Assine já

42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, de 24 a 28 de setembro de 2014 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Movimentação 24/09/2014

Homepage

ABAV com 10 mil inscritos

A 43ª edição do certame irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Setembro em São Paulo, no Brasil.

Marta Barradas

42ª ABAV – Expo Internacional de Turismo, de 24 a 28 de setembro de 2014 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Movimentação 24/09/2014

Homepage

ABAV com 10 mil inscritos

A 43ª edição do certame irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Setembro em São Paulo, no Brasil.

Marta Barradas
Sobre o autor
Marta Barradas
Artigos relacionados

A 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo, que se realizará entre os dias 24 e 26 de Setembro em São Paulo, no Brasil, atingiu um novo recorde de inscritos, contando já com mais de 10 mil profissionais de turismo.

Em comunicado, a organização do certame revela que na grande maioria, os inscritos são agentes de viagens, directores, executivos de contas, gerentes, presidentes e sócios directores, vendedores e supervisores de agências de viagens.

A edição deste ano conta com algumas alterações no calendário e na programação, entre as quais três dias dedicados ao público profissional, que tem início quinta-feira, dia 24, e termina no sábado, dia 26, de forma a facilitar a visita de quem não pode deixar o expediente regular da agência durante a semana.

A ABAV apresenta ainda uma mudança em termos de horário – das 12h00 às 20h00 – excepto no primeiro dia, 24 de Setembro, que terá início pelas 09h30, com a abertura social solene no Auditório Elis Regina, ao lado do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde decorre o evento.

Recorde-se que a 43ª edição da ABAV – Expo Internacional de Turismo inclui também o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.

As inscrições para ‘hosted buyers’ nacionais e internacionais, bem como para o público profissional, já estão abertas e podem ser feitas directamente em www.abavexpo.com.br.

 

Sobre o autorMarta Barradas

Marta Barradas

Mais artigos

Créditos: Martinhal

Alojamento

Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences inaugurados com 90% dos apartamentos vendidos

O grupo Martinhal inaugurou um novo projeto de hotelaria e branded residences em Lisboa, no Parque das Nações. O edifício de 14 andares é composto por 152 apartamentos turísticos e residenciais, no qual foram investidos pelo menos 75 milhões de euros.

Carla Nunes

Esta sexta-feira, 2 de junho, o grupo Martinhal inaugurou mais uma unidade, onde junta a vertente hoteleira e residencial – o Martinhal Lisbon Oriente e o Martinhal Residences.

A sessão de inauguração foi presidida por Chitra Stern, fundadora do grupo, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que agradeceu a Chitra e Ronan Stern pelo investimento realizado “no nosso país e sobretudo na nossa cidade”, numa “empresa que hoje dá emprego a mais de 600 pessoas”.

O recente edifício de 14 andares com 152 apartamentos, situado no Parque das Nações, em Lisboa, é constituído por 82 apartamentos turísticos com serviço de hotelaria, até ao 4.º andar, e 70 apartamentos residenciais com hipótese de aluguer por parte do proprietário, do 5.º ao 14.º andar.

Os alojamentos turísticos estão disponíveis num modelo de ‘sale and leaseback’, ou seja, o grupo vende os apartamentos – que podem ser utilizados pelos proprietários por um período estipulado em contrato – ao mesmo tempo que garante a exploração turística dos mesmos na ausência dos proprietários, garantindo um retorno de 3% a 4% do investimento.

Na vertente turística, os apartamentos estão disponíveis para hóspedes nas tipologias de estúdio (desde 165 euros por noite), T1 (desde 278 euros por noite), T2 (desde 418 euros por noite) e T3 (desde 584 euros por noite). Estes estão totalmente equipados com equipamentos Smeg e incluem uma casa de banho por quarto, sala e kitchenette com máquinas de secar, lavar roupa e loiça, todos mobilados pela empresa Época.

Já os apartamentos residenciais, também totalmente equipados, foram projetados com chão de madeira, cozinhas Bulthaup e eletrodomésticos Miele.

