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Tráfego aéreo global cresce 6%

Junho positivo para a aviação mundial.

Patricia Afonso
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Patricia Afonso
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Transportes

O tráfego aéreo global teve um crescimento “robusto” no mês de Julho, de acordo com o relatório divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla original). Este aumento atingiu os 6%, face a 2012. ultrapassando a média do primeiro semestre de 2013, de 4,8% face a período homólogo anterior; e o aumento da capacidade que se fixou nos 5,6% no mês em análise.

Esta performance permitiu um aumento da taxa de ocupação média para os 81,7%.

“Junho foi um mês positivo. A estabilidade na Zona Euro, embora hesitante, deu um impulso na confiança dos consumidores e negócios”, afirmou Tony Tyler, CEO e director-geral da IATA, indicando que o load factor obtido “mostra que as companhias aéreas são eficientes ao responder ao aumento da procura. Porém, há alguns factores contra. O crescimento nas economias dos BRICS, incluindo a China, está a reduzir. E os preços do petróleo permanecem altos.”

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Guestcentric celebra parceria com coleção de hotéis de termas em Portugal

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel.

A Guestcentric, fornecedora de soluções de comércio eletrónico para hotéis, estabeleceu uma colaboração com uma rede de hotéis especializados em termas e bem-estar de Portugal.

Em causa está o Grupo Desenvolvimento das Termas de Portugal, onde estão incluídas as unidades Palace Hotel & SPA Termas de S. Vicente, Palace Hotel & SPA Termas de S. Miguel, Palace Hotel & SPA Termas de S. Tiago, Plácido Douro Tabuaço, Palace Hotel & SPA Termas do Bicanho, Palace Hotel & SPA Monterio, Palace Hotel & SPA Astúrias, Hotel Monterio Aguieira e o Majestoso Hotel. O objetivo passa por “otimizar a presença online e aumentar as vendas diretas nas nove unidades hoteleiras sob a sua gestão, localizadas no Norte de Portugal”, como indicado em comunicado.

Numa primeira fase, a Guestcentric explica que “o foco foi implementar o motor de reservas, concebido de raiz para maximizar a conversão das vendas diretas de cada um dos hotéis da coleção”.

Complementarmente, será integrado em cada hotel o channel management da Guestcentric, que “assegura uma presença integrada e fluída nos diversos canais online”. Desta forma, “as unidades terão um maior controle sobre a distribuição do seu inventário, podendo aumentar a sua penetração internacional, dando prioridade à distribuição direta, que é a mais rentável”. A parceria inclui ainda uma integração direta com os canais Meta, “reforçando o posicionamento dos hotéis em novos mercados, atraindo um público internacional mais vasto do que o atual”.

Para além da plataforma tecnológica de Guestcentric, os hotéis do grupo dispõem ainda do Lab, um serviço de marketing digital desta empresa que atua como uma extensão da equipa de marketing dos hotéis, “personalizado às necessidades de cada cliente”. Este baseia-se numa análise permanente e rigorosa da performance online do cliente, complementada com insights de mercado.

“É com muito entusiasmo que damos as boas-vindas a estas nove unidades hoteleiras enquanto nossos clientes. As nossas ferramentas abrangem as várias áreas do mundo digital e foram concebidas para serem geridas diretamente pelo hotel, para melhorar as vendas diretas”, afirma Filipa Campos, diretora de vendas para a região da EMEA na Guestcentric.

Já Daniel Fernandes Lourenço, administrador do grupo de hotéis, acrescenta que “a parceria com a Guestcentric anima-nos muito nesta fase do nosso desenvolvimento. Ao trabalhar em estreita colaboração com a equipa da Guestcentric e recorrendo à sua plataforma digital, estamos confiantes que veremos o nosso negócio online crescer significativamente.”

A Guestcentric implementou a sua suíte de soluções de e-commerce em todos os hotéis do grupo, prevendo a conclusão do projeto “num futuro próximo, com o lançamento de um website para cada unidade hoteleira”.

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Meliá tem como desafio assinar pelo menos 30 hotéis e cerca de 7 mil quartos até ao final do ano

A Meliá Hotels International assinou contratos com 16 hotéis com cerca de três mil quartos, entre janeiro e junho, principalmente em regime de gestão ou franchising, e tem como desafio assinar pelo menos 30 novos contratos que totalizam cerca de sete mil quartos até ao final do ano.

