Edição digital
Assine já
PUB
Transportes

EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno

Na receção ao EXPLORA II, que escalou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foram apresentadas aos agentes de viagens as principais novidades dos dois navios que fazem parte da frota da Explora Journeys para este inverno.

Publituris
Transportes

EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno

Na receção ao EXPLORA II, que escalou o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, foram apresentadas aos agentes de viagens as principais novidades dos dois navios que fazem parte da frota da Explora Journeys para este inverno.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados

O evento no Terminal de Cruzeiros de Lisboa iniciou-se com uma cerimónia de boas-vindas e apresentação da Explora Journeys, no Astern Lounge, seguido de uma visita ao Explora II e terminando com um almoço a bordo.

O EXPLORA II e o EXPLORA I serão reposicionados nas Caraíbas para a temporada de inverno, oferecendo itinerários que incluem Gustavia em St. Barts, Oranjestad em Aruba e St. John’s em Antígua. Já no verão de 2025, o Explora II navegará no Mediterrâneo Ocidental visitando portos como Barcelona, em Espanha, St.Tropez, em França, Monte Carlo e Porto Cervo em Itália.

PUB

PUB

O EXPLORA II, o segundo navio da Explora Journeys, a marca de luxo do MSC Group, foi entregue pelo construtor naval ao armador a 12 de setembro de 2024, no estaleiro Fincantieri em Sestri Ponente (Itália) e foi posteriormente inaugurado no passado dia 15 de setembro, em Civitavecchia, perto de Roma.

O novo navio de luxo tem 461 suítes, penthouses e residências de frente para o mar, seis restaurantes diferentes, 12 bares e lounges, quatro piscinas e uma grande variedade de locais de bem-estar.

Este navio foi desenvolvido para melhorar ainda mais a experiência do viajante e, assim como o seu navio-irmão EXPLORA I, incorpora uma fusão de precisão suiça elegante e artesanato europeu moderno. Em colaboração com os principais designers de super iates e de hospitalidade, todos os aspetos do novo navio foram concebidos para evocar um “Ocean State of Mind” para refletir a abordagem de luxo da Explora Journeys.

No que à sustentabilidade diz respeito, todos os navios da Explora Journeys dispõem de tecnologias ambientais e marinhas modernas, incluindo sistemas de redução catalítica seletiva, ligação plug-in de energia em terra, sistemas de gestão do ruído subaquático para proteger a vida marinha e uma gama vasta de equipamentos de eficiência energética a bordo, concebidos para otimizar a utilização do motor e reduzir as emissões.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
PUB
Destinos

Pompeia vai limitar número de visitantes a 20 mil por dia

O Parque Arqueológico de Pompeia vai limitar o número de visitantes a 20 mil por dia, e introduzir bilhetes de entrada personalizados, numa tentativa de combater o turismo excessivo e proteger o património mundial, disseram as autoridades.

Neste verão, um recorde de 4 milhões de pessoas visitaram as ruínas da antiga cidade romana, situadas a 22km da cidade de Nápoles, em Itália, enterradas sob cinzas e rochas após a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C.

O diretor do parque arqueológico, Gabriel Zutrigel, disse aos jornais italianos, que os visitantes do local principal agora têm em média mais de 15.000 a 20.000 por dia e o novo limite diário evitará um novo aumento no número.

“Além de limitar o número de visitantes, serão introduzidos bilhetes personalizados a partir da próxima semana para travar o número excessivo de visitas turísticas e permitir uma melhor proteção deste património cultural mundial”, anunciaram os responsáveis ​​pelo sítio arqueológico.

“Estamos a trabalhar numa série de projetos para reduzir a pressão turística no sítio arqueológico. “Muitos visitantes podem representar um risco tanto para os visitantes como para o património arqueológico, que é único e frágil”, disse Gabriel Zutrigel.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Europalco e Fluge buscam aliança estratégica no mercado ibérico

A Europalco, especializada em serviços audiovisuais e eventos corporativos em Portugal, e a Fluge, empresa espanhola que se dedica à mesma área, iniciaram conversações para explorar uma possível estratégia conjunta no mercado ibérico.

