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Aeroporto Internacional de Cancún tem novo terminal

Novo terminal aumenta a capacidade do aeroporto em 31 milhões de passageiros por ano.

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Novo terminal aumenta a capacidade do aeroporto em 31 milhões de passageiros por ano.

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O Aeroportos Internacional de Cancún, no México, inaugurou na semana passada o Terminal 4, infraestrutura que custou 157 milhões de euros e que vai permitir elevar para 31 milhões o tráfego de passageiros por ano, o que representa um acréscimo de 43% face à capacidade anterior.

Com a inauguração do Terminal 4, o Aeroporto Internacional de Cancún passa a ser o segundo maior aeroporto mexicano em termos de capacidade, logo depois do aeroporto da Cidade do México, capital do país, segundo informação avançada pelo Hosteltur.

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O edifício do Terminal 4 ocupa uma área de 67 mil metros quadrados, o que representa um aumento de 36,7% na área total do aeroporto, e vai receber 14 companhias aéreas mexicanas e internacionais, sendo já certo que a Aeroméxico, a Interjet, a Air France e a Lufthansa vão passar a operar a partir deste novo terminal.

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Além da construção do novo terminal, que inclui as normais áreas de check-in, controlo de segurança e salas de embarque, oAeroporto Internacional de Cancún passou também a contar com duas pistas e com uma zona de rodagem que vai tornar as operações das aeronaves mais eficientes.

Após a conclusão do novo terminal, a empresa responsável pela gestão do aeroporto apresentou os planos para a construção do Terminal 5, que deverá aumentar a capacidade do Aeroporto Internacional de Cancún em mais nove milhões de passageiros por ano.

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Procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro

Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), em outubro, a procura por viagens aéreas continuou a aumentar, principalmente a internacional, numa subida comum a todas as regiões, apesar do load factor ter descido na América Latina e Médio Oriente.

Inês de Matos

A procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro, avança a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que diz que a procura global cresceu 7.1% face a outubro de 2023, enquanto a procura internacional subiu ainda mais, num aumento de 9.5% em comparação com mês homólogo do ano passado.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, a nível global, também a capacidade cresceu em outubro, ficando 6.1% acima do mesmo mês de 2023, enquanto o load factor chegou aos 83.9%, numa subida de 0.8pp comparativamente ao apurado em outubro do ano passado.

A nível internacional, a capacidade disponibilizada aumentou 8.6% em outubro, enquanto o load factor foi de 83.5%, depois de ter crescido 0.6pp em comparação com o mesmo mês de 2023.

Os resultados positivos foram ainda comuns ao mercado doméstico, cuja procura cresceu 3.5% face a outubro de 2023, enquanto a capacidade aumentou 2.0% face a mês homólogo do ano passado e o load factor foi de 84.5%, subindo 1.2pp face a outubro de 2023.

“A continuação da procura forte e estável é uma boa notícia, mas igualmente importante é a melhoria constante nos fatores de utilização. Isso mostra o excelente trabalho que a indústria está a fazer ao transportar pessoas com mais eficiência”, considera Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Procura internacional aumenta mas load factor desce em duas regiões

A IATA diz que o crescimento na procura internacional foi comum a todas as regiões do mundo, com a Europa a destacar-se pelo load factor mais elevado, enquanto África apresentou um “aumento acentuado” neste indicador e a América do Sul e o Médio Oriente sofreram quedas.

Na Ásia-Pacífico, as companhias aéreas experimentaram o maior aumento da procura internacional, que chegou aos 17.5%, enquanto a capacidade cresceu 17.2% e o load factor ficou nos 82.9%, depois de um aumento de 0.3pp face ao mesmo mês do ano passado.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 10,9%, pouco abaixo dos 11.6% de crescimento apresentados pela capacidade, tendo o load factor sido de 85.3%, o que traduz uma descida de 0.6pp face a outubro de 2023.

