easyJet passa a digitalizar registo técnico de aviões para reduzir papel
Segundo a easyJet, esta mudança pretende reduzir o peso e o uso de papel a bordo dos voos da companhia aérea e vai estar em vigor em todos os voos da transportadora até ao final de 2025.
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A easyJet anunciou que está a substituir os registos técnicos de cabine dos aviões por versões digitais, numa mudança que pretende reduzir o peso e o uso de papel a bordo dos voos da companhia aérea, e que vai estar em vigor em todos os voos da transportadora até ao final de 2025.
“Esta mudança representa mais um passo na tentativa da easyJet de reduzir o seu desperdício operacional, prevendo-se que a transição evite a impressão e armazenamento de mais de 300.000 folhas de papel todos os anos”, realça a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.
A easyJet explica que estes registos técnicos em papel, que são utilizados pela tripulação de cabine, engenheiros, tripulação de solo e tripulação de voo, estão a ser substituídos pelo novo sistema e-techlog, que vai ajudar a agilizar o processo de relatórios de manutenção para a tripulação de voo, tripulação de cabine e engenharia, “permitindo à easyJet aumentar a produtividade da manutenção de linha”.
A easyJet diz ainda que este novo sistema vai ajudar também a “reduzir os atrasos em terra, diminuindo os tempos de manutenção das aeronaves para permitir uma maior disponibilidade das mesmas”, o que, em última análise, garante “menos perturbações para os passageiros”.
“A implementação da tecnologia de ponta da Ultramain em toda a nossa frota de aeronaves não só melhorará os processos de elaboração de relatórios para a nossa tripulação e equipas de engenharia, como também reduzirá os atrasos em terra, contribuindo para melhorar ainda mais a experiência de viagem dos nossos clientes. O nosso investimento contínuo em soluções inovadoras como o e-techlog significa que não só encontraremos soluções mais rápidas para os defeitos, como também, ao reduzir a utilização de papel e o peso do avião, estamos a dar mais um pequeno, mas importante passo para reduzir o nosso impacto ambiental”, considera David Morgan, diretor de Operações da easyJet.
Depois de implementado, o sistema e-techlog vai ser operado através do software da Ultramain e instalado em iPads operacionais acessíveis ao pessoal da easyJet em terra e no ar, permitindo que tanto a tripulação quanto os engenheiros reportem problemas de manutenção em tempo real enquanto estão no solo, o que permite, por exemplo, “a oportunidade de encomendar novas peças com antecedência e assim evitar atrasos e tempo de inatividade operacional”.
“Adicionalmente, a transição do uso de caneta e papel para um processo totalmente digitalizado eliminará qualquer margem para erros ou interpretações equivocadas. O software permitirá aos engenheiros identificar instantaneamente problemas à medida que entram na aeronave, graças à funcionalidade de mapa interativo da cabina integrada no e-techlog”, conclui a companhia aérea.