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Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI)
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“Apostar no turismo interior é investir no futuro destas regiões”

A conversa com Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI), decorreu após a realização do I Congresso Mundial de Turismo Interior e depois de ouvir a análise e opiniões de diversos agentes do turismo, especialistas e académicos. Uma coisa é certa, seja visto de dentro ou por fora, “Portugal tem todas as condições para fazer do interior um polo turístico forte e sustentável”.

Victor Jorge
Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI)
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“Apostar no turismo interior é investir no futuro destas regiões”

A conversa com Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI), decorreu após a realização do I Congresso Mundial de Turismo Interior e depois de ouvir a análise e opiniões de diversos agentes do turismo, especialistas e académicos. Uma coisa é certa, seja visto de dentro ou por fora, “Portugal tem todas as condições para fazer do interior um polo turístico forte e sustentável”.

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A conversa com Miguel Martins, presidente da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI), decorreu após a realização do I Congresso Mundial de Turismo Interior e depois de ouvir a análise e opiniões de diversos agentes do turismo, especialistas e académicos. Uma coisa é certa, seja visto de dentro ou por fora, “Portugal tem todas as condições para fazer do interior um polo turístico forte e sustentável”.

 

O interior do país entrou definitivamente na estratégia do turismo em Portugal. A pandemia trouxe uma nova visão relativamente a estes territórios e, fundamentalmente, ao que estes são capazes de proporcionar aos visitantes. Contudo, antes de olhar para quem visita estes territórios, torna-se fulcral olhar para quem neles vive (ou quer viver), trabalha, estuda ou tem uma qualquer atividade. Por isso, Miguel Martins presidente da AITI, diz que “o turismo no interior está a abrir portas para a inovação e o empreendedorismo”. E destaca: “O interior do país representa um conjunto de recursos com grande potencial, mas que ainda carecem de maior organização, promoção e investimento”.

Que importância possui o Turismo Interior como motor de desenvolvimento económico, social e cultural para Portugal e especialmente em regiões menos visitadas?
O turismo no interior de Portugal tem de ser uma grande aposta para impulsionar o desenvolvimento económico, social e cultural do país, especialmente nas regiões menos visitadas. Além de criar empregos e novas oportunidades de negócio, ajuda a fixar a população em zonas rurais, combatendo a desertificação e dando uma nova vida a estas localidades. Os visitantes trazem dinamismo à economia local, consumindo produtos regionais, gastronomia típica e artesanato, o que fortalece os pequenos negócios e incentiva a produção local.

Outro ponto forte do Turismo Interior é a valorização do património e das tradições. Com mais visitantes interessados, há um maior cuidado com a preservação de monumentos, aldeias históricas e festividades típicas, não se perdendo tradições que em muitos destes sítios, sem o turismo, vão acabar por se perder.

Além disso, distribuir melhor o fluxo turístico ajuda a aliviar a pressão sobre cidades como Lisboa e Porto, garantindo um turismo mais sustentável e equilibrado. Em vez de sobrecarregar os destinos mais procurados, podem descobrir lugares menos explorados, mas igualmente encantadores, melhorando a experiência para todos e reduzindo impactos ambientais.

O turismo no interior está a abrir portas para a inovação e o empreendedorismo, com novos negócios a surgir, como alojamentos rurais, experiências gastronómicas diferenciadas e atividades de aventura. Com a ajuda da tecnologia, estas regiões podem ganhar mais visibilidade e atrair um público cada vez mais interessado em descobrir novos destinos.

No fundo, apostar no turismo no interior é investir no futuro destas regiões, garantindo desenvolvimento económico, preservação cultural e um turismo mais sustentável. Com boas estratégias e promoção.

Pode afirmar-se que Portugal possui um Turismo Interior consolidado ou em consolidação?
Portugal tem um Turismo Interior em consolidação, mas ainda há um longo caminho a percorrer para que se torne um destino verdadeiramente estruturado e competitivo. Neste momento, mais do que um destino consolidado, o interior do país representa um conjunto de recursos com grande potencial, mas que ainda carecem de maior organização, promoção e investimento.

Mas houve avanços nessa consolidação?
Nos últimos anos, houve avanços significativos, com a valorização do património histórico, da gastronomia, do enoturismo e do turismo de natureza. Regiões como o Douro, Alentejo, Serra da Estrela e Trás-os-Montes e Centro de Portugal começam a atrair mais visitantes, mas muitas zonas do interior continuam pouco exploradas e com dificuldades em se afirmar como destinos turísticos sólidos.

Então, onde residem as dificuldades ou desafios?
O grande desafio está na transformação destes recursos dispersos numa oferta turística estruturada e coesa. É necessário melhorar infraestruturas, aumentar a capacidade de alojamento, criar experiências diversificadas e, sobretudo, promover estas regiões de forma mais eficaz. O interior de Portugal ainda sofre com a falta de acessibilidade e transportes, o que limita a sua atratividade para turistas nacionais e internacionais.
Projetos como o “Revive”, que aposta na recuperação de património histórico, e o crescimento do turismo rural e de aventura mostram que há um esforço para consolidar este setor.

No entanto, sem uma estratégia clara e contínua para transformar o potencial em realidade, o Turismo Interior continuará a ser um conjunto de oportunidades por explorar, em vez de um verdadeiro destino turístico.

Portugal tem todas as condições para fazer do interior um polo turístico forte e sustentável, mas ainda há muito trabalho a fazer para que este deixe de ser apenas um conjunto de recursos e se torne uma escolha clara para os turistas.

A(s) estratégia(s) necessária(s)

Que estratégias ou ações considera prioritárias para dinamizar o Turismo Interior em Portugal?
Para que o interior de Portugal se torne um destino turístico verdadeiramente atrativo e competitivo, é essencial adotar uma estratégia estruturada que vá além de medidas pontuais. No entanto, mais do que infraestruturas e investimentos, o fator decisivo para o sucesso do turismo nestas regiões são as pessoas que vivem nos territórios. São elas que guardam a identidade, a cultura e as tradições, tornando cada local único. Mais do que apenas o passado destas terras, os seus habitantes são também o futuro, e sem o seu envolvimento e valorização, o Turismo Interior dificilmente se consolidará.

A hospitalidade genuína, o conhecimento das histórias locais e a paixão pelo território são elementos que nenhum investimento pode substituir. As pessoas são as verdadeiras embaixadoras dos seus destinos e é a sua capacidade de bem receber que faz a diferença na experiência do visitante.

Por isso, é fundamental capacitar e envolver as comunidades locais no desenvolvimento turístico, oferecendo formação em hospitalidade, empreendedorismo e inovação. Quando os habitantes sentem que fazem parte da transformação da sua região, tornam-se agentes ativos na criação de um turismo sustentável e autêntico.

Além disso, para tornar o interior mais atrativo, é essencial melhorar as infraestruturas e acessibilidades, garantindo boas ligações rodoviárias e transportes públicos eficientes, pois sem criar oportunidades para que os habitantes possam vender os seus produtos, contar as suas histórias e partilhar o seu modo de vida, é o que realmente diferencia o Turismo Interior do turismo massificado das grandes cidades.

