Edição digital
Assine já
PUB
Aeroporto de Lisboa
Aviação

VINCI Airports: Aeroportos portugueses com 51,8 milhões de passageiros em 2017

Esta foi a primeira vez que os aeroportos nacionais ultrapassaram os 50 milhões de passageiros num ano.

Publituris
Aeroporto de Lisboa
Aviação

VINCI Airports: Aeroportos portugueses com 51,8 milhões de passageiros em 2017

Esta foi a primeira vez que os aeroportos nacionais ultrapassaram os 50 milhões de passageiros num ano.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Travelplan apresenta uma mão cheia de destinos para 2025
Distribuição
Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025
Aviação
Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto
Aviação
TUI aumenta receitas em 13% no 1.º trimestre de 2025
Distribuição
Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo
Destinos
Tailândia quer reforçar posição de destino líder global no turismo e no desporto
Destinos
Newblue aterra com operação charter na Jamaica em junho
Distribuição
“Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais”
Meeting Industry
Aeroportos europeus excedem números de passageiros pré-pandemia e atingem 2,5 mil milhões
Transportes
Governo põe em causa validade do aumento das taxas da ANA entre 2026 a 2030
Transportes

A rede de aeroportos gerida pela VINCI Airports processou um total de 156,6 milhões de passageiros ao longo do ano passado, com destaque para o quarto trimestre do ano, quando o total de passageiros chegou aos 38,5 milhões. Em Portugal, os números foram igualmente positivos, com os 10 aeroportos nacionais sob gestão da VINCI Airports a ultrapassarem, pela primeira vez, os 50 milhões de passageiros.

“Durante os 12 meses de 2017, a rede VINCI Airports processou 156,6 milhões de passageiros, dos quais 148,9 milhões de passageiros nos aeroportos detidos a 1 de Janeiro de 2017, um crescimento de 12,4 % comparado com o exercício anterior”, refere a gestora aeroportuária em nota à imprensa.

PUB

No quarto trimestre do ano, os aeroportos da VINCI Airports processaram um total de 38,5 milhões de passageiros, dos quais 36,5 milhões nos aeroportos que já integravam a rede da empresa no início de Janeiro de 2017.

PUB

“Durante o quarto trimestre de 2017, a rede dos aeroportos geridos pela VINCI Airports processou 38,5 milhões de passageiros, dos quais 36,5 milhões nos aeroportos detidos a 1 de Janeiro de 2017, o que representa um aumento de 11,9 % com base numa rede comparável face ao quarto trimestre de 2016”, lê-se na mesma informação.

No caso dos aeroportos portugueses, a VINCI Airports destaca que, “pela primeira vez na sua história, os 10 aeroportos portugueses ultrapassam em 2017 o marco simbólico dos 50 milhões de passageiros, ao processar 51,8 milhões de passageiros”. Comparativamente ao ano anterior, os 10 aeroportos nacionais geridos pela empresa receberam mais sete milhões de passageiros ao longo de 2017, o que representa um crescimento de 16,5%.

Do total de 51,8 milhões de passageiros, 26,7 milhões passaram pelo hub de Lisboa, o que representa um acréscimo de quatro milhões de passageiros face ao ano anterior e uma subida de 18,8%.

“Para além do Aeroporto de Lisboa, todos os outros aeroportos do país registam recordes no tráfego anual e ultrapassaram pela primeira vez marcos simbólicos: 10 milhões de passageiros no Aeroporto do Porto, 8 milhões em Faro e 3 milhões no aeroporto da Madeira, na cidade do Funchal”, destaca a empresa de gestão aeroportuária.

No quarto trimestre do ano, os 10 aeroportos nacionais geridos pela VINCI Airports viram o seu tráfego aumentar em 12,5%, para 11,7 milhões de passageiros, o que “confirma a recuperação do tráfego com o Brasil, enquanto o mercado dos Estados Unidos da América se manteve dinâmico graças à abertura, no Verão de 2017, de novas rotas”, refere ainda a VINCI Airports.

