Início da ITB Berlim condicionada por greve na Lufthansa
Começou esta terça-feira, 5 de março, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo. Com uma área de exposição ocupada a rondar os 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% do total, as participações internacionais, incluindo Portugal, representam 87% da área. Contudo, a feira está condicionada pela greve do pessoal de terra da Lufthansa nos dias 7 e 8 de março.
![Victor Jorge](https://backoffice.publituris.pt/app/uploads/2022/01/Foto_Victor_Jorge_6-120x120.jpg)
Victor Jorge
Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”
Gonçalo Narciso dos Santos, delegado da Relais & Châteaux para Portugal e Espanha, é capa da Nova Edição da Publituris Hotelaria
EGYPTAIR regressa a Lisboa e abre dois voos semanais para o Cairo
Qatar Airways apresenta nova ‘Qsuite Next Gen’
Turismo de Portugal apoia formação em Angola
Airbus investe na LanzaJet para aumentar produção de SAF
Lusófona participa no projeto FUTOURWORK para promover bem-estar e melhores condições de trabalho no Turismo e Hospitalidade
Indústria global das viagens de negócios chega perto dos 1,4 biliões de euros, em 2024
Porto recebe “Prides” europeus
Quase 60% dos viajantes dizem sentir-se sobrecarregados pelo excesso de opções
Os números impressionam: 5.500 expositores de 170 países, 1.300 ‘senior buyers’ e uma área de exposição ocupada em 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% da área total, ocupando as participações internacionais 87% do espaço.
Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, referiu na abertura da feira que “a ITB Berlim é o ponto de encontro para toda a cadeia de valor da indústria do turismo de todo o mundo”. Segundo Tobias, “apesar do aumento da procura das viagens, o nosso setor também enfrenta muitos desafios, como as alterações climáticas, uma crise energética, o avanço da IA e a escassez de competências. Estes desafios só podem ser ultrapassados em conjunto. É por isso que é tão importante para nós reunir todos os atores em Berlim, para que possamos beneficiar de inspiração mútua, aprender uns com os outros e trabalhar em soluções em conjunto”.
Com o mote da ITB Berlim deste ano a ser “Pioneer the Transition in Travel & Tourism. Together”, e com Omã como país convidado, a feira tem a17 temas e quatro palcos ao vivo, 200 sessões com especialistas a discutir tópicos como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens do futuro, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho do futuro, IA, web 3.0 e chatbots, participando mais de 400 oradores.
A participação de Portugal faz-se, novamente, com o stand do Turismo de Portugal onde a expectativa é grande e, como alguns dos participantes referiram ao Publituris, “é uma feira obrigatória e com um enorme potencial”.
Contudo, é possível verificar que existem stands que não têm qualquer ocupação, com os expositores a preferirem não vir à ITB do que arriscar e ficar em terra, devido à greve dos trabalhadores de terra da Lufthansa marcada para os dias 7 e 8 de março.