Alentejo recebe 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial
A iniciativa decorre esta quinta-feira, 7 de março, no novo Parque Mineiro de Aljustrel, e inclui a apresentação de 180 experiências de turismo industrial, incluindo 15 no Alentejo e Ribatejo.
Publituris
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Metropolitano de Lisboa é o sétimo melhor da Europa
Roadshow “Os Especialistas” regressa entre 24 a 28 de fevereiro de 2025
MSC Cruzeiros vai ter 19 cruzeiros com partida e chegada a Lisboa no verão 2025
MSC Cruzeiros e Explora Journeys mostram novidades em novo roadshow
Aumento de preços não afeta escolha de hotéis para alojamento entre europeus
Turismo da ONU e FIA reforçam parceria para promover turismo desportivo sustentável
“Quintas ao Sábado” em 14 quintas e produtores da Rota dos Vinhos Verdes
O novo Parque Mineiro de Aljustrel vai ser palco, esta quinta-feira, 7 de março, do 3.º Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, iniciativa que vai reunir dezenas de parceiros nacionais e regionais, e na qual vão ser apresentadas as experiências disponíveis neste tipo de turismo.
O evento, promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo, vai contar com a participação de representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal.
Segundo um comunicado enviado à imprensa, durante o evento, vão ser apresentadas as 180 experiências de turismo industrial, incluindo 15 no Alentejo e Ribatejo, e que vão estar disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.
“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a
atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo”, afirma José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
O responsável explica que, no Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano
passado “a oferta era de nove experiências e este ano é de 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”.
Além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, durante o evento vai também ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.
A entidade regional de turismo diz ainda que este encontro serve também para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023 e tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.