Recorde-se que a rede de aeroportos gerida pela VINCI Airports inclui infraestruturas em Portugal, bem como em França, Cambodja, Chile, Japão e República Dominicana.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Travelplan apresenta uma mão cheia de destinos para 2025
Distribuição
Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025
Aviação
Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto
Aviação
TUI aumenta receitas em 13% no 1.º trimestre de 2025
Distribuição
Portugal Outdoor Alliance junta-se para discutir a sustentabilidade no turismo
Destinos
Tailândia quer reforçar posição de destino líder global no turismo e no desporto
Destinos
Newblue aterra com operação charter na Jamaica em junho
Distribuição
“Portugal está cada vez mais na agenda de wedding planners internacionais”
Meeting Industry
Aeroportos europeus excedem números de passageiros pré-pandemia e atingem 2,5 mil milhões
Transportes
Governo põe em causa validade do aumento das taxas da ANA entre 2026 a 2030
Transportes
PUB
Aviação

Aeroporto de Macau prevê aumento de 8% nos passageiros em 2025

O Aeroporto Internacional de Macau (MIA) prevê para 2025 um movimento superior a oito milhões de passageiros, mais 8% do que o número registado em 2024, declarou a empresa gestora da infraestrutura aeroportuária.

tagsMacau

Prevê-se, além disso, “um total de 65 mil movimentos de voo e um volume de carga de 113 mil toneladas”, disse o presidente da Comissão Executiva da Companhia do Aeroporto Internacional (CAM), Simon Chan Weng Hong.

Em 2024, mais de 7,64 milhões de passageiros passaram pelo MIA, um aumento de 48,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com um comunicado da CAM divulgado na segunda-feira.

A empresa processou quase 60 mil voos de passageiros em 2024 – mais 41,1% do que em 2023 -, “com uma receita total estimada em 1,475 mil milhões de patacas [177,2 milhões de euros]”, indicou o presidente do Conselho de Administração da CAM, Ma Iao Hang.

Macau, que à semelhança da China seguiu durante quase três anos a política ‘zero covid’, reabriu as fronteiras a todos os estrangeiros, incluindo turistas, a partir de 08 de janeiro de 2023, depois de quase três anos de rigorosas restrições.

Este ano, “o aeroporto vai concentrar-se na expansão das rotas para os países do nordeste asiático, Japão, Coreia do Sul e ilhas em países do sudeste asiático”, especificou o diretor do Departamento de Marketing da CAM, Eric Fong.

O aeroporto de Macau tem atualmente ligações operadas por 27 companhias aéreas para 41 destinos na China continental, Taiwan, países do sudeste asiático, Japão e Coreia do Sul.

Eric Fong explicou que as rotas para Cheongju, centro da Coreia do Sul, deverão arrancar em abril, com dois voos por semana.

Além disso, referiu, estão em curso conversações com companhias aéreas para a criação de novas rotas entre Macau e a ilha de Phu Quoc, no Vietname, e Vieng Chan, no Laos.

“Estamos a comunicar com companhias aéreas do Médio Oriente sobre a cooperação em termos de trânsito (…). Por exemplo, numa fase inicial, podemos cooperar com agências de viagens e companhias de voos fretados, de modo a estimular mais companhias aéreas a utilizar Macau como ponto de trânsito,” acrescentou.

Para já, não estão previstos voos de longo curso para ou de Macau, “devido ao equilíbrio entre a oferta e a procura”, referiu ainda Simon Chan.

Em novembro de 2023, o então líder do Governo de Macau, Ho Iat Seng, garantiu que o aeroporto iria lançar “mais voos internacionais diretos”, em ligação com as obras de aterro e ampliação da infraestrutura.

O aeroporto, atualmente com uma pista, tem capacidade para receber até 9,6 milhões de passageiros, mas a taxa de utilização é de “apenas 60%”, lamentou Ho.

“Espero que a Air Macau possa adquirir aviões maiores, para realizar voos de longo curso”, sublinhou, referindo-se à companhia aérea de bandeira do território.

Em junho de 2023, a diretora dos Serviços de Turismo, Maria Helena de Senna Fernandes, descreveu o lançamento de voos diretos entre Macau e Portugal como “um sonho”, mas lembrou também ser possível trabalhar com os aeroportos vizinhos de Hong Kong, Cantão e Shenzhen.

O Conselho de Estado, o executivo chinês, aprovou em janeiro a construção de um novo aeroporto internacional na província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, para descongestionar o tráfego aéreo e tornar a região “num centro internacional de carga”.

A nova instalação vai servir as cidades a oeste de Cantão, capital da província, desviando voos de três outros aeroportos da China continental, numa área de 55.800 quilómetros quadrados no delta do Rio das Pérolas, que inclui também o centro tecnológico de Shenzhen.

O novo aeroporto deverá entrar em funcionamento em 2028, prevendo-se que acrescente 30 milhões de viagens anuais, até 2035, e duplique esse fluxo até 2050, de acordo com um comunicado do governo da província.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Azul já vende bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto

A nova rota da Azul entre Recife e o Porto vai contar com dois voos por semana e tem início previsto para dia 2 de junho.