Segundo notícia do jornal espanhol Hosteltur, a Meliá reforça a sua presença em Cuba com uma inauguração e quatro assinaturas no primeiro semestre de 2023, que indica que as marcas ME by Meliá, Gran Meliá e Zel terão forte presença nos próximos meses, para destacar ainda que um dos contratos mais importantes ocorreu em Espanha, já que no próximo ano será inaugurado o Gran Meliá Miranda de Pedralbes.

O mesmo jornal refere ainda que, a cadeia, que faturou 49 milhões de euros no segundo trimestre do ano, abriu oito unidades hoteleiras no primeiro semestre do ano, em países como Cuba, Malta, Albânia, Tailândia, Vietname e Malásia. Além disso, assinou projetos que nos próximos anos verão a luz do dia no México, Espanha, Montenegro e China, entre outros países.

Entre os marcos mais relevantes deste ano, a Meliá Hotels International realça a abertura do hotel Meliá Durres e a assinatura dos futuros Gran Meliá Tirana e Gran Meliá Palasa, o que significa também a entrada da marca Gran Meliá na Albânia, ambos na capital e num dos principais destinos de lazer.

Refira-se ainda que, no primeiro trimestre do ano, a empresa inaugurou o Sol Caribe Beach em Cuba e assinou mais quatro estabelecimentos, alguns dos quais já inaugurados, como o Innside Habana Catedral, e o Sevilla Habana Hotel.

Entre as inaugurações mais importantes do ano está o Zel Mallorca, resultado da joint venture firmada entre a Meliá Hotels International e o tenista Rafa Nadal. A nova marca de estilo de vida de luxo foi apresentada em dezembro de 2022 e as duas partes já concordaram em abrir uma segunda unidade, o Zel el Sayulita no México.

A expansão pelo México inclui a assinatura de um novo hotel da marca ME by Meliá, também em Sayulita, cuja primeira fase será inaugurada em 2023, e o ME San Miguel, que começará a receber hóspedes em 2025. Da mesma forma, a empresa hoteleira continua o seu crescimento na Ásia-Pacífico, com o Meliá Halong Bay e o Gran Meliá Nha Trang no Vietname; o ME Guangzhou na China e o Innside Bangkok Sukhumvit (Tailândia).

Quanto à presença em Espanha, dá conta ainda o Hoesteltur, está prevista a abertura até ao final do ano do Innside Tenerife Santa Cruz, além do Palau de Congressos de Cataluña, em Barcelona, ​​que faz parte do complexo Gran Meliá Miranda de Pedralbes, cujo hotel será inaugurado em janeiro de 2024.

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Rio de Janeiro não quer deixar a ABAV Expo voltar a sair da cidade

Depois de 11 anos e com 100% dos espaços comercializados, a Abav Expo, considerado o maior evento do Turismo do Brasil, está de volta ao Rio de Janeiro, e a cidade não quer deixá-la fugir de novo. A 50ª edição acontecerá no Riocentro, de 27 a 29 de setembro, e promete ser ainda mais grandiosa e sustentável.

As entidades organizadoras apresentaram, recentemente, os números desta 50ª edição. Um público diverso, entre 36 e 40 mil visitantes, é esperado nos mais de 37 mil metros dos pavilhões 3 e 4 do Riocentro. Serão aproximadamente duas mil marcas expositoras; 37% de aumento no número de operadores; 86% de aumento de novos expositores ou que não foram expositores nos últimos dois anos; 15 destinos internacionais; 25 unidades da Federação com standes próprios; 22 empresas do segmento hoteleiro com estandes próprios; e 23 empresas de tecnologia. Haverá também a área de artesanato Vivências do Rio.

Aguardada esta a palestra de Steve Wozniak, cofundador da Apple ao lado de Steve Jobs, que decorrerá na cerimónia de abertura do evento, a27 de setembro, Dia Mundial do Turismo. Wozniak, que é reconhecido mundialmente na área tecnologia, falará sobre tendências e novidades como Inteligência Artificial e como atua na nossa sociedade.

