Britânicos viajaram mais para o estrangeiro entre Julho e Setembro
Portugal tem recebido cada vez mais hóspedes britânicos, sendo que as dormidas também têm subido. No entanto, as receitas tendem a recuar.
Tiago da Cunha Esteves
Hoteleiros questionam aumento da taxa turística em Lisboa e pedem “transparência” na relação com o Turismo
Marriott International acrescenta 100 hotéis e 12.000 quartos ao portfólio europeu até 2026
Lufthansa revê resultados para 2024 em baixa
CoStar: Pipeline hoteleiro regista trajetória ascendente no continente americano
Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil
Novo MSC World America navega a partir de abril de 2025 com sete distritos distintos
Top Atlântico promove campanha para as viagens de verão
ERT do Alentejo dinamiza Estações Náuticas na Nauticampo
TAP escolhe filmes do Festival ART&TUR para exibição nos voos de longo curso
Universidade de Coimbra lança curso de Empreendedorismo em Desportos Aquáticos e Viagens
As viagens dos turistas britânicos para o estrangeiro aumentaram 1% entre Julho, Agosto e Setembro, período que coincidiu com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Já os gastos efectuados no estrangeiro aumentaram 7%. Os dados foram divulgados pelo INE britânico.
No total, os britânicos fizeram 45,3 milhões de viagens para destinos internacionais, embora as deslocações relacionadas com férias tenham descido 1%. As viagens para destinos europeus subiram 1%, enquanto para destinos de longo-curso desceram 3%, o que revela que a proximidade foi tida em conta nas decisões dos britânicos.
Em Portugal, a evolução do mercado britânico continua a ser favorável. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as dormidas efectuadas por turistas britânicos aumentaram 2,4% em Setembro.
No acumulado, os resultados são também positivos, com excepção das receitas. Entre Janeiro e Agosto, Portugal recebeu mais 3,7% de hóspedes britânicos, face ao mesmo período de 2011, ao passo que as dormidas aumentaram 0,5%. Por outro lado, e no sentido negativo, as receitas com origem nesse mercado caíram 2,9%.