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Promotores do Aeroporto de Santarém acusam CTI de ignorar projeto e beneficiar Alcochete e Vendas Novas

Carlos Brazão, promotor do projeto Magellan 500 Airport, realizou esta quinta-feira, 25 de janeiro, uma conferência de imprensa em Lisboa em que criticou o trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica Independente (CTI) que estudou as opções para a localização do novo aeroporto de Lisboa.

Inês de Matos
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Promotores do Aeroporto de Santarém acusam CTI de ignorar projeto e beneficiar Alcochete e Vendas Novas

Carlos Brazão, promotor do projeto Magellan 500 Airport, realizou esta quinta-feira, 25 de janeiro, uma conferência de imprensa em Lisboa em que criticou o trabalho desenvolvido pela Comissão Técnica Independente (CTI) que estudou as opções para a localização do novo aeroporto de Lisboa.

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O promotor do projeto Magellan 500 Airport, Carlos Brazão, afirmou esta quinta-feira, 25 de janeiro, que a Comissão Técnica Independente (CTI), constituída para estudar as soluções para a localização do novo aeroporto de Lisboa, ignorou o projeto e beneficiou as opções de Alcochete e Vendas Novas em vários dos critérios que levaram ao relatório preliminar apresentado a 5 de dezembro de 2023.

“O resultado é que Santarém é sempre prejudicado”, afirmou o responsável, durante uma conferência de imprensa em Lisboa, em que Carlos Brazão se queixou de que a CTI “ignorou sistematicamente as pronuncias da Magellan 500” e, desde abril do ano passado, apenas contactou os promotores por uma única vez.

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Por isso, Carlos Brazão foi muito crítico do trabalho desenvolvido pela CTI e apresentou uma lista dos tópicos em que considera existirem incoerências face às conclusões apresentadas pelo relatório preliminar da CTI, que foi tornado público numa sessão a 5 de dezembro de 2023.

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O primeiro destes pontos, começou por assinalar Carlos Brazão, tem a ver com a Navegação Aérea que, segundo o responsável, “é o tema mais quente porque foi por isso que a CTI disse que o projeto era inviável”.

Carlos Brazão explicou, depois, que o projeto Magellan 500 Airport foi descartado devido à interferência da área militar de Monte Real, algo que, acrescentou, não corresponde à realidade, uma vez que o projeto já previa estudos prévios, antes do aumento do número de movimentos aeroportuários.

Segundo o responsável, o problema está no alinhamento dos “point merge” com as pistas, uma vez que a NAV Portugal realizou um estudo em que previa esse alinhamento para todas as soluções, algo que, no entanto, não acontece neste projeto que sempre teve “orientação de pistas otimizada”.

“Se olharem para o relatório da NAV, ele não questiona a viabilidade e diz, sim, que quando o tráfego crescer, numa segunda fase de expansão, as soluções terão de ser reavaliadas através de estudos específicos para o efeito”, explicou Carlos Brazão, considerando, por isso, que a CTI, “ao considerar o Magellan 500 como inviável para um hub por razões aeronáuticas, fez uma interpretação abusiva do relatório da NAV”, até porque há vários exemplos de aeroportos onde não existe esse alinhamento.

“É preciso ver que, tecnicamente, os “point merge” podem configurar-se para minimizar o impacto nas zonas militares, porque há três ou quatro aeroportos de capital na Europa, e que têm grande movimento, que têm soluções diferentes e não têm os “point merge” alinhados com as pistas”, acrescentou, indicando que, desde que o relatório da CTI foi conhecido, os promotores têm vindo a “afinar cenários que permitem as fases de expansão previstas no projeto”.

Os promotores do Magellan 500 Airport são ainda críticos das conclusões da CTI no que respeita às zonas de influência, que dizem estar desconformes com a União Europeia e que têm medição desigual, com o responsável a acusar mesmo a CTI de ter criado a sua própria definição de zona de influência.

“Existe, para efeitos de direito de concorrência, uma definição da União Europeia e que diz que “a zona de influência de um aeroporto é normalmente fixada em 100 kms ou 60 minutos de viagem de autocarro, comboio ou alta velocidade.  É uma comunicação da União Europeia, relacionada com a liberalização dos aeroportos, e também é referido no relatório preliminar da CTI, a análise de modelo de financiamento face aos relatórios europeus. Mas, depois, ignoraram e criaram a sua própria definição, que passou a ser 30 minutos de carro a partir de qualquer localização aeroportuária, calculadas ao longo da rede rodoviária, em condições normais de circulação”, denunciou Carlos Brazão.

Ainda mais grave, acusa o promotor do projeto, é que a definição adotada pela CTI “exclui a ferrovia que é fundamental em todos os aeroportos europeus”, o que leva o responsável a considerar que “o relatório da CTI é desconforme com as recomendações da União Europeia e não há outra maneira de o dizer”.

O relatório da CTI beneficiou ainda Alcochete no que diz respeito ao desvio da Alta Velocidade no Plano Ferroviário Nacional, uma vez que a solução de Alcochete levaria à construção de um novo prolongamento de 38 km para ligar o Campo de Tiro de Alcochete ao Carregado, além de uma ou duas novas travessias do Tejo, cujos custos não foram, no entanto, tidos em conta.

“Isto teve por base os elementos do Plano Ferroviário Nacional, apresentados pela IP, num workshop no LNEC, com a CTI, no dia 27 de setembro. A pergunta que se coloca é: desde quando é que um workshop entre a CTI e a IP é o mecanismo correto para notificar o Plano Ferroviário Nacional? Compromete-se o país com investimentos que, só aquela ligação entre o Carregado e Alcochete, é facilmente calculável em mais de 1.500 milhões de euros”, questionou o responsável.