O programa ainda engloba 50 compradores internacionais de alto potencial de negócios para se relacionarem com empresários do turismo brasileiro. Com o mote “O mundo todo do turismo se encontra lá”, a feira receberá compradores de diversos países, tais como dos Estados Unidos, México, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Bolívia, Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Portugal.

Na edição de 2023, o evento traz um consistente programa de ESG no Turismo. Inspirada pela Agenda 2030, a Abav Nacional comprometeu-se com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões — social, ambiental e económica, intitulando-a Jornada Abav ESG.

Para garantir a acessibilidade, estão previstas visitas guiadas para deficientes visuais e auditivos, bem como carros RXV com motoristas para levar as pessoas com limitações de mobilidade até os espaços de credenciação, onde poderão utilizar scooters internamente. Além disso, uma EcoPista será instalada para captar energia cinética, economizando energia que seria utilizada em diversas atividades durante a feira.

Durante três dias, a 50ª edição da ABAV Expo será palco de um grande ambiente de negócios, relacionamento e capacitações, com novidades tecnológicas e ações de ESG, foi confirmado.

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MSC Cruzeiros mantém aposta no Japão com diversos itinerários no inverno 2023-2024

A celebrar 15 anos de presença no Japão, a MSC Cruzeiros revela que está a preparar-se para se tornar a companhia de cruzeiros número um no país, e acaba de apresentar diversos itinerários para o inverno 2023/2024.

O novo programa de inverno do MSC Bellissima no Japão terá início em novembro de 2023 com cruzeiros de 11, nove e seis noites com partida de Yokohama. De janeiro a março de 2024, o MSC Bellissima terá como porto de embarque Naha/Okinawa, oferecendo aos passageiros de todo o mundo a oportunidade de conhecer as paisagens e praias do Japão, a sua herança cultural, tradições antigas e as atrações modernas com vários destinos.

A temporada de inverno 2023/2024 verá também o MSC Bellissima a navegar dentro do Japão e para Keelung, Taiwan (China), oferecendo cruzeiros de quatro a cinco noites de duração, com itinerários variados visitando vários destinos.

Este verão, o MSC Bellissima está a fazer cruzeiros de oito a nove noites com partida de Yokohama. A companhia indica que algumas das partidas ainda têm disponibilidade.

 

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Porto quer revalidar o título de Melhor Destino de Cidade da Europa

Depois de ter sido considerado o Melhor Destino de Cidade da Europa 2022, o Porto volta a estar entre os finalistas europeus dos World Travel Awards. As votações para ajudar a Invicta a revalidar o título estão abertas até ao dia 20 de agosto.

Além da categoria de Melhor Destino de Cidade da Europa, o Porto está na corrida para os prémios de Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana, Melhor Destino Cultural Europeu e Melhor Destino Europeu Metropolitano à Beira-Mar nos conhecidos como “óscares” do turismo, que voltam a eleger os melhores locais a visitar na Europa.

Citada na página oficial da Câmara Municipal do Porto, a vereadora do Turismo e Internacionalização estaca a importância desta nomeação como “reflexo de um trabalho coletivo para o desenvolvimento da cidade”, e que “representa para nós um desafio acrescido”.

“Estamos empenhados em captar novos segmentos e em oferecer experiências autênticas e enriquecedoras aos nossos visitantes e aos residentes, bem como continuar a posicionar o Porto como um dos destinos mais sustentáveis e premiados do mundo”, afirma Catarina Santos Cunha.

 

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Aviação

Atlantic Consortium apresenta preço mais elevado para a privatização da Azores Airlines

O Atlantic Consortium (formado pelas empresas Vesuvius Wings, White Airways, Old North Ventures, Consolidador e EuroAtlantic Airways) apresentou uma proposta com um preço mais elevado do que o do consórcio Newtour/MS Aviation, para aquisição da maioria do capital social da SATA Internacional Azores Airlines.

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Os interessados na privatização da Azores Airlines, o Atlantic Consortium e o consórcio Newtour/MS Aviation, melhoraram as suas ofertas iniciais para 7,026 euros e 6,60 euros, respetivamente, por ação a adquirir da companhia área, foi revelado esta segunda-feira, segundo informa a Agência Lusa.

Na semana passada, as quantias eram exatamente iguais (6,50 euros) por cada ação da companhia aérea responsável pelas ligações com o exterior dos Açores, o que levou à realização de novo ato público, que permitiu uma reformulação das propostas.