Créditos: Martinhal

De momento, a unidade já vendeu 90% dos apartamentos turísticos e residenciais, não restando nenhum alojamento turístico para venda – razão pela qual o gabinete de comunicação do grupo afirmou não ser possível adiantar os valores de aquisição atualizados destes alojamentos, já que o último apartamento foi vendido há mais de um ano.

No entanto, à data desta publicação, estavam ainda disponíveis 15 apartamentos residenciais de categoria T3 (a partir de 1,9 milhões euros) e T3 plus (a partir de 2,1 milhões de euros).

Os alojamentos são elegíveis para Golden Visa, sendo que os portugueses representam 20% dos proprietários dos alojamentos já vendidos. Os restantes 80% cabem a estrangeiros de cerca de 60 nacionalidades.

Créditos: Martinhal

Se no Algarve o segmento das unidades Martinhal é mais familiar, a aposta para o Martinhal Lisbon Oriente e Martinhal Residences será também trabalhar o cliente corporate.

“Continuamos fiéis à marca Martinhal, onde acolhemos famílias, pelo que temos instalações [a pensar neste segmento], mas também sabemos que existem clientes corporate na área – a AGEAS está mesmo ao lado, a Vodafone, a Microsoft, também temos a WebSummit… Esperamos uma grande variedade de turistas de todo o mundo”, explica Chitra Stern à Publituris Hotelaria.

Apesar de os promotores não revelarem o valor atual deste projeto, à data da publicação do número 201 da Publituris Hotelaria em janeiro deste ano – referente às aberturas e remodelações hoteleiras dos próximos três anos – foi referido que foram investidos 75 milhões de euros neste empreendimento.

Um edifício onde Bordalo, Kruella d’Enfer e Graça Paz se reúnem

O empreendimento, cujo projeto de arquitetura tem a assinatura de Capinha Lopes e paisagismo de João Cerejeiro, inclui várias estruturas e serviços disponíveis tanto para os clientes dos alojamentos turísticos, como dos residenciais.

Estes incluem uma piscina interior e duas piscinas exteriores – uma para adultos e outra para crianças – um kids club para crianças dos três aos oito anos com sessões supervisionadas, babysitting nos apartamentos e um espaço de reuniões com cabines para chamadas privadas.

De destacar ainda o restaurante Terrace, encabeçado pelo chef Daniel Andrade, que também funciona para passantes de forma ininterrupta, das 7h00 às 00h00. Aqui, o foco vai para o Este, como explica Chitra Stern, “onde há uma grande fusão de sabores da Grécia, Turquia, Médio Oriente, até à Índia, China e Japão” – fazendo assim referência “à localização na zona Este de Lisboa, o Oriente, daí termos este conceito”.

A unidade conta com 44 peças de arte criadas em exclusivo para este projeto por seis artistas portugueses, nomeadamente Graça Paz, Pedro Batista, Vasco Águas e Tamara Alves, que elaboraram desenhos originais bordados à mão em pano de linho e pinturas contemporâneas em tela e papel, que foram reproduzidas num número limitado de litografias distribuídas pelos apartamentos de hotel e corredores de cada piso.

Já Kruella d’Enfer pintou um mural interior massivo em 19 pisos, divididos para cada entrada de elevador, desde o parque de estacionamento ao rooftop, “que representam cenas do fundo do mar ao espaço galáctico”, como indicado em comunicado. Também Bordalo II marca presença neste espaço, com quatro peças em exposição permanente.

Créditos: Martinhal

Quando questionada sobre os projetos futuros, Chitra Stern declara que gostariam “de fazer crescer ainda mais a marca Martinhal, no entanto, tem de ser a oportunidade certa”.

Tal como explica, “geralmente demoramos bastante tempo até [chegarmos a uma decisão] – tanto no Quinta do Lago como no Chiado, Cascais e Oriente devemos ter olhado para mais de 200 projetos e lotes, e só escolhemos estes”.