Ambas as empresas estão a avaliar um modelo de colaboração que poderá gerar novas sinergias e reforçar a sua presença nos setores de eventos e produções audiovisuais em Portugal e Espanha, bem como no mercado internacional, onde veem um grande potencial de crescimento. Este possível acordo estratégico visa oferecer soluções inovadoras e personalizadas para grandes produções, espetáculos e eventos corporativos, mantendo sempre a excelência e a qualidade que caracterizam ambas as empresas.

As negociações estão numa fase preliminar, e ambas as empresas continuarão a trabalhar neste possível acordo com o objetivo de impulsionar a sua competitividade e inovação no mercado ibérico, assegurando sempre o compromisso com a satisfação do cliente e o bem-estar dos seus colaboradores, conforme indicam em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Braga e Viana do Castelo recebem encontro internacional sobre turismo sustentável

As cidades de Braga e Viana do Castelo foram palco do encontro internacional do Projeto POST – Turismo Policêntrico, que visa promover uma nova abordagem ao turismo sustentável. Durante três dias, o Norte de Portugal acolheu especialistas e representantes do sector para uma reflexão aprofundada sobre os recursos e desafios do turismo na região.

O Projeto POST, refira-se, propõe o conceito inovador de “Turismo Policêntrico”, que procura uma redistribuição equilibrada do turismo entre diferentes territórios. Através de medidas estratégicas, o objetivo, segundo a autarquia bracarense, é tornar os fluxos turísticos mais permeáveis, promovendo o desenvolvimento equilibrado e sustentável das regiões. No âmbito do projeto, os parceiros irão desenvolver e testar novas ferramentas e estratégias de comunicação para implementar o conceito de “Turismo Policêntrico” ao longo da sua duração.

No último dia do evento, Braga recebeu uma reunião conjunta do comité diretor e dos peritos do projeto, onde, segundo nota da Câmara Municipal, foram discutidos os próximos passos e elaborado um plano de ação para toda a área Atlântica. O plano propõe um novo modelo de turismo que priorize a sustentabilidade e a redistribuição de visitantes, com foco no potencial de cada território.

A sessão de encerramento contou com a presença de Pedro Soares, adjunto do presidente da Câmara de Braga, e Marco Sousa, em representação da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, que destacaram a importância de um turismo mais sustentável e inclusivo.

O Projeto POST é financiado pelo programa Interreg Espaço Atlântico e tem como beneficiário principal o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular. Conta ainda com a parceria de várias entidades de Portugal, Espanha, França e Irlanda, incluindo o Município de Braga, Turismo do Porto e Norte de Portugal, IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Deputación Provincial de Ourense, Instituto Orensano de Desarrollo Económico – Inorde Turismo, Dun Laoghaire Rathdown County Council, Atlantic Technological University, Atlantic Cities, e West Charente – Pays du Cognac.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Alojamento

Jorge Papa assume a direção-geral do Complexo do Morgado da Highgate Portugal

Com um currículo que soma experiências profissionais ao longo de 40 anos, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago.

A Highgate Portugal nomeou Jorge Papa para o cargo de diretor-geral do Complexo do Morgado, que integra o NAU Morgado Golf & Country Club, o Campo de Golfe do Morgado e o Álamos Campo de Golfe.

Desta forma, Jorge Papa passa a assumir a responsabilidade de supervisão dos três ativos, bem como a gestão e preservação deste complexo.

