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7.455 portugueses viajam na MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros, que abriu os seus escritórios em território nacional em Janeiro de 2010, já contabiliza 7.455 passageiros em Portugal, estando muito perto de alcançar os seus objectivos para este ano: oito mil cruzeiristas portugueses, o dobro do registado em 2009. De acordo com a companhia italiana de cruzeiros, os destinos preferidos dos portugueses… Continue reading 7.455 portugueses viajam na MSC Cruzeiros

Patricia Afonso
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7.455 portugueses viajam na MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros, que abriu os seus escritórios em território nacional em Janeiro de 2010, já contabiliza 7.455 passageiros em Portugal, estando muito perto de alcançar os seus objectivos para este ano: oito mil cruzeiristas portugueses, o dobro do registado em 2009. De acordo com a companhia italiana de cruzeiros, os destinos preferidos dos portugueses… Continue reading 7.455 portugueses viajam na MSC Cruzeiros

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A MSC Cruzeiros, que abriu os seus escritórios em território nacional em Janeiro de 2010, já contabiliza 7.455 passageiros em Portugal, estando muito perto de alcançar os seus objectivos para este ano: oito mil cruzeiristas portugueses, o dobro do registado em 2009.

De acordo com a companhia italiana de cruzeiros, os destinos preferidos dos portugueses têm sido o Mediterrâneo, o Adriático e Ilhas Gregas e o Norte da Europa.

“A aposta da MSC Cruzeiros em abrir um escritório em Portugal foi, sem dúvida, uma prova superada com sucesso. O feedback dos passageiros e agentes de viagens é bastante positivo e estou seguro que iremos atingir, ou mesmo superar, o nosso objectivo inicial de alcançar os 8.000 passageiros até ao final do ano”, afirma Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal, em comunicado.

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SATA Air Açores garante operação aérea mesmo durante a greve

Em comunicado, a companhia aérea do grupo SATA que realiza os voos entre as ilhas açorianas esclarece que “foram tomadas providencias por forma a acautelar os serviços a prestar à operação aérea, durante o período de greve previsto”.

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A SATA Air Açores veio esta sexta-feira, 18 de agosto, garantir que a operação aérea está acautelada durante o greve dos oficiais de operações de voo e técnicos de manutenção de aeronaves, cujo pré-aviso abrange o período entre 29 e 31 de agosto.

Numa nota enviada à imprensa, a companhia aérea do grupo SATA que realiza os voos entre as ilhas açorianas, esclarece que “foram tomadas providencias por forma a acautelar os serviços a prestar à operação aérea, durante o período de greve previsto”.

A companhia aérea confirma a recepção do pré-aviso de greve por parte do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e esclarece que a paralisação abrange a atividade de três Técnicos de Manutenção de Aeronaves membros do sindicado, assim como de oito Oficiais de Operações de Voo.

No entanto, segundo a companhia aérea, as situações são distintas, uma vez que, no caso dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves, o sindicato “entendeu não aceitar as condições acolhidas por outras estruturas sindicais, que representam a maioria dos profissionais sindicalizados (cerca de 50) da classe em questão”.

Já no que diz respeito aos Oficiais de Operações de Voo, que pretendem o reconhecimento da carreira profissional, a SATA Air Açores indica que “a proposta inicial do sindicato sobre este ponto foi acolhida e melhorada pela companhia”.

A SATA Air Açores parece ainda ter esperança de que a greve venha a ser desconvocada, mas garante que, “caso se verifique a paralisação prevista, serão desenvolvidas todas as diligências para minimizar irregularidades e transtorno público”.

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TAP novamente eleita nos EUA como “Companhia Aérea Preferida na Europa”

A TAP foi distinguida, pelo sexto ano consecutivo, como “Companhia Aérea Preferida na Europa” pelos Trazee Awards, prémios que são entregues anualmente pela revista norte-americana trazeetravel.com.

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A TAP foi distinguida, pelo sexto ano consecutivo, como “Companhia Aérea Preferida na Europa” pelos Trazee Awards, prémios que são entregues anualmente pela revista norte-americana trazeetravel.com.