Em África, a procura internacional cresceu ainda 10,4% e a capacidade subiu 5.3%, com o load factor dos voos das transportadoras africanas a apresentar ainda uma subida de 3,4pp, fixando-se nos 73.2%.

Na Europa, a procura internacional cresceu 8.7% e a capacidade aumentou 7.3%, tendo o load factor das companhias aéreas europeias subido ainda 1.1pp, passando para os 85,7%.

Na América do Norte, a procura internacional de outubro apresentou um crescimento mais modesto, de 3.2%, enquanto a capacidade cresceu 2.9% face a outubro do ano passado, e o load factor subiu 0.3pp, fixando-se nos 84.2%.

Já no Médio Oriente, onde a procura internacional aumentou apenas 2,2%, a capacidade teve um crescimento semelhante e não foi além dos 2.5%, enquanto o load factor apresentou mesmo uma descida, passando para os 80.2%, depois de uma queda de 0.2pp face a outubro do ano passado.

 

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LATAM Airlines contrata crédito ligado a objetivos de sustentabilidade

A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a sua redução da intensidade de carbono até 2028.

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A LATAM Airlines tornou-se na primeira companhia aérea da América do Sul a subscrever um crédito que está ligado aos objetivos de sustentabilidade e que vai recompensar a transportadora com taxas especiais, de acordo com a redução da intensidade de carbono até 2028.

De acordo com uma nota informativa do Grupo LATAM Airlines, este “Empréstimo Vinculado à Sustentabilidade”, contratado com o Credit Agricole Corporate & Investment Banking, tem um valor total de 300 milhões de dólares (285 milhões de euros) e corresponde a uma “linha de crédito rotativo que permite à LATAM Airlines ter acesso a financiamento adicional a longo prazo, sob condições especiais de taxa de juros, caso cumpra uma série de metas associadas à sustentabilidade”.

“O novo compromisso bancário surge num contexto favorável para a LATAM Airlines que, após o seu regresso à Bolsa de Nova Iorque com o simbólico “Ring the Bell”, registou um lucro líquido de 301 milhões de dólares (cerca de 286 milhões de euros) no terceiro trimestre do ano, acumulando 705 milhões de dólares (cerca de 670 milhões de euros) de lucro líquido entre janeiro e setembro de 2024”, explica a companhia aérea.

Segundo Andrés del Valle, diretor de Finanças Corporativas do Grupo LATAM Airlines, este é o “primeiro produto financeiro associado à sustentabilidade” que a companhia aérea contrata e representa um primeiro passo para que a transportadora continue “a explorar outros instrumentos semelhantes no futuro, como as obrigações ligadas à sustentabilidade”.

“Este marco não só reforça o nosso compromisso de ser um grupo mais sustentável, em linha com nossa estratégia e ações focadas em mudanças climáticas, economia circular e valor compartilhado, mas também permite que a LATAM Airlines seja pioneira na promoção de finanças relacionadas à sustentabilidade no setor de aviação na região”, acrescenta o responsável.

O empréstimo é um refinanciamento de um Spare Engine Facility (SEF) existente, que faz parte da estrutura de capital da LATAM Airlines há uma década e permitiu uma “redução significativa da taxa de juros, além de otimizar a garantia da linha – ou seja, reduzir o número de motores dados em garantia – e estender a duração para o futuro”.

A transação inclui disposições relacionadas com a sustentabilidade, segundo as quais a companhia aérea pode receber ajustamentos de preços com base no seu desempenho no que respeita à intensidade de carbono das operações, medida em toneladas de emissões de CO2/tonelada-quilómetro de receitas (RTK).

Segundo a LATAM Airlines, “esta operação inaugural de financiamento sustentável apoia a estratégia da empresa, em particular o objetivo do grupo de atingir zero emissões líquidas até 2050”.

