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TUI torna-se parceiro de tours & atividades da Sercotel em Espanha e Andorra

A TUI fornece plataforma para centenas de experiências em Espanha e Andorra como novo parceiro de Tours & Atividades da cadeia hoteleira Sercotel.

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O grupo TUI é o novo parceiro de Tours & Atividades da Sercotel, uma cadeia hoteleira com 95 hotéis e apartamentos de três e quatro estrelas nas principais cidades de Espanha e Andorra. A parceria, segundo comunicado do operador turístico, dá continuidade ao seu forte crescimento estratégico em tours e atividades, “que assim consolida ainda mais a sua posição de liderança como parceiro de fornecedores de alojamento e empresas espanholas, destacando também a diversidade do seu portfólio de produtos e a qualidade da oferta digital”.

Assim, através da plataforma, os clientes podem aceder a centenas de experiências em todos os destinos de Espanha e Andorra onde existem propriedades Sercotel, desde Barcelona e Madrid até à Gran Canária ou Málaga.

Trata-se de um portfólio diversificado de excursões, atividades e entradas para atrações, como uma visita guiada à Medina Azahara de Córdoba, uma noite de stand-up paddle no rio Guadalquivir em Sevilha, bilhetes para o Museu Moco de Barcelona e muito mais. Além disso, a Sercotel é a primeira marca hoteleira a oferecer os recém-lançados passeios premium e imersivos ‘National Geographic Day Tours’, possibilitando aos clientes reservar experiências únicas, incluindo a exploração liderada por arqueólogos no sítio Guanches na Gran Canária, passeios de caiaque pela costa de Maiorca com um biólogo marinho, e descobrir a Fundação Joan Miró de Barcelona com um arquiteto.

 

 

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Meeting Industry

BTL recebeu mais de 79 mil visitantes na maior edição de sempre

Segundo a organização da feira, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa recebeu mais de 79 mil visitantes na edição que terminou este domingo, 3 de março, e que, segundo a organização do certame, foi a maior de sempre da principal feira do turismo português.

“Encerrou ontem, dia 3 de Março, aquela que foi a maior BTL de sempre e que contou com o maior número de participantes. Numa organização da Fundação AIP, a BTL 2024 demonstra o bom momento do turismo português e as perspectivas positivas para o restante ano de 2024”, congratula-se a organização, num comunicado enviado à imprensa.

A organização do certame destaca que, ao receber mais de 79 mil visitantes, número que compara com os 63 mil registados no ano passado, a BTL 2024 ultrapassou o Web Summit 2023, “tornando-se no evento com mais visitantes”.

Mas, além do número de visitantes, a BTL 2024 registou ainda “outros crescimentos significativos”, nomeadamente ao nível da área de implantação da exposição, que cresceu 15%, enquanto o total de expositores subiu 10% e o número de Hosted Buyers chegou aos 200, depois de aumentar 66%, tendo-se contabilizado ainda a participação de 85 destinos internacionais, num aumento de 13%.

“Salienta-se, igualmente, um aumento do número de expositores participantes para mais de 1.500 e o número de reuniões realizadas entre os Hosted Buyers e as empresas nacionais para 3.600”, refere ainda a organização da feira.

Na sexta-feira, 1 de março, a BTL abriu também as vendas de viagens ao público da BTL, que pode entrar na feira a partir das 17h00, estimando-se que as vendas tenham atingido “vários milhões de euros, sendo a BTL o maior evento de venda direta de viagens ao cliente final”.

 

 

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CATAI dá a conhecer programação em roadshow por cinco cidades portuguesas

O operador turístico do grupo Ávoris, CATAI, dá a conhecer a sua programação 2024, bem como novos produtos, em roadshow que se inicia esta terça-feira, 5 de março, em Braga, percorrendo mais quatro cidades portuguesas até 14 deste mês.

A CATAI convida os agentes de viagens a conhecer todos os seus novos produtos, bem como a ampla programação para 2024, assim como os seus cruzeiros fluviais exclusivos, e a nova web, em sessões de apresentação que vão decorrer em Braga, Porto, Coimbra, Lisboa e Faro, a partir desta terça-feira, dia 5 de março, com início às 19 horas.