Com 40 anos de percurso profissional, Jorge Papa iniciou-se na indústria do golfe em 1993, na Quinta do Lago, onde exerceu diferentes funções. De 1991 a 1994, dedicou-se à organização de eventos desportivos de golfe e ténis, entre os quais o Open de Portugal em golfe e o Open da Madeira em golfe. Passou ainda pela Sociedade Imobiliária e Turística da Quinta do Perú, de 1994 a 2002, ano em que integrou a equipa da CS Hotels, Golf & Resorts, como diretor de golfe, diretor de ambiente e, posteriormente, como diretor responsável pela coordenação da direção dos campos de golfe e vertente agrícola do resort Morgado do Reguengo.

Licenciado em Agronomia pela Universidade do Algarve, Jorge Papa é também membro da direção do CNIG – Conselho Nacional Indústria do Golfe. Entre 2009 e 2012 foi membro da direção da Club Managers Association of Europe, associação que agrega membros que ocupam cargos de clubes de diferentes áreas, desde golfe, ténis, vela, remo ou gastronomia, entre outros.

“Após mais de 40 anos de dedicação ao golfe, abraço com muito entusiasmo este novo desafio, que inclui a supervisão de uma unidade hoteleira. Encaro as novas funções como o reconhecimento do meu empenho e profissionalismo”, afirma Jorge Papa em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Aviação

Primeiro A350-1000 em África é da Ethiopian Airlines

A Ethiopian Airlines acaba de atingir um marco importante com a chegada do primeiro Airbus A350-1000 de África, uma mudança que terá um impacto significativo tanto na companhia aérea como no setor do turismo da Etiópia.

A aquisição do Airbus A350-1000 é mais um marco para a Ethiopian Airlines, e trará definitivamente uma mudança no setor do turismo no país, disseram responsáveis da companhia aérea.

O Grupo Ethiopian Airlines, a maior transportadora de África, recebeu no fim-de-semana o Airbus A350-1000 de última geração numa cerimónia especial que contou com a presença de funcionários governamentais, diplomatas, embaixadores e importantes representantes da Airbus.

Numa entrevista exclusiva à ENA, Firiehiwot Mekonnen, Chefe de ET-Holidays da Ethiopian Airlines, revelou que esta aeronave não é apenas a primeira do tipo para a Etiópia, mas também para todo o continente africano, o que “fortalece a posição da companhia aérea e do país na vanguarda da inovação, trazendo sempre as tecnologias mais recentes para África”, disse.

A responsável sublinhou que a introdução do Airbus A350-1000, com a sua capacidade e tecnologia avançadas, deverá tornar a Ethiopian Airlines a primeira escolha para os passageiros. “O aumento da capacidade e as novas tecnologias integradas neste avião proporcionam uma oportunidade perfeita para promover a Etiópia como destino turístico”, disse, acrescentando que “qualquer pessoa que viaje com a Ethiopian Airlines neste aparelho fará uma escala na Etiópia, o que é uma grande oportunidade para explorar o país”, ao mesmo tempo que se espera que o Airbus A350-1000 revolucione as viagens de e para a Etiópia, proporcionando conforto e eficiência incomparáveis.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Papel transformador da IA no setor das viagens e turismo destacado em Londres

A cimeira de ministros do Mercado Mundial de Viagens, em colaboração com a ONU Turismo e o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), voltou a focar na crescente importância da Inteligência Artificial para o setor, tendo sido enfatizada a importância vital de garantir que a adoção da IA seja inclusiva, em benefício de todas as partes interessadas, incluindo as PME e destinos emergentes.

A cimeira, que reuniu em Londres, durante o World Travel Market (WTM) contou com a participação de ministros do Turismo de mais de 20 países. Dando voz ao setor privado, líderes da Expedia, HBX Group, JTB Corp e SITA, destacaram a importância das parcerias empresariais e público-privadas.

Abrindo o debate, a Diretora Executiva de Turismo da ONU, Natalia Bayona, disse que “o setor precisa de estar preparado para tomar melhores decisões com a ajuda da Inteligência Artificial generativa”, avançando que “o  turismo tem a capacidade de criar histórias únicas, e o uso da tecnologia para o bem no marketing e promoção de destinos, infraestrutura pública digital e educação é crucial, e a hiperpersonalização de viagens pode ser nosso maior trunfo”, mas defendeu que, “acima de tudo, a inteligência artificial precisa da inteligência humana para ser brilhante.”