A digitalização e a inovação são igualmente essenciais para colocar o interior no mapa turístico, mas esta modernização só terá impacto se for integrada com o saber das populações locais. A criação de roteiros interativos, visitas guiadas digitais e experiências imersivas deve ser feita com a participação de quem conhece o território melhor do que ninguém. Ou seja, os próprios habitantes.

Por fim, é essencial que exista um trabalho coordenado entre municípios, empresas e comunidades locais, garantindo que o Turismo Interior não seja apenas uma soma de recursos dispersos, mas sim um destino consolidado, coeso e atrativo. Se as pessoas forem colocadas no centro do desenvolvimento turístico, o interior de Portugal tem todas as condições para se tornar um verdadeiro motor de crescimento económico, social e cultural. Afinal, são as pessoas que dão alma a um destino e que, no momento da receção, fazem toda a diferença na experiência do visitante.

Há, então, a necessidade de uma maior promoção e investimento na valorização do património cultural, natural e gastronómico no interior? Quem deve conduzir essa promoção e investimento?
A promoção e o investimento na valorização do património cultural, natural e gastronómico do interior de Portugal são extremamente necessários e devem ser conduzidos de forma assertiva e direcionada. O património dessas regiões é um recurso valioso que, se bem explorado, pode atrair turistas, revitalizar a economia local e reforçar a identidade das comunidades.

Para garantir que a valorização do património seja eficaz, é fundamental que a responsabilidade pela promoção e investimento recaia sobre as respetivas regiões de turismo em colaboração estreita com o setor privado. Esta parceria pode maximizar o impacto das iniciativas e assegurar que os investimentos sejam direcionados para áreas que realmente atendam às necessidades e potencialidades de cada região.

No que diz respeito ao financiamento, deveria haver um papel ativo do Turismo de Portugal na coordenação de esforços e no suporte a projetos que valorizem o património local. Esta entidade tem a capacidade de promover políticas e programas que ajudem a fortalecer o setor do turismo e a preservar a riqueza cultural e gastronómica do interior.

Além disso, as câmaras municipais e as organizações locais devem estar envolvidas na identificação de oportunidades e na implementação de iniciativas que realmente refletem a essência de cada comunidade. A participação da população local é crucial para garantir que as propostas sejam relevantes e sustentáveis.

As novas tecnologias podem contribuir para a promoção e valorização destas regiões?
As novas tecnologias são essenciais para a promoção das regiões do interior de Portugal, oferecendo uma série de vantagens para o desenvolvimento económico e turístico. No entanto, muitas dessas áreas ainda enfrentam desafios significativos relacionados com a falta de cobertura de redes, como Internet de fibra e ligações móveis, o que pode limitar a eficácia dessas ferramentas.

Embora a utilização de redes sociais e plataformas de marketing digital possa aumentar a visibilidade das regiões, permitindo a divulgação do seu património cultural, natural e gastronómico de forma atrativa, a falta de infraestrutura adequada torna essa promoção ineficaz. Para que as novas tecnologias possam ser úteis, é fundamental garantir que as infraestruturas necessárias estejam disponíveis, caso contrário, o investimento nessas ferramentas não trará os resultados desejados. Além disso, muitas aplicações e soluções tecnológicas são desenvolvidas sem um conhecimento profundo das realidades locais, o que pode levar à disseminação de informações incorretas ou inadequadas. Quando os turistas recebem informações sobre pontos de interesse, eventos ou ofertas gastronómicas que estão desatualizadas ou erradas, isso pode resultar em frustrações e desconfiança.

Para que as novas tecnologias contribuam verdadeiramente para a promoção das regiões do interior, é crucial que haja uma colaboração estreita entre as regiões de turismo, as associações locais e o setor privado. Esses atores devem esforçar-se para compreender as especificidades de cada território e investir em infraestrutura de redes, assegurando que as soluções tecnológicas sejam adaptadas às necessidades e realidades locais.

Assim, as novas tecnologias têm um potencial enorme para promover as regiões do interior de Portugal, mas é vital que sejam acompanhadas por investimentos em infraestrutura e um conhecimento profundo dos territórios. Apenas assim se poderá garantir que a promoção seja eficaz e que os visitantes tenham uma experiência autêntica e satisfatória.

PPP para o interior

Que papel podem e/ou devem desempenhar as políticas públicas e as autarquias no desenvolvimento de um turismo mais estruturado e atrativo no interior?
Para o desenvolvimento de um turismo estruturado e atrativo no interior de Portugal é crucial implementar um conjunto de políticas públicas que abordem de forma integrada as necessidades das comunidades locais e as potencialidades turísticas da região. Estas políticas devem ser orientadas para a criação de um ambiente favorável ao crescimento do turismo, incentivando a economia local e promovendo a sustentabilidade.

Em primeiro lugar, deve haver um investimento significativo em infraestrutura. A melhoria das acessibilidades, como estradas, transporte público e sinalização, é fundamental para assegurar que os visitantes consigam aceder facilmente às zonas turísticas. Além disso, a criação de boas condições de alojamento, que vão desde pequenas casas de turismo rural a hotéis, é essencial para acomodar os turistas que visitam a região.

A promoção do património cultural, natural e gastronómico é outra componente vital. As políticas públicas devem promover a preservação do património histórico e cultural, bem como incentivar iniciativas que celebrem as tradições locais. Isso inclui a organização de eventos, festivais e feiras que destaquem a gastronomia típica, artesanato e as práticas culturais da região, atraindo tanto visitantes como participantes da própria comunidade.

A formação e capacitação de recursos humanos são igualmente importantes. Investir na formação de profissionais do setor turístico garante que os visitantes tenham acesso a serviços de qualidade, enriquecendo a sua experiência. Programas de formação podem abordar áreas como atendimento ao cliente, gestão de hotelaria e promoção do património local.

Além disso, é essencial que haja um enfoque na sustentabilidade ambiental. Políticas que promovam o turismo sustentável, respeitando o meio ambiente e as comunidades locais, são fundamentais para garantir que as riquezas naturais e culturais sejam preservadas. Isso pode incluir iniciativas de ecoturismo, promoção de práticas de turismo responsável e sensibilização de turistas e residentes sobre a importância da conservação ambiental.

Por fim, a colaboração entre diferentes entidades, como Turismo de Portugal, regiões de turismo e autarquias, deve ser incentivada. Essa articulação permite a criação de uma estratégia unificada que maximize a promoção das regiões e fortaleça a identidade turística do interior como um todo. Ou seja, o desenvolvimento de um turismo estruturado e atrativo no interior de Portugal requer políticas públicas que invistam em infraestrutura, promoção dos territórios, formação profissional, sustentabilidade ambiental e colaboração estratégica. Desta forma, é possível criar um ecossistema turístico que beneficie tanto os visitantes como as comunidades locais.

