IATA lança solução para otimizar consumo de combustível na aviação
A IATA FuelIS é uma nova solução analítica avançada para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas e que recorre a dados de voo e combustível agregados de forma anónima.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
A IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo lançou a IATA FuelIS, uma nova solução analítica avançada para otimizar o consumo de combustível das companhias aéreas e que recorre a dados de voo e combustível agregados de forma anónima.
“O IATA FuelIS é uma ferramenta analítica robusta para as companhias aéreas tomarem decisões estratégicas e operacionais para otimizar o consumo de combustível, reduzir custos de combustível e melhorar o desempenho ambiental”, explica a IATA, num comunicado enviado à imprensa.
Segundo Nick Careen, vice-presidente sénior de operações, segurança e proteção da IATA, “ao permitir que as companhias aéreas comparem seu desempenho de combustível com dados agregados da indústria, as transportadoras conseguem perceber onde se destacam e onde é necessário agir”.
Através desta nova solução, as companhias aéreas podem realizar uma avaliação de eficiência do seu consumo de combustível para diversos tipos de aeronaves, regiões e horários, comparando os seus consumos com a média da aviação.
A IATA FuelIS permite também fazer uma análise comparativa por aeroportos, comparando os consumos na aterragem num determinado aeroporto com os de outras companhias aéreas que usam a mesma infraestrutura aeroportuária.
Esta solução pode ser também usada pelos fabricantes aeronáuticos para avaliar a eficiência de combustível dos aparelhos produzidos, o que permite ajudar os clientes destes fabricantes a melhorar também a sua eficiência de combustível.
Segundo a IATA, esta solução usa dados do sistema IATA Global Aviation Data Management (GADM), que têm origem no Flight Data eXchange (FDX), que agora inclui dados de combustível de 215 companhias aéreas em todo o mundo, “o suficiente para garantir o mais alto nível de precisão nos insights que podem ser obtidos”.
A associação lembra que, atualmente, o combustível representa “quase um terço das despesas operacionais de uma companhia aérea”, motivo pelo qual a IATA tem vindo a trabalhar, desde 2005, com companhias aéreas para identificar oportunidades de poupança de combustível, num objetivo que ganha agora mais um aliado com o lançamento da IATA FuelIS.