A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras iniciou esta terça-feira, 11 de fevereiro, a vendas de bilhetes para a nova rota entre Recife e o Porto, cujo início está previsto para 2 de junho, avançou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

“Os novos voos são parte do processo de expansão internacional da Azul e conecta o principal hub da Companhia no Nordeste à segunda maior cidade portuguesa, famosa pelo seu charme histórico, vinhos e gastronomia”, refere a transportadora, na informação divulgada.

A nova rota vai contar com dois voos por semana, com as partidas de Recife a decorrerem às quartas e sextas-feiras, pelas 18h30, enquanto as partidas do Porto acontecem às quintas-feiras e domingos, pelas 10h00.

Os voos vão ser realizados em aviões Boeing 767, com capacidade para transportar 259 passageiros, incluindo 14 em classe executiva e 245 passageiros em Económica.

A Azul explica que esta rota “é importante para facilitar a ligação entre os dois continentes e atender à demanda de passageiros brasileiros e portugueses”, uma vez que cria “mais uma conexão para a Europa a partir do principal hub da Azul no Nordeste” do Brasil.

“A rota Recife-Porto reforça o compromisso da empresa com a expansão das suas operações internacionais e a criação de novas possibilidades de conexões para os clientes, em especial aqueles que utilizam a nossa malha regional e precisam viajar para a Europa. Além disso, serve como mais uma porta de entrada para os turistas estrangeiros conhecerem os encantos do Nordeste”, afirma César Grandolfo, gerente de Relações Institucionais da Azul.

Os bilhetes para a nova rota começaram a ser vendidos esta terça-feira, 11 de fevereiro, e podem ser adquiridos através do website da Azul Viagens, Azul, Central de Vendas, lojas Azul Viagens ou nas agências de viagens parceiras.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

Foto: Depositphotos.com

Aviação

Edelweiss abre nova rota entre a Terceira e Zurique no verão

A nova rota da Edelweiss entre a Terceira e Zurique arranca a 25 de junho mas não é a única novidade das companhias aéreas do Grupo Lufthansa para o próximo verão em Portugal, uma vez que também a Discover Airlines, a Eurowings e a Brussels Airlines têm previstas novidades para Portugal.

Inês de Matos

A Edelweiss, companhia aérea suíça que pertence ao Grupo Lufthansa, vai abrir uma nova rota entre a Terceira e Zurique neste verão, numa operação que vai contar com um voo por semana e que arranca a 25 de junho, avançou ao Publituris Thomas Ahlers, diretor-geral de Vendas do Grupo Lufthansa em Portugal.

“Iremos iniciar o nosso sexto destino em Portugal. A partir de 25 de junho, a Edelweiss ligará a Terceira, nos Açores, a Zurique com um voo semanal”, revelou o responsável, em resposta a uma questão do Publituris.

De acordo com o responsável do Grupo Lufthansa em território nacional, a “Terceira marca o sexto destino do Grupo Lufthansa em Portugal e o segundo nas ilhas dos Açores, além de Ponta Delgada”.

A nova rota entre a Terceira e Zurique não é, contudo, a única novidade das companhias aéreas do Grupo Lufthansa para o próximo verão em Portugal, uma vez que também a Discover Airlines, a Eurowings e a Brussels Airlines têm previstas novidades para Portugal.

“O Grupo Lufthansa está a planear iniciar várias novas rotas em 2025”, acrescenta Thomas Ahlers, sublinhando que o grupo de aviação germânico tem “notícias muito boas para Portugal” nesta época alta da aviação.

Desta forma, além da Edelweiss, também a Discover Airlines, outra das transportadoras do grupo de aviação germânico, vai abrir uma nova rota entre o Funchal e Munique, com dois voos por semana e início no horário de verão.

Já a Eurowings, a transportadora low cost do grupo, vai ainda passar a ligar Faro a Berlim, até três vezes por semana, voltando também a operar em Ponta Delgada, com uma rota desde Dusseldorf.

A Eurowings vai ainda lançar voos sem escalas entre Lisboa e Hanover, assim como entre o Porto e Colónia, com Thomas Ahlers a destacar ainda a rota que também a Brussels Airlines vai abrir para o Funchal a partir de Bruxelas, com uma frequência por semana, naquela que será a primeira vez que a companhia aérea belga voa para a Madeira no verão.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
Aviação

LATAM Airlines abre nova rota sazonal entre Lisboa e Fortaleza

A nova rota sazonal da LATAM Airlines vai ligar Lisboa a Fortaleza, no Brasil, entre 7 de abril e 20 de outubro, contando com um voo por semana, às segundas-feiras.