A venda do antigo Martinhal Cascais à família Pinto Correia, do Onyria, foi descrita por Chitra como “uma oportunidade win-win”, com a fundadora do grupo a afirmar que estão a olhar para outros projetos em Portugal. No entanto, esta não esconde que “somos muito picuinhas em relação aos projetos que escolhemos”, pelo que preferiu não adiantar os projetos em vista para um futuro próximo.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

Mais artigos
Turismo

Comissão Regional da OMT para Europa avaliou o estado do turismo na região

Os líderes europeus do turismo estiveram reunidos de 31 de maio, até esta sexta-feira, 2 de junho, em Sófia (Bulgária) para promover planos partilhados para o futuro do setor.

Publituris

A 68ª reunião da Comissão Regional da OMT para a Europa, avaliou o estado atual do turismo na região e também reconheceu a importância vital da educação, emprego e investimentos para uma sociedade mais inclusiva e futuro sustentável.

Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “o turismo europeu está a recuperar fortemente e a caminho de regressar aos níveis pré-pandémicos até o final do ano”. Assim, disse: “Este é exatamente o momento de intensificar os nossos esforços para transformar o nosso setor, com uma força de trabalho qualificada e investimentos adequados vitais para torná-la mais resiliente, sustentável e inclusiva.”

Os membros europeus, representando 40 países, incluindo ministros e vice-ministros do Turismo concentram-se nas principais prioridades promovidas pela OMT, que passam pelo emprego, educação, investimentos e sustentabilidade.

Em relação ao emprego, a OMT continua a apoiar as instituições da União Europeia no contexto do Ano Europeu das Competências, com a fase de co-implementação do Caminho de Transição da UE para o Turismo agora em andamento para requalificar a força de trabalho do turismo da União Europeia.

No que diz respeito à educação, os membros foram atualizados sobre a criação de um primeiro Bacharelado em Gestão de Turismo Sustentável, em parceria com a Lucerne University of Applied Arts and Sciences, e para lançar um kit de ferramentas projetado para ajudar a tornar o turismo uma disciplina nas escolas de ensino médio em todo o mundo.

Identificada como uma prioridade chave para o setor, os investimentos, a OMT preparou o palco para o Dia Mundial do Turismo 2023 (27 de setembro) com o tema ‘Investimentos Verdes’ e também antecipou o Fórum de Investimento em Turismo da OMT (Yerevan, Armênia, setembro de 2023).

Por outro lado, a OMT continua a orientar os esforços de ação climática do turismo global, os principais trabalhos incluem a Iniciativa Global de Plásticos de Turismo (49 signatários até o momento, sendo 17 de países europeus) e a Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo (mais de 800 signatários até o momento, de metade da Europa).

Aderindo às obrigações estatutárias da Organização, os membros concordaram que a Ucrânia atuará como presidente da Comissão para a Europa no período de 2023 a 2025, enquanto a Grécia e a Hungria serão os vice-presidentes, que o Dia Mundial do Turismo 2024, assinalado sob lema “Turismo e Paz”, será oficialmente organizado pela Geórgia, e que a Comissão se reunirá no Uzbequistão este outono para sua 69ª reunião e na Albânia em 2024 para sua 70ª reunião.

Portugal eleito para os Comités das Estatísticas e da Sustentabilidade (2023-2027) da OMT

Entre os principais temas da 68.ª Reunião da Comissão para a Europa da Organização Mundial do Turismo estiveram as eleições para o Conselho Executivo (2023-2025) e órgãos subsidiários para o período 2023-2027.

Segundo o Turismo de Portugal, em 2023, quatro dos países europeus que são membros do Conselho Executivo terminaram o seu mandato; França, Itália, Portugal e Turquia. Foram eleitos para o período 2023-2025 a Chéquia, Itália, Lituânia e Bulgária e o Azerbaijão (eleito em substituição da Rússia). Neste mandato, Portugal não se candidatou ao Conselho Executivo.

O nosso país candidatou-se sim, de acordo com a mesma fonte, ao Comité de Estatísticas (2023-2027) tendo sido eleito conjuntamente com a Áustria e ao Comité da Sustentabilidade (2023-2027) tendo sido eleito conjuntamente com a Croácia.