Quais são, na sua perspectiva, os maiores desafios que o Turismo Interior enfrenta atualmente e como é que estes podem ser ultrapassados?
São vários. Desde logo, a falta de infraestruturas, uma vez que muitas regiões do interior carecem de boas estradas, transporte público adequado e sinalização apropriada, dificultando o acesso dos turistas. Ao nível da promoção e visibilidade do património cultural e natural dessas regiões muitas vezes é fragmentada e pouco coordenada, resultando em baixa visibilidade e conhecimento entre os potenciais visitantes.

No que toca à sazonalidade, o Turismo Interior, frequentemente, enfrenta picos de visitantes apenas em determinadas épocas do ano, o que pode levar a uma gestão ineficaz das ofertas turísticas e à sazonalidade dos negócios. Também a falta de
formação e capacitação de profissionais do setor turístico pode afetar a qualidade dos serviços prestados, impactando negativamente a experiência do visitante.

Depois, na sustentabilidade ambiental, o crescimento do turismo deve ser feito de forma sustentável, preservando os recursos naturais e culturais, o que representa um desafio em muitas regiões que ainda não têm políticas claras nesse sentido.

Outro ponto importante é que o interior de Portugal enfrenta problemas de despovoamento e envelhecimento da população, o que pode afetar a oferta de mão-de-obra e a dinamização das comunidades, além de enfrentar concorrência de destinos urbanos e litorais que têm uma maior visibilidade e infraestruturas mais desenvolvidas, tornando difícil atrair visitantes.

Como já referi, a baixa cobertura de redes de internet e telecomunicações em algumas áreas limita a capacidade de utilizar tecnologias de promoção e informação, dificultando a conexão com turistas em potencial.

E quanto à oferta, muitas regiões do interior apresentam uma oferta limitada de alojamento, restauração e empresas de animação turística, o que pode desencorajar visitantes que buscam experiências completas e variadas.

Finalmente, a falta de coordenação entre a oferta de territórios vizinhos é um desafio significativo. Uma abordagem colaborativa entre diferentes municípios e regiões pode potenciar a promoção conjunta de itinerários turísticos e experiências, atraindo mais visitantes e facilitando a criação de pacotes turísticos que valorizem a diversidade da oferta.

Para abordar esses desafios, e repetindo-me, é crucial uma abordagem coordenada entre o Governo, autarquias, setor privado e comunidades locais, que permita criar soluções sustentáveis e efetivas que melhorem a oferta e a experiência turística no interior de Portugal.

Despovoamento, falta de infraestruturas, escassez de investimento. São estes os principais desafios que o Interior enfrenta?
O interior de Portugal enfrenta desafios significativos que vão além do despovoamento, da falta de infraestruturas e da escassez de investimento. Embora estas questões sejam cruciais, é importante salientar que o verdadeiro problema pode não estar apenas na quantidade de investimento, mas na forma como esse investimento é direcionado e aplicado.

É verdade que chegam milhões de euros destinados ao desenvolvimento do interior, mas muitas vezes esses recursos são aplicados de maneira inadequada, sem atender às reais necessidades das comunidades e das iniciativas turísticas locais. Por isso, é fundamental repensar as estratégias de investimento, priorizando ações que realmente favoreçam a dinamização do turismo a médio e longo prazo.

Uma abordagem mais eficaz seria colocar maior investimento e decisão nas mãos de quem realmente trabalha o turismo, ou seja, os atores privados e quem conhece profundamente as especificidades e potencialidades das regiões.

Ao descentralizar a gestão dos recursos e permitir que os empresários e associações ligadas ao turismo tenham voz ativa na definição de projetos e iniciativas, será mais fácil alavancar o potencial turístico do interior.

Além disso, outros desafios que merecem ser destacados incluem a promoção limitada do património cultural, a sazonalidade turística, a falta de formação e capacitação de recursos humanos, e a necessidade de uma melhor coordenação entre os diferentes territórios para criar uma oferta turística coerente e diversificada.

A escassez de alojamento, restauração e empresas de animação turística em muitos destes territórios também contribui para uma menor apetência destes territórios para quem os visita.

A falta de mobilidade e acessos são frequentemente referidos como um dos maiores entraves ao desenvolvimento do interior. Como pode esta questão ser resolvida?
Quando abordamos o tema do turismo no interior de Portugal, é fundamental identificar claramente a região em questão, uma vez que as especificidades e desafios enfrentados por cada território podem ser bastante distintos. Por exemplo, Viseu, como um território de interior, possui características e oferta que não se podem comparar de forma direta às de localidades como Idanha-a-Nova ou Penamacor, as quais têm realidades diferentes em termos de oferta turística, mobilidade e recursos disponíveis.

A estratégia de desenvolvimento para os territórios de interior deve ser orientada pelas singularidades de cada região, incluindo a sua localização geográfica e a diversidade de produtos turísticos que oferecem. Um dos principais desafios que muitas destas áreas enfrentam reside na mobilidade. A criação de uma rede de transportes eficaz é essencial para garantir que os turistas possam aceder facilmente aos pontos de interesse, promovendo assim uma maior afluência ao interior, e ao mesmo tempo essa mesma rede facilita as comunidades residentes nesses territórios. Um exemplo positivo deste tipo de articulação é o trabalho que a AITI está a realizar em colaboração com a Flixbus, com o intuito de estabelecer ligações entre Castelo Branco, Termas de Monfortinho, Cáceres, Mérida, Badajoz, Portalegre, e novamente Castelo Branco. Iniciativas como esta não apenas facilitam a mobilidade, mas também promovem a interligação entre cidades e pontos turísticos, potencializando a visita a estes territórios.

Além disso, é crucial que se estabeleçam parcerias com empresas de transporte que operem nos territórios em questão, para que as soluções sejam verdadeiramente eficazes e sustentáveis. Caso se justifique, a implementação de subsídios nestas empresas, especialmente numa fase inicial, pode ser um investimento estratégico vital para assegurar a conectividade entre as diversas regiões do interior.

Em suma, a abordagem ao desenvolvimento do turismo no interior de Portugal deve ser multifacetada, considerando as especificidades de cada região e investindo em soluções de mobilidade eficazes. A articulação entre entidades públicas e privadas, bem como a promoção de iniciativas que melhorem as ligações de transporte, são passos essenciais para fomentar a valorização e o crescimento do turismo nas áreas interiores do país.

Olá vizinhos

A proximidade com territórios fronteiriços, especialmente com Espanha, é uma oportunidade para o Turismo Interior?

A proximidade com territórios fronteiriços, especialmente com Espanha, é, sem dúvida, uma oportunidade significativa para o Turismo Interior de Portugal. Embora nem todos os territórios consigam aproveitar essa proximidade da mesma forma, é vital para o desenvolvimento dos territórios de fronteira e mesmo para aqueles que estão mais afastados.

Um exemplo concreto é a área da fronteira de Monfortinho. Se olharmos para o lado espanhol, numa meia circunferência de cerca de 100 km, podemos encontrar cerca de 600.000 pessoas a residir nessa região. Em contrapartida, do lado português, a população é muito mais diminuta, rondando os 45.000 habitantes. Este contraste demográfico destaca a enorme oportunidade que existe para o turismo.