Publituris

A LATAM Airlines vai abrir uma nova rota em Portugal, passando a ligar a capital portuguesa a Fortaleza, no Brasil, numa operação sazonal que vai decorrer entre 7 de abril e 20 de outubro, informou a companhia aérea em comunicado.

“Trata-se do primeiro voo direto da companhia entre a região do Nordeste brasileiro e a Europa desde 2009”, sublinha a LATAM Airlines, na informação divulgada, que indica que a nova rota vai contar com um voo por semana, às segundas-feiras.

Operado em aviões Boeing 787, com capacidade para 30 passageiros em classe business, 57 em Economy+ e 213 em classe económica, o novo voo tem uma duração de 7h30, partindo de Fortaleza pelas 06h15, enquanto as saídas de Lisboa decorrem às 18h30, sempre em horas locais.

“O Ceará é o ponto mais próximo da Europa no Brasil. Este novo voo da LATAM Airlines entre o nosso estado e Lisboa será fundamental para incrementar o turismo, estimular novos negócios, gerar mais emprego e desenvolvimento económico aos cearenses”, congratula-se Elmano de Freitas, governador do Ceará. 

Já Eduardo Macedo,  Head of Public Affairs da LATAM Brasil, diz que a companhia aérea está sempre atenta “às oportunidades para expandir a oferta de assentos e de voos de forma sustentável, para alavancar o desenvolvimento do turismo e da economia do Nordeste”, motivo pelo qual vai passar a ligar a região a Lisboa.

Recorde-se que a LATAM Airlines voa, atualmente, para 52 aeroportos no Brasil, contando crescer, em 2025, cerca de 8% na sua oferta doméstica de assentos no país.

A nível internacional, a companhia aérea voa desde 90 aeroportos no Brasil, numa oferta que, no ano passado, foi aumentada com as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Aeroporto de Lisboa tem novo recorde e soma mais de 35M de passageiros em 2024

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, atingiu um novo recorde no ano passado e somou 35,1 milhões de passageiros, aumento de 4,3% face a 2023, segundo dados revelados pela Vinci Airports, concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal.

Inês de Matos

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, atingiu um novo recorde no ano passado e somou 35,1 milhões de passageiros, aumento de 4,3% face a 2023, segundo dados revelados pela Vinci Airports, concessionária da ANA – Aeroportos de Portugal.

De acordo com um comunicado da empresa que detém a gestão dos aeroportos nacionais, a infraestrutura aeroportuária da capital portuguesa foi uma das quatro geridas pela Vinci Airports que registaram um recorde de passageiros, a par dos aeroportos de Santiago, no Chile; Edimburgo, na Escócia, e Belgrado, na Sérvia.

Depois de Lisboa, que recebeu 35,1 milhões de passageiros, a Vinci Airports destaca a infraestrutura da capital chilena, que recebeu 26 milhões de passageiros, assim com a de Edimburgo, por onde passaram 15 milhões de passageiros no ano passado, e ainda a da capital sérvia, que recebeu ainda oito milhões de passageiros.

“Os aeroportos de Portugal continuaram a receber cada vez mais passageiros, apoiados por taxas de ocupação recordes e forte impulso nas rotas intra-europeias”, lê-se no comunicado divulgado pela Vinci Airports.

A concessionária dos aeroportos nacionais diz ainda que “o aumento da capacidade de companhias aéreas como a LATAM e a United Airlines também contribuiu para o bom desempenho do tráfego de longo curso (Brasil, Estados Unidos)”, nos aeroportos nacionais em 2024.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB

Norwegian

Aviação

Norwegian programa 344 rotas para mais de 120 destinos no verão

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro. 

Publituris

A Norwegian revelou que, este verão, vai operar um total de 344 rotas para mais de 120 destinos, incluindo 17 novas ligações, para as quais está a registar uma “elevada procura”, segundo Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

“Estamos a enfrentar uma elevada procura para as férias da Páscoa, por isso, incentivamos aqueles que planeiam viajar durante este período a reservar com antecedência”, revela Geir Karlsen.

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas durante a temporada alta, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro.