A OMT tem seis comissões regionais (África, Américas, Leste Asiático e Pacífico, Europa, Médio Oriente e Sul da Ásia). As comissões reúnem-se pelo menos uma vez por ano e são compostas por todos os membros (Portugal integra a Comissão para a Europa) e associados daquela região. Os membros afiliados da região participam como observadores.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

CROISIEUROPE oferece descontos para acompanhantes e passageiros individuais em uma seleção de cruzeiros

A empresa lança esta oferta, para partidas selecionadas neste verão, em cruzeiros no Danúbio e no Sena

Brand SHARE

A CroisiEurope, a maior empresa de cruzeiros fluviais da Europa, oferece tarifas especiais nos seus cruzeiros Pérolas do Danúbio e Belezas de Paris e Costa da Normandia em viagens de verão em junho, julho e agosto. As tarifas incluem um desconto de 50%, para o acompanhante, no caso de viajar em cabine dupla ou o suplemento individual gratuito no caso de passageiros individuais.

Este desconto está incluído em:

• Saídas nos dias 28 de junho e 1, 8 e 29 de julho no roteiro Pérolas do Danúbio, um cruzeiro de 8 dias pelo Danúbio, visitando os seguintes destinos: Viena, capital do Império Austro-Húngaro, onde você pode visitar as incríveis Museu Sisi; Melk, com a sua impressionante abadia, que merece uma visita sobretudo pela sua espetacular biblioteca; Dürnstein, uma cidade de conto de fadas com um castelo em ruínas e também conhecida por ser um local com produção de vinhos de alta qualidade; Bratislava, com suas vielas coloridas que lembram uma cidade de conto de fadas; Kaloksa, uma típica cidade húngara, com um belo centro histórico e uma estância termal, cidade também famosa pelos seus bordados e pela sua páprica vermelha; Budapeste, a pérola do Danúbio, centro industrial, comercial e de transportes, considerada uma das mais belas cidades da Europa; e Esztergom, uma cidade episcopal onde está localizada a maior basílica da Europa Central.

• As saídas nos dias 6 e 17 de agosto do roteiro “As belezas de Paris e da costa da Normandia”, um cruzeiro de 8 dias pelo Sena visitando: Paris, a capital francesa com inúmeras atrações como como a Torre Eiffel ou os Champs Elysées. Vernon, onde pode visitar a casa de Claude Monet com seu jardim de flores e água. Uma pequena cidade com notável patrimônio arquitetónico; Duclair, onde está localizada a famosa estrada das Abadias, carregada de património histórico perto de Jumièges, Saint Paer e Yainville; Honfleur, uma charmosa vila de pintores com lojas e restaurantes típicos que fazem deste porto normando um dos lugares mais bonitos da costa norte da França; Rouen, uma cidade importante na época romana e na Idade Média, com as suas Igrejas Góticas; Les Andelys, nos meandros do rio Sena, onde o castelo Gaillard apresenta uma posição estratégica sobre uma falésia.

A empresa oferece excelente gastronomia nos seus cruzeiros em regime de tudo incluído e Wi-Fi gratuito. A CroisiEurope oferece pacotes de excursões ativas ou clássicas nestes cruzeiros, dependendo da forma como pretende conhecer cada destino, que podem ser reservados com antecedência.

SOBRE A CROISIEUROPE: A CroisiEurope é a primeira empresa de cruzeiros fluviais da Europa na sua categoria e possui uma frota muito actualizada e moderna de 56 navios, 48 ​​navios próprios (33 fluviais, 6 peniche, 2 marítimo-costeiros, 5 no Mekong e 2 na África Austral) e 8 em operação. Todos eles são projetados, construídos e comercializados pela própria empresa. A sua sede está localizada em Estrasburgo e desde 2005 já tem uma forte presença em Espanha, onde se vai consolidando pouco a pouco. Há mais de 40 anos trabalhamos com a mesma ideia: Descobrir o mundo através de seus rios. Uma ideia na qual a CroisiEurope aplica toda a sua experiência para oferecer aos seus clientes férias inesquecíveis. Uma extensa variedade de destinos, uma frota de navios inovadora e elegante, uma gastronomia e seleção de vinhos cuidadosa e a atenção requintada ao detalhe por parte da tripulação significam que oferecer um cruzeiro CroisiEurope significa ter a certeza de satisfazer os clientes mais exigentes. No ano passado, mais de 220.000 pessoas viajaram com a CroisiEurope.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Transportes

“Tarifa Açores” é medida de sucesso da atual governação, diz José Manuel Bolieiro

No segundo aniversário da entrada em vigor da “Tarifa Açores”, o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, sublinhou que esta é uma medida de sucesso da atual governação, “disruptiva e reformista” na relação entre o serviço da SATA e a mobilidade interilhas dos cidadãos residentes na região.