A diferença significativa no número de potenciais visitantes evidencia onde se encontra o nosso mercado. Portanto, é crucial desenvolver estratégias que captem esse público proveniente de Espanha e incentivem a sua visita ao interior português.

Além disso, a criação de uma infraestrutura de transporte acessível e eficaz entre os dois países é fundamental. As ligações devem ser facilitadas para que os turistas possam deslocar-se facilmente entre os destinos em Portugal e Espanha, ampliando assim o alcance das ofertas turísticas disponíveis.

Por isso, a proximidade com a fronteira espanhola apresenta uma oportunidade substancial para o turismo no interior, tanto para as regiões fronteiriças quanto para as áreas mais afastadas. É essencial aproveitar esta vantagem demográfica, desenvolvendo estratégias que promovam o interior português como um destino atrativo e acessível, capaz de captar o interesse dos potenciais visitantes que habitam nas proximidades, criando, inclusive, estratégias comuns entre os dois países de promoção e de produto integrado.

Existe já algum exemplo de cooperação transfronteiriça bem-sucedida que possa referir?
Um exemplo concreto dessa colaboração entre Portugal e Espanha no desenvolvimento de um produto turístico é a criação do “Land of Dragons”. Este projeto, promovido pela AITI, estabelece uma conexão entre várias localidades dos dois lados da fronteira que incluem Monsanto, Malpartida de Cáceres, Trujillo e Cáceres. O principal objetivo deste produto turístico é potenciar estes territórios ibéricos através da série de renome mundial “House of Dragons”. Através do projeto, busca-se não apenas revitalizar a oferta turística, mas também aumentar o número de noites de estadia nas regiões envolvidas. Este produto integra atrações culturais, património histórico e experiências únicas que refletem a identidade e a autenticidade de cada local. A interligação entre as localidades possibilita que os visitantes explorem um itinerário completo que abrange as tradições e a riqueza cultural dos dois lados da fronteira.

Esta iniciativa é um excelente exemplo de como a colaboração entre os dois países pode resultar em benefícios mútuos, promovendo as especificidades de cada região e criar sinergias que atraem turistas. Ao unir esforços e recursos, é possível expandir a visibilidade e a atratividade dos destinos envolvidos, contribuindo para um turismo sustentável e integrado que favorece o desenvolvimento socioeconómico de ambos os lados da fronteira.

Este produto, “Land of Dragons”, é um modelo a ser seguido, demonstrando como a cooperação transfronteiriça pode criar oportunidades significativas para o turismo no interior, ao mesmo tempo que promove um legado cultural rico e diversificado na península ibérica.

O desenvolvimento do turismo pode ser um fator crucial para fixar pessoas e negócios no interior. Como é que o turismo pode criar um ciclo positivo que beneficie a economia local e traga novas oportunidades de emprego?
O turismo pode criar um ciclo positivo que beneficia a economia local e traz novas oportunidades de emprego de várias maneiras. Primeiramente, a chegada de turistas gera uma maior procura por serviços e produtos locais, como restaurantes, alojamento, transporte e atividades de lazer. Essa demanda adicional incentiva o crescimento das empresas existentes e a criação de novas.

Com a expansão do turismo, surgem novas oportunidades de emprego em diversas áreas, como hotelaria, restauração, guias turísticos, transportes e comércio. Essas novas vagas ajudam a reduzir a taxa de desemprego na comunidade local e oferecem oportunidades de trabalho para diversos grupos, incluindo jovens e pessoas requalificadas.

Além disso, o aumento da atividade turística pode atrair investimentos para a região, tanto públicos quanto privados. Estes investimentos podem ser direcionados para a melhoria de infraestruturas, como estradas e transportes, bem como para o desenvolvimento de novos projetos turísticos, gerando mais empregos.

Recentemente realizou-se o primeiro Congresso Mundial de Turismo Interior, organizado pela AITI. Que conclusões ou linhas de ação foi possível retirar do congresso?
As conclusões do nosso congresso refletem a importância da colaboração entre Portugal e Espanha, bem como a necessidade de estabelecer estratégias conjuntas que potenciem o desenvolvimento de ambas as regiões.

Algumas das conclusões e linhas orientadoras que emergiram deste evento passam pelo fortalecimento da colaboração transfronteiriça; desenvolvimento de produtos turísticos comuns; promoção da mobilidade e acessibilidade; fortalecimento da identidade regional; capacitação e formação; inovação e sustentabilidade; estímulos e incentivos fiscais; e a importância da comunicação eficaz.

Em suma, as conclusões do congresso sublinham a necessidade de uma abordagem colaborativa e integrada para o desenvolvimento do turismo entre Portugal e Espanha. As linhas orientadoras estabelecidas contribuirão para guiar as ações futuras da nossa associação e dos profissionais do setor, assegurando que continuemos a fortalecer os laços entre os dois países e a maximizar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento em ambas as regiões.

Olhando para o futuro, como vê o Turismo Interior em Portugal dentro de cinco ou 10 anos?
Sou um otimista por natureza, mas, infelizmente, a realidade que observo é alarmante. Existe uma enorme falta de vontade e determinação para implementar soluções eficazes no turismo do interior de Portugal. As dificuldades que o interior já enfrenta são consideráveis, e cada vez mais, quem detém o poder de decisão parece agir em contraciclo, realizando iniciativas que não apenas desconsideram as reais necessidades das regiões, mas que podem até agravar a situação.

A aproximação a Espanha é absolutamente fundamental para o crescimento do Turismo Interior. Na Extremadura espanhola, o número de turistas e residentes ronda os cinco milhões, representando uma oportunidade crucial que não podemos ignorar.

No entanto, é desanimador ver regiões portuguesas a gastar recursos em promoção para mercados tão distantes como os Estados Unidos e outros destinos que, na prática, não fazem sentido para muitos dos nossos territórios de interior. Essa priorização de mercados irrelevantes é um erro estratégico grave. Precisamos, urgentemente, de focar a nossa atenção nas necessidades e características específicas das regiões interiores. É frustrante observar que são investidos milhões em iniciativas que, na maioria das vezes, não têm um impacto positivo.

Com todos os problemas que enfrentamos, é vital que se utilize o dinheiro público de maneira responsável e com uma visão clara. A forma mais fácil parece ser a contratação de consultores externos, que, sem qualquer conhecimento profundo sobre a realidade do interior, acabam por propor soluções inadequadas e desconectadas da verdadeira situação dos nossos territórios.

O futuro do turismo no interior depende da nossa capacidade de estabelecer um plano de desenvolvimento estruturado e eficaz. Precisamos urgentemente deixar de lado esta visão limitada da fronteira e trabalhar em conjunto, sempre que possível, em termos geográficos. A ausência de colaboração entre os diversos atores locais, regionais e nacionais impede que se crie uma estratégia integrada capaz de valorizar as potencialidades do interior.