Num comunicado enviado à imprensa, a companhia aérea de bandeira nacional destaca a importância deste prémio, principalmente por a trazeetravel.com, que é uma publicação irmã da Global Traveler, se dirigir a um público entre os 25 e os 40 anos de idade.

“A distinção de “Companhia Aérea Preferida na Europa” coloca a TAP como uma referência na definição de tendências e uma das companhias preferidas entre turistas millenials norte-americanos”, defende a transportadora nacional, na informação divulgada.

Além das companhias aéreas, estes prémios, que foram entregues esta semana, numa cerimónia em Dallas, no estado do Texas, EUA, durante a convenção anual da Global Business Travel Association, distinguiram também hotéis, aeroportos, programas de fidelização, destinos, linhas de cruzeiros e rent-a-car.

O prémio atribuído à TAP foi recebido por Carlos Antunes, diretor-geral da TAP para as Américas.

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Crédito: PSML_LuisDuarte

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Parques de Sintra nomeada para “Melhor Destino Cultural” nos World Luxury Travel Awards

As votações decorrem online até 1 de setembro e a Parques de Sintra está nomeada pela primeira vez.

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Pela primeira vez, a Parques de Sintra está nomeada para os World Luxury Travel Awards na categoria “Melhor Destino Cultural” do mundo. Contando com um total de 133 categorias, divididas por “Air”, “Water”, “Land”, “Destination” e “Lifestyle”, a competição pelos World Luxury Travel Awards envolve mais de 200 participantes de todo o globo. Os prémios são atribuídos em diferentes níveis: nacional, regional, continental e global.

Os nomeados para estes galardões são selecionados por um júri independente, que recorre ao feedback dos visitantes quanto à sua experiência para fundamentar as suas escolhas. São avaliados fatores como a excelência do serviço, a atenção ao detalhe, a eficiência, entre muitos outros. Assim, a nomeação em si é já um importante reconhecimento do trabalho que a empresa desenvolve em prol da salvaguarda e da valorização da Paisagem Cultural de Sintra e do seu contributo para a afirmação de Sintra enquanto destino cultural de referência a nível internacional.

Nos últimos dez anos, os parques e monumentos sob gestão da Parques de Sintra − Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Parque e Palácio de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre − receberam cerca de 25 milhões de visitas e registaram um crescimento constante da procura, apenas interrompido pela pandemia de Covid-19.

A votação decorre online, entre os dias 11 de agosto e 1 de setembro, e é aberta ao público em geral e aos profissionais de turismo.

Os laureados da edição de 2023 serão anunciados a 28 de outubro, durante a cerimónia oficial de entrega de prémios que decorre em Atenas, capital da Grécia.

As votações decorrem em https://www.theworldluxurytravelawards.com

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Mercado das Descobertas certificada pela Travelife

Depois de cumprir mais de 200 rigorosos critérios que abrangeram a implementação de medidas sustentáveis na gestão e operação das suas agências, a Mercado das Descobertas passa a ser “Travelife Certified”.

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A rede de agências de viagens Mercado das Descobertas recebeu recentemente a distinção de “Travelife Certified”, pela implementação de um processo de gestão de práticas sustentáveis e de responsabilidade social nas suas agências.

A Travelife, é a principal certificação internacional de sustentabilidade para o setor do Turismo e abrange temas de Responsabilidade Social Corporativa ISO26000, incluindo meio ambiente, biodiversidade, direitos humanos e relação de trabalho. É inclusivamente reconhecida em conformidade com os critérios do Conselho Global do Turismo Sustentável (GSTC) aprovados pela ONU.

No âmbito desta certificação, a marca teve que cumprir mais de 200 rigorosos critérios que abrangeram a implementação de medidas sustentáveis na gestão e operação das suas agências, na formação e satisfação dos seus colaboradores e ainda, implementação de estratégias na operação, nomeadamente na realização de parcerias e escolha de fornecedores com práticas sustentáveis.

