Diminuir sazonalidade e apostar na diversidade da oferta são metas do Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028
O Plano de Marketing Estratégico do Turismo do Algarve 2028 (PMETA), apresentado quinta-feira, estabelece uma visão ambiciosa para a região: consolidar o Algarve enquanto um destino turístico competitivo, sustentável e reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade e diversidade da sua oferta.

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O novo PMETA, que vigora até 2028, e que acaba de ser apresentado em Faro, aposta numa estratégia assente em inovação, qualidade e sustentabilidade, e reflete as expectativas de empresas, parceiros e comunidades locais, alinhando-se com os objetivos das agendas regional, nacional e internacional.
Para André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, “o PMETA 2028 é um documento que integra as principais orientações para nossa região, focadas em consolidar o sucesso do turismo nos próximos cinco anos”, apontando que “queremos que, com este plano, se olhe para o Algarve não só como um destino de sol e mar ou de golfe, mas também pela sua capacidade de oferecer outras experiências autênticas, relacionadas com a natureza, com a história e cultura, com a gastronomia e vinhos, entre outros segmentos turísticos.”
Na cerimónia de apresentação do vasto documento orientador, com quase 400 páginas, André Gomes acredita que “com o PMETA 2028, estamos a traçar um caminho sólido para o futuro, que irá não só beneficiar os nossos visitantes, proporcionando-lhes experiências memoráveis durante todo o ano, mas também contribuir para o bem-estar dos nossos residentes e para o fortalecimento da economia regional e nacional”.
Para orientar o crescimento sustentável do turismo, o PMETA 2028 define metas estratégicas específicas, com foco em indicadores como: Dormidas em época baixa, ampliando o turismo fora dos períodos de alta temporada; proveitos do alojamento turístico, promovendo uma oferta de qualidade; Taxa de sazonalidade, incentivando uma ocupação anual mais equilibrada; Movimento de passageiros no aeroporto; e Satisfação dos residentes e dos turistas, assegurando experiências positivas e memoráveis para todos.
Em relação aos mercados emissores para o Algarve, o plano hierarquiza os prioritários, alinhando-os com a estratégia nacional do Turismo de Portugal. Entre os mercados maduros destacam-se a Alemanha, Espanha, Irlanda, Países Baixos, Portugal e Reino Unido, e como novos mercados emissores, o PMETA 2028 identifica os Estados Unidos e o Canadá.
O novo plano foca-se em três produtos consolidados – sol e mar, golfe e turismo residencial – e outros dez produtos e segmentos de aposta e seis de desenvolvimento que diversificam e enriquecem a oferta da região.
Conforme refere o Turismo do Algarve, em nota de imprensa, o desenvolvimento do PMETA 2028 foi fundamentado em vários referenciais estratégicos, como a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Estratégia Turismo 2027, enquanto a nível regional, encontra-se alinhado com o Algarve 2030 – Estratégia de Desenvolvimento Regional, o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve e o Plano Regional de Eficiência Hídrica para o Algarve.