Roadshow Os Especialistas foi “estupendo” e reuniu cerca de 1000 agentes de viagens
O roadshow Os Especialistas ficou “muito acima das expectativas” e reuniu perto de 1000 agentes de viagens nas cinco cidades por onde passou, entre 24 e 28 de fevereiro, o que leva a organização a considerar que, na edição deste ano, o evento foi “estupendo”.

Inês de Matos
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
O roadshow Os Especialistas voltou a merecer um balanço positivo, depois de ter reunido cerca de 1000 agentes de viagens nas cinco cidades por onde passou entre 24 e 28 de fevereiro, número que leva a organização a considerar que o evento deste ano foi “estupendo”.
“Estamos na última cidade, Lisboa. Estou a tentar encontrar uma palavra para descrever como tem sido o nosso evento porque está muito acima das expectativas, tem sido estupendo”, disse ao jornalistas Artur Sousa, diretor-geral da ATR e um dos organizadores da iniciativa, à margem do evento que decorreu nos Montes Claros Monsanto, em Lisboa.
De acordo com o responsável, em Lisboa, Porto e Braga as sessões registaram mesmo “overbooking”, com os eventos de Coimbra e Tomar a apresentarem igualmente uma procura satisfatória, sendo notório que houve “muito interesse dos agentes de viagens”.
“Acima de tudo, as pessoas estão interessadas nos nossos produtos. Há novidades e isso faz aumentar ainda mais a curiosidade”, congratulou-se Artur Sousa, agradecendo também a visita que o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, fez ao evento em Tomar.
Igualmente satisfeito com o interesse demonstrado pelas marcas e produtos apresentados durante o evento estava Miguel Jesus, diretor-geral da Image Tours, que destacou o interesse no roadshow como um evento “onde é possível trabalhar”.
“O interesse tem sido bastante grande, ano após ano, ficamos muito satisfeitos. É lógico que os números de inscrições dizem muito, mas diz mais ainda os comentários que nos fazem e que demonstram interesse em estar no nosso evento porque sentem que é um local onde é possível trabalhar”, acrescentou.
Duas saídas, quatro entradas
A edição deste ano do roadshow Os Especialistas contou com várias novidades face ao evento do ano passado, contando-se duas saídas e quatro entradas entre o grupo de parceiros que participou na iniciativa.
“Saíram duas empresas, a Turangra e a Across, e entraram quatro: Iberia, Turismo de Macau, Turismo de Marrocos e Euromar”, referiu Artur Sousa, explicando que o feedback dos novos parceiros “é extremamente positivo”.
Artur Sousa revelou que o roadshow continua a despertar o interesse de várias marcas e destinos, motivo pelo qual a organização continua a ter uma lista de espera de interessados em participar, explicando, no entanto, que devido ao conceito do evento, o objetivo não passa por ter um grande número de expositores.
“O nosso conceito não mudou e não vai mudar. Temos uma lista de espera muito considerável de empresas que querem participar no nosso roadshow mas isso não faz parte do nosso conceito. O resultado está à vista”, explicou, sublinhando que “em equipa que ganha não se mexe”.
O sucesso do evento é também a prova, acrescentou Miguel Jesus, de que o formato do roashow não está esgotado, apesar de, atualmente, existir no mercado uma grande oferta deste tipo de eventos.
“Talvez alguns tipos de formatos de roadshow estejam esgotados, porque quando o agente de viagens começa a ser massificado com roadshows e não consegue tirar daí aquilo que necessita, se calhar acaba por perder o interesse. Mas, ao contrário destes casos, temos muitas empresas que nos contactam porque têm o feedback do que é o nosso evento”, defendeu.
Certo é que, este ano, Os Especialistas regressam à BTL com stand próprio, onde vão estar representados seis dos parceiros que participaram no roadshow deste ano, e preparam-se para, no próximo ano, assinalar o 20.º aniversário da iniciativa, data que vai, certamente, ser assinalada com uma edição especial, apesar dos responsáveis preferirem não adiantar pormenores para já.
Recorde-se que o roadshow arrancou a 24 de fevereiro, no Porto, seguiu depois para Braga, a 25 de fevereiro, e, no dia seguinte, acontece em Coimbra. A 27 de fevereiro, a iniciativa decorreu em Tomar, chegando a Lisboa a 28 de fevereiro.
Image Tours, Optigest, ATR, Turismo da Tailândia, Turismo do Dubai, Iberia, Soltour, Turismo de Marrocos, Amadeus, W2M-Next, Euromar, Melair Cruzeiros, Magnet, Vale do Ave Tour Operador, Turismo da África do Sul e Intermundial foram os participantes na edição de 2025 do roadshow.