Negócios no setor das Viagens e Turismo descem 11% até setembro, aponta GlobalData
Segundo a GlobalData, entre janeiro e setembro, os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 11% face a igual período do ano passado, contabilizando 519 negócios, entre fusões e aquisições, operações de capital privado e acordos de financiamento de risco.

Inês de Matos
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Entre janeiro e setembro, os negócios no setor das Viagens e Turismo desceram 11% face a igual período do ano passado, contabilizando 519 negócios, entre fusões e aquisições, operações de capital privado e acordos de financiamento de risco, aponta a GlobalData.
Os dados divulgados esta quarta-feira, 16 de outubro, pela GlobalData indicam que as quebras aconteceram essencialmente durante o primeiro e o terceiro trimestres deste ano, somando uma descida de 11% face aos 583 negócios contabilizados neste setor até setembro de 2023.
A GlobalData diz que “o volume de negócios de fusões e aquisições diminuiu 6,8% durante o primeiro e terceiro trimestres de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023”, enquanto o número de “negócios de financiamento de risco caiu 25,2% em relação ao ano anterior”. Já “o volume de negócios de private equity permaneceu inalterado”.
“O declínio na atividade global de negócios de Viagens e Turismo foi impulsionado principalmente por uma queda significativa no volume de negócios em algumas regiões e países, enquanto a atividade de negócios permaneceu relativamente melhor para outras regiões e países. Na verdade, algumas regiões e países apresentaram até um crescimento de dois dígitos no volume de negócios, o que parece ser uma indicação de melhoria no sentimento de negociação”, explica Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData.
Por regiões, a GlobalData diz que a América do Norte, a Ásia-Pacífico e a América do Sul e Central experimentaram um declínio no volume de negócios em 36%, 7,7% e 20%, respetivamente, durante o primeiro e o terceiro trimestre de 2024, enquanto a Europa registrou uma melhora de 10,3% na atividade de negócios e no Médio Oriente e África o volume de negócios “permaneceu no mesmo nível”.
Numa análise por países, os dados da GlobalData mostram que a tendência foi semelhante, já que os EUA, a China e a França registaram um “declínio no volume de negócios em 36,3%, 38,5% e 42,9%, respectivamente”, no primeiro e terceiro trimestres, enquanto a Índia e a China apresentaram uma “melhoria respectiva no volume de negócios em 24,3% e 38,1%”, com este indicador a manter-se inalterado no Reino Unido, Coreia do Sul e Austrália,