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TAP sobe dois lugares no ranking da AirHelp e alcança melhor posição em cinco anos

A TAP ficou na 29.ª posição do AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, naquela que foi a melhor classificação da companhia aérea nacional nos últimos cinco anos.

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A TAP subiu dois lugares no AirHelp Score 2024, o ranking da AirHelp que identifica as melhores companhias aéreas do mundo, ficando na 29.ª posição, com uma pontuação global de 6,97, avança a empresa de defesa dos direitos dos passageiros aéreos, em comunicado.

“Na análise referente a Portugal, verifica-se que a TAP Air Portugal, encontra-se na 29ª posição do ranking, com uma pontuação global de 6,97 com o ponderador mais baixo a ser a pontualidade dos voos (5,9). No processamento de reclamações, a companhia aérea apresenta uma pontuação de 7 e na qualidade do serviço uma pontuação de 8”, indica a AirHelp.

Apesar de ter subido dois lugares face à 31.ª posição alcançada neste ranking em 2024, “a pontuação global da companhia área diminui face ao ano passado, passando de 7,16 em 2023 para 6,97 em 2024”, aponta a AirHelp.

“É de referir ainda que, em 2024, a TAP aumentou a sua pontuação no que à pontualidade e qualidade de serviço diz respeito. No entanto, na gestão de reclamações, a companhia aérea viu a sua pontuação diminuir”, justifica a empresa.

A posição alcançada pela TAP no AirHelp Score 2024 é, no entanto, a melhor alcançada pela companhia aérea nacional nos últimos cinco anos, uma vez que, em 2019, a transportadora tinha ficado na 61.ª posição, subindo para o 33.º lugar em 2022 e para a 31.ª posição no ano passado.

Liderança regressa à Europa

O ranking da AirHelp analisou as companhias aéreas de todo o mundo e, este ano, não é liderado pela Qatar Airways, que alcançava a primeira posição desta lista desde 2016, ficando a dianteira para a Brussels Airlines, que registou uma subida vertiginosa.

“Este ano, cabe a uma companhia aérea europeia ocupar o primeiro lugar: a Brussels Airlines. A companhia aérea belga sobe 11 lugares em relação ao ano passado graças a uma pontuação de 8,12, obtida com base em 7,8 para a pontualidade, 7,9 para a experiência do utilizador e 8,7 para o tratamento das reclamações”, refere a AirHelp.

A Qatar Airways passou para a segunda posição do ranking, depois de uma descida na pontuação de 8,38 pontos, que tinha recebido no ano passado, para 8,11 pontos, enquanto a transportadora americana United Airlines figura no terceiro lugar com uma classificação global de 8,04 pontos.

“Em termos de ponderadores usados para obter a classificação global, a companhia aérea com a melhor pontuação de pontualidade é a Oman Air (em 19º lugar), enquanto a companhia aérea menos pontual da lista é a Tunisair (em 109º lugar). Em termos de qualidade do serviço, os passageiros da Emirates são os mais satisfeitos, apesar desta companhia aérea ocupar o 55º lugar na classificação; a Tunisair é, mais uma vez, a pior das companhias aéreas incluídas neste tópico. Finalmente, no que respeita à gestão de reclamações, a melhor companhia aérea é a Air Serbia (10º lugar)”, acrescenta a AirHelp.

O ranking AirHelp Score é realizado desde 2015, com o objetivo de oferecer aos passageiros aéreos as melhores previsões sobre como será a sua experiência de viagem com as companhias aéreas do mundo.

A avaliação da AirHelp é realizada de acordo com o processamento de reclamações, pontualidade e qualidade do serviço. Mais informações aqui.

 

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Icelandair já recebeu primeiro avião A321LR

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, dando início à renovação da frota da companhia aérea islandesa, que vai contar com mais três destes aparelhos.

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A Icelandair já recebeu o seu primeiro avião Airbus A321LR, aparelho que marca o primeiro passo para a renovação da frota da companhia aérea islandesa, que deverá contar com mais três destes aparelhos, informou a Airbus, em comunicado.

