Portugal marca presença com 86 empresas e as 7 ARPT na ITB 2025
Portugal diz “ja” à ITB Berlim com 86 empresas e as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT).

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Até 6 de março, Portugal está presente na ITB Berlim, com um stand de 830m2, 86 empresas e as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT).
O Turismo de Portugal organiza a presença nacional neste evento, tendo em vista apresentar e divulgar a “diversidade e excelência da oferta nacional, explorar oportunidades de cooperação entre mercados e promover o investimento no setor”.
O Instituto Público proporciona assim às empresas um contacto direto com o mercado, sobretudo, com os operadores turísticos desta região do centro da Europa (com destaque para alemães, austríacos e suíços) de modo a estimular oportunidades e concretização de negócios.
Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, sublinha que se “trata efetivamente de um mercado emissor com uma importância estratégica”, considerando ainda que o turismo desempenha um “papel fulcral no aprofundar das relações bilaterais entre Portugal e a Alemanha”.
Por isso, Carlos Abade reforça que a presença na ITB 2025 “fortalece os laços com o mercado alemão, promovendo não só a autenticidade e a excelência de uma oferta distintiva, mas evidenciando também o notável desempenho das empresas turísticas nacionais”.
Refira-se que o mercado alemão tem um papel crucial no turismo português, sendo o segundo mercado emissor mais relevante em termos de dormidas para Portugal, além da importância no que diz respeito às receitas turísticas.
Segundo dados do Turismo de Portugal, em 2024, a Alemanha foi o segundo maior mercado em termos de dormidas (11,3%) e o quarto em número de hóspedes (8,9%), correspondendo a um aumento de 4,3% e 6,6%, respetivamente, totalizando mais de 6,3 milhões de dormidas e 1,73 milhões de hóspedes. Já as receitas turísticas provenientes da Alemanha cresceram 8,3% face a 2023, atingindo 3,12 mil milhões de euros, representando 11,3% do total.
As projeções conhecidas para o turismo emissor alemão são promissoras, avançando o Turismo de Portugal que, entre 2025 e 2028, “espera-se um crescimento anual de 3,4% nas partidas internacionais da Alemanha, atingindo 141 milhões de partidas em 2028”.