Início da ITB Berlim condicionada por greve na Lufthansa
Começou esta terça-feira, 5 de março, a maior feira de turismo da Europa e uma das maiores do mundo. Com uma área de exposição ocupada a rondar os 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% do total, as participações internacionais, incluindo Portugal, representam 87% da área. Contudo, a feira está condicionada pela greve do pessoal de terra da Lufthansa nos dias 7 e 8 de março.
Victor Jorge
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
Os números impressionam: 5.500 expositores de 170 países, 1.300 ‘senior buyers’ e uma área de exposição ocupada em 150.000 metros quadrados, o que equivale a 90% da área total, ocupando as participações internacionais 87% do espaço.
Mario Tobias, CEO da Messe Berlin, referiu na abertura da feira que “a ITB Berlim é o ponto de encontro para toda a cadeia de valor da indústria do turismo de todo o mundo”. Segundo Tobias, “apesar do aumento da procura das viagens, o nosso setor também enfrenta muitos desafios, como as alterações climáticas, uma crise energética, o avanço da IA e a escassez de competências. Estes desafios só podem ser ultrapassados em conjunto. É por isso que é tão importante para nós reunir todos os atores em Berlim, para que possamos beneficiar de inspiração mútua, aprender uns com os outros e trabalhar em soluções em conjunto”.
Com o mote da ITB Berlim deste ano a ser “Pioneer the Transition in Travel & Tourism. Together”, e com Omã como país convidado, a feira tem a17 temas e quatro palcos ao vivo, 200 sessões com especialistas a discutir tópicos como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens do futuro, MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, trabalho do futuro, IA, web 3.0 e chatbots, participando mais de 400 oradores.
A participação de Portugal faz-se, novamente, com o stand do Turismo de Portugal onde a expectativa é grande e, como alguns dos participantes referiram ao Publituris, “é uma feira obrigatória e com um enorme potencial”.
Contudo, é possível verificar que existem stands que não têm qualquer ocupação, com os expositores a preferirem não vir à ITB do que arriscar e ficar em terra, devido à greve dos trabalhadores de terra da Lufthansa marcada para os dias 7 e 8 de março.