O primeiro avião A321LR da Icelandair conta com 187 lugares e está configurado em duas classes de bordo, incluindo 22 lugares em Business e 165 assentos em classe económica.

“O A321LR é ideal para rotas transatlânticas, proporcionando alcance estendido com uma aeronave capaz de voar em rotas de até 4.000 milhas náuticas”, destaca a Airbus, que sublinha também a “avançada eficiência” deste aparelho, que consome menos 20% de combustível, assim como uma redução das emissões de CO2 face aos aparelhos mais antigos.

O novo avião da Icelandair conta também com motores que já estão preparados para operar com até 50% de Combustível de Aviação Sustentável (SAF), aumentando para até 100% a capacidade de SAF até 2030.

O aparelho conta ainda 40 compartimentos de bagagem, que proporcionam até mais 60% de capacidade de armazenamento face aos aviões de geração anterior, assim como sistema de entretenimento a bordo e o mais recente sistema de iluminação.

Até ao momento, a Airbus conta com 6.700 aparelhos A321 encomendados por mais de 90 clientes em todo o mundo.

 

 

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Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos

A Sérvia está apostada em captar novas e mais companhias aéreas para o aeroporto de Belgrado. Para tal, introduzirá um novo plano de incentivos já a partir do primeiro dia de 2025.

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O Aeroporto Nikola Tesla de Belgrado anunciou uma revisão abrangente do seu plano de incentivos, que entrará em vigor a 1 de janeiro de 2025. O plano atualizado introduz incentivos específicos destinados a atrair novas companhias aéreas, expandir a rede de rotas do aeroporto, promover operações durante as horas de vazio e identificar mercados de especial interesse, como, por exemplo, Irlanda, o Reino Unido e o Norte de África.

“O Aeroporto de Belgrado está empenhado em adaptar-se às tendências emergentes e em impulsionar a recuperação e o crescimento do setor da aviação através das suas iniciativas de desenvolvimento estratégico. Com o novo plano de incentivos (alterado), o aeroporto pretende criar um quadro para a recuperação acelerada do tráfego aéreo, reforçar a sua posição como plataforma regional e expandir as ligações a novos mercados através de rotas curtas, médias e intercontinentais”, afirmou o operador aeroportuário VINCI.

O plano oferece benefícios financeiros substanciais às companhias aéreas que introduzam novas rotas ou que não tenham sido exploradas nos últimos 12 meses. Estes incentivos têm por objetivo reduzir os custos operacionais iniciais e encorajar um crescimento sustentável.

No que se refere às rotas de curto e médio curso, os incentivos incluem a isenção total das taxas de aterragem no primeiro ano, enquanto as taxas de serviço dos passageiros serão reduzidas para sete euros por passageiro que parta no primeiro ano, diminuindo para dois euros no terceiro ano.

No segmento de longo curso, o plano inclui uma isenção total das taxas de aterragem no primeiro ano, seguida de um desconto de 70% no segundo ano. Além disso, as taxas de serviço dos passageiros serão reduzidas para nove euros no primeiro ano, diminuindo ao longo de três anos. São oferecidos bónus adicionais para as operações durante todo o ano e para as operações fora das horas de ponta.

Para melhorar a conetividade, o aeroporto incentivará o aumento das frequências ou das capacidades nas rotas existentes com menos de quatro voos semanais através de descontos aos passageiros, redução das taxas de aterragem e incentivos às operações fora das horas de ponta. As companhias aéreas que demonstrem um crescimento do volume de passageiros são também elegíveis para incentivos escalonáveis ao abrigo do plano. Isto inclui tanto os passageiros ponto-a-ponto como os passageiros em trânsito. O operador comprometeu-se igualmente a renunciar às taxas de estacionamento para as companhias aéreas que instalam os seus aviões no aeroporto. Esta medida incentiva as transportadoras a estabelecerem operações a longo prazo e a utilizarem Belgrado como plataforma de correspondência principal.

