Politécnico de Setúbal apresenta projeto SHIFT na BTL
O Politécnico de Setúbal irá apresentar os principais resultados do projeto de investigação SHIFT, aproveitando a presença na BTL para dar a conhecer a plataforma digital pioneira de marketing turístico colaborativo.

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O projeto de investigação SHIFT, liderado pelo Politécnico de Setúbal (IPS) e com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), vai estar representado na próxima edição do Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um seminário sobre “Estratégias Colaborativas para um Turismo Sustentável”, onde serão apresentados os principais resultados alcançados, com destaque para uma plataforma digital de marketing turístico colaborativo.
O evento, agendado para 14 de março, enquadra-se na Tarefa 6 do projeto SHIFT, referente à disseminação, e acontece em simultâneo com o programa de divulgação da RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo, dirigindo-se especificamente aos stakeholders do turismo que procuram estratégias inovadoras para potenciar a competitividade, adotando uma abordagem prática e baseada em evidências.
Trata-se de uma “oportunidade para conhecer soluções estratégicas e tecnológicas que podem redefinir o futuro do turismo”, afirma Teresa Costa, docente da Escola Superior de Ciências Empresariais (ESCE/IPS) e investigadora principal deste projeto.
A decorrer desde 2022, o SHIFT propõe-se criar “uma nova estrutura concetual e pragmática para o marketing turístico, orientada para a sustentabilidade e baseada na inovação de base digital, como trampolim para a transformação de que o turismo precisa urgentemente”, conclui a responsável.
Com início pelas 16h30, o programa organiza-se em seis intervenções onde serão apresentados os fatores críticos que moldam o futuro do turismo, bem como cenários estratégicos e um referencial de marketing turístico colaborativo, validado com stakeholders na região de Lisboa.
O seminário culmina com a apresentação de um protótipo pioneiro de plataforma digital, a cargo de Rui Madeira, docente da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetúbal/IPS), concebida para impulsionar a cooperação entre agentes turísticos, turistas e residentes, de forma a otimizar a promoção dos destinos.