Ryanair vai criar centro de combustível sustentável para a aviação
Companhia aérea low cost vai investir 1,5 milhões de euros neste projeto, desenvolvido em parceria com o Trinity College de Dublin e que começa a funcionar a partir do verão.

Publituris
Ryanair apoia desenvolvimento de combustível sustentável para a aviação
Ryanair lança podcast sobre negócios e aviação
Setor da aviação estuda emissões de combustível 100% sustentável em aviões de passageiros
Ryanair antecipa lançamento de 500 rotas para o verão 2022, incluindo Lisboa e Faro
A Ryanair estabeleceu uma parceria com o Trinity College de Dublin para criar o primeiro Centro de Investigação de Aviação Sustentável da Ryanair, que deverá entrar em funcionamento a partir do verão de 2021, segundo comunicado da companhia aérea low cost.
De acordo com a informação avançada pela Ryanair, trata-se de “uma iniciativa pioneira, a primeira do género na Irlanda, e que contempla o investimento de 1,5 milhões de euros por parte da companhia aérea”.
“O Trinity College criará uma equipa de investigação multidisciplinar que se dedicará à investigação de combustíveis sustentáveis para a aviação, sistemas de propulsão de aeronaves e mapeamento do ruído”, explica a Ryanair, que espera que os resultados desta investigação tenham “impacto nas políticas governamentais da UE e do mundo”, contribuindo para “uma aviação sustentável do ponto de vista ambiental e económico” e para “orientar o investimento futuro da indústria aérea” rumo à sustentabilidade.
“A Ryanair acredita que a indústria da aviação deve desempenhar um papel de liderança na luta contra as alterações climáticas, e está empenhada em mitigar o impacto do seu negócio no ambiente”, acrescenta a transportadora, que tem como objetivo operar 12,5% dos seus voos diários com combustível sustentável até 2030, o que, aliado ao investimento em novos aviões Boeing, “reduzirá significativamente tanto a sua pegada de carbono como o nível de ruído durante a próxima década”.
O projeto, refere ainda a Ryanair, faz parte da iniciativa conhecida como E3 de Engenharia, Ambiente e Tecnologias Emergentes do Trinity College de Dublin, que aborda questões complexas e globais, como as que se colocam à indústria da aviação .
“Esta investigação visa desenvolver soluções sustentáveis para uma indústria que procura alcançar um futuro neutro em carbono e rentável com alternativas mais ecológicas para os seus clientes e para o planeta”, sublinha a Ryanar, explicando que o centro será responsável pela investigação de três áreas principais: combustíveis sustentáveis para a aviação, sistemas de propulsão de aeronaves com zero emissões de carbono e Cartografia do ruído para frotas de aeronaves de baixo ruído.
“O investimento de 1,5 milhões de euros contribuirá para a criação do primeiro Centro de Investigação de Aviação Sustentável na Irlanda. Representa um projeto extremamente estimulante e um elemento muito importante nos nossos objetivos ambientais, em linha com o nosso objetivo de operar 12,5% dos nossos voos com combustíveis sustentáveis até 2030”, congratula-se Tom Fowler, diretor de Sustentabilidade da Ryanair