Em Braga, a ação terá lugar no Hotel Meliã Braga, enquanto no Porto decorrerá no dia 6 no Restaurante BH Foz. Em Coimbra será no Vila Galé Coimbra, no dia 12 de março, seguindo o roadshow para Lisboa, a 13, no Jupiter Lisboa Hotel, para terminar dia 14 em Faro, no Hotel Faro.

 

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Solférias e Disneyland Paris lançam incentivo para agentes de viagens

O operador turístico Solférias e a Disneyland Paris lançaram um incentivo – “Uma Chave para a Magia 2024”, para premiar os melhores agentes de viagens, como forma de reconhecer todo o seu esforço e compromisso em tornar realidade os sonhos de tantas famílias.

O objetivo deste incentivo é premiar os melhores agentes de viagens para novas reservas de pacotes em programação Solférias com destino à Disneyland Paris efetuadas a partir desta segunda-feira, 4 de março até 31 de agosto de 2024, para chegadas de 1 de julho a 31 de agosto deste ano.

Todos os meses, a partir de abril, será publicado um ranking com as posições dos agentes de viagens, para que possam estar a par da sua posição neste incentivo de vendas. Os vencedores serão anunciados durante o mês de setembro.

Os 25 melhores vendedores serão convidados para a Disney Celebration, uma mega famtrip Disneyland Paris dedicada exclusivamente a agentes de viagens, que promete surpresas, magia e momentos inesquecíveis.

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V Convenção Nacional da ARAC decorre em Óbidos a 18 de outubro

A V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos vai ter lugar em Óbidos a 18 de outubro, sob o tema “Locação – Motor da Nova Mobilidade”.

A V Convenção Nacional da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos vai ter lugar em Óbidos a 18 de outubro, sob o tema “Locação – Motor da Nova Mobilidade”, informou a associação, que apresentou o evento na passada sexta-feira, 1 de março, durante a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Segundo a ARAC, aquele que é considerado o “mais importante fórum da locação automóvel em Portugal” acontece no Praia D’el Rey Marriott Golf & Beach Resort e, tal como nas edições anteriores, volta a contar com “oradores nacionais e estrangeiros e moderadores de referência”, esperando-se uma audiência de cerca de três centenas e meia de participantes.

“Consciente do papel fundamental que o setor que representa tem no futuro da Mobilidade e do Turismo, a ARAC organiza assim mais uma edição da sua Convenção Nacional que contará com representantes das empresas associadas e membros aliados da ARAC, fabricantes e outros parceiros do setor automóvel, representantes da indústria do turismo, entidades financiadoras e demais parceiros que de forma decisiva contribuem para o funcionamento deste setor, não
esquecendo as várias entidades públicas que no dia-a-dia trabalham em estreita colaboração com a ARAC e as empresas suas associadas”, indica a associação.

A revolução em curso ao nível dos meios de mobilidade, o facto da posse de um veículo ser cada vez menos uma prioridade, assim como a digitalização da locação de meios de mobilidade e os novos modelos de negócio são algumas das novas tendências do setor da locação automóvel que vão estar em destaque na V Convenção Nacional da ARAC.

 

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Região espanhola Castilla-La Mancha de olhos postos no mercado português

Castilla-La Mancha tem os olhos postos no mercado português que já representa 7% da quota total de visitantes internacionais na região espanhola. Portugal posiciona-se como terceiro país emissor de turistas para Castilla-la Mancha, região que, em 2023, considerado um ano histórico, acolheu quase três milhões de turistas, um aumento de 7% face ao ano anterior.

Face a estes resultados, três responsáveis do Turismo de Castilla-La Mancha, que estiveram na BTL para apresentar o potencial turístico da região, realçaram “a importância de estar aqui a apresentar tudo o que a região tem para oferecer, como diz o nosso logo “Destino das Maravilhas”.

