, a companhia aérea dos Países Bálticos anunciou também o reforço da capacidade em várias outras rotas, num aumento frequências de voo que, segundo a airBaltic, abrange “rotas tão populares a partir de Riga, tais como Barcelona, Lisboa ou Roma”.

“Este é o maior número de novas rotas anunciadas numa única estação, alguma vez vista na AirBaltic. Continuamos empenhados nas nossas cidades de origem nos Países Bálticos e em melhorar as ligações de e para a região. Estamos exultantes por expandir a oferta airBaltic para a próxima estação de verão, adicionando novas rotas e aumentando a frequência de voos nas nossas rotas de lazer e city breaks já existentes”, afirma Martin Gauss, presidente e CEO da AirBaltic.

O programa completo de voos da airBaltic está já disponível no website da companhia aérea, onde é também possível reservar as novas rotas, incluindo os voos Riga-Porto. As reservas também estão disponíveis nas agências de viagens.

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