Isto, explicou ainda Carlos Brazão, levou também a uma desorçamentação dos custos do projeto de Alcochete, uma vez que a CTI assumiu que esses investimentos vão ser realizados, tendo, por isso, contado apenas 7 km dentro do perímetro de Alcochete, desorçamentando um ramal de 20 km que estava previsto nos planos de 2010 mas que nunca chegou a ser construído.

“Com isto, desorçamentam totalmente os custos previstos para o Aeroporto de Alcochete”, lamentou Carlos Brazão, que seguiu imediatamente para o ponto relacionado com a definição dos perímetros de impacto ambiental, que também levanta várias dúvidas aos promotores do projeto Megellan 500 Airport.

“Gostava de fazer um comentário porque, umas vezes, a CTI olha para os perímetros de três km, outras vezes olha para os de 20 km e outras vezes nem olha para perímetro nenhum e o resultado é que Santarém é sempre prejudicado”,  atirou o responsável, que abordou a questão do risco de incêndio e dos sobreiros em Alcochete.

No que diz respeito ao risco de incêndio, o responsável considerou que a CTI fez “uma análise totalmente sem ligação com a realidade”, uma vez que o aeroporto de Santarém “ficaria localizado na Lezíria, onde não há praticamente zona nenhuma de perigo” e acima da zona de cheias, enquanto Alcochete tem o problema de levar ao abate de milhares de sobreiros para a construção da cidade aeroportuária.

“Portanto, a pergunta que fazemos é: vão fazer uma mega cidade em cima de dezenas de km2 de sobreiros? Cada escola, cada estrada vai ficar por cima de centenas de sobreiros. Aqui já não olham para os 25 km, é só o perímetro do aeroporto”, ironizou Carlos Brazão.

O responsável acusou ainda a CTI de “desconhecimento do projeto Magellan 500” e deu como exemplo a questão das acessibilidades, uma vez que o projeto previa a construção de uma via rápida de acesso, entrosada com as vias de comunicação locais.

“Escolhi o aspeto mais anedótico. O projeto inclui todo o planeamento, inclusive uma via rápida de acesso entrosada com as vias de comunicação locais. Toda esta informação foi apresentada à CTI e o que a CTI fez foi desenhar uma estrada por cima das pistas. Podem não acreditar mas é verdade”, explicou Carlos Brazão.

A finalizar a conferência de imprensa, o promotor do Aeroporto de Santarém acusou ainda o relatório da CTI de ter algumas “fragilidades jurídicas” e de traduzir “incompreensão das implicações do contrato de concessão”, uma vez que existe, atualmente, “uma concessão privada com uma área exclusiva definida”.

“Santarém é a única opção estratégica fora da concessão. Santarém foi concebida sem dinheiros públicos ou ajudas do estado. E quaisquer ajudas do Estado terão de respeitar, porque é um setor liberalizado, o direito comunitário da concorrência”, explicou, considerando que “todas as ajudas do Estado têm de ser vistas na perspectiva de que é um setor concorrencial, que vai concorrer com outros aeroportos fora de Portugal”.

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Créditos: Google Maps

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Grupo Altis vai abrir boutique hotel de luxo no antigo Petit Palais By Olivier

O futuro hotel localizado junto ao Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, será alvo de um investimento de sete milhões de euros por parte do grupo hoteleiro. A empresa tem ainda em vista a gestão de um resort na Madeira, além de planos de expansão para mais unidades no Porto e em Lisboa.

Carla Nunes

O grupo Altis Hotels vai abrir um novo boutique hotel de luxo no local do antigo Petit Palais By Olivier, na Rua Rosa Araújo, em Lisboa. A garantia foi dada pelo diretor-geral de operações dos Altis Hotels, Diogo Fonseca e Silva, que falou com a imprensa no âmbito de uma visita ao mais recente Altis Porto Hotel.

A futura unidade hoteleira, localizada junto ao Museu Medeiros e Almeida, será constituída por 23 quartos e tem data de abertura prevista para o início de 2026. O projeto encontra-se neste momento em fase de demolição, sendo que o edifício vai contar com a adição de mais dois pisos e com a assinatura do atelier de Frederico Valassina. Das valências do hotel farão parte um restaurante, bar, zona de piscina e um pequeno spa, após um investimento de sete milhões de euros.

Além deste hotel, Diogo Fonseca e Silva reforça que o grupo tem interesse em crescer com mais unidade hoteleiras em Lisboa, Porto e Madeira, sendo que neste último destino têm já assinado um contrato para a exploração de um hotel que ainda se encontra em projeto. De acordo com o diretor-geral de operações do grupo Altis este projeto, situado entre o Funchal e o aeroporto, será composto por um hotel de 100 quartos e 248 apartamentos.

“Temos neste momento um contrato assinado para a exploração de um hotel, mas é um projeto que tem demorado muito tempo porque houve alterações na parte societária. O promotor é uma empresa formada por uma pessoa da Madeira e por um dinamarquês. Neste momento o dinamarquês saiu, daí a alteração na parte societária. Tem havido mais a questão de conseguirem o financiamento, das autorizações da câmara. Ainda está em pé, temos o contrato assinado, e temos esperança que vá avançar”, explica.

Setembro trouxe 6M€ em faturação para o grupo

Sobre a operação dos hotéis que integram o grupo