O aeroporto também oferecerá incentivos para o desenvolvimento de rotas consideradas de “interesse especial”. Estas incluem destinos na Irlanda, destinos não servidos no Reino Unido, Marrocos, Líbia e Argélia, bem como todos os destinos situados entre 2.500 quilómetros e 4.000 quilómetros de Belgrado.

Além disso, o aeroporto vai também incentivar o desenvolvimento do tráfego regional, que considera ser o destino num raio de 500 quilómetros da capital sérvia, mas que só estará disponível em rotas operadas por uma única companhia aérea, bem como em rotas com mais de sete voos semanais durante o inverno e menos de 21 frequências durante o verão.

Segundo a EX-YU Aviation News, o operador francês VINCI desempenhará um papel mais pró-ativo no desenvolvimento do tráfego aéreo no aeroporto nos próximos tempos.

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Confirmada fusão asiática

A fusão entre a Korean Air e a Asiana Airlines foi confirmada recentemente, depois da Comissão Europeia ter analisado as condições exigidas para o negócio.

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A Korean Air cumpriu todas as condições estabelecidas pela autoridade da concorrência da União Europeia (UE) para a sua fusão com a Asiana Airlines. A Comissão Europeia (CE) anunciou que concluiu a sua análise após confirmar que a Korean Air cumpriu todas as condições exigidas para a fusão com a Asiana Airlines.

Em fevereiro de 2024, a CE concedeu uma aprovação condicional sujeita a dois requisitos fundamentais: garantir operações estáveis de uma transportadora de remédios em quatro rotas europeias sobrepostas (Barcelona, Frankfurt, Paris e Roma) e a alienação do negócio de carga da Asiana.

A Korean Air designou a T’way Air como transportadora de recurso para as rotas europeias, comprometendo-se a prestar apoio operacional, incluindo aeronaves, tripulação de voo e serviços de manutenção.

Uma transportadora de recurso numa concentração de companhias aéreas é uma empresa que recebe acesso não discriminatório ao conteúdo de uma companhia aérea resultante da concentração através de canais de distribuição indiretos. Isto permite aos consumidores comparar as ofertas das companhias aéreas objeto da concentração com as dos concorrentes, o que pode ajudar as transportadoras mais pequenas a atrair consumidores

Por enquanto, as duas marcas continuarão a operar separadamente, mas o plano passa pelo desaparecimento completo da marca Asiana.

As duas transportadoras também têm filiais low cost – Korean Air que tem a Jin Air e a Asiana que tem a Air Busan e a Air Seoul. O plano é que a Jin Air absorva tanto a Air Busan como a Air Seoul.

Segundo os analistas, a Jin Air resultante, agora de grandes dimensões, será provavelmente maior do que as duas outras grandes transportadoras coreanas low cost, a Jeju Air e a T’Way Air.

A fusão significará também que a companhia aérea combinada fará parte da SkyTeam Alliance e que a Asiana deixará a Star Alliance.

A Korean Air já apresentou a aprovação final da Comissão Europeia ao Departamento de Justiça dos EUA e planeia concluir a transação até ao final de 2024.

De referir que a Korean Air é uma das 20 maiores companhias aéreas do mundo, fundada há mais de 55 anos, transportando mais de 27 milhões de passageiros em 2019, antes da COVID. Com o seu hub global no Aeroporto Internacional de Incheon (ICN), a companhia aérea serve 114 cidades em 40 países nos cinco continentes com uma frota de 158 aeronaves e mais de 20.000 funcionários profissionais.

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Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal

A Transavia lançou uma promoção que oferece preços especiais para visitar os Mercados de Natal da Europa e que conta com valores desde 30 euros para voos de ida.

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A Transavia lançou uma promoção que oferece preços especiais para visitar os Mercados de Natal da Europa e que conta com preços desde 30 euros para voos de ida, informou a companhia aérea low cost do grupo Air France-KLM.