Publituris

Depois de “mais de meio milhão de passageiros” ter já usufruído da “Tarifa Açores”, José Manuel Bolieiro adiantou que, para o verão que se aproxima, haverá mais 93 mil lugares disponíveis para reservas, na comparação com o mesmo período de 2022.

Citado na página oficial do Governo Regional, o chefe do executivo açoriano, que se reuniu com a administração da empresa, disse que “conhecemos agora melhor os Açores para os amarmos anda mais”.

A “Tarifa Açores”, medida aceleradora de criação do mercado interno, representa um importante contributo para a mobilidade dos açorianos, para um melhor conhecimento dos Açores pelos residentes nas nove ilhas. A compra de viagens consiste num processo simples e automático, onde se evitam ações suplementares por parte dos passageiros, que pagam um preço máximo pela sua viagem de até 60 euros, indica a mesma fonte.

“Permitimos uma solução que elimina o anátema do subsídio de dependência, da mão estendida e da fraude fiscal. O subsídio que a «Tarifa Açores» permite é dirigida ao passageiro”, vincou ainda José Manuel Bolieiro, valorizando o princípio de “continuidade territorial” garantido pela medida, segundo noticia o site do Governo Regional.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

GuestReady: JMJ já está a provocar um aumento de preços superior a 100% no AL em agosto

A GuestReady, empresa de gestão do Alojamento Local (AL) em Portugal, revela que, para além dos festivais de música, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto deste ano trará estadias longas a este tipo de alojamento, de sete dias, estando já a provocar um aumento de 100% nos preços.

Publituris

A empresa acaba de anunciar, em nota de imprensa, os momentos mais rentáveis para o AL em 2022 e previsões para 2023, enumerando os eventos que ajudam a equilibrar o calendário da procura ao longo do ano.

A Web Summit foi o evento com maior impacto no AL português em 2022, seguido do Primavera Sound, com recordes que se deverão repetir em 2023, refere a GuestReady, destacando a Jornada Mundial da Juventude que terá lugar este verão, em Lisboa, e que já está a provocar um aumento de preços em agosto superior a 100%.

A encabeçar o top dos eventos com maior impacto no AL em 2022, surge a cimeira tecnológica da Web Summit, em Lisboa, que levou a um aumento da procura em toda a cidade, especialmente nas zonas do Parque das Nações e da Baixa. A cimeira arrecadou estadias com uma média de quatro noites, tendo a GuestReady registado um aumento de preços superior a 80%, elevando os preços por noite até aos 500 euros na capital.

No mesmo ano, seguiu-se o Primavera Sound, concentrando portugueses e estrangeiros no Porto, o que levou a cidade a atingir uma ocupação de praticamente 100% durante o fim de semana do festival, com preços cerca de 50% mais caros. A empresa de gestão do Alojamento Local prevê um impacto semelhante no mercado da invicta em 2023, com o festival a decorrer no início de junho, no fim de semana de 7 a 10.

Já o Rock in Rio ocupou o terceiro lugar no top dos eventos de 2022. Gerou uma semana inteira de elevada ocupação, provocando um aumento geral de preços na ordem dos 35%.

Apesar de o Rock in Rio não se repetir em Lisboa em 2023, os festivais NOS Alive, MEO Kalorama, SuperBock Super Rock e MEO Marés Vivas já têm datas marcadas, e a GuestReady também prevê um impacto semelhante na procura e ocupação de alojamentos.

