VINCI Airports: Aeroportos portugueses com 51,8 milhões de passageiros em 2017
Esta foi a primeira vez que os aeroportos nacionais ultrapassaram os 50 milhões de passageiros num ano.

Publituris
Picos de Aventura reorganiza estrutura interna
Disney anuncia sétimo parque temático em Abu Dhabi
2025 promete trazer novos e cada vez melhores navios de cruzeiro
Cruzeiros esperam verão positivo e já navegam rumo ao inverno e a 2026
Marina de Vilamoura volta a ser palco do International Boat Show
ÉvoraWine celebra 10ª edição com 300 vinhos em prova
Estratégia do turismo de VRSA mantém foco na sustentabilidade, inovação e valorização do território
Movimentação de passageiros na Europa impulsionada por voos internacionais com tráfego doméstico estagnado
V Convenção do Grupo DIT marcada para 30 de outubro a 2 de novembro em Huelva
easyJet assina acordo com ATOBA e World Fuel para fornecimento de SAF
A rede de aeroportos gerida pela VINCI Airports processou um total de 156,6 milhões de passageiros ao longo do ano passado, com destaque para o quarto trimestre do ano, quando o total de passageiros chegou aos 38,5 milhões. Em Portugal, os números foram igualmente positivos, com os 10 aeroportos nacionais sob gestão da VINCI Airports a ultrapassarem, pela primeira vez, os 50 milhões de passageiros.
“Durante os 12 meses de 2017, a rede VINCI Airports processou 156,6 milhões de passageiros, dos quais 148,9 milhões de passageiros nos aeroportos detidos a 1 de Janeiro de 2017, um crescimento de 12,4 % comparado com o exercício anterior”, refere a gestora aeroportuária em nota à imprensa.
No quarto trimestre do ano, os aeroportos da VINCI Airports processaram um total de 38,5 milhões de passageiros, dos quais 36,5 milhões nos aeroportos que já integravam a rede da empresa no início de Janeiro de 2017.
“Durante o quarto trimestre de 2017, a rede dos aeroportos geridos pela VINCI Airports processou 38,5 milhões de passageiros, dos quais 36,5 milhões nos aeroportos detidos a 1 de Janeiro de 2017, o que representa um aumento de 11,9 % com base numa rede comparável face ao quarto trimestre de 2016”, lê-se na mesma informação.
No caso dos aeroportos portugueses, a VINCI Airports destaca que, “pela primeira vez na sua história, os 10 aeroportos portugueses ultrapassam em 2017 o marco simbólico dos 50 milhões de passageiros, ao processar 51,8 milhões de passageiros”. Comparativamente ao ano anterior, os 10 aeroportos nacionais geridos pela empresa receberam mais sete milhões de passageiros ao longo de 2017, o que representa um crescimento de 16,5%.
Do total de 51,8 milhões de passageiros, 26,7 milhões passaram pelo hub de Lisboa, o que representa um acréscimo de quatro milhões de passageiros face ao ano anterior e uma subida de 18,8%.
“Para além do Aeroporto de Lisboa, todos os outros aeroportos do país registam recordes no tráfego anual e ultrapassaram pela primeira vez marcos simbólicos: 10 milhões de passageiros no Aeroporto do Porto, 8 milhões em Faro e 3 milhões no aeroporto da Madeira, na cidade do Funchal”, destaca a empresa de gestão aeroportuária.
No quarto trimestre do ano, os 10 aeroportos nacionais geridos pela VINCI Airports viram o seu tráfego aumentar em 12,5%, para 11,7 milhões de passageiros, o que “confirma a recuperação do tráfego com o Brasil, enquanto o mercado dos Estados Unidos da América se manteve dinâmico graças à abertura, no Verão de 2017, de novas rotas”, refere ainda a VINCI Airports.
Recorde-se que a rede de aeroportos gerida pela VINCI Airports inclui infraestruturas em Portugal, bem como em França, Cambodja, Chile, Japão e República Dominicana.