Já Julia Simpson, presidente e CEO do Conselho Mundial das Viagens e Turismo (WTTC) disse que “embora devamos abordar questões globais como as mudanças climáticas e a necessidade de práticas sustentáveis, também temos oportunidades incríveis pela frente”, lembrando que, em 2023, “nosso setor contribuiu com quase 10 biliões de dólares para a economia global, apoiando 330 milhões de empregos. Este ano, estamos prontos para quebrar recordes novamente”, assim, “ao trabalharmos de mãos dadas, podemos garantir que as viagens e turismo continuem a prosperar, alavancando a IA e outras tecnologias para criar um futuro resiliente, sustentável e inclusivo”.

Em Londres, Natalia Bayona expôs a visão da ONU Turismo para o futuro do setor, consiganado no “Strategic Roadmap: AI For Good in Tourism”, que passa por transformar o setor através do rápido surgimento e adoção inteligente de novas tecnologias.

A ONU Turismo refira-se, lidera pesquisas sobre o papel da IA ​​no turismo. Sua análise mais recente, a ser publicada em colaboração com a Membro Afiliada da ONU Turismo, Saxion University of Applied Sciences, “Artificial Intelligence Adoption in Tourism” define considerações importantes para as partes interessadas do setor. Em 2025, o organismo também publicará uma análise aprofundada entre os estados-membros para revelar a adoção da IA, os desafios e as recomendações estratégicas.

No que diz respeito à formação, qualificação e requalificação, os ministros debateram como essa tecnologia pode dar suporte à criação de empregos, ao mesmo tempo em que ajuda a força de trabalho a adquirir as habilidades necessárias para prosperar no futuro. O Turismo da ONU está atualmente a reforçar a sua Academia Online de Turismo integrando ferramentas avançadas de IA em 10 novos cursos. Essas incorporações equiparão os profissionais de turismo com recursos e capacidades essenciais para prosperar numa indústria orientada por IA, incluindo cursos específicos de IA.

As discussões na cimeira de ministros enfatizaram também a necessidade vital de investimento em IA e inovação mais ampla. Neste caso, o Turismo da ONU está a expandir o seu foco para incluir investimentos não tradicionais nas suas diretrizes nacionais, enfatizando o papel de modelos de financiamento alternativos no fortalecimento do ecossistema de start-ups, e isto inclui explorar como os insights orientados por IA podem orientar e aprimorar estratégias de investimento, particularmente para startups de turismo emergentes.

No World Travel Market, a UN Tourism anunciou esforços para dar suporte a empreendedores em toda a cadeia de valor do turismo na adoção de IA e outras tecnologias avançadas. Através de workshops, parcerias e programas dedicados, vai capacitar startups e empresas com as ferramentas de que precisam para inovar e ter sucesso num futuro dominado pela tecnologia.

Uma parte fundamental da estratégia é a criação de uma nova Força-Tarefa Global sobre Nomenclatura Universal para IA no Turismo. Esta iniciativa inovadora será um primeiro esforço colaborativo para padronizar a terminologia de IA com especialistas-chave de todas as regiões de Turismo da ONU de toda a cadeia de valor do turismo, garantindo clareza e consistência para as partes interessadas.

Reafirmando seu compromisso com a inovação, em Londres, a ONU Turismo também anunciou o lançamento do “Desafio de Inteligência Artificial” para soluções orientadas por IA que moldarão o futuro do turismo, com foco em branding, promoção e marketing, destinos inteligentes, educação e operações eficientes.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Meeting Industry

Roma acolhe 25ª Cimeira Mundial do WTTC no final de 2025

A 25ª Cimeira Mundial do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) vai ter lugar no final do próximo ano em Roma. É a primeira vez que o evento será realizado no coração histórico da Itália, sede de antigos impérios e património cultural.