O anúncio foi realizado durante o ato público de abertura das propostas referentes ao concurso público internacional para a privatização da transportadora, que decorreu na sede do Grupo SATA, em Ponta Delgada, onde está baseada a companhia aérea.

A notícia da Lusa indica ainda que, apesar das diferenças no preço por ação, os interessados não alteraram as percentagens do capital social a que se propõem adquirir.  A proposta do consórcio NewTour/MSAviation pretende adquirir 76% da empresa, com uma proposta global de 5.016.000 euros, enquanto a oferta da Atlantic Consortium é sobre 75% e com uma proposta global de 5.269.500 euros.

Em comunicado, a companhia aérea indica que, no âmbito do concurso público internacional relativo à alienação de participação social no capital social da SATA Internacional- Azores Airlines S.A, a SATA Holding, na qualidade de gestora dos ativos e participações da companhia aérea, por intermédio do júri do procedimento, deu por concluído o ato público de abertura de propostas concorrentes.

O presidente do júri, Augusto Mateus reforçou que o preço por ação é um dos critérios de seleção, mas recordou que a privatização está “sujeita a um conjunto de objetivos” e “não à melhor oferta financeira”.

Augusto Mateus disse esperar que a divulgação das propostas aconteça o “mais rapidamente possível”, lembrando que a apresentação do relatório do júri está prevista para o final de setembro ou início de outubro.

Tendo em conta o previsto no caderno de encargos, o preço por ação e o preço global proposto para a participação social da SATA Internacional-Azores Airlines (condições de pagamento e demais termos adequados para salvaguarda dos interesses patrimoniais da SATA Holding) assumem um peso de ponderação de 15%, num conjunto de oito critérios de seleção. Uma delas tem a ver com a “a apresentação e garantia de execução de um adequado e coerente projeto estratégico, tendo em vista a preservação e promoção do crescimento da SATA Internacional, com respeito pelos objetivos delineados pela SATA Holding para o processo de privatização. Este conjunto de critérios tem um valor de ponderação de 25%”.

Mas também estará em conta “a contribuição para o reforço da capacidade económico-financeira da SATA Internacional e da sua estrutura de capital, designadamente a qualidade do plano de capitalização e a sua execução através de novos ativos e recursos, assim como as condições associadas à disponibilização dos mesmos, de modo a contribuir para a sustentabilidade e valorização da SATA Internacional: 25%”.

O preço por ação e o preço global propostos para a participação social da SATA Internacional que o concorrente se propõe adquirir, as condições de pagamento e demais termos adequados para a salvaguarda dos interesses patrimoniais da SATA Holding, valerão 15%;

A assunção de compromissos em matéria de estabilidade laboral, para além das obrigações mínimas estabelecidas no caderno de encargos, têm um peso de 15% na avaliação.

A idoneidade e experiência técnica e de gestão no setor da aviação, tendo em conta a experiência curricular do concorrente e ou da equipa de gestão proposta, bem como o modelo e capacidade organizacionais dos concorrentes (nomeadamente, valências especializadas e sistemas de controlo de qualidade), diz o comunicado, que terão um peso de 10% na decisão.

A contribuição para o reforço da estrutura e da estabilidade acionista da SATA Internacional, nomeadamente, através da implementação de um modelo de governo societário que tenha em conta a específica natureza e a atividade desenvolvida pela SATA Internacional e os objetivos delineados pela SATA Holding para o processo de privatização: 5%, enquanto a assunção de compromissos em matéria de sustentabilidade, designadamente o investimento em projetos inseridos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Organização das Nações Unidas, terão o valor da análise em 2,5%.

Finalmente, a SATA destaca que 2,5% serão vistos através da ausência de condicionantes jurídicas e/ou económico-financeiras do concorrente para a concretização da aquisição da participação no capital social da SATA Internacional, bem como a mitigação de riscos para os interesses patrimoniais da SATA Holding.

O caderno de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no “mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia aérea.

Em junho, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).

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Créditos: Amazing Evolution

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Amazing Evolution assume gestão de novo hotel em Angra do Heroísmo

Em causa está o hotel Palácio Santa Catarina, um edifício de 1758 que passa a disponibilizar 34 unidades de alojamento. O projeto surge após um investimento de quatro milhões de euros, apoiado pelo Programa Operacional dos Açores 2020.