Ana Isabel Fernández Samper, diretora geral de Turismo, Comércio e Artesanato de Castilla-La Mancha, María Soledad García, vice-presidente da Associação Provincial de Empresários de Hotelaria e Turismo de Albacete, e Raquel Ruíz López, deputada Provincial de Turismo da Delegação de Albacete e presidente da Câmara de Elche de la Sierra, estiveram em Lisboa, durante a BTL, e apresentaram, em sessão pública, os atrativos turísticos da região espanhola, e deram a conhecer a nova campanha de promoção do destino para 2024 sob o mote “Castilla-La Mancha, o Destino das Maravilhas”.

A campanha é inspirada no clássico da literatura infantojuvenil “Alice no País das Maravilhas”, e pretende destacar a magia e a diversidade da região, prometendo aos visitantes uma experiência única, onde a realidade e fantasia se cruzam.

Com uma abordagem criativa e envolvente, este conceito pretende capturar e transmitir aos visitantes a essência de Castilla-La Mancha, enfatizando a sua beleza natural, o vasto património histórico, a gastronomia à altura dos paladares mais exigentes, a par das suas ricas tradições culturais, capaz de seduzir tanto os turistas nacionais como internacionais, num convite irrecusável à exploração das “maravilhas” que este destino tem para oferecer.

Conforme foi referido na apresentação, Castilla-La Mancha é um destino turístico que encerra múltiplas experiências com especial destaque para a província de Albacete, uma das joias naturais e etnográficas de Espanha para aqueles que procuram uma experiência de natureza, somando ainda um enorme potencial ao nível da cultura, património histórico, atividades desportivas, festividades de elevado interesse turístico e cultural, tudo acompanhado por uma riqueza gastronómica.

Albacete, foi também dito, tornou-se, recentemente, na primeira província de Espanha e do mundo a obter a certificação completa como “Destino Turístico Starlight”, atribuída a lugares com níveis muito baixos de poluição luminosa, permitindo aos visitantes desfrutar de uma experiência inigualável ​​de observação do céu noturno, o que vai permitir agora alavancar a promoção do turismo astronómico em toda a região. Tudo isso está espelhado na campanha promocional da província, com a marca “Albacete sente-te, sente Albacete”, que realça a diversidade de atividades à disposição dos visitantes.

A apresentação na BTL serviu também de pretexto para dar a conhecer em maior detalhe as riquezas culturais, a herança e tradições da cidade de Elche de la Sierra, localidade que esteve igualmente em destaque.

Exemplo disso foram as Alfombras de Serrín, uma tradição que, na noite do sábado posterior ao Corpo de Cristo, transforma as ruas de Elche de la Sierra num colorido tapete de Serrín com cenas religiosas. Esta tradição surge depois de um comerciante desta província de Albacete, Francisco Carcelén, ter testemunhado as festividades da Oitava do Senhor durante uma visita a familiares que viviam em Terrassa, Catalunha, uma localidade onde era costume cobrir as ruas com pétalas de flores para assinalar a data no bairro de Can Palet. De regresso a Elche de la Sierra, com mais nove amigos, recriou o efeito das pétalas em tapetes tingidos.

Atualmente, realizam-se 30 Alfombras de Serrín, em três praças e 27 trechos de rua, totalizando 1.700 metros quadrados de superfície coberta por esta colorida tradição, que é reconhecida, desde 2014, como Festa de Interesse Turístico Nacional e Bem de Interesse Cultural. Em 2022 foi inaugurado o Museu das Alfombras de Serrín de Elche de la Sierra, o único museu de arte efémera de Espanha.

Em 2024, quando a tradição da cidade cumpre 60 anos, assinala-se mais um importante marco para este legado cultural. No próximo mês de março, em conjunto com a Associação de Amigos das Alfombras do Corpus e outras associações de arte efémera do mundo, será apresentada a candidatura das Alfombras de Serrín a Património Cultural Imaterial da UNESCO, numa altura em que se prepara também a candidatura ao título de Interesse Turístico Internacional desta manifestação artística de comunhão e celebração.