O Global Summit em Itália reunirá líderes empresariais e delegações governamentais do mundo todo na sua capital para discutir os últimos desafios que o setor das viagens e turismo enfrenta, bem como as soluções do amanhã.

Programada para o final de 2025, a 25ª Cimeira Mundial do WTTC Global será realizada em colaboração com o Ministério do Turismo da Itália e marca o regresso à Europa após seis anos.  A última cimeira no continente europeu teve lugar em 2019, em Sevilha, Espanha, que contou como operador principal o 44º Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A presidente e CEO do WTTC, Julia Simpson, enalteceu que “a história mostra que todos os caminhos levam a Roma, e em 2025 isso certamente será verdade, pois vamos estar numa cidade repleta de história, mas vibrantemente voltada para o futuro”.

Por sua vez, Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, enfatizou que “este evento é reconhecido como o cenário mais importante para o diálogo entre governos e o setor privado, onde os líderes moldam o futuro do turismo e viagens globais, daí estarmos ansiosos para receber os nossos convidados e membros do WTTC em Roma, uma cidade rica em história e inovação.”

O 25º WTTC Global Summit servirá como uma excelente oportunidade para mostrar a rica herança cultural da Itália e as ofertas turísticas contemporâneas aos principais executivos de viagens de todo o mundo.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Estâncias de ski espanholas batem recorde de investimento em melhorias

As estâncias de neve espanholas de Sierra Nevada, Baqueira e La Molina lideram gastos com modernização. Foram, na última temporada, investidos 75 milhões de euros em elevadores, pistas, digitalização, estacionamento, atividades, equipamentos e hotelaria.

As estâncias de ski espanholas acabam de realizar um investimento recorde na modernização e melhoria das suas infraestruturas, com 75 milhões de euros na temporada 2023-2024, superando os 74,1 milhões de euros que foram dedicados a todos os centros no período anterior, destacou o presidente da Associação de Estâncias de Ski e Montanha de Espanha (ATUDEM), Jesús Ibáñez, aos meios de comunicação locais.

Do total, 2,7 milhões de euros foram atribuídos aos elevadores, outros 9,4 milhões às pistas e os restantes 43,9 milhões de euros estão distribuídos entre digitalização, estacionamento, atividades, material de competição, hotéis e restaurantes. Por temporada, foi a Sierra Nevada que liderou (43 milhões de euros), seguida pela Baqueira (9,6 milhões de euros) e La Molina (4,77 milhões de euros).

“Foi um ano em que os visitantes estiveram um pouco menos do que estamos habituados”, com 99 dias de atividade ao longo da temporada, face à média de 125 dias de todas as temporadas, embora a estância que conseguiu manter-se aberto por mais tempo, chegou a 149 dias. No total, a ATUDEM indica que a diminuição foi de 14,27% face à época anterior.

Os empregadores atribuem esta diminuição à falta de neve nas estâncias durante os meses centrais da temporada, o que é considerado “incomum”, mas evidentemente afetou o saldo final dos visitantes. E, também ao volume de negócios, que caiu dos históricos 160,1 milhões de euros em 2021-2022 para 141 milhões de euros na época passada, embora a queda já tenha começado em 2022-2023, quando foram faturados 153,2 milhões de milhões de euros.

Quanto à evolução do número de visitantes, o representante das estâncias espanholas apontou uma redução após a recuperação alcançada em 2021-2022, quando o turismo de neve foi considerado compatível com as restrições sanitárias da pandemia. Nessa ocasião, foram alcançados 5,9 milhões de visitantes, cerca de 100 mil a mais que no período recorde anterior de 2017-2018. Além disso, o declínio foi pronunciado, com 5,5 milhões em 2022-2023 e 4,7 em 2023-2024.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Distribuição

DIT Portugal cria grupos de Hosted Buyers para feiras internacionais

A DIT Portugal anuncia a criação de um novo programa de grupos de hosted buyers para feiras internacionais por forma a que as suas agências de viagens possam conhecer destinos, fornecedores e DMC, para que, facilmente, lhes permita organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir melhores serviços para os seus clientes.