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Aeroporto de Beja ganha novo hangar de manutenção

A Mesa, empresa de engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo Hi Fly, vai investir 60 milhões de euros num novo hangar de manutenção no Aeroporto de Beja, que vai ter capacidade para receber todas as aeronaves da família Airbus.

O Aeroporto de Beja vai ganhar um novo hangar de manutenção da Mesa, empresa de engenharia e manutenção de aeronaves e parte do grupo Hi Fly, que vai realizar um investimento de 60 milhões de euros para “triplicar a capacidade de manutenção” da infraestrutura.

A informação foi avançada pela ANA Aeroportos de Portugal, que assinou recentemente com a Mesa a licença para construir um segundo hangar no Aeroporto de Beja, num investimento que vai reforçar “o papel do aeroporto como polo de desenvolvimento aeroespacial e industrial na Europa”.

O novo hangar vai contar com uma área de 11.000 metros quadrados e vai ser construído junto às atuais instalações, permitindo “a manutenção de todas as aeronaves da família Airbus”, prevendo-se que a Mesa venha também a reforçar a prestação de serviços com “manutenção pesada e em linha, modernização de interiores, substituição de motores e trens de aterragem, testes hidráulicos, correção de avarias e inspeções baroscópicas de motores”.

“Estamos muito satisfeitos por dar este passo, que marca uma nova fase para a MESA. Desde a abertura do primeiro hangar em 2021, temos registado um crescimento sólido. Com este segundo hangar, iremos triplicar a nossa capacidade e continuar a oferecer serviços de excelência aos nossos clientes. Agradecemos a colaboração da ANA e estamos empenhados no desenvolvimento do Aeroporto de Beja”, congratula-se Thierry Ligonnière, CEO da ANA- Aeroportos de Portugal.

A ANA Aeroportos de Portugal explica que, no caso do Aeroporto de Beja, a aposta tem passado pelo “desenvolvimento de atividades aeroindustriais, como a manutenção de aeronaves, reciclagem e operações de carga aérea especializada, beneficiando da ligação ao Porto de Sines e do reforço da infraestrutura logística e do terminal de carga”.

Segmentos estratégicos são ainda a aviação de negócios e privada e os voos turísticos charter, especialmente no que diz respeito ao “apoio a nichos de mercado, como os projetos turísticos e imobiliários na costa alentejana”.

 

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Azul retoma voos com aviões a jato para Fernando de Noronha a 7 de maio

A Azul revela que os voos para Fernando de Noronha vão ser realizados em aeronaves Embraer E2, totalizando 4.900 assentos semanais desde Recife, num regresso que se torna possível depois da pista da infraestrutura ter recebido obras de requalificação.

A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras vai retomar os voos entre Recife e Fernando de Noronha a 7 de maio, anunciou a companhia aérea, que vai disponibilizar 18 frequências por semana em cada sentido.

Num comunicado enviado à imprensa, a Azul revela que os voos para Fernando de Noronha vão ser realizados em aeronaves Embraer E2, totalizando 4.900 assentos semanais.

“Para a Azul, o retorno das operações com aeronaves a jato significa um avanço importante e contribuirá, sobretudo, com o desenvolvimento turístico e económico da ilha devido à maior capacidade de passageiros e carga”, afirma Vitor Silva, gerente geral de Planeamento Estratégico, Malha e Alianças da Azul.

Recorde-se que o aeródromo de Fernando de Noronha esteve encerrado para voos a jato nos últimos dois anos, desde outubro de 2022, uma vez que a pista apresentava problemas de segurança e existia o risco dos motores dos aviões a jato aspirarem os detritos soltos na pista.

A infraestrutura foi, desde então, sujeita a obras de requalificação, que já foram concluídas, pelo que o aeródromo de Fernando de Noronha voltou esta terça-feira, 18 de março, a receber voos com aparelhos a jato.

A Azul volta a operar em Fernando de Noronha com aviões a jato a 7 de maio, numa primeira fase com voos desde Recife, mas o objetivo da companhia aérea é voltar a ter “voos para outros destinos além de Recife”.

 

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A região que deixou de ser um segredo para tornar-se uma história de sucesso

André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destacou, no discurso de boas-vindas no evento que marca os 55 anos da região de Turismo do Algarve, os números alcançados nesta mais de meio século, mas, sobretudo, “a vontade de afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Depois de receber, em 2024, mais de 5,2 milhões de hóspedes (+2,6%), gerar receitas diretas do alojamento turístico de 1,7 mil milhões de euros (+7,3%), do Aeroporto de Faro registar 9,8 milhões de passageiros, e o número de dormidas atingir 20,7 milhões, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, lançou os “desafios que exigem respostas concretas e eficazes”.

Assim, no início das comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, André Gomes começou por destacar a sustentabilidade, reconhecendo-a como “uma prioridade inegociável”, salientando que o setor do turismo “tem um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, fazendo referência ao lançamento do selo de eficiência hídrica ‘Save Water’, que já permitiu uma redução de cerca de 12% no consumo de água nos empreendimentos turísticos”. Esta certificação vai agora, de resto, ser “alargada ao Alojamento Local, à animação turística, às empresas de rent-a-car e à restauração, promovendo um Algarve mais eficiente e responsável”.

Com a transformação do turismo no Algarve a ser guiada “por uma visão estratégica clara objetiva”, o Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve (PMETA 2028) estabelece os eixos “fundamentais para o futuro do setor, apostando na estruturação de produtos, na valorização da oferta, no reforço da notoriedade e na gestão da imagem do destino”, frisou André Gomes. Assim, o plano, desenvolvido com o apoio técnico da Universidade do Algarve, pretende ser “a base da atuação da região nos próximos anos” para “afirmar o território pela qualidade e inovação, pela preservação e valorização dos seus recursos naturais e patrimoniais, e pela criação de benefícios económicos para os residentes”.

Além do “Sol&Mar”, que “iniciou e fará sempre parte da história do Algarve”, o presidente do Turismo do Algarve destacou o facto da região ser “cada vez mais, um palco de referência para eventos desportivos de grande dimensão”, dando como exemplo competições como o Grande Prémio de Portugal de MotoGP, o Mundial de Superbikes, a Volta ao Algarve e o Algarve Granfondo. “A aposta na captação destes eventos e de outros eventos de incentivo ou corporativos, não só reforça a notoriedade internacional da região, como também dinamiza a economia local e alarga a procura turística ao longo do ano”, reconheceu André Gomes.

Pilar fundamental para o crescimento sustentável do Algarve, o presidente do Turismo do Algarve salientou o “reforço” do Aeroporto de Faro como “hub estratégico no turismo nacional e internacional”, indicando que, este verão, contará com 86 rotas para 75 destinos, com uma média de 821 frequências semanais, um crescimento de 8% face ao verão anterior. “Pela primeira vez, o Algarve estará ligado a 22 mercados internacionais”, referiu André Gomes, destacando os três novos mercados: Estados Unidos da América, Finlândia e Islândia.