“Estamos a trabalhar em Castilla-La Mancha para tornar o destino mais sustentável, estamos a investir 120 milhões de euros, que vamos executar nos próximos anos em infraestruturas, vamos criar a maior rede de trilhos naturais, bem como colocar em marcha uma rota cicloturística, que será uma das maiores da Europa, que vai abarcar as cinco províncias e passar por 164 municípios, e ainda uma rede de miradouros astronómicos para a observação de estrelas, que vai chegar a 150 nos próximos disseminados por todo o território para a prática do ecoturismo e turismo astronómico”, evidenciou a diretora geral de Turismo, Comércio e Artesanato de Castilla-La Mancha.

Ana Isabel Fernández Samper referiu ainda que “estamos também a fazer grandes investimentos nos nossos parques arqueológicos, na modernização dos nossos espaços naturais e com uma aposta muito grande na digitalização, a eficiência energética (15 milhões de euros vão ser gastos para que as empresas do setor possam ter serviços e práticas mais eficientes nesta contribuição na transição verde) e vamos apostar forte na inovação e na formação de profissionais do setor turística orientada para a excelência”.

Formada por cinco províncias: Albacete, Cuidad Real, Cuenca, Guadalajara e Toledo, Castilla-La Mancha é destino famoso pelo seu artesanato, pelos monumentos únicos das suas cidades e por ser o cenário das aventuras do famoso personagem literário Don Quixote de La Mancha.

Nesta região espanhola pode-se visitar cidades Património da Humanidade como Cuenca, com as suas famosas Casas Suspensas, ou Toledo, com a sua Catedral e o seu Alcázar. Os amantes da cultura e da história podem apreciar os quatro Parques Arqueológicos, com algumas das ruínas rupestres mais antigas de Espanha, e locais de encontro como o Festival Internacional de Teatro Clássico de Almagro. No que diz respeito à natureza conta-se que é um dos territórios da Europa com maior número de Reservas Naturais, Parques Naturais e Parques Nacionais, como o das Tablas de Daimiel e o de Cabañeros. A gastronomia é rica e os vinhos contam com diversos prémios internacionais.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Emprego e Formação

Procura supera oferta na ESHTE

“Nestes últimos anos, ainda de forma mais vincada, a procura empresarial pelos alunos da ESHTE é claramente superior à oferta”, salienta o presidente da instituição, Carlos Brandão, numa análise partilhada por João Pronto, professor adjunto e coordenador de estágios da instituição.

Nas instalações da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril viveram-se dias intensos entre 19 e 23 de fevereiro, com diversas iniciativas que “comprovam a preparação dos estudantes para os desafios do futuro e o elevado interesse do mercado nos alunos formados na ESHTE, que exibe uma taxa de empregabilidade de 95,9% e origina um cenário de quase pleno emprego para os estudantes da instituição”, refere o estabelecimento de ensino superior em nota de imprensa.

O Fórum Estágios e Carreiras da ESHTE reuniu 82 entidades representativas do setor e fortaleceu a ligação entre a academia e o mercado de trabalho. “O Fórum começou com um pedido nosso às empresas e, neste momento, estamos já numa posição contrária, ou seja, temos dificuldades em aceitar todos os que querem cá vir”, disse o presidente da instituição, Carlos Brandão.

“Nós não precisamos de dizer para onde é que queremos que os nossos alunos vão. Já cá estou desde 1996 e não me recordo de termos tido um aluno que não tenha pelo menos estagiado. Nunca aconteceu”, considera, por sua vez, João Pronto, professor adjunto e coordenador de estágios da instituição.

A presença de um considerável número de alunos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril no Fórum Estágios e Carreiras, em representação de uma ampla variedade de empresas, evidencia o impacto duradouro da formação oferecida pela instituição. Por outro lado, a crescente procura, proveniente do estrangeiro, de recém-formados justifica profunda reflexão em Portugal.

