Portugueses optam por destinos europeus e estadias mais curtas, diz a eDreams ODIGEO
O estudo anual “A Year in Travel” da eDreams ODIGEO, em 2024, os portugueses optaram por destinos europeus e Paris foi novamente o mais escolhido, seguido de Madrid e Barcelona, enquanto continuam a preferir viagens mais curtas, com duração entre três e quatro dias.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
Os destinos com maior crescimento de procura por parte dos portugueses, este não, segundo a empresa, foram Porto Santo (Madeira), Nice (França) e Roma (Itália). Apesar das preferências recaírem para viagens mais curtas, tal como se tem vindo a verificar nos últimos anos, para 2025, é já possível ver que duas cidades internacionais fora da Europa, Rio de Janeiro e São Paulo, estão entre os destinos com mais reservas pelos portugueses.
A plataforma de subscrição de viagens apresentou o seu estudo anual “A Year in Travel by eDreams ODIGEO”, que oferece uma visão detalhada sobre as tendências de viagem dos portugueses durante 2024, e uma antevisão do que podemos esperar para o próximo ano.
Os destinos europeus dominaram as preferências dos portugueses em 2024. Em particular, Paris voltou a ser o destino favorito dos viajantes portugueses, tal como nos últimos quatro anos; e foi também a cidade de eleição deste ano nos resultados globais do estudo.
As seguintes cidades mais populares entre os viajantes portugueses foram Madrid e Barcelona, com Amesterdão, Funchal, Londres, Ponta Delgada e Roma a completar o Top 10.
Adicionalmente, a empresa constatou que as pesquisas de viagens dos portugueses coincidem com os destinos que acabam por reservar, uma vez que as cidades que mais pesquisaram em 2024 foram, precisamente, Paris, Londres, Funchal, Madrid e Barcelona.
Em termos de crescimento do volume de viagens em comparação com o ano anterior, destacaram-se destinos como Porto Santo (+24%), Nice (+18%), Roma (+18%), Marraquexe (+18%) e Copenhaga (+17%). Em termos globais, o maior crescimento do volume de viagens registou-se nas cidades de Kuala Lumpur (+49%); Hurghada (+38%); Santiago do Chile (+36%) e Jakarta (+36%).
O estudo da eDreams ODIGEO revelou também alguns hábitos e preferências de viagem durante este ano, em particular sobre a duração das estadias e a antecedência da marcação de reservas.
No que toca à antecedência das reservas, a maior parte (34%) dos portugueses marcou as suas viagens nos 15 dias anteriores da partida, contrastando ligeiramente com os viajantes que preferiram reservar as viagens com mais de dois meses de antecedência (27%).
Este ano, tornou-se evidente que os viajantes procuraram cada vez mais viagens personalizadas. Um inquérito da eDreams ODIGEO a 10 mil pessoas revelou que a esmagadora maioria dos consumidores (84%) prioriza ter múltiplas opções de viagem entre as quais escolher, procurando ativamente comparar e combinar várias companhias aéreas e hotéis, em vez de optar pela oferta de um único fornecedor. Os segmentos de turismo musical e desportivo também impulsionaram o setor. Por fim, as redes sociais continuaram a influenciar fortemente as decisões de viagem, recorrendo a plataformas como o TikTok e o Instagram para planear e escolher destinos de viagem.
Quando as previsões para o próximo ano, espera-se, segundo a empresa, uma pequena mudança nas preferências de destinos dos portugueses, com duas cidades internacionais fora da Europa – Rio de Janeiro e São Paulo – atualmente no Top 10 dos destinos com mais reservas. Contudo, as cidades com mais reservas até ao momento continuam a ser Funchal, Paris e Ponta Delgada.
Relativamente aos destinos com mais pesquisas para viagens em 2025, os portugueses têm estado interessados em Paris, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres e Nova Iorque, indicando um possível crescente interesse em viagens intercontinentais, especialmente para o continente americano.
Em 2025, espera-se que o turismo desportivo e cultural continue a motivar os viajantes, com alguns dos principais eventos mundiais já conhecidos, e que deverão conduzir a um aumento da procura por viagens.