A sustentabilidade foi sempre uma prioridade para a marca, que atualmente conta já com 7 agências de Norte a Sul do país e que tem como objetivo proporcionar experiências únicas aos seus clientes. Com um conceito empreendedor, de rigor, excelência e elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, o Mercado das Descobertas aposta na criação de experiências únicas e sustentáveis aos seus clientes, oferecendo um serviço personalizado e diferenciado a todos que com ele partem à descoberta.

Numa rede onde o lema é “viajar é descobrir”, a marca refere, em comunicado, que “irá continuar a apostar na oferta de destinos sustentáveis e inspirar os seus viajantes a assumirem práticas responsáveis quando viajam”.

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Museus e monumentos passam a ser gratuitos para residentes aos domingos e feriados a partir de 1 de setembro

As entradas em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado vão passar a ser gratuitas aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em Portugal a partir de 01 de setembro, segundo o novo regulamento.

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As entradas em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado vão passar a ser gratuitas aos domingos e feriados para todos os cidadãos residentes em Portugal a partir de 01 de setembro, avança a Lusa, que cita o regulamento atualizado destes espaços, que são geridos pela Direção-Geral do património Cultural (DGPC).

Além de atualizar os preços de entrada nos museus e monumentos, este regulamento, que estava em vigor desde 2014, passa também a prever que todos os residentes em Portugal tenham acesso gratuito aos espaços, aos domingos e feriados.

O regulamento atual previa a entrada gratuita dos residentes em território nacional aos domingos e feriados nos espaços geridos pela DGPC mas apenas até às 14h00, passando agora a ser ao longo de todo o dia.

A atualização deste regulamento resulta de um despacho publicado a 04 de agosto em Diário da República e no qual o Governo justificava a decisão com o “crescimento da atividade turística, em função da qual se diversificou a oferta cultural nos últimos anos, quer da introdução do canal de venda ´online´, com a aquisição, em 2021, do novo sistema de bilhética”.

Com o novo regulamento, a partir de 1 de setembro, os museus, monumentos e palácios geridos pela DGPC passam a ser gratuitos, e não apenas ao domingo e feriado, também para crianças e jovens até aos 12 anos, visitantes em situação de desemprego residentes na União Europeia, investigadores, profissionais de museologia e/ou património, conservadores e restauradores, desde que em exercício de funções, professores e alunos de qualquer grau de ensino superior, incluindo Universidades Sénior e instituições de formação profissional credenciados em visita de estudo, e grupos com comprovada carência económica.

Contemplados continuam também a estar os antigos combatentes, visitantes com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, profissionais de turismo ou da comunicação social, incluindo as novas plataformas digitais, desde que credenciados e em exercício de funções, visitantes em eventos corporativos ou situações ocasionais.

Os visitantes com idade igual ou superior a 65 anos continuam a gozar de um desconto de 50%, o mesmo que se aplica também aos jovens entre os 13 e os 24 anos, e a “famílias, desde que constituídas, pelo menos, por dois elementos, sendo um deles adulto e outro menor”, além dos protocolos.

Globalmente, o novo Regulamento Geral de Bilhética e Acesso aos museus, monumentos e palácios da DGPC faz alguns ajustamentos, nomeadamente quanto às tabelas relativas às visitas guiadas e aos parâmetros das isenções e descontos, normas e tabelas aplicáveis às visitas guiadas, tendo em conta a sua especificidade.

Entre outras alterações, há a criação de uma tabela de preços própria para as exposições temporárias e foi feita a fusão, numa única tipologia, dos bilhetes com desconto de Cartão Jovem e Cartão de Estudante e dos bilhetes Família e Família Numerosa, segundo o despacho assinado a 27 de julho pelo ministro das Finanças, Fernando Medina, e pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

 

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Setor do turismo deve promover participação dos jovens para impulsionar crescimento, diz WTTC

O World Travel & Tourism Council (WTTC) apontou que é fundamental criar oportunidades e espaços para os jovens no setor do turismo, de forma a agregar talento e inovação.