“Queremos com este programa mais uma vez proporcionar às agências de viagens que fazem parte da família DIT Portugal um serviço diferenciador e uma maneira de conhecerem destinos, fornecedores, DMCs desses destinos, para que possam mais facilmente organizar os seus grupos ou ter contactos para conseguir serviços para os seus clientes”, destaca César Clemente, diretor Comercial da DIT Portugal.

No entanto, este programa já começou a ser posto em prática tendo conseguido que cinco agentes de viagens da DIT Portugal se deslocassem a uma feira na Polónia onde puderam ter contacto com vários fornecedores, DMC e representantes de regiões de turismo e depois seguiram em famtrips, um pela região de Gdansk, e outros pela região dos Lagos.

Mas mais grupos estão já organizados e mais virão, diz a rede de gestão de agências de viagens. “O próximo grupo que temos organizado será já para a IBTM em Barcelona no final deste mês onde teremos ainda mais agências do que na Polónia”, refere César Clemente, para assegurar que “estamos apenas no início deste projeto”, já que existem contactos para feiras quer na América do Sul, na Ásia, ou no Médio Oriente.

“São grupos em que conseguimos convites para várias feiras e em que as nossas agências de viagens podem participar com condições muito vantajosas”, esclareceu a rede.

Este projeto “é apenas mais um dos serviços diferenciadores que iremos cada vez mais ter para as nossas agências de viagens, refere a DIT Portugal, na sua nota de imprensa, avançando que “não queremos ser apenas um grupo de gestão, queremos ser muito mais do que um grupo de gestão, e isso consegue-se sendo diferente dos demais, estando um passo à frente”.

Tal como Jon Arriaga, diretor geral da DIT Portugal, diz “não queremos ser os maiores, queremos apenas ser os melhores”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
Destinos

Gastos de estrangeiros injetam mais de 5MM€ na economia brasileira em nove meses

Esta é considerada a melhor marca nos últimos 10 anos, segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil. De janeiro a setembro os visitantes estrangeiros que desembarcaram no Brasil deixaram na economia do país 30,821 mil milhões de reais, o que corresponderá a mais de 5 mil milhões de euros, uma subida de 25% face ao mesmo período do ano anterior.

A subida na movimentação da economia através do turismo é reflexo da entrada, cada vez maior, de turistas estrangeiros no Brasil. Nos nove primeiros meses do ano, cerca de 4,9 milhões de visitantes de fora foram acolhidos nos diferentes destinos brasileiros.

“Estamos a observar uma procura crescente do interesse internacional em conhecer as belezas do Brasil, o que mostra que temos um mercado económico muito valioso para ser trabalhado, com ações e políticas públicas que promovam os nossos atrativos turísticos lá fora”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Entre as ações do Ministério do Turismo para atrair mais turistas internacionais está o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI). A ação, em parceria com a Embratur, prevê parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para ampliar o número de voos internacionais com destino ao país.

“A Europa hoje vive o overturism, com viajantes a querer descobrir novos destinos, e o Brasil é ideal para atrair esse público, apresentando a sua culinária, cultura e diversidades regionais, além de riquezas naturais que não existem em outros lugares do mundo”, destacou o ministro.

A atração desses visitantes está entre as metas do Ministério do Turismo, e faz parte do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que visa tornar o Brasil o maior recetor de turistas da América do Sul. O documento define como objetivo alcançar a meta de 8,1 milhões de viajantes estrangeiros por ano, mas tendo em conta este cenário positivo, já se estima superar o número de 10 milhões de visitantes estrangeiros no período do plano.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.