“A aposta na conectividade transatlântica ganha um novo impulso com o reforço das ligações à América do Norte (Canadá e EUA) e o primeiro voo direto para Nova Iorque (Newark), operado pela United Airlines, que terá início a 17 de maio. Para além desta novidade, serão inauguradas mais duas novas rotas completamente inéditas, Helsínquia, com a Finnair, e Reiquiavique, com a Play Airlines, juntando-se a United Airlines, a Finnair e a Play Airlines à operação do aeroporto”, salientou André Gomes.

Sob a monotorização do Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, o presidente da região de turismo frisou a “contribuição de uma forma responsável para a gestão do território, ao mesmo tempo que registamos através de inquéritos, não só as percepções dos nossos turistas, mas também das nossas empresas e residentes, face àqueles que são os impactos gerados pela atividade turística regional”. Nesse sentido, os resultados destacam uma avaliação amplamente positiva dos visitantes, com especial reconhecimento pela segurança, qualidade ambiental e simpatia dos residentes, com 83,8% dos turistas a manifestarem a intenção de regressar ao Algarve nos próximos cinco anos, enquanto 95,2% afirmam que recomendariam a região a outras pessoas.

A concluir, a iniciativa que marca os 55 anos da Região de Turismo do Algarve foi aproveitada, também, para o lançamento do programa “55 anos, 55 eventos”, que ao longo dos próximos meses levará a todo o território iniciativas culturais, desportivas, enogastronómicas e concertos, refletindo a riqueza e diversidade do Algarve.

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Aviação

Aeroportos nacionais voltaram a registar “máximo histórico” de passageiros em janeiro

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a maioria dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em janeiro era de origem internacional, representando 1,6 milhões dos 4,2 milhões de passageiros movimentados.

Em janeiro, os aeroportos nacionais receberam um total de 4,2 milhões de passageiros, num aumento de 5,9% face ao primeiro mês do ano passado, que corresponde a um novo “máximo histórico no valor mensal de passageiros”, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados do INE mostram que, em janeiro, desembarcaram, em média, 65,6 mil passageiros por dia nos aeroportos nacionais, valor que foi “superior ao registado em janeiro de 2024” em cerca de 6,8%, quando tinha sido contabilizado o desembarque de 61,4 mil passageiros nos aeroportos nacionais.

Em janeiro, os aeroportos portugueses receberam ainda 16 mil aeronaves em voos comerciais, o que, segundo o INE, traduz um crescimento de 1,6% face a mês homólogo do ano passado.

81,1% dos passageiros desembarcados eram internacionais

Os dados do INE, divulgados na sexta-feira, 14 de março, mostram também que a maioria dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais em janeiro era de origem internacional, num total de 1,6 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 7,6% face a janeiro de 2024.

Entre os passageiros internacionais desembarcados nos aeroportos portugueses, 63,2% eram provenientes de aeroportos europeus, o que indica um aumento de 6,1% face a janeiro de 2024, enquanto o continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 11,1% do total de passageiros desembarcados, numa subida de 7,1% face a mês homólogo de 2024.

Já no que diz respeito aos passageiros embarcados, o INE apurou que 82,4% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 1,8 milhões de passageiros, num aumento de 5,3%, sendo que, destes, 66,4% tinham como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 4,1% face a janeiro de 2024.  Já os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados, que representaram 10,3% do total, depois de um aumento de 4,8%.

Movimento de passageiros no Funchal supera Faro

Os dados do INE fazem ainda uma comparação entre os aeroportos nacionais que mais passageiros receberam em janeiro e permitem perceber que, no primeiro mês do ano, o aeroporto de Lisboa movimentou 56,9% do total de passageiros, num total de 2,4 milhões, o que totaliza um crescimento de 6,9%.

Já o aeroporto de Faro registou um crescimento de 6,1% no movimento de
passageiros, num total de 309,9 mil, e o aeroporto do Porto concentrou 22,4% do total de passageiros movimentados, totalizando 949,6 mil passageiros, num aumento 2,1%.

No entanto, o INE salienta “que o aeroporto do Funchal foi o 3º aeroporto com maior movimento de passageiros em janeiro de 2025 (330,0 mil; +9,3%), superando o aeroporto de Faro”.

Quanto a mercados, os dados do INE mostram também que França foi, no primeiro mês do ano, “o principal país de origem e de destino dos voos”, registando crescimentos no número de passageiros desembarcados e embarcados face a janeiro de 2024 de 6,5% e 1,9%, respetivamente.

Já Espanha e o Reino Unido ocuparam a segunda e terceira posições, como principais países de origem, e posições inversas como principais países de destino, enquanto o Brasil e a Alemanha alternaram na quarta e quinta posição, “consoante país de origem ou de destino dos voos”.

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Destinos

“Os números comprovam a atração crescente do Algarve”, reconhece presidente da CTP

Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), destacou, durante as comemorações do 55.º aniversário do Turismo do Algarve, “a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”. No que diz respeito à realidade nacional, reconheceu que “a nova conjuntura política não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular”.

Nas comemorações dos 55 anos da região de Turismo do Algarve, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), começou por reconhecer que, o Algarve “continua a afirmar-se como um dos principais destinos turísticos nacionais”, na medida em que, “ano após ano, recebe mais turistas nacionais e internacionais”.

E os números indicados por Francisco Calheiros falam por si: em 2024, o Algarve ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 5,2 milhões de hóspedes, é a região que mais dormidas gera no país, alcançando 20,7 milhões, fechou o último ano com 1,7 mil milhões de euros em proveitos (+5,5 pontos percentuais face a 2023), e o Aeroporto Gago Coutinho registou um recorde ao movimentar 9,8 milhões de passageiros.

Por isso, “apesar de algumas narrativas que surgiram no ano passado apontarem para um afastamento ou para um divórcio dos portugueses com o Algarve, os dados demonstram precisamente o contrário”, o presidente da CTP salientou “o crescimento de 1,3% no mercado nacional e de 3% no mercado internacional”.

Assim, reconheceu Francisco Calheiros, “estes números não só comprovam a atração crescente do Algarve, como também refletem a capacidade da região de se adaptar às novas tendências e de se afirmar como um destino turístico capaz de conquistar diferentes públicos e segmentos”.

Nesse sentido, o presidente da CTP frisou as previsões de crescimento do número de turistas no Algarve, sobretudo de norte-americanos, graças aos voos diretos da United Airlines, que a partir de maio irão ligar Faro a Nova Iorque.

A “diversificação da oferta e a redução da sazonalidade” na região foram, igualmente, destacadas salientando Francisco Calheiros o “investimento em diferentes formas de turismo que permitem que a região se mantenha atrativa durante todo o ano, criando oportunidades de desenvolvimento para as suas comunidades”.

Assim, “o Turismo de Natureza – com roteiros como a Rota Vicentina e a Rota do Guadiana”, mas também “a gastronomia – alicerçada na Dieta Mediterrânica” e “a importância dos grandes eventos desportivos que o Algarve tem acolhido – como o Grande Prémio de MotoGP”, representam, segundo Francisco Calheiros “uma excelente oportunidade de visibilidade internacional”.