Crescimento de 12% com quase 1,3 milhões de passageiros em janeiro

A programação da Norwegian para o verão foi anunciada em conjunto com os resultados da companhia aérea em janeiro, mês ao longo do qual a Norwegian transportou um total de 1.273.809 passageiros, num crescimento de 12% face a igual mês de 2024.

Num comunicado enviado à imprensa, a Norwegian indica que também a Widerøe, companhia aérea regional do Grupo Norwegian, apresentou um crescimento significativo nos passageiros transportados, num total de 294.066 passageiros, o que traduz uma subida de 19%.

“É positivo ver que estamos a fortalecer a nossa posição como o principal grupo de companhias aéreas da Noruega. Juntas, a Norwegian e a Widerøe transportaram mais de 1,7 milhões de passageiros”, congratula-se Geir Karlsen, citado num comunicado enviado à imprensa.

O aumento do número de passageiros, refere a Norwegian, foi possível graças ao crescimento de 23% na capacidade disponibilizada, o que resultou numa ocupação de 82,1%, valor que fica 1% abaixo do registado em janeiro de 2024.

Em janeiro, a Norwegian registou também um melhor índice de pontualidade, já que o número de voos da companhia aérea que partiram com um atraso até 15 minutos foi reduzido em 2,6%, descendo para 71,3%, ainda que nas duas últimas semanas do mês tenha aumentado para 85,5%.

Já a Widerøe viu a capacidade aumentar 4% em janeiro, enquanto a ocupação média dos voos da companhia aérea regional do Grupo Norwegian foi de 68,4%, o que representa um aumento de 6,1% em relação a janeiro do ano passado.

A companhia aérea também já colocou à venda a sua programação para a temporada de inverno, que arranca no final de outubro de 2025.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Governo moçambicano autoriza venda de 91% da LAM a empresas estatais

O Governo moçambicano pretende investir o dinheiro arrecadado com a alienação da sua posição na companhia aérea em oito novos aviões para a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.

Publituris

O Governo de Moçambique aprovou terça-feira, 4 de fevereiro, a venda de 91% da sua participação na LAM – Linhas Aéreas de Moçambique a empresas estatais e vai investir o montante arrecadado com a alienação na aquisição de novas aeronaves para a companhia aérea.

De acordo com a Lusa, a informação foi avançada pelo porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Inocêncio Impissa, que revelou também que o montante proveniente do negócio vai ser aplicado na aquisição de oito novos aviões para a LAM.

“O Governo aprovou a resolução que autoriza a alienação de 91% de ações do Estado na empresa LAM por negociação particular”, anunciou Inocêncio Impissa, após uma sessão deste órgão, em Maputo.

A resolução aprovada determina que apenas três empresas estatais – a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) – podem adquirir a participação do Estado na LAM.

A Lusa diz que a medida está a ser bem-recebida pelo setor privado moçambicano, que há vários anos pedia já reformas profundas para o parque empresarial público de Moçambique.

“Desde 2017 que nós apelamos para a necessidade de reformas profundas no parque empresarial do Estado e este é um primeiro sinal positivo a que estamos a assistir”, disse à Lusa Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

De acordo com o responsável, a medida vai ajudar o setor privado através da promoção do turismo, além de contribuir para uma melhor circulação de pessoas e bens em Moçambique e na região, esperando-se também que haja uma redução das tarifas.

“Esta é uma medida daquelas que nós esperávamos há muito tempo e acreditamos que nesses primeiros 100 dias pode ser uma lufada para nós como setor privado, mas sobretudo para todo um conjunto de sociedade que almejamos que a mobilidade seja cada vez mais fácil para nós como moçambicanos”, acrescentou Agostinho Vuma.

O Governo moçambicano pretende que as empresas estatais que venham a adquirir uma participação na LAM passem a prestar informação periódica, de forma a que seja possível “analisar os impactos da sua intervenção no plano da reestruturação da estatal aérea”.

A Lusa recorda que a LAM avançou, a 31 de janeiro, com um procedimento para tentar contratar o fornecimento de aeronaves Embraer ERJ190 e Boeing 737-700, num concurso que envolve a submissão de manifestações de interesse para o fornecimento de aeronaves por empresas ou consórcios nacionais ou estrangeiros e que decorre até esta sexta-feira, 7 de fevereiro.