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A Ilha Terceira, nos Açores, ganhou uma nova unidade hoteleira de quatro estrelas com a abertura do Palácio Santa Catarina, que abre portas sob gestão da Amazing Evolution.

Localizado em Angra do Heroísmo, o edifício data de 1758 e serviu de casa durante séculos à família da Corte-Real. Quando passou para a posse da diocese desta localidade, tornou-se residência oficial do bispo de Angra e chegou a receber a visita do Papa João Paulo II, aquando da sua visita aos Açores em 1991.

Agora, o Palácio Santa Catarina renasce como hotel após um investimento de cerca de quatro milhões de euros, apoiado pelo Programa Operacional dos Açores 2020.

Créditos: Amazing Evolution

Em comunicado, a Amazing Evolution explica que a planta do edifício foi repensada e a estrutura original ampliada “em número de alas suficientes para prescreverem um U”, por forma a oferecer 34 unidades de alojamento, quatro das quais de tipologia single, e cujos preços começam nos 95 euros por noite. As mudanças visaram também o aspeto exterior do palácio, cujas paredes brancas dão lugar ao tom terracota.

O hotel Palácio Santa Catarina reúne na sua lista de valências uma piscina exterior, estacionamento, cofre, receção 24 horas, WiFi, chaleira elétrica no quarto, ar condicionado, secador de cabelo, televisão e telefone. A unidade disponibiliza ainda um restaurante com capacidade para 60 pessoas com uma área exterior, onde é servido o pequeno almoço das 8h00 às 11h00.

Créditos: Amazing Evolution

A unidade pretende primar pelo “acolhimento e a tranquilidade”, razão pela qual disponibiliza um serviço de concierge personalizado “que se molda em exclusivo a cada visitante, para experiências tailor-made”. Este contempla o planeamento de atividades de lazer, assegura marcações e a articula programas, num serviço que promete “acompanhar a estada dos hóspedes”.

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Transportes

Porto de Barcelona encerra atividade de cruzeiros no cais Norte em outubro

No dia 2 de outubro, partirá do terminal localizado no cais Norte do Porto de Barcelona, o último navio de cruzeiros e no dia 22 “todas as operações cessarão”. O objetivo é “fechar o ponto de emissão mais próximo da cidade” para reduzir o impacto de navios de cruzeiro, bem como permitir maior usufruto dos cidadãos no território portuário.

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O cais Barcelona Nord, localizado nas proximidades do World Trade Center, encerrará a sua atividade de cruzeiros em outubro, conforme anunciou em entrevista à EFE o presidente do Porto de Barcelona, ​​​​Lluís Salvadó.

No dia 2 de outubro, o último navio deste tipo partirá do terminal de cruzeiros situado neste cais, depois de ter encerrado a atividade em abril o terminal de ferries situado a poucos metros de distância.

No dia 22 de outubro, a área “será libertada da atividade portuária comercial” de forma definitiva, após décadas dedicadas a esse fim. “Não é uma decisão arbitrária. Aqui há um trabalho de anos para preparar as condições para que assim seja: vamos fechar o ponto de emissão mais próximo da cidade e já temos uma data certa para dar esse salto qualitativo”, disse Salvadó.

Num contexto em que a Câmara Municipal de Amesterdão (Países Baixos) pediu a proibição de atracagem de navios de cruzeiro no terminal situado no centro daquela cidade, Salvadó salientou que tal já está a ser feito na capital catalã. Estes 600 metros de cais serão assim “abertos” ao público.

O governo municipal da capital catalã e a autoridade portuária concordaram em 2018 em ordenar a atividade dos navios de cruzeiro. Com este acordo, limitam-se a sete os terminais de cruzeiros de Barcelona e resolve-se que todos eles se localizarão no cais do Adosado. Um movimento que, aliás, faz parte da “abertura” de Port Vell ao público, acelerada justamente pela America’s Cup, que se inicia em agosto do próximo ano, e para a qual estão em andamento 120 milhões de investimentos, cerca de metade públicos e a outra metade privados.

