Turismo do Algarve promove visita virtual ao destino
Simulando uma estadia de cinco dias na região, os participantes têm acesso a um programa de atividades que os guiará num conjunto de experiências diversas.
Publituris
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
Transavia abre vendas para o inverno e aumenta capacidade entre Portugal e França em 5%
FlixBus passa a integrar aeroporto de Lisboa na rede doméstica e internacional
Perante a necessidade de suspender as chamadas “fam trips” ou visitas de familiarização, ações organizadas para dar a conhecer a região e a sua oferta junto de agentes turísticos ou jornalistas internacionais, a Associação Turismo do Algarve apresenta uma alternativa e disponibiliza uma visita virtual à região através do seu website .
Simulando uma estadia de cinco dias na região, esta nova ferramenta apresenta aos visitantes um programa de atividades que lhes permitirá, em cada dia, descobrir uma área específica do Algarve, do barlavento ao sotavento. À semelhança de um programa convencional, a visita virtual apresenta um itinerário, definindo horários e distâncias entre os diferentes locais a visitar, de forma a proporcionar uma perceção o mais próxima possível da realidade.
As sugestões apresentadas são muito diversificadas e refletem a riqueza da oferta do destino, indo ao encontro de diferentes tipos de motivações. Conhecer as praias e os vários cenários naturais da região, imergir no ambiente da serra algarvia, trilhar a Via Algarviana de bicicleta ou através de percursos pedestres, ter aulas de golfe, descobrir a gastronomia e os vinhos locais, ou conhecer os parques temáticos, os mercados e pontos de interesse histórico do Algarve são apenas algumas das propostas.
Ao longo desta jornada virtual, os participantes terão a oportunidade de explorar diversos conteúdos, informativos e inspiracionais, em relação a cada uma das sugestões do programa: desde a visualização de fotografias, à consulta de guias e brochuras, listas de hotéis e restaurantes, e até de livros de receitas para aqueles que se quiserem aventurar na confeção de alguns dos mais típicos pratos da gastronomia algarvia. Estes conteúdos podem ser acedidos, de forma gratuita, através do site da Associação Turismo do Algarve, estando neste momento disponíveis em inglês. Para breve está ainda prevista a inclusão de informação em novos formatos, como vídeo.
“O objetivo desta iniciativa passa por continuar a alimentar a proximidade e o interesse que os agentes do setor e os media internacionais mantêm pelo Algarve e, de certa forma, por lhes aguçar a vontade de, num futuro próximo, poderem experienciar ao vivo tudo aquilo que já conhecem virtualmente”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Tal como fazemos quando recebemos estes profissionais na região, procuramos que a tónica da visita incida em experiências autênticas, onde haja oportunidade de conhecer e interagir com a vida local, e valorizando a componente da sustentabilidade, que cada vez está mais presente no turismo deste destino. Com propostas que abrangem todo o Algarve, de Aljezur a Alcoutim, pretendemos que esta ação seja mais um contributo para consolidar internacionalmente a perceção da qualidade diferenciada da oferta da região”, afirma.
A visita virtual deixa ainda um conjunto de outras ideias de locais a não perder, inspirando motivações para uma próxima viagem.