Avaliação de impacto ambiental não deve atrasar ampliação do Aeroporto de Lisboa
Garantia foi deixada pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, que defende que, “devido à importância do projeto”, a APA vai ser rápida na análise.

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A avaliação de impacto ambiental à ampliação das pistas do Aeroporto de Lisboa não deverá atrasar a obra, que deve ser feita o mais rapidamente possível, defendeu este domingo, 15 de dezembro, a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.
“O facto de ser preciso um estudo de impacto ambiental não significa necessariamente que seja demorado. Ele vai ser feito, vai ser feito rapidamente, vai existir uma ‘task force’ acelerada para ver as medidas de mitigação e a nossa indicação política à APA [Agência Portuguesa do Ambiente] é que tem que ser o mais rápido possível, para não atrasar”, afirmou a governante, citada pela Lusa.
Recorde-se que, a 2 de dezembro, a APA emitiu um parecer em que referia a obra deve ser sujeita a Estudo de Impacte Ambiental (EIA), especificando que deve ser considerada “como situação de referência o número de voos declarado no pedido de apreciação prévia relativo ao projeto ‘Pier Sul, Central e Apron Sul’ (38 movimentos por hora) e a sua evolução futura, designadamente até atingir a capacidade máxima de 45 movimentos por hora”.
Maria da Graça Carvalho considera que, “devido à importância do projeto”, a APA vai ser rápida na análise ao projeto e acrescentou que “o ser rigoroso não significa ser demorado”.
“Isso é sempre a nossa mensagem política. Temos de ser rigorosos, mas temos de ser rápidos”, defendeu a ministra, considerando que a exigência de avaliação de impacto ambiental é “perfeitamente normal” e será feita “dentro da normalidade, mas de uma forma célere para que não atrase o processo”.
O parecer da APA foi elaborado a pedido da ANA – Aeroportos de Portugal, sobre a verificação da necessidade de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) aos projetos de ‘Taxiway’ exterior e entradas múltiplas na ‘Runway’ 20, “incluindo as expropriações na zona das entradas múltiplas da pista 21 (atual 20)” no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
As obras têm como objetivo a melhoria operacional na Portela, quer através da experiência do passageiro (redução de atrasos e tempos de espera, simplificação de procedimentos), bem como da redução “de recurso a voos noturnos”, “de ocupação de pista” e “dos atrasos de aterragem e descolagem”, além de “menor tempo de espera para aterragem, com redução de consumo de [combustível] ‘jet’ e emissões de ruído”.
Os projetos enquadram-se nas resoluções do Conselho de Ministros de 28 de dezembro de 2023 e de 27 de maio deste ano, que visam um conjunto de medidas para mitigar os constrangimentos operacionais na Portela até à operacionalização da futura solução aeroportuária na região de Lisboa, em Alcochete, impondo à ANA os investimentos para cumprimento das obrigações.