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O World Travel & Tourism Council (WTTC) destacou a importância de os representantes da indústria promoverem fortemente o envolvimento dos jovens, a fim de alimentar o crescimento do setor das viagens e turismo globalmente, por meio de talento e inovação.

“O setor das viagens e turismo é um dos maiores do mundo, no qual cerca de 80% de todas as empresas são Pequenas e Médias Empresas (PME). É também um dos setores mais diversificados, empregando pessoas de todas as origens socioeconómicas, independentemente de idade, sexo ou etnia. Mais de 50% dos seus empregos são ocupados por mulheres e 30% por jovens”, refere o WTTC.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, assegurou, no âmbito do Dia Internacional da Juventude (comemorado a 12 de agosto), que “o setor das viagens e turismo é um motor fundamental para o desenvolvimento socioeconómico e a criação de empregos à escala global. Porém, devem ser fortalecidas ações que estimulem uma maior participação dos jovens que, com o seu talento e conhecimento do mundo cada vez mais dinâmico e moderno, agregam ao setor o seu potencial de desenvolvimento.”

O setor, que atualmente representa 9,2% do PIB global e sustenta um em cada 11 empregos em todo o mundo, está a registar um crescimento notável, superando a economia global.

Assim, Julia Simpson destaca que os jovens são um grupo social em crescimento e que, sem dúvida, representam uma “peça fundamental” no caminho para um setor mais conectado, diverso e sustentável.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Universidade de Coimbra lança pós-graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura

Esta pós-graduação é financiada a 100% pelo PRR e vai ter lugar no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF), entre 23 de setembro de 2023 e 25 de maio de 2024.

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A Universidade de Coimbra lançou uma nova pós-graduação dedicada ao Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura, formação que arranca a 23 de setembro e cujas inscrições já se encontram a decorrer.

Segundo um comunicado da instituição de ensino superior, esta pós-graduação vai ter lugar no Campus da Universidade de Coimbra na Figueira da Foz (CUCFF), até 25 de maio de 2024.

“O principal foco desta formação são as dinâmicas antropogénicas que ocorrem nas áreas costeiras, com destaque para as oportunidades e desafios associados às
atividades de lazer e turismo, impulsionando o Blue Growth. Este conceito (Blue
Growth) refere-se ao desenvolvimento sustentável do setor marítimo e costeiro, com foco na economia do mar, ou economia azul. Envolve a exploração e gestão de
recursos marinhos de forma a garantir benefícios económicos, sociais e ambientais
a longo prazo”, explica a Universidade de Coimbra.

Entre os principais objetivos desta pós-graduação estão “a integração das ciências
sociais no âmbito das ofertas formativas relacionadas ao setor marítimo e costeiro; a disponibilização de uma oferta pós-graduada inovadora em Portugal, focada nos
processos e valores associados aos ambientes aquáticos; e a incorporação, numa
formação integrada e inovadora, das dinâmicas antropogénicas destacadas na
Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 e no Plano de Ação Litoral XX”.

A pós-graduação em Turismo Costeiro, Sustentabilidade e Cultura destina-se a quem já tenha uma licenciatura ou um currículo escolar, científico ou profissional considerado relevante pela equipa de coordenação do curso. As inscrições decorrem até 31 de agosto e todas as informações sobre a formação podem ser consultadas aqui.

A pós-graduação está integrada no projeto Living the Future Academy, no âmbito do qual é financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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Azul é a companhia aérea com menor número de reclamações no Brasil em 2023

Além de ser a companhia aérea com menor número de reclamações contabilizadas este ano, a Azul foi também a transportadora do Brasil com melhores índices de solução de queixas e melhor nota de satisfação dos consumidores no primeiro semestre de 2023.

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A Azul é a companhia aérea que regista o menor número de reclamações no Brasil, contabilizando, até ao momento, 11.583 queixas este ano, de acordo com os indicadores do Consumidor.gov.br.

Num comunicado enviado à imprensa, a transportadora acrescenta que, no primeiro semestre do ano, foi também a companhia aérea do Brasil que apresentou “os melhores índices de solução de queixas e, também, a melhor nota de satisfação dos consumidores”.

