FITUR 2024 fecha com mais de 250 mil visitantes, 153 mil dos quais profissionais
A 44.ª edição da FITUR Madrid 2024 terminou com um histórico número de visitantes. Foram mais de 250 mil as pessoas que passaram pelo complexo da IFEMA na capital espanhola. A agenda coloca o evento de 2025 entre os dias 22 e 26 de janeiro.
Victor Jorge
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A Feira Internacional de Turismo de Madrid – FITUR – terminou a 44.ª edição ultrapassando os 250 mil participantes – 153 mil profissionais e 97 mil público em geral – contando com a participação de 152 países, 96 representações oficiais.
Estes números, em linha com a estimativa fornecida pela IFEMA MADRID, representam um aumento de 13,7% em relação a 2023.
A FITUR 2024 também se destacou por bater o recorde de espaço e exposição, com um total de nove pavilhões, mais um que em 2023, bem como pela consolidação do seu carácter internacional, tendo contando com o Equador como país parceiro da FITUR.
O relatório oficial da FITUR 2024 revela números recordes de participação com 9.000 empresas, 152 países, 96 representações oficiais (mais 20 que em 2023), 806 expositores principais, 9 pavilhões, 10 secções monográficas para segmentos turísticos – FITUR 4all, TechY, Cruzeiros, Know-How & Export, LGTB+, Lingua, Screen, Sports, Talent e Woman – e o trabalho realizado pelo Observatório FITURNEXT como canal para o compromisso sustentável da Feira Internacional de Turismo.
Adicionalmente, importa referir que a afluência de visitantes à FITUR deverá gerar cerca de 430 milhões de euros em receitas para Madrid.
O crescimento da feira reflete-se também pela ampla cobertura mediática, com mais de 37.000 notícias publicadas sobre a FITUR 2024 nos meios de comunicação nacionais e internacionais, e na presença de cerca de 6.800 jornalistas credenciados na feira, incluindo 6.157 jornalistas nacionais e 607 internacionais de 53 países.
Além disso, nas redes sociais, durante os dois primeiros dias da FITUR, houve um crescimento de 10.602 seguidores no Facebook, X, LinkedIn e Instagram, atingindo uma comunidade total de 311.341 seguidores. Os mais de 860 posts publicados alcançaram quase 6,5 milhões de impressões e 83 mil interações. Por último, é importante destacar que a FITUR gerou um elevado volume de tráfego web com aproximadamente um milhão de visitas.
A IFEMA Madrid já está a trabalhar na FITUR 2025, que acontecerá de 22 a 26 de janeiro, com o México a assumir o papel de país parceiro.
Recorde-se que Portugal esteve presente nesta FITUR 2024 com a sua maior representação de sempre, contando com mais de 1.200 m2, incluindo no espaço as sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPTS) e 116 empresas. Adjacente ao espaço ocupado pelo stand do Turismo de Portugal, existiu pela primeira vez uma área de 400 m2 onde diversas entidades nacionais, que não tendo como objetivo a venda direta, beneficiaram da exposição agregadora gerada pela marca “Destino Portugal”.
Ao Publituris, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS), Nuno Fazenda, confirmou os “excelentes sinais” saídos desta feira.
“Saio com uma impressão muito positiva. Tivemos sinais muito positivos no WTM de Londres, em novembro, que se confirmam e reforçam com esta participação de Portugal na FITUR”, referiu Nuno Fazenda ao Publituris ainda no final do primeiro dia da FITUR.
À pergunta se “todos” responderam ao desafio lançado pelo próprio SETCS, Nuno Fazenda admitiu que “foi um desafio que fiz, de facto, no ano passado e que vejo com muito agrado que realmente o setor do turismo se mobilizou, trabalhou em conjunto para que este ano pudéssemos ter um stand com o dobro do tamanho do ano passado”.
“É de facto importante Portugal aparecer uno na sua promoção, comunicação e na sua exposição externa, em vez de ter o stand do Turismo de Portugal aqui e depois termos uma Câmara, uma entidade qualquer pulverizada pelo espaço da feira. Portugal tem de aparecer todo junto na sua promoção externa para mostrar o seu valor, diferença e diversidade. É isso que encontramos aqui”, frisou.
Se este será um exemplo a seguir em futuros eventos e feiras, com a ITB Berlim já no início de março, Nuno Fazenda garantiu que este “é um exemplo que deve ser seguido e aprofundado. Um Portugal junto, debaixo de uma marca ‘Visit Portugal’, num espaço que mostra a diversidade das diferentes regiões e com as empresas no centro da ação de promoção externa. Portugal tem feito este trabalho com as organizações regionais e isso é muito positivo”, assinalou.