A LAM opera, atualmente, 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar es Salaam, Harare, Lusaca e Cidade do Cabo, sendo Lisboa o único destino intercontinental da companhia aérea, apesar de enfrentar sucessivos problemas operacionais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Emirates atualiza datas dos próximos Open Days em Portugal

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

Publituris

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

O primeiro Open Day decorre já este domingo, 9 de fevereiro, e vai ter lugar em Lisboa, no Lisbon Marriott Hotel, enquanto no dia 11 de fevereiro a sessão de recrutamento da Emirates muda-se para o Porto, tendo lugar no NH Collection Porto.

A 26 de fevereiro, a Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Lisboa, novamente no Lisbon Marriott Hotel, com a iniciativa a chegar ao fim a 28 de fevereiro, em Faro, no Eva Senses Hotel. Todas as sessões começam pelas 09h00.

Os Open Days da Emirates têm entrada livre e não requerem registo prévio, ainda que seja aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, o que pode ser feito aqui.

“A Emirates oferece aos seus colaboradores excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, explica a companhia aérea, no comunicado divulgado.

A transportadora sublinha que a sua tripulação tem direito a uma “variedade de benefícios”, o que inclui, desde logo, “salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais desde Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível aceder aos  mais de 140 destinos em seis continentes da rede da transportadora, que é também a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho

Além da operação sazonal para Ponta Delgada, que regressa a 7 de junho, com três frequências por semana, a Iberia vai também retomar os voos de verão para Faro e Funchal, assim como manter os voos de Lisboa e Porto que operam todo o ano e que, nesta temporada, vão contar com 36 e 28 frequências por semana, respetivamente.

Publituris

A Iberia vai retomar a sua operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho, disponibilizando três frequências por semana entre a capital espanhola e a capital açoriana, avança a companhia aérea em comunicado.

“Este é o terceiro ano consecutivo em que a Iberia oferece esta rota”, lê-se no comunicado enviado pela companhia aérea, que adianta as novidades da Iberia para a próxima temporada de verão.

Além de Ponta Delgada, a Iberia vai também retomar as operações para Faro e Funchal, ambas com cinco voos por semana, numa oferta que é ainda complementada com os voos para Lisboa, com a companhia aérea a prever realizar até 36 frequências semanais, e para o Porto, que vai contar com até 28 frequências semanais.

As operações da Iberia para Ponta Delgada, Faro e Funchal fazem parte das novidades da Iberia para o verão de 2025 na Europa, que foram anunciadas esta quinta-feira, 6 de fevereiro, em conjunto com a programação da companhia aérea a nível global.

Na Europa, a Iberia vai concentrar “o crescimento nos seus principais mercados”, concretamente França e Itália, com a companhia aérea a anunciar que “Paris terá quatro frequências semanais adicionais neste verão”, pelo que a Iberia vai disponibilizar “até onze voos diretos por dia”.

No caso de Itália, a Iberia vai aumentar a oferta para Roma com cinco frequências adicionais por semana, “oferecendo entre seis e sete voos diários, dependendo do dia da semana, para coincidir com o Ano Jubilar em Roma em 2025”.

Também em Itália, a Iberia volta a operar para a Catânia, Olbia, Cagliari e Palermo, com a companhia aérea a indicar que está a planear disponibilizar “a mesma oferta de 2024” para estes destinos.

Bruxelas e Viena, na Bélgica e Áustria, também vão ganhar voos este verão, passando a contar com “mais duas frequências semanais, totalizando quatro voos diretos por dia cada”.

Ainda na Europa, a Iberia vai também retomar as operações sazonais para Tirana, na Albânia, a partir de 7 de junho, disponibilizando até três voos semanais, enquanto os voos para Liubliana, na Eslovênia, regressam a 27 de julho, com duas ligações semanais.

De regresso estão ainda os voos para as Ilhas Gregas, com a Iberia a planear cinco a seis voos semanais para Santorini e Mykonos, a partir de junho, enquanto Corfu vai chegar às sete frequências por semana em agosto.

Além das ilhas, a Iberia prevê também reforçar os voos para Atenas, capital grega, disponibilizando até 30 frequências semanais durante agosto, mais três do que aconteceu no mesmo período de 2024.

Na Europa, a Iberia vai ainda regressar, durante o verão, a Dubrovnik, Zagreb e Split, na Croácia, programando até 17 voos semanais, mais dois do que em 2024 no caso de Dubrovnik; até nove frequências  por semana para Zagreb, igualando o ano passado; e até nove voos semanais para Split, o que também constitui a mesma oferta do ano passado.

“No total, a Iberia oferecerá 16 milhões de assentos em voos de curto e médio curso, o mesmo número de 2024”, resume a companhia aérea, na informação divulgada esta quinta-feira.