“Fomos a primeira instituição de ensino superior dedicada exclusivamente ao turismo em Portugal e a ESHTE foi criada precisamente por uma necessidade de resposta à qualificação de nível superior para a área do turismo. Faz parte da nossa estratégia sempre adaptar-nos ao que o mercado precisa, às novas tendências. Há uma grande procura pelos nossos alunos, mas sobretudo no período pós-Covid, nota-se alguma relutância destes jovens em ficarem no nosso País”, avisa o presidente Carlos Brandão.

Os estágios são uma disciplina de cariz obrigatório na instituição de ensino, permitindo a interação direta entre os alunos e o setor, antes da entrada definitiva no mercado de trabalho. Procurando dissipar eventuais dúvidas na comunidade, a instituição promoveu sessões de esclarecimento ao longo dos últimos dias.

Após duas sessões sobre estágios curriculares, o Gabinete de Mobilidades e Relações Internacionais organizou uma sessão de esclarecimento ERASMUS+ para toda a comunidade, com a colaboração de representantes da Agência Nacional Erasmus e da Erasmus Student Network Lisboa.

Entre planos de estágios e carreiras, a ESHTE vai dotando os alunos de conhecimentos sobre o passado e o futuro, essenciais para a capacitação plena dos estudantes. Na passada semana, o Dia Internacional do Guia-Intérprete foi assinalado com uma mesa-redonda que teve como tema “A Revolução dos Cravos – cambiantes na prática dos guias-intérpretes”.

E de olhos postos no futuro, que na realidade já é o presente, teve lugar um seminário intitulado “Robótica na Hotelaria: iremos ser substituídos por robôs?”, organizado pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP Júnior), em colaboração com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

“Tentamos sempre esta ambivalência: não só o mundo académico, mas também a sua materialização em termos das competências, que os nossos alunos levam para o mercado de trabalho. Por isso temos tido esta procura, e, como tal, quase não damos resposta ao que os players nos pedem”, frisa Pedro Moita, pró-presidente da ESHTE para a área do IT.

No entanto, a instituição não trava a marcha e avança para novas frentes, como a abertura de inscrições para os mestrados. “Temos novos figurinos para os mestrados, novas designações, novos conteúdos, muito atrativos. Foi uma alteração muito refletida e vamos fazer com que todos sintam que podem ter aqui, nos segundos ciclos, uma excelente complementaridade às licenciaturas”, conclui o presidente Carlos Brandão.

 

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Aviação

Tunisair regressa a Lisboa com um voo por semana a partir de 6 de maio

Este verão, a Tunisair vai contar com um voo por semana entre Lisboa e Tunes, capital da Tunísia, que arranca a 6 de maio e que vai decorrer até 21 de outubro.

A Tunisair vai voltar a contar com voos regulares entre Lisboa e Tunes, capital da Tunísia, numa operação com um voo por semana, que arranca a 6 de maio e que vai decorrer até 21 de outubro, segundo informação apurada pelo Publituris.

A operação da Tunisair para o verão de 2024 conta com voos às segundas-feiras, que partem de Lisboa pelas 23h05 e chegam à capital tunisina às 01h45, enquanto em sentido contrário a partida de Tunes decorre pelas 19h15, chegando a Lisboa às 22h05.

Ao que o Publituris apurou, a intenção da companhia aérea era contar com uma operação regular mais vasta, mas o esgotamento do aeroporto de Lisboa não permitiu encontrar slots que possibilitassem um maior números de voos semanais.

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Destinos

Turismo do Dubai promove roadshow para o trade português

O roadshow do Turismo do Dubai acontece a 12 e 13 de março, em Lisboa e Porto, respetivamente, e inclui apresentação do destino, workshop com vários stakeholders do Dubai e almoço de networking.

O Turismo do Dubai vai promover, a 12 e 13 de março, um roadshow para apresentar o destino ao trade português, que vai passar por Lisboa e Porto, respetivamente.

O evento, que tem início pelas 12h00, inclui uma apresentação sobre o destino do Dubai, assim como um workshop com vários stakeholders do Dubai e almoço de networking.