Amesterdão, Paris ou Bordéus são alguns dos destinos que a Transavia propõe para esta temporada de inverno e que são conhecidos pelos Mercados de Natal, aos quais os passageiros portugueses podem chegar através de vários aeroportos nacionais.

No caso de Amesterdão, os preços começam nos 39 euros para voos desde Lisboa, enquanto desde Faro os valores têm início nos 44 euros e, desde o Funchal, há preços a partir de 64 euros.

Para Bordéus, a Transavia disponibiliza preços desde 34 euros na nova rota desde o Porto, enquanto Paris está acessível a partir de 30 euros para voos desde o Porto, enquanto desde Lisboa os valores começam nos 33 euros.

A Transavia disponibiliza ainda voos para a capital francesa à partida de Faro e do Funchal, com os valores a arrancarem nos 35 euros no caso da capital algarvia e nos 65 euros desde a capital madeirense.

As reservas estão disponíveis aqui e os valores apresentados já incluem todas as taxas, com exceção da bagagem de porão.

 

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Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho

A Cathay Pacific começa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho de 2025, disponibilizando quatro voos por semana, às segundas, terças, quintas e sábados.

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A Cathay Pacific vai abrir uma nova rota para a Europa, passando a ligar Munique, na Alemanha, a Hong Kong, no sul da China e onde se localiza a sede da transportadora aérea de luxo, que vai operar, a partir de junho de 2025, quatro voos por semana nesta rota.

De acordo com um comunicado do Aeroporto de Munique, os voos da Cathay Pacific entre a cidade alemã e Hong Kong vão decorrer às segundas, terças, quintas e sábados, sendo operados num avião Airbus A350-900.

A Cathay Pacific torna-se, assim, na quarta companhia aérea asiática a abrir voos para Munique nos últimos três anos, aumentando para oito o número de transportadoras aéreas originárias do continente asiático a operar neste aeroporto da Alemanha.

“O facto de a Cathay Pacific ter escolhido o Aeroporto de Munique mostra tanto a valorização do nosso aeroporto quanto o poder de atração do estado da Baviera. A reconexão com a metrópole económica de Hong Kong através da transportadora doméstica Cathay Pacific é um grande sucesso”, diz Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

Já Lavinia Lau, diretora comercial e de clientes da Cathay Pacific, sublinha que Munique é o segundo aeroporto na Alemanha onde a companhia aérea opera e o 10.º na Europa, considerando que estes voos vão permitir a “ligação direta” entre Hong Kong e “um dos mais importantes centros económicos, turísticos e de transporte da Europa”.

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Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores

A maior parte das companhias aéreas está a falhar na transição para combustíveis sustentáveis, segundo uma análise feita a 77 companhias aéreas em que a portuguesa TAP integra o grupo das piores.

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O ‘ranking’ das companhias aéreas foi feito pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E, na sigla original), que junta organizações não-governamentais da área do ambiente e do transporte, tendo como objetivo promover um transporte mais sustentável.

Segundo a investigação, das 77 companhias aéreas de todo o mundo, a maior parte, 87%, está a falhar na transição, já que apenas 10 estão a adotar alternativas credíveis ao ‘jetfuel’ convencional.

As outras 67 ou estão a comprar combustíveis sustentáveis para a aviação, mas em quantidade insuficiente, ou a comprar o tipo errado de combustíveis, ou nem sequer estão a considerar usar combustíveis sustentáveis.

A TAP aparece na lista das mais mal classificadas, uma lista que entre a 41.ª posição e a última tem zero pontos em todas as opções analisadas para cada companhia.

A associação ambientalista Zero, que faz parte da T&E e que divulga a análise, afirma que da redução de emissões da TAP se conhece apenas um voo de teste com combustíveis sustentáveis em 2022, “não se conhecendo objetivos para a utilização de combustíveis sustentáveis para a aviação ou e-SAF (combustível sintético) até 2030 ou investimentos ou acordos relacionados com combustíveis sustentáveis para a aviação”.