EUA com 140 voos por semana e aumento para São Paulo

A oferta da Iberia para o próximo verão conta ainda com 3,2 milhões de assentos entre Europa e a América Latina, o que corresponde a uma subida de 4% face ao verão de 2024.

“No dia 30 de março começa a temporada de verão para o setor turístico, no qual a Iberia planejou um aumento de capacidade em praticamente todos os mercados”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Na América Latina, a transportadora aérea conta aumentar as frequências para Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, passando a disponibilizar mais três voos por semana em cada destino, o que leva a que Buenos Aires passe a contar com 21 frequências semanais ou três voos diários, enquanto São Paulo vai ter 14 frequências semanais, “consolidando os dois voos diários”.

Lima, no Peru, vai ainda ter uma frequência adicional a partir de maio, passando a dois voos diários, enquanto o México e Bogotá “manterão o serviço triplo diário neste verão” e Montevidéu e Quito ficam com voo um diário.

Já Santiago do Chile terá 10 frequências semanais durante a primeira parte da temporada, passando a 11 voos por semana a partir de junho, com a Iberia a prever ainda manter as cinco frequências semanais para o Rio de Janeiro, entre três e cinco voos semanais para Caracas, dependendo do mês, e ainda três frequências semanais para Guayaquil.

Na América Central e no Caribe, a oferta também permanece semelhante à de 2024, com Porto Rico, Santo Domingo, Costa Rica, Guatemala e San Salvador a manterem os voos diários, enquanto o Panamá terá até quatro frequências semanais e Havana continuará com três frequências por semana.

“Em 2025, a conectividade estará no seu nível mais alto de todos os tempos, superando até mesmo os números do ano passado, com 3,2 milhões de assentos entre as duas regiões, 4% a mais que em 2024. Isso significa mais de 300 voos por semana, refere a Iberia.

Estratégico continua também a ser o mercado dos EUA, com a companhia aérea a estimar a realização de 140 voos semanais entre os EUA e Espanha, assim como a introdução dos novos aviões A321XLRs nos próximos meses, o que “reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”.

O aumento de oferta previsto para os EUA no próximo verão representa, segundo a Iberia, um crescimento de 1,1 milhões de assentos, 14% a mais que no mesmo período do ano passado.

Nova Iorque (dois voos diários), Chicago (um voo por dia), Miami (dois voos diários), Dallas Fort Worth (um voo por dia), Los Angeles (um voo diário), São Francisco (três frequências semanais), Boston (dois voos diários) e Washington (um voo por dia), são os destinos para onde a Iberia continua a voar sem escalas este verão.

A Iberia explica que Boston e Washington são os destinos nos EUA que “terão o maior crescimento neste verão”, uma vez que a oferta para Boston duplica a partir de junho face ao verão do ano passado, enquanto para Washington passam a existir sete voos por semana, quando no verão de 2024 existiam apenas quatro ligações semanais.

“Ambos os destinos serão operados pela nova aeronave A321XLR, um modelo de fuselagem estreita com capacidade para cruzar o Atlântico, do qual a Iberia tem sido a companhia aérea de lançamento no mundo”, acrescenta a companhia aérea.

Japão e Qatar mantêm número de voos

A oferta da Iberia fica ainda completa com os voos para o Japão e Qatar, destinos que não devem contar, este verão, com qualquer reforço de oferta, com a Iberia a planear manter as três frequências semanais para Tóquio, cuja rota abriu em outubro de 2024  e regista uma ocupação superior a 90%.

“Nesta temporada de verão, o número de frequências será mantido, com cerca de 63.000 assentos oferecidos de abril a outubro”, indica a Iberia, na informação divulgada relativamente ao Japão.

Já para o Qatar, a Iberia vai disponibilizar um voo diário direto entre Madri e Doha, igualando a oferta que já tinha sido disponibilizada no verão de 2024 e que volta a ser complementada com os dois voos adicionais em codeshare com a Qatar Airways.

“Isso significa que será possível voar entre Madri e Doha três vezes por dia. Esta rota permite não apenas viagens ponto a ponto, mas também conecta Doha a 49 destinos na Ásia, 17 em África, 18 no Oriente Médio e seis na Oceania”, refere ainda a companhia aérea.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB

LOT – Polish Airlines

Aviação

Números positivos deixam LOT “otimista” quanto ao futuro da nova rota para Lisboa

A LOT – Polish Airlines começou segunda-feira, 3 de fevereiro, a voar entre Lisboa e Varsóvia, na Polónia, numa operação anual que conta com cinco voos por semana e que, a partir de 24 de fevereiro, passa a voos diários.