“No consolidado de 2023, a Azul obteve 91% de índice de solução, ante 86,1% da segunda colocada no segmento de transporte aéreo. A empresa também segue na liderança no índice que mede a satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido, com nota de 4,2. Em 2023, até este momento, a Azul finalizou 11.583 queixas registradas”, resume a Azul, que se congratula com os resultados.

Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas e Clientes da Azul, este reconhecimento mostra que a equipa da companhia aérea também está empenhada “em oferecer um atendimento de qualidade e uma espetacular Experiência Azul” aos clientes.

“Dentro de nossa central de atendimento temos uma célula dedicada que cuida desse tipo de relacionamento com o Cliente, que adota caminhos e estratégias diferentes para cada tipo de experiência relatada”, acrescenta o responsável.

Os dados são públicos e podem ser consultados através do portal  Consumidor.gov.br, cujo objetivo passa por apresentar o desempenho das empresas em relação às reclamações registradas na plataforma, tendo por base o comportamento das próprias empresas, bem como as avaliações dos consumidores.

Os boletins são publicados periodicamente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para promover a concorrência e a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao passageiro, além de disponibilizar informações que sejam úteis para a decisão de compra de passagens aéreas.

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Malta prepara-se para o Europride em setembro

O Europride é a celebração mais esperada e emblemática da comunidade LGBTQ+ na Europa e realiza-se de 7 a 17 de setembro em Malta. Em 2025, cabe a Lisboa receber este evento.

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Este ano, de 7 a 17 de setembro e sob o lema “Equality from the Heart”, a ilha de Malta será o destino anfitrião deste festival cheio de cor, alegria e reivindicação, acolhendo milhares de visitantes que lutam pelos direitos LGBTQ+ e reforçam os laços de solidariedade em toda a Europa. Isto será possível graças ao apoio do Governo de Malta e do Secretariado Parlamentar para as Reformas e a Igualdade, que apoiam e promovem a igualdade LGBTIQ+.

De acordo com o Gabinete de Direitos Humanos das Nações Unidas, Malta é considerada referência em termos de direitos LGBT, o que a torna pioneira na implementação de políticas inclusivas. Por isso, esta nova edição do Europride 2023 promete ser uma experiência inesquecível e uma plataforma de sensibilização para os desafios que a comunidade LGBTQ+ ainda enfrenta; e realizar-se-ão uma série de eventos como concertos, exposições e conferências que vão garantir a diversão de todos os participantes.

Agenda celebra diversidade e orgulho
A 7 de setembro, a cerimónia de abertura do Europride 2023 terá lugar no Pjazza Tritoni, em Valletta. A noite será encabeçada por uma atuação especial de NETTA, a artista israelita que cativou o público com o seu estilo único e a sua voz poderosa. Desde a sua vitória no Festival Eurovisão da Canção em 2018 com a canção “Toy”, NETTA tornou-se um ícone para a comunidade LGBTIQ+ e a sua presença na Cerimónia de Abertura promete um espetáculo inesquecível.

Outro destaque dos eventos da semana é a Noite da Eurovisão, que terá lugar a 15 de setembro. Os fãs do festival da canção poderão desfrutar de uma noite mágica com atuações da vencedora da Eurovisão de 2014, Conchita Wurst, Katrina, conhecida pelo seu êxito “Walking on Sunshine”, e The Roop, representantes da Lituânia na Eurovisão.

No entanto, a verdadeira emoção chegará a 16 de setembro com o desfile pelas ruas de Valletta. Esta marcha não será apenas uma marcha, mas sim uma declaração de amor, igualdade e inclusão, em que os participantes se juntarão corajosamente para expressar orgulhosa e publicamente a diversidade de orientações sexuais e géneros, a fim de familiarizar a sociedade com a dignidade das sexualidades e de a aceitar como algo natural.

A marcha terminará o seu percurso no The Granaries (Floriana), onde a grande Christina Aguilera estará à espera no palco. O seu talento e apoio inabalável à comunidade LGBTIQ+ fazem dela a escolha perfeita para este incrível evento que celebra a diversidade, a igualdade e a inclusão.

No entanto, não é apenas o ritmo da música que tornará estes dias especiais. Para além dos eventos mencionados, haverá uma série de exposições de arte, incluindo uma no dia 7 de setembro no Spazju Kreattiv. A exposição, subordinada ao tema “O vento sopra ondas em todas as direções”, abordará as experiências e os desafios enfrentados pelas pessoas LGBTIQ+ ao longo da costa mediterrânica, que se estende por 46 000 km e 22 países. Utilizando os contextos maltês e tunisino como bases paralelas, artistas e ativistas de 11 países irão refletir sobre o passado, o presente e o futuro, bem como sobre a comunidade e as suas próprias identidades, com temas recorrentes de resistência, expressão de género e libertação sexual.

As celebrações do Europride 2023 também chegarão à ilha de Gozo, na sequência do êxito da Parada do Orgulho do ano passado. No dia 9 de setembro, o desfile terá lugar nas ruas de Victoria, onde os participantes percorrerão a capital da ilha como um símbolo de união e igualdade.

No final, haverá um concerto encabeçado pela famosa banda Versatile Brass. Além disso, o palco será partilhado por mais de 20 artistas, incluindo Michela, Ryan Hili, Pamela, Aidan, Amber, entre outros. A música e a dança fundir-se-ão num espetáculo acompanhado pelas companhias de dança Kinetic Dance Company e YADA Dance Company, que colaboram com a Yada Academy Gozo, assegurando que todos estarão imersos numa atmosfera de festa e dança.

De referir que, em 2025, o Europride realizar-se-á em Lisboa, de 14 a 21 de junho de 2025, e trará à capital portuguesa, segundo contas da VARIAÇÕES – Associação de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, um milhão de visitantes e terá um impacto económico entre 100 a 250 milhões de euros.

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Macau mantém recuperação e soma 2,8 milhões de visitantes em julho

Dados do Serviços de Estatística e Censos de Macau mostram que, apesar de estar a recuperar, o número de visitantes contabilizados em Macau, em julho, ainda ficou abaixo dos 3,5 milhões de visitantes contabilizados em igual mês de 2019.

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No passado mês de julho, Macau recebeu 2,8 milhões de visitantes, número que ainda ficou abaixo dos 3,5 milhões contabilizados em igual mês de 2019, antes da COVID-19, avança a Lusa, que cita dados oficiais divulgados esta quinta-feira, 17 de agosto.

No total, Macau recebeu, no sétimo mês do ano, 2.759.544 de visitantes, volume que corresponde a um aumento de 24,9% face ao mês anterior, segundo a Direção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau.

No que diz respeito a mercados, a maioria dos visitantes continua a ser proveniente da China, que foi responsável por 1,9 milhões dos visitantes contabilizados em Macau em julho.

A Lusa lembra que as autoridades de Macau afirmaram este domingo que Macau é o principal destino turístico dos residentes na China continental, com base em dados oficiais sobre a primeira metade do ano.

O relatório sobre o turismo externo no primeiro semestre de 2023, divulgado pela Academia de Turismo da China, também “mostra que Hong Kong, Macau e Taiwan representam 80% dos destinos de viagens escolhidos pelos residentes do interior da China, durante o primeiro semestre do corrente ano, com Macau a ficar no primeiro lugar do ‘ranking’, com uma taxa de 50%”, apontaram as autoridades, em comunicado.

No acumulado desde o início do ano, Macau recebeu já 14,4 milhões de visitantes, número que compara com os 23,8 milhões que tinham sido contabilizados no mesmo período de 2019.

Recorde-se que, à semelhança da China, também Macau seguiu uma política COVID-Zero para lidar com a pandemia, sendo que no território as medidas restritivas relacionadas com a transmissão só começaram a ser levantadas em meados de dezembro de 2022, enquanto as fronteiras reabriram a 8 de janeiro de 2023 para estrangeiros.

 

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