Em Lisboa, o roadshow do Turismo do Dubai vai ter lugar no Centro de Conferências e Eventos do Tivoli Lisboa, na Avenida da Liberdade, enquanto no Porto acontece no Pestana Palácio do Freixo.

As inscrições para o evento de Lisboa já se encontram esgotadas mas ainda existe disponibilidade para o do Porto, pelo que os interessados devem inscrever-se aqui.

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Créditos: Wine & Books Hotels Porto e PBH

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INE: Dormidas de residentes invertem trajetória de crescimento e descem em janeiro

Os dados divulgados no final da semana passada pelo INE mostram que esta foi a primeira vez desde o 2.º trimestre de 2021 que as dormidas caíram, depois de terem aumentado 8,3% no último mês de 2023.

Em janeiro, as unidades de alojamento turístico nacionais contabilizaram 1,5 milhões de hóspedes e 3,5 milhões de dormidas, valores que traduzem variações homólogas de +1,8% e -0,1%, respetivamente, com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a destacar que as “dormidas de residentes inverteram a trajetória de crescimento dos últimos três meses e decresceram 2,6%, totalizando 1,1 milhões”.

Os dados divulgados no final da semana passada pelo INE mostram que esta foi a primeira vez desde o 2.º trimestre de 2021 que as dormidas caíram, depois de terem aumentado 8,3% no último mês de 2023.

Segundo o INE, além do decréscimo das dormidas dos residentes, também as dos “não residentes abrandaram pelo terceiro mês consecutivo”, registando um crescimento de 1,2%, correspondendo a 2,3 milhões.

“O abrandamento do crescimento dos mercados externos acentuou-se (+1,2%, após +7,5% em dezembro), tendo sido registados 2,3 milhões de dormidas. As dormidas de residentes totalizaram 1,1 milhões, contrariando a trajetória de crescimento dos últimos três meses (-2,6%; +9,6% em dezembro)”, explica o comunicado do INE que acompanha os números.

O abrandamento das dormidas dos não residentes é explicada pelo abrandamento que também se verificou nos 10 principais mercados externos emissores de turistas para Portugal, que representaram 73,1% do total de dormidas de não residentes.

O destaque, segundo o INE, foi para o mercado britânico (15,8% do total das dormidas de não residentes em janeiro), com um aumento de 6,0%, seguindo-se o mercado alemão, que foi o segundo mercado e cujas dormidas representaram 11,2% do total, depois de um crescimento de 0,3% em janeiro.

Já o mercado espanhol deu origem a 8,8% das dormidas de não residentes mas, segundo o INE, “registou o maior decréscimo (-12,2%) entre os 10 principais mercados emissores em janeiro”.

“No grupo dos 10 principais mercados emissores, destacaram-se ainda em janeiro os mercados polaco e irlandês (3,6% e 2,4% do total, respetivamente) pelos crescimentos mais expressivos, +25,2% e +17,5% face ao mesmo mês do ano anterior”, destaca ainda o INE.

A nível nacional, os maiores aumentos de dormidas registaram-se no Oeste e Vale do Tejo (+18,7%), seguindo-se o Norte (+3,7%) e o Centro (+3,3%), enquanto a Península de Setúbal (-9,7%), a RA Açores (-4,0%), a Grande Lisboa (-3,9%) e a RA Madeira (-3,1%) apresentaram os principais decréscimos.

O INE destaca ainda que as regiões que concentraram o maior número de dormidas foram a Grande Lisboa (29,3%), o Norte (18,2%), a RA Madeira
(+16,8%) e o Algarve (16,4%).

No caso das dormidas dos residentes, houve, em janeiro, crescimentos no Oeste e Vale do Tejo (+11,3%), no Centro (+4,6%), no Norte (+2,5%) e no Alentejo (+2,3%), tendo decrescido nas restantes regiões, sendo que os principais decréscimos observaram-se na RA Madeira (-16,6%), na Grande Lisboa (-11,3%) e na RA Açores (-10,3%).