A Zero acrescenta: “As companhias aéreas, incluindo a TAP, não estão apenas a fazer muito pouco no que respeita à adoção de combustíveis sustentáveis para a aviação; muitas delas não estão a fazer nada, levantando sérias dúvidas sobre os passos que é preciso dar para mitigar o seu impacto climático”.

Segundo o ‘ranking’, as três companhias aéreas mais bem classificadas são a Air France-KLM, a United Airlines e a Norwegian, pelo recurso (uso ou investimento) a combustíveis sustentáveis (SAF- Sustainable Aviation Fuel).

Na lista, as companhias aéreas receberam pontos por definirem metas para incorporação de e-SAF e de combustíveis sustentáveis para a aviação (seja compra efetiva seja compromissos assumidos).

No documento da T&E divulgado pela Zero em comunicado, alerta-se que nem todos os SAF são sustentáveis e que o e-SAF é o melhor. O bioSAF (a partir de resíduos florestais, óleos e gorduras) varia em sustentabilidade e é limitado na quantidade. Os combustíveis feitos a partir de culturas alimentares ou forrageiras não são sustentáveis.

A Zero alerta que a maioria das companhias aéreas do ‘ranking’ usa o tipo errado de SAF, com os biocombustíveis feitos a partir de culturas como milho e soja a representarem 30% dos acordos com fornecedores (o e-SAF 10%).

No documento denuncia-se ainda a falta de investimento dos produtores de ‘jetfuel’ fóssil em SAF (menos de 03% da produção anual de combustíveis para a aviação até 2030), e, “pior ainda” os planos que existem é para bioSAF (e não para e-SAF, que é um combustível sintético produzido a partir de eletricidade renovável, hidrogénio verde e dióxido de carbono captado diretamente do ar).

Diz a Zero que em Portugal a Galp, principal fornecedor, prevê iniciar a produção de SAF em 2026, essencialmente biocombustíveis, e acrescenta que as petrolíferas têm relutância em investir em SAF.

No mundo inteiro a adoção de combustíveis sustentáveis é muito baixa. Segundo o estudo, para as 77 companhias aéreas avaliadas os volumes projetados de combustíveis sustentáveis para a aviação levarão a uma redução de apenas 0,9% nas emissões em 2030.

A Zero defende no comunicado que as companhias aéreas têm de definir metas de uso de combustíveis sustentáveis, que as petrolíferas devem acelerar a transição e que os reguladores devem ser mais proativos, e devem assegurar que a União Europeia toma o investimento em e-SAF como uma prioridade.

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Uzbekistan Airways ligará Madrid a Tashkent com voo direto a partir de 2025

A companhia aérea ligará Madrid e Tashkent a partir de 7 de abril de 2025.

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A Uzbekistan Airways anunciou a abertura de um voo de Tashkent para Madrid a partir da próxima primavera. A nova rota, que ligará as capitais dos dois países, terá início com uma frequência semanal, todas as segundas-feiras, a partir de 7 de abril de 2025, em voo direto.

O voo com destino a Madrid partirá às 18h35 e aterrará no destino às 4h40 do dia seguinte (hora local). As operações a partir de Tashkent partirão às 12h00 e aterrarão às 17h05 (hora local).

A rota será operada com um Boeing 787-9 Dreamliner com uma configuração de 30 lugares em classe executiva e 285 lugares em classe económica.

A Uzbekistan Airways acrescenta Madrid como um novo destino na Europa aos seus atuais destinos em Londres, Frankfurt, Munique e Milão.

A nova rota ligará Madrid a Tashkent em pouco mais de oito horas e terá ligações a destinos como Domodedovo (DME), Vnukovo (VKO), Grozny (GRV) e Almaty (ALA).

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