Além destes eventos pontuais, há ainda momentos-chave recorrentes em todo o território nacional que também levam a um aumento da procura e a um aumento generalizado dos preços dos alojamentos. Nesta categoria, contam-se os feriados nacionais e fins de semana prolongados e também as celebrações e festas locais, realça a empresa.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Saiba quem são os nomeados na categoria de “Melhor Companhia de Cruzeiros” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Companhia de Cruzeiros” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” estão lançados.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Companhia de Cruzeiros”:

Costa Cruzeiros
Cunard Line
Holland America Cruise Line
MSC Cruzeiros
Norwegian Cruise Line
Princess Cruises
Royal Caribbean International

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

E os nomeados para “Melhor Rede de Agências de Viagens” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

São sete as redes de agências nomeadas na respetiva categoria nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Rede de Agência de Viagens”:

Airmet
B travel
Bestravel
GEA
Top Atlântico
Viagens Abreu
Viagens El Corte Inglés

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

ARAC vai estudar implementação de hubs de carregamento elétrico e espera incentivos para o rent-a-car

A Associação Nacional dos Locadores de Veículos – ARAC esteve esta quinta-feira, 1 de junho, reunida em Assembleia Geral Ordinária, durante a qual aprovou os objetivos para 2023.

Publituris

A Associação Nacional dos Locadores de Veículos – ARAC esteve esta quinta-feira, 1 de junho, reunida em Assembleia Geral Ordinária, durante a qual aprovou os objetivos para 2023, com destaque para a vontade da associação estudar a implementação de hubs de carregamento elétrico para o rent-a-car, em relação aos quais, diz a associação, “são esperados incentivos”, assim como para a aquisição destes veículos.

Num comunicado enviado à imprensa, a ARAC, que está a comemorar 48 anos de existência, diz que este tema está já a ser tratado “através do Fundo Ambiental e do Turismo de Portugal”, uma vez que se prevê que, em 2023, surjam “novos modelos elétricos que anunciam níveis de autonomia superiores”.

“Considerando que alguns Estados, como é o caso de Portugal têm apostado na concessão de incentivos públicos à compra de veículos elétricos, este ano deverá ficar marcado por um acréscimo deste tipo de veículos no universo dos automóveis em circulação”, acrescenta a ARAC.

A ARAC mostra-se também disponível para estudar a “viabilidade de implementação/construção” de hubs de carregamento para veículos elétricos para as empresas associadas da ARAC, num trabalho cujas condições vão ser ainda estudadas e determinadas.

“Devido às alterações climáticas provocadas pelo crescente aumento das emissões de CO2, o mundo acordou para a necessidade de reduzir drasticamente a poluição provocada pelas emissões de CO2. Perante tal cenário torna-se importante na atividade de rent-a-car, a construção de Hub’s de carregamento para as viaturas afetas a esta atividade, sobretudo junto dos terminais de transporte (aeroportos e
terminais de caminhos de ferro)”, explica a ARAC.

A ARAC espera poder contar com a colaboração de parceiros, nomeadamente das Câmaras Municipais, fornecedores de energia e empresas de higienização de veículos e quer ter uma “participação ativa”  na “criação e divulgação de novos apoios financeiros à manutenção e ao investimento na atividade representada pela ARAC, tendo por objetivo a ajudar a recuperação das empresas duramente atingidas pela pandemia e introduzir melhorias na capacidade competitiva e produtiva das empresas”.

Em 2023, a ARAC conta também lançar novos serviços de apoio aos associados e membros aliados e proceder ao “desenvolvimento de uma aplicação para gestão de sócios e veículos com vista a garantir a indispensável informação estatística sobre os sectores representados” pela associação.

Nos planos da associação para 2023 está também a realização de “Conferências e Seminários Técnicos e iniciativas afins alargando o leque temático a áreas conexas com a atividade de aluguer de automóveis sem condutor, tais como o Turismo, o
Comércio, Fiscalidade Automóvel, Legislação Laboral e Direitos do Consumidor”, além de pretender promover o “desenvolvimento das Secções da Associação, de modo a tornarem-se um forte motor das decisões setoriais”.

