Centro, Alentejo e Estremadura reforçam promoção conjunta
As três regiões que compõem a região europeia Euroace estiveram reunidas para aprovar um plano de ação que prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, bem como o reforço da promoção conjunta em eventos internacionais de turismo.
Publituris
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
A região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas Centro de Portugal e Alentejo, bem como pela Estremadura espanhola, reuniu esta quinta-feira, 1 de fevereiro, em Évora, para definir os próximos passos na estratégia de promoção conjunta dos três territórios e traçou um plano de ação que prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, bem como o reforço da promoção conjunta em eventos internacionais de turismo.
Num comunicado enviado à imprensa, as três regiões que compõem a região europeia Euroace explicam que o plano de ação estabelecido “prevê a continuação do desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos, nomeadamente nas áreas do Património da Humanidade da UNESCO, na Gastronomia e Vinhos, na Natureza e no Turismo Espiritual”.
“São áreas em que o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola são particularmente ricos e em que está prevista a promoção conjunta em eventos internacionais de turismo, nomeadamente em congressos e feiras”, acrescenta o mesmo comunicado.
O património romano, com destinos marcantes como Mérida, Évora ou Condeixa-a-Nova, e a herança judaica, com os exemplos de Castelo de Vide, Belmonte e Hervás, foram ainda referidos na reunião enquanto “possibilidades fortes de promoção conjunta a nível internacional”.
“A identificação de fontes de financiamento partilhadas, nomeadamente a candidatura a projetos europeus, e a elaboração de um orçamento comum foram outros temas em destaque na reunião”, referem também as três entidades.
Segundo Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que a reunião foi “muito produtiva” e “serviu para fortalecer o espírito de união entre o Centro de Portugal, o Alentejo e a Estremadura espanhola”.
“Todos os participantes estão motivados para as vantagens de se realizarem projetos conjuntos de turismo, que acrescentem valor, simplifiquem custos e tragam benefícios às populações”, acrescenta a responsável da Turismo Centro de Portugal.
Anabela Freitas realça ainda que as relações que “existem entre as três regiões, assentes na proximidade territorial, bem como na diversidade e riqueza dos territórios envolvidos, é uma vantagem competitiva”, nomeadamente para a “promoção conjunta dos principais ativos turísticos”.
“Faz todo o sentido que nos apresentemos de forma conjunta e consolidada em eventos internacionais. Esta colaboração permite oferecer aos visitantes uma experiência turística única e abrangente”, defende a responsável.
Recorde-se que a Eurorregião Euroace foi criada em 2009, cobre uma área de 92.500 quilómetros quadrados e nela vivem 3,4 milhões de habitantes, cerca de 6% da população da Península Ibérica.