“Em janeiro, as dormidas de não residentes cresceram de forma mais expressiva no Oeste e Vale do Tejo (+31,9%), na RA Açores (+6,3%) e no Norte (+4,7%). Os principais decréscimos observaram-se na Península de Setúbal (-13,4%) e na Grande Lisboa (-1,5%), tendo sido mais ligeiros na RA Madeira (-0,9%) e no Centro (-0,2%)”, acrescenta o INE.

No primeiro mês de 2024, a estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico ficou nas 2,33 noites, o que representa uma diminuição de 1,9% e que se soma à queda de 2,3% que já tinha sido assinalada em dezembro, com o INE a realçar que “o Oeste e Vale do Tejo e a RA Madeira registaram os maiores crescimentos neste indicador (+2,5% e +2,3%, respetivamente), enquanto na Península de Setúbal e na Grande Lisboa se observaram os decréscimos
mais expressivos (-6,3% e -3,0%, respetivamente)”.

Já os valores mais elevados da estada média continuaram a observar-se na RA Madeira (4,81 noites) e no Algarve (3,71 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,62 noites) e no Oeste e Vale do Tejo (1,63 noites).

Segundo os dados divulgados, a estada média dos residentes foi de 1,69 noites e diminuiu 1,6%, enquanto a dos não residentes chegou às 2,88 noites, mas com um decréscimo de 3,1%.

A “estada média dos não residentes foi mais longa do que a dos residentes em todas as regiões”, assinala o INE, que diz que a RA Madeira registou “as estadias médias mais prolongadas, quer dos residentes (2,62 noites) quer dos não
residentes (5,44 noites)”.

Além da RA Madeira, as estadas médias observadas no Algarve (2,34 noites dos residentes e 4,34 noites dos não residentes) e na RA Açores (2,20 noites e 3,20 noites, pela mesma ordem) “também ficaram acima das estadas médias nacionais”.

A diminuir esteve ainda a taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico, que, em janeiro, se situou nos 28,3%, diminuindo 1,3 p.p., após o crescimento de 0,9 pontos percentuais em dezembro.

O INE diz que o “mesmo sucedeu com a taxa líquida de ocupação-quarto”, que foi de 36,1% em janeiro, num decréscimo 1,3 pontos percentuais, depois de ter crescido 1,0 pontos percentuais em dezembro.

Por regiões, em janeiro, as taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na RA Madeira (51,6%) e na Grande Lisboa (35,8%), enquanto as mais baixas se verificaram no Alentejo (17,5%) e no Oeste e Vale do Tejo (18,2%).

O INE refere ainda que apenas o Oeste e Vale do Tejo registou um aumento neste indicador (+1,9 pontos percentuais), tendo decrescido nas restantes regiões,
com maior expressão na Grande Lisboa (-3,9 pontos percentuais) e na Península de Setúbal (-2,9%).

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Ryanair transportou 11,1 milhões de passageiros em fevereiro

Em fevereiro, a Ryanair realizou mais de 63 mil voos e viu cerca de 800 ligações aéreas canceladas devido ao conflito armado entre Israel e Gaza, nos quais transportou mais 5% de passageiros que em igual mês de 2023.

A Ryanair transportou, em fevereiro, um total de 11,1 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 5% face a igual mês de 2023, avançou a companhia aérea low cost, em comunicado.

Em fevereiro, a Ryanair realizou mais de 63 mil voos e viu cerca de 800 ligações aéreas canceladas devido ao conflito armado entre Israel e Gaza, tendo registado uma ocupação de 92%, a mesma que tinha sido apurada em fevereiro do ano passado.

No acumulado do ano, a Ryanair transportou já 182,6 milhões de passageiros até fevereiro, num aumento de 9% face aos 167,2 milhões de passageiros transportados no acumulado até fevereiro de 2023.

No acumulado, a Ryanair alcança também um aumento da ocupação, uma vez que este indicador cresceu um ponto percentual, passando de 93% no acumulado até fevereiro de 2023 para 94% em igual período deste ano.

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