“Estes eventos não só atraem milhares de turistas, como também posicionam o Algarve como um destino dinâmico, capaz de receber grandes competições e de gerar um impacto económico significativo”, frisou o presidente da CTP, admitindo que “este tipo de eventos reforça a imagem da região como um destino de prestígio, capaz de combinar turismo de lazer com a emoção dos grandes eventos desportivos”.

A sustentabilidade também não foi esquecida, indicando Francisco Calheiros que “o futuro será cada vez mais exigente em termos de responsabilidade ambiental e de gestão dos recursos” e, por isso, “a competitividade do Algarve dependerá da sua capacidade de gerir os seus recursos naturais de forma equilibrada, garantindo que a oferta turística continue a crescer de forma inovadora, mas sobretudo sustentável”.

Regresso à incerteza
Passando da região para a realidade nacional, Francisco Calheiros reconheceu que “continuamos a viver tempos desafiantes e sobretudo incertos”, frisando que “estamos a passar por um novo período de instabilidade política e governativa em Portugal” e que “neste momento a palavra-chave é incerteza”, já que “a nova conjuntura política com que nos deparamos não é positiva para o país em geral e para as empresas em particular, já que às incertezas de âmbito internacional se junta agora mais uma fase de instabilidade em termos nacionais.

Esperando que a situação política e governamental em Portugal seja “clarificada de forma célere”, Francisco Calheiro relembrou dossiers que espera “não serem bloqueados”, identificando investimentos que têm relação direta e indireta com a atividade turística, como é o caso da privatização da TAP, do Novo Aeroporto ou da execução do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

Assim, em jeito de conclusão, ficou o aviso de que a CTP “não irá desmobilizar e continuará a insistir quanto à urgência de uma efetiva reforma do Estado, de um novo aeroporto, do TGV e da modernização da ferrovia, de uma gestão mais eficiente dos territórios”, além de “soluções para a falta de mão de obra e reforço do investimento em formação e valorização das profissões turísticas”.

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Alojamento

Octant Furnas passa a 5 estrelas

A reclassificação do Octant Furnas para 5 estrelas reconhece a “excelência em design, serviço e experiências autênticas” que a unidade hoteleira oferece.

O Octant Furnas, na ilha de São Miguel, Açores, foi reclassificado e passa a ostentar a classificação de 5 estrelas, em reconhecimento pela “excelência em design, serviço e experiências autênticas” que o hotel disponibiliza, informou a unidade hoteleira, em comunicado.

“Esta distinção, atribuída pela Direção Regional do Turismo dos Açores, reconhece o compromisso contínuo do Octant Furnas com a excelência, o serviço de alta qualidade e a oferta de experiências memoráveis aos seus hóspedes”, lê-se na informação divulgada.

O Octant Furnas, que nasceu da reabilitação do Antigo Centro Termal das Furnas, conta com 55 quartos, entre quartos duplos, individuais e suítes com piscinas privadas, apresenta uma “arquitetura inovadora, que integra harmoniosamente o design contemporâneo com a beleza natural da paisagem vulcânica”.

“Esta reclassificação é o culminar de um trabalho árduo e dedicação de toda a equipa do Octant Furnas. Estamos incrivelmente orgulhosos de alcançar este patamar e reafirmamos o nosso compromisso de continuar a superar as expectativas dos nossos hóspedes, proporcionando-lhes experiências autênticas e inesquecíveis nas Furnas”, afirma Nuno Sequeira, Diretor Geral do Octant Furnas.

A unidade hoteleira, que se localiza no coração das Furnas, conta também com um “restaurante de excelência, bares convidativos, um SPA revigorante e piscinas termais únicas”.

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Meeting Industry

AHETA promove Conferência Turismo +30 com o tema “Acrescentar valor ao Algarve”

No âmbito das iniciativas comemorativas dos 30 anos de existência, que vão decorrer ao longo do ano, a AHETA promove, no próximo dia 29 de maio, a Conferência Turismo +30, com o mote “Acrescentar valor ao Algarve”, em parceria com o KIPT Colab.

Hélder Martins, presidente da AHETA, espera que “esta conferência contribua para definir estratégias que impulsionem um crescimento sustentável e consolidem o Algarve como um destino de prestígio internacional, capaz de responder às exigências de um mercado em constante evolução.”

A iniciativa acontece no Algarve Marriott Salgados Golf Resort & Conference Center, em Albufeira. A participação é gratuita e a inscrição deve ser efetuada através deste formulário.

A sessão de abertura da conferência contará com intervenções de Hélder Martins, presidente da AHETA, Antónia Correia, presidente do KIPT Colab, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Apolinário, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, e Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo.

Seguir-se-á uma sessão plenária sobre “O passado, o presente e o futuro do turismo numa perspectiva macro”, com participação de Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, e depois uma mesa-redonda que vai de bater “30 anos de políticas e estratégias no turismo nacional” com intervenções dos ex-secretários de Estado do Turismo, Vítor Neto (1997-2002), Luís Correia da Silva (2003-2004), Bernardo Trindade (2005-2011), Cecília Meireles (2011-2013), Rita Marques (2018-2022), e Nuno Fazenda (2022-2024).

Está ainda agendada uma mesa-redonda sobre “30 anos de desenvolvimento turístico no Algarve”. Moderada por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, a sessão contará com participação do atual e ex-presidentes do Turismo do Algarve, Paulo Neves (1999), Nuno Aires (2009), Desidério Silva (2012), João Fernandes (2018), e André Gomes.

Depois de uma sessão motivacional “Dar ao pedal: a energia para avançar no turismo”, orientada por Jorge Sequeira, professor universitário na Porto Business School, será a vez da discussão da temática “+30 anos de hotelaria: tendências e desafios”, por Mário Candeias – Chief Executive Officer no Espinas Hotel Group, bem como “Mais valor para as empresas: o apoio ao setor”, por Luís Ribeiro, administrador do Novo Banco.

“+30 anos de governação colaborativa: perspetivas e concertações” é tema de uma mesa-redonda com Cristina Siza Vieira – AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, Carlos Moura – AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, Daniel do Adro – AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve, Pedro Costa Ferreira – APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, António Marques Vidal – APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos , Fernando Garrido – ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, Joaquim Robalo de Almeida – ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, e Eduardo Miranda – ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal.

Tempo ainda para debater “Inovação e investimento: o caminho para acrescentar valor” com intervenções de Sérgio Leandro, COO Grupo Highgate, Francisco Moser, CEO Details Hospitality Sports & Leisure, Dionísio Pestana – Pestana Group, Jorge Rebelo de Almeida – Grupo Vila Galé, e Alberto Mota Borges – Aeroporto Internacional de Faro, “Empresas e competitividade: como criar valor no turismo”, com António Saraiva, empresário e ex-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal”, e “Turismo +30: estratégias para um setor sustentável e inovador”, antes da sessão de encerramento.