Este ano, a ARAC conta também manter a aposta na formação e, à semelhança do que já aconteceu em 2022, tem prevista a “realização de mais cursos profissionais especialmente dirigidos aos colaboradores das empresas associadas da ARAC, promovendo o emprego e valorizando as carreiras profissionais, com atenção às
especificidades do setor”.

“As ações de Formação Profissional supra referidas serão realizadas em colaboração com o Turismo de Portugal com recurso às Escolas de Formação Turística”, acrescenta a associação.

A associação pede ainda que, este ano, sejam corrigidas as “distorções existentes no rent-a-car face aos restantes países da União Europeia” e que seja revisto o atual quadro legal para o rent-a-cargo, sem esquecer também a revisão do D.L. 181/2012, de 6 de agosto, pelo D.L. 47/2018, de 20 de junho, que regulamenta as atividades de rent-a-car e sharing, de modo a acomodar a celebração de contratos de rent-a-car em formato digital.

A ARAC diz ainda que vai acompanhar, “com especial atenção, o projeto de código de conduta da União Europeia para a atividade de rent-a-car que pretende reunir
um conjunto de princípios aplicáveis às empresas do setor” e conta implementar ainda um canal de comunicação electrónico entre o SCoT e a base de dados
de veículos afetos ao aluguer da ARAC, através de um protocolo com a ANSR.

“Os desafios que atravessamos transcendem os limites da individualidade
das empresas. Desafios que, se os quisermos transpor, é preciso pensar de
modo mais abrangente, traçar novos caminhos, ir além das fronteiras já
dominadas”, refere ainda a ARAC, na informação divulgada.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

MAWDY mantém seguro Covid-19

Depois de a OMS ter declarado que o vírus Covid-19 deixou de se configurar como emergência sanitária global, o produto Covid-19 da MAWDY mantém-se disponível.

Publituris

Depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado que o vírus Covid-19 deixou de se configurar como emergência sanitária global, salvaguardando, contudo, que o vírus ainda se mantém ativo, podendo surgir novas variantes com efeitos relativamente imprevisíveis, os seguros de viagem da MAWDY passam a cobrir os efeitos da doença provocada por Covid-19, sempre que a doença impossibilite o segurado de viajar ou exija o recurso a serviços médicos de assistência, mesmo que não seja contratado o produto específico para cobrir Covid-19.

Assim, o produto Covid-19 ainda se manterá disponível para subscrição, uma vez que podem existir autoridades estatais que ainda exijam a menção “Covid-19” no certificado de seguro.

Em comunicado, a seguradora refere que “a manutenção deste produto também se afigura relevante para salvaguardar situações no futuro em que novas variantes possam surpreender, pois só esta solução cobre a decisão de não viajar perante um teste positivo a Covid-19, ainda que a contração do vírus não acarrete complicações de saúde” (basta o teste positivo para ativar o seguro).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Ryanair aumenta tráfego de passageiros em 10% em maio

Nos últimos 12 meses, a Ryanair transportou já 171,9 milhões de passageiros, num aumento de 39% face aos 123,8 milhões de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no período homólogo do ano anterior.

Publituris

A Ryanair transportou, em maio, um total de 17 milhões de passageiros, num aumento de 10% face a maio de 2022, quando a companhia aérea low cost tinha transportado 15,4 milhões de passageiros, avança a Ryanair em comunicado.

Em maio, a Ryanair alcançou ainda um load factor de 94% nos mais de 94.400 voos operados no quinto mês do ano, o que corresponde a uma subida de 2 pontos percentuais face aos 92% apurados no mesmo mês do ano passado.

A Ryanair realça que os resultados alcançados em maio foram possíveis mesmo com as greves dos controladores aéreos, que obrigaram ao cancelamento de cerca de 300 voos no quinto mês do ano e afetaram mais de 54.000 passageiros.

No acumulado dos últimos 12 meses, a Ryanair conta já 171,9 milhões de passageiros, num aumento de 39% face aos 123,8 milhões de passageiros que a companhia aérea tinha transportado no período homólogo do ano anterior.

No últimos 12 meses, a Ryanair alcançou ainda um load factor de 94%, percentagem que subiu 10 pontos percentuais face aos 84% de ocupação registados nos 12 meses anteriores.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.