Inês de Matos

A LOT – Polish Airlines, companhia aérea de bandeira da Polónia que abriu esta segunda-feira, 3 de fevereiro, uma nova rota entre Varsóvia e a capital portuguesa, mostra-se “otimista” quanto ao futuro da operação, uma vez que os dados iniciais são positivos, disse ao Publituris Santiago Pajares, manager da companhia aérea em Portugal e Espanha.

“Penso que a rota vai funcionar, os primeiros dados que temos sobre as vendas são muito positivos e isso deixa-nos otimistas para o futuro destes voos”, afirmou o responsável, à margem de um evento que reuniu jornalistas portugueses e polacos na residência oficial da embaixadora da Polónia em Portugal.

De acordo com o responsável, a operação para Lisboa conta atualmente com cinco ligações por semana e passa a voos diários a partir de 24 de fevereiro, mantendo-se ao longo de todo o ano.

O voo inaugural, revelou também Santiago Pajares, chegou a Lisboa “praticamente cheio” e a “maioria dos passageiros eram turistas”, o que ajuda ao otimismo da companhia aérea, que estima um load factor de cerca de 80% nos voos para Lisboa.

“É uma grande aposta para a LOT e é um momento marcante porque é a primeira vez que estamos a voar para Lisboa com os nossos próprios aviões porque já tínhamos um acordo de code-share com a TAP”, acrescentou Santiago Pajares, explicando que, além do tráfego turístico, a companhia aérea pretende captar também os passageiros corporate.

O manager da LOT para Portugal e Espanha lembrou que a Jerónimo Martins, por exemplo, detém uma grande cadeia de supermercados na Polónia, existindo várias outras empresas portuguesas presentes na Polónia, o que motiva muitas viagens entre os dois países.

“Por isso, olhamos para o mercado português também pelo lado dos negócios, o objetivo não é apenas transportar turistas porque o mercado corporate é muito importante entre os dois países”, defendeu, adiantando que, apesar de, nesta primeira fase, a maioria dos passageiros dos voos ser de origem polaca, a companhia aérea espera  captar também os passageiros portugueses.

Santiago Pajares reconhece, no entanto, que a LOT tem “muito trabalho para fazer em Portugal”, uma vez que é ainda uma transportadora pouco conhecida do mercado nacional, apesar de contar com “uma oferta de qualidade e que vai muito além da Polónia”.

“A partir de Portugal, os passageiros podem voar para várias partes do mundo, a exemplo das três capitais do Cáucaso, para onde voamos, mas também das repúblicas do Báltico, Escandinávia ou Ásia, nomeadamente a Ásia Central, pois voamos para o Uzbequistão”, exemplificou.

Para dar a conhecer a oferta da companhia aérea no mercado nacional, a LOT tem já uma estratégia definida de promoção, o que passa por, numa primeira fase, manter um “contacto mais próximo com as agências de viagens”, assim como pela participação em eventos do setor.

“Já estivemos na convenção da DIT Gestión de Portugal e vamos estar, a 19 de fevereiro, no Workshop na Camara de Comércio e Indústria da Polónia, que é organizado pela Embaixada da Polónia, e, em março, vamos participar na BTL”, resumiu o responsável.

Faro e Porto também podem ser destinos “interessantes”

Apesar da rota de Lisboa estar ainda no início, Santiago Pajares admite que Portugal tem outros destinos que poderiam ser “interessantes” para a LOT, a exemplo de Faro, para onde a companhia aérea já realizou até algumas operações sazonais de verão, e do Porto, ainda que não haja quaisquer planos concretos nesse sentido.

“É uma boa perguntas mas não tenho resposta”, começou por afirmar o manager da LOT para Portugal e Espanha, admitindo o interesse em Faro por ser um “destino muito turístico”, assim como no Porto.

“No entanto, não há nada em concreto pensado nesse sentido, mas se a ligação de Lisboa correr bem, é muito provavelmente que venhamos a pensar em expandir a nossa presença em Portugal”, concluiu.

Os voos da LOT para Lisboa arrancaram na segunda-feira, 3 de fevereiro, e até 24 de fevereiro contam com cinco ligações por semana, sendo que apenas as  quintas-feiras e sábados não contam com voos. A partir de final de fevereiro, a operação passa a voos diários, operados num avião B737-800 MAX, com capacidade para cerca de 180 passageiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.