“Pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização” são a fotografia da Go4Travel
João Matias, presidente do Conselho de Administração da Go4Travel, resumiu, na sua intervenção de abertura da convenção do grupo, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são a fotografia do consórcio de viagens. Assegurou que a Go4Travel vai continuar a crescer e a inovar, chamando atenção para os desafios e oportunidades do setor da distribuição turística.
Carolina Morgado
Consolidador.com reforça equipa
TAP liga Lisboa a Los Angeles e Porto a Boston a partir de maio de 2025
LiterÁREA que ser ativo importante no turismo do Alentejo e Ribatejo
Aeroporto de Belgrado visa novos mercados com novo plano de incentivos
Odisseias reforça equipa com mais de 300 profissionais
Confirmada fusão asiática
Transavia lança promoção para visitar Mercados de Natal
Cathay Pacific passa a voar entre Munique e Hong Kong a partir de junho
Maioria das companhias aéreas falha na transição energética com TAP entre as piores
Autorização Eletrónica de viagem obrigatória a partir de janeiro em Israel
No ato que marcou a abertura do “The Golden Summit” da Go4Travel, que decorreu este fim de semana em Porto Santo, e que contou com a presença de 200 participantes, entre as suas agências de viagens e parceiros de negócio, o presidente do Conselho de Administração do grupo, João Matias, afirmou que “gostamos de acreditar que os projetos que temos desenvolvido na Go4Travel são muito relevantes para a vida das nossas empresas e que algumas destas realizações fazem parte integrante das suas cadeias de valor.
Neste aspeto revelou as realizações que foram levadas a cabo, designadamente, no último ano: Demos continuidade á estratégia de acordos com parceiros, com foco na qualidade da oferta, serviço e rentabilidade, impulsionando crescimento, mitigando risco e entregando compromisso; Lançámos as bases para um novo modelo de monitorização de risco e de gestão de recursos financeiros, fundamental face ao elevado crescimento da atividade da empresa; Negociámos e fechámos os acordos com os GDS, Travelport e Amadeus, agora enquadrados pelas novas tendências de evolução dos sistemas de distribuição no transporte aéreo, leia-se NDC”.
Mas muito mais, conforme evidenciou João Matias, foi feito ao longo deste ano: “Analisámos, também, as principais soluções tecnológicas de agregação para transporte aéreo, estudámos o impacto económico e operacional que a sua adoção poderá ter nas nossas empresas e elegemos a solução que tencionamos implementar em breve no grupo para fazer face ao incremento da complexidade operacional que se tem vindo a acentuar”.
No ano em que se apresenta com uma nova administração, o presidente da Go4Travel revelou ainda que “desenhámos um modelo para expansão do negócio do 4Book, desenvolvemos a contratação direta com hotéis, procurando aumentar a competitividade da oferta e a criação de valor para as nossas empresas, e demos sequência à evolução funcional desta plataforma que continua, a crescer consecutivamente a 2 dígitos ao ano, e em estreita colaboração com os nossos amigos do Grupo Ávoris, trabalhámos no plano tático da parceria estratégica, que muito nos orgulha”.
Este é o primeiro Summit de um novo Conselho de Administração da Go4Travel, com mandato de três anos. Assim, na sua sessão de abertura, João Matias deu a conhecer a nova equipa de gestão formada por nove pessoas e organizada por pelouros autónomos, com áreas de trabalho distintas e objetivos específicos: Produto – Tiago Madureira e Joana Silveira; Tecnologia – João Pinto e António Alves; Organização – Miguel Moser e António Moreno; Desenvolvimento – Ricardo Ferreira e Tiago Encarnação, mantendo Vasco Pinheiro como CEO do grupo.
O presidente do Conselho de Administração realçou, na sua intervenção que “temos o privilégio de trabalhar num setor muito atrativo, mas cheio de desafios – o turismo – que no fim é um setor de serviços, e estes são feitos por pessoas, a razão de ser da Go4Travel”, sem esquecer os parceiros de negócio, “cuja confiança na Go4Travel e nas suas empresas têm sido determinantes para construirmos uma oferta diferenciada e competitiva, muito valorizada no mercado, sempre sustentada em sólidas relações de confiança”.
Em relação à sua convenção, que começou em 2017 como uma plataforma de contacto entre empresas e parceiros de negócio, é hoje, segundo o empresário, “uma iniciativa que cruza networking, cultura, destinos e experiências, e tem como objetivo reforçar laços entre pessoas, promover parcerias e partilhar conhecimento sobre o mercado. É um espaço em que revemos amigos, abrimos novos caminhos e celebramos a nossa história”, para reafirmar que, ao longo dos anos, estas convenções “têm acompanhado o percurso da Go4Travel e testemunhado a nossa evolução conjunta”.
Crescer e inovar
O grupo de viagens Go4Travel é formado por 44 agências, mais de 100 pontos de venda, e com um capital humano de mais de 700 profissionais especializados, que “continua a crescer e a inovar”, de acordo com o seu presidente do Conselho de Administração, mas na sua opinião “a cada Summit que passa sentimos que o grupo não se resume só a números”, já que “pessoas e profissionalismo, união e consistência, capacidade de adaptação e de realização”, são ingredientes que “têm assegurado o nosso êxito numa indústria cada vez mais desafiante e em que quase tudo já foi profetizado, até que as agências de viagens estariam condenadas”.
Desafios
João Matias está convicto que “os desafios continuarão a aparecer e com eles também as oportunidades, para quem estiver atento e tiver a vontade e a capacidade de as aproveitar”, para sublinhar que “estamos numa nova fase de grande desenvolvimento tecnológico, em particular no que se refere à evolução da Inteligência Artificial e da Computação Quântica”, e defender que esta nova vaga de tecnologia “terá um impacto profundo em todas as atividades económicas, com uma especial incidência no turismo, enquanto atividade que se baseia, sobretudo, em informação, comunicação e conhecimento”.
E acredita que sejam quais forem os novos paradigmas a que estas novas realidades nos levem, “quem continuará a fazer a diferença são as pessoas, são as equipas, é o fator humano, somos nós”, por isso “juntos somos mais fortes. Este é o espírito sobre o qual a Go4Travel foi construída. É a razão de ser do nosso grupo, o principal alicerce da nossa identidade”.
João Matias deixou uma última mensagem no seu discurso de abertura da convenção da Go4Travel, em Porto Santo: “vale a pena continuarmos a explorar oportunidades e a inovar juntos”, concluindo que “estou seguro de que temos todas as condições para continuar a olhar o futuro com confiança e, enquanto assim for, o crescimento e a expressão da Go4Travel e das suas empresas no mercado continuarão a ser uma constante e uma garantia”.