Dia Internacional do Guia-Intérprete: AGIA apela a maior união dos profissionais de informação turística
No dia em que, a nível internacional, são celebrados os profissionais de informação turística (guias-intérpretes) a AGIA apela a uma maior união à associação alentejana, tendo em conta os novos desafios que se apresentam nos próximos anos.

Publituris
Mercado das Viagens cresceu quase 20% em faturação e 8% em rentabilidade o ano passado
LATAM Airlines abre nova rota sazonal entre Lisboa e Fortaleza
Vinhos do Dão impulsionam enoturismo com formação
Sulforma já formou 8 mil pessoas em 1.100 cursos em 13 anos
Enóphilo Wine Fest regressa ao Algarve a 8 de março
FLY – Feira das Viagens no Porto promete encontro com o universo de destinos
Aeroporto de Lisboa tem novo recorde e soma mais de 35M de passageiros em 2024
Mercado das Viagens faz balanço positivo da sua VI Convenção
Norwegian programa 344 rotas para mais de 120 destinos no verão
Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos
A celebração do Dia Internacional do Guia-Intérprete, comemorado anualmente a 21 de fevereiro, tem sido promovido desde 1990 pela WFTGA (Federação Mundial de Associações de Guias), à qual se une, desde a primeira hora, a AGIA – Associação de Guias-Intérpretes do Alentejo.
Assim, no dia em que, a nível internacional, são celebrados os guias-intérpretes, a AGIA apela que, apesar da desregulamentação da profissão ocorrida em 2011, cada vez é mais notória a necessidade da união dos profissionais de informação turística em torno da associação que os representa no Alentejo, tendo em conta os novos desafios que se apresentam nos próximos anos.
Segundo Verónica Chinca, presidente da direção da AGIA, “os guias-intérpretes são os verdadeiros anfitriões de quem visita Portugal, e no caso o Alentejo. Celebrar o dia 21 de fevereiro, é a demonstração de que temos orgulho na nossa profissão, que adoramos exercê-la e partilhar a cultura da região com quem nos visita”.
A AGIA foi fundada em 24 de junho de 2003, partindo da permissa das especificidades da região Alentejo e do carácter pluriculturalidade que é exigida a estes profissionais. Assim um grupo de guias-intérpretes nacionais que há muito trabalhavam no Alentejo, conjuntamente com novos profissionais chegados à região e os então recém-formados guias-intérpretes regionais criam a primeira associação de técnicos de informação turística de Portugal, sedeada em Évora, cidade-âncora do turismo na região.
A AGIA lembra, em comunicado de imprensa, que o exercício da profissão de guia-intérprete rege-se pela qualidade e pelo profissionalismo, sublinhado no objetivo da existência da associação, ou seja, na divulgação, incentivo e na promoção destes profissionais e na contribuição para o prestígio e dinamização do turismo na região.
Assim, a AGIA tem vindo a estabelecer desde há muitos anos laços de colaboração com a ERT do Alentejo e comissões municipais de turismo, Universidade de Évora e Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, sendo ainda associada da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Refira-se que os guias-intérpretes associados da AGIA usufruem de ações de formação internas, e tendo em conta os novos desafios do turismo no Alentejo, prepara-se a certificação dos novos profissionais que escolhem esta área de trabalho, destacando que “estes devem ser conscientes que o exercício profissional passa por uma constante atualização dos conhecimentos, que vão muito além da comunicação de conteúdos de caracter histórico e patrimonial, trata-se, na verdade, de criar um vínculo entre a cultura do Alentejo, e aquela que trazem os visitantes desde os seus países de origem”.