 

 

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Aviação

IATA atualiza calculadora CO2 Connect e inclui reduções de emissões com uso de SAF

A IATA indica que a calculadora CO2 Connect “usa dados operacionais reais, como consumo de combustível específico do tipo de aeronave, fornecidos diretamente pelas companhias aéreas”, contando já com a participação de cerca de 60 companhias aéreas.

A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo atualizou a calculadora de emissões IATA CO2 Connect, que passa a contabilizar as reduções de emissões de carbono relacionadas ao uso de Combustível de Aviação Sustentável (SAF).

De acordo com um comunicado da associação, esta atualização tem em conta a Metodologia de Contabilidade e Relatórios SAF da IATA, que inclui regras e práticas específicas para a inclusão do SAF nos dados de CO2 por passageiro.

“Inicialmente, o CO2 Connect aplicará reduções iguais de emissões por passageiro em toda a rede de uma companhia aérea, o que significa que todos os voos vão beneficiar de uma redução igual (percentagem) com base nas compras totais de SAF. Em melhorias futuras, será adicionada a capacidade de alocar reduções de emissões de SAF por passageiro para rotas específicas”, explica a informação divulgada pela IATA.

Segundo Frederic Leger, vice-presidente Sénior de Produtos e Serviços Comerciais da IATA, com esta atualização, passa a existir maior “transparência”, algo que é fundamental para as “corporações e viajantes individuais que querem entender claramente o quão sustentáveis ​​são seus voos”.

A IATA indica que a calculadora CO2 Connect “usa dados operacionais reais, como consumo de combustível específico do tipo de aeronave, fornecidos diretamente pelas companhias aéreas”, contando já com a participação de cerca de 60 companhias aéreas.

Air India, Air Astana, Air Europa, Amelia, Clic Air, Corsair, Hi Fly, Oman Air, Plus Ultra Líneas Aéreas e Royal Air Maroc são as companhias aéreas que se juntaram recentemente a esta ferramenta da IATA.

“Com o forte apoio de todas as nossas companhias aéreas participantes e a nova capacidade de contabilizar com precisão o SAF no cálculo, o IATA CO2 Connect está a fortalecer-se cada vez mais. É uma ferramenta poderosa para dar suporte à descarbonização da aviação, alimentada por metodologias de padrões globais e dados de alta qualidade”, acrescenta Frederic Leger.

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Enoturismo

Grande Mostra de Vinhos de Portugal regressa a Albufeira de 11 a 13 de abril

A Grande Mostra de Vinhos de Portugal regressa ao Espaço Multiusos de Albufeira (EMA) de 11 a 13 de abril, naquela que será a maior edição de sempre do evento, indica a organização. Este ano, a mostra contará com um total de 120 produtores e uma oferta alargada de 800 vinhos.

A edição de 2024 registou cerca de 9 mil visitantes, confirmando o crescente interesse do público e dos profissionais pelo evento. Em 2025, a mostra aposta num formato reforçado, incluindo, pela primeira vez, uma área alargada de gastronomia e a estreia da doçaria.

O programa inclui ainda o 10.º Concurso de Vinhos de Portugal, que avaliará cerca de 150 vinhos, um número recorde para esta competição.

O evento foi apresentado na passada sexta-feira, na BTL, contando com intervenções de Carlos Oliveira, chanceler da Confraria do Bacchus de Albufeira, e José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, que destacaram a relevância crescente desta iniciativa para a promoção dos vinhos e da região.

A mostra funcionará entre as 15h00 e as 20h00, com entrada livre, sendo necessário adquirir o copo oficial (5 euros) para a realização das provas.

Com um histórico de grande adesão, esta iniciativa continua a destacar-se como um ponto de encontro para produtores, profissionais e apreciadores de vinho, promovendo a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses.

A 14ª Grande Mostra de Vinhos de Portugal é uma organização da Confraria do Bacchus de Albufeira, contando com a parceria da Câmara Municipal de Albufeira e o apoio da Região de Turismo do Algarve e da APAL – Agência de Promoção de Albufeira.

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BTL

BTL 2025 encerra com balanço positivo

A 35ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market terminou este domingo. A organização faz um balanço positivo e anuncia a próxima edição que acontecerá mais cedo, ou seja, de 25 de fevereiro a 1 de março de 2026.

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A 35.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market encerrou com números históricos, consolidando-se como o maior e mais importante evento de turismo realizado em Portugal, indica a Fundação AIP, entidade organizadora do evento, que contou com 1.500 expositores, ocupando uma área total de 50.000 m2, e apresentou um programa diversificado com mais de 600 eventos paralelos. O evento destacou-se ainda pela forte presença internacional, com mais de 100 destinos representados, tendo registado um total de 82 mil visitantes, o número mais alto de sempre.

Segundo nota de imprensa da organização, os resultados desta edição cresceram praticamente em todos os indicadores com destaque para o aumento de 7% na área de exposição, 24% no número de destinos internacionais representados, 11% no número de empresas expositoras internacionais, 18% na presença de associações e municípios e 15% no setor do alojamento.

Destaque ainda para o grande interesse do público nas duas novas áreas temáticas lançadas este ano: BTL Weddings, dedicada ao turismo de casamentos e luas de mel, e BTL Wellness, focada no turismo de bem-estar e saúde.

Por outro lado, mais de 300 postos de venda direta lotados com clientes a adquirir as suas férias, milhares de destinos nacionais e internacionais em oferta com promoções exclusivas, são já a imagem de marca da BTL, que se assume como o momento do ano em que os portugueses decidem e compram as suas férias, e onde se geram milhões de euros em transações.

Mais uma vez, a BTL reafirmou a sua posição como o principal ponto de encontro do setor turístico em Portugal, com um início marcado por uma forte dinâmica empresarial nos primeiros dois dias e meio, dedicados exclusivamente a profissionais. A importância da BTL no segmento B2B ficou bem patente num inquérito realizado a mais de 400 participantes profissionais durante o evento, onde 90,9% considerou que a BTL vai alavancar o seu negócio, e 99,7% recomendam a feira a outros profissionais do turismo.

Finalmente, e não menos importante, o programa Hosted Buyers, uma iniciativa estratégica desenvolvida em parceria com a TAP e o Turismo de Portugal, “superou também as melhores expectativas”, realça o comunicado, ao promover mais de 3.800 reuniões de negócios, entre os mais de 200 compradores presentes, oriundos de 42 países, e as mais de 500 empresas participantes no programa. Esta edição teve como novidade a extensão do programa para a oferta internacional presente no evento, o que permitiu alargar o posicionamento da BTL como um centro de negócios global.

Perante estes números, Dália Palma, gestora coordenadora do evento, comenta que “foi extremamente gratificante perceber junto dos nossos expositores que mais uma vez a BTL cumpriu a sua missão, gerando novas oportunidades de negócio, fortalecendo parcerias estratégicas e inspirando milhares de visitantes na escolha dos seus próximos destinos”.

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