Dos sete terminais que ficarão no cais de Adosado, cinco já estão em operação (três administrados pela Global Puertos Holding e dois pela Carnival), o sexto será ocupado pela MSC a partir de 2024 e o sétimo será concedida no final do ano, segundo as previsões de Salvadó.

Apesar de registar 8% a mais de movimentação de passageiros de cruzeiros no primeiro semestre, face ao mesmo período de 2019, o Porto de Barcelona espera aproximadamente o mesmo número recorde do último ano antes da pandemia: 3,1 milhões. As escalas previstas para este ano e os seguintes são as mesmas de então – cerca de 800 – e gestor explicou que a vontade é “estabilizar” este número, e não aumentá-lo, a partir de 2025.

Por outro lado, o seu objetivo é apresentar cada vez mais cruzeiros que iniciem a sua rota em Barcelona e não aqueles que fazem uma única escala de apenas algumas horas na cidade. “Este ano teremos 75% das escalas e 58% dos passageiros de cruzeiros que usarão Barcelona como porto base”, disse.

Desde que assumiu o cargo, em dezembro passado, Lluís Salvadó promove o Conselho para a Sustentabilidade dos Cruzeiros, que integra administrações, entidades e organizações ligadas ao setor para sanar as “externalidades negativas” que o turismo de cruzeiros, “como qualquer outra atividade económica”, pode ter.

 

 

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Turismo em Moçambique ganha com isenção de vistos para alguns países

Mais de 13 mil cidadãos estrangeiros, a grande maioria turistas, incluindo de Portugal, entraram em Moçambique desde que adotou, em maio, a medida de isenção de vistos para alguns países.

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Segundo dados do Governo moçambicano, mais de 13 mil cidadãos estrangeiros já entraram em Moçambique apenas com visto de fronteira. A ministra da Cultura e do Turismo, Eldevina Materula, citada pela Lusa, avança que dessas isenções, com vistos concedidos na fronteira, “mais de 10 mil” entraram em Moçambique “com o propósito de turismo e os restantes três mil em negócios”.

“Este é um sinal claro que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do nosso setor”, disse a governante, de acordo com a mesma fonte, sublinhando que, com estas medidas, “temos claramente um novo padrão de turistas, sendo que as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã destacam-se como as cinco principais entradas em Moçambique, com 7.927 turistas desde a entrada em vigor da isenção de vistos em maio último”.

A ministra participou no domingo, em Maputo, no ato inaugural do voo da rota Joanesburo — Vilankulo – Joanesburgo, que a operadora estatal LAM voltou a operar entre a cidade sul-africana e aquele ponto turístico na província de Inhambane, atualmente “o principal destino de lazer” em Moçambique.

Em 2022, o setor do turismo em Moçambique arrecadou mais 81,2% em receitas, face ao ano anterior, e só Inhambane “recebeu 197.054 turistas”, representando 22,4% do total do país.

Números que a ministra afirma, conforme notícia da Lusa, serem “sinais claros da revitalização do setor” do turismo, após as restrições da covid-19, mas também “sinais claros dos resultados da implementação do pacote de medidas de aceleração económica”, nomeadamente a “intervenção na área fiscal, estímulo à economia e melhoria do ambiente de negócios, transparência, governação e de aceleração de projetos de infraestruturas estratégicas”.

Refira-se que em dezembro de 2022, o país introduziu o Visto Eletrónico (e-Visa) e a 01 de maio do presente ano a medida de isenção de vistos para cidadãos de 29 países. De igual modo, foi revista a medida de concessão de vistos de investimentos para períodos mais alargados aos cidadãos estrangeiros que detenham investimento em Moçambique e ainda simplificou os requisitos de atribuição de visto de negócios, solicitando os mesmos requisitos que o visto de turismo, segundo a ministra.

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Ryanair transportou mais de 18 milhões de passageiros em julho

A Ryanair transportou 18,7 milhões de passageiros em julho de 2023, o que representa um crescimento de 11% face ao mesmo mês do ano anterior, em que movimentou 16,8 milhões de pessoas.

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Em julho último, a transportadora aérea low cost manteve o mesmo load factor do mesmo período de 2022, situando-se nos 96%.

A Ryanair operou mais de 102 mil voos em julho de 2023, e lamenta o facto de mais de 800 voos terem sido cancelados principalmente devido a greves de terceiros.

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