Galileo Portugallança Virtual Hotel
O sistema global de reservas Galileo lançou um novo programa de treino para as escolas de turismo do país: o Virtual Hotel, o único software de ensino no mundo para a gestão interna de uma unidade e/ou cadeia hoteleira”Através deste programa são transmitidas práticas e conhecimentos que possibilitam aos alunos a gestão de clientes nos… Continue reading Galileo Portugallança Virtual Hotel
Patricia Neves
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O sistema global de reservas Galileo lançou um novo programa de treino para as escolas de turismo do país: o Virtual Hotel, o único software de ensino no mundo para a gestão interna de uma unidade e/ou cadeia hoteleira”Através deste programa são transmitidas práticas e conhecimentos que possibilitam aos alunos a gestão de clientes nos front e back office da recepção de hotel, desde a gestão de espaço à produção de documentos”, disse ao Publituris a comercial da Galileo responsável pela formação nas escolas, Patrícia Sobral, adiantando que, “neste momento, o software está a ser divulgado nas instituições de ensino”.
O Virtual Hotel foi concebido a partir dos sistemas de gestão existentes em grandes cadeiras hoteleiras internacionais, como a Sheraton, Hilton, Holiday Inn, e é, actualmente, ministrado em mais de 800 instituições de ensino na Europa, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos, segundo a Galileo.
Programas Galileo em 44 escolas do país
O software de treino da Galileo está disponível em 44 escolas de turismo do país, permitindo aos alunos uma familiarização com o mercado de trabalho, o que constitui uma mais valia na obtenção de emprego.
As universidades do Algarve e de Évora, as escolas superiores de Educação de Coimbra, Peniche e Portalegre, os Institutos Politécnicos de Tomar e Mirandela, o ISLA, o ISPAGAYA e as escolas de hotelaria do INFTUR (Porto, Lisboa, Santarém, Coimbra, Faro, Portimão e Estoril) constituem alguns exemplos das instituições que leccionam conteúdos Galileo.
O CBT (Computer Based Trainning) e o Galileo On-Line são as duas ferramentas de formação utilizadas nas escolas de turismo do país que permitem aos alunos perceber a actividade de uma agência de viagens. O CBT dispõe de 44 módulos de formação que disponibilizam ferramentas de avaliação, exames, construção e avaliação de testes e suporte didáctico. Trata-se de uma base de dados que permite aos alunos uma primeira abordagem às terminologias e procedimentos do sistema Galileo, bem como à distribuição electrónica da informação. Por outro lado, o Galileo On-Line é uma ferramenta que pretende que os alunos de turismo se familiarizem com a componente de vendas da agência de viagem, de modo a adquirirem um certo grau de automatização que é requerido pelo mercado de trabalho. Este software consiste num simulador que permite a criação e emissão de reservas, num ambiente muito próximo da realidade, e a adaptação da base de dados.
Segundo Patrícia Sobral, “estas ferramentas são muito úteis para os futuros profissionais, integrando-os em processos operacionais de trabalho e conhecimento de terminologias que se tornam mais-valias na sua entrada no mercado de trabalho”.
Estas soluções de treino são vendidas pela Galileo às escolas de turismo do país, para depois serem utilizadas pelos professores em ambiente de sala de aula. “Previamente é dada formação aos docentes, para que depois saibam ensinar os alunos”, explica Patrícia Sobral, acrescentando que “para o mercado de trabalho isto é muito vantajoso, pois os alunos saem mais preparados para a realidade profissional”.
A Galileo disponibiliza este software às escolas desde 1998. De acordo com Patrícia Sobral, “o balanço é muito positivo, pois temos sido uma força de dinâmica no país, procurando uma boa articulação com o mercado de trabalho que inclusive vai ter connosco para nos perguntar quais as melhores escolas de turismo onde podem buscar profissionais mais bem preparados”.
Mais de 300 alunos certificados pela Galileo
Todos os anos, durante os meses de Verão, a Galileo disponibiliza para os alunos de turismo acções de certificação em Reservas e Emissões que têm a mesma validade da que é obtida pelos profissionais. “Mais de três centenas de alunos já foram certificados desde 2000, o ano em que a Galileo lançou a iniciativa”, disse Patrícia Sobral. “A formação e o certificado Galileo são imprescindíveis para os futuros profissionais do sector, até porque se trata de requisitos regularmente exigidos pelas entidades empregadoras no recrutamento de novos colaboradores”, acrescenta. Esta acção decorre ao longo de cinco dias, nas instalações da Galileo, em Lisboa, e no Porto, com turmas de cerca de 10 alunos. Segundo dados da responsável da formação “no Verão de 2006 foram realizadas sete acções de formação”. Para os alunos das escolas parceiras da Galileo, a certificação custa 200 euros, enquanto que os restantes interessados terão de pagar 350 euros.
O “passaporte de formação”, obtido com 80% de aproveitamento, significa que “os formandos estão aptos a trabalhar com o sistema”, refere Patrícia Sobral. Com o domínio da ligação a agências de viagens, companhias aéreas, empresas de rent-a-car, hotéis e operadores de viagens a nível nacional, Portugal lidera o mercado da Galileo, estando também bem posicionado nas soluções de formação para as escolas. Neste contexto, Patrícia Sobral faz um balanço positivo da actuação da empresa ao nível da formação nas escolas, “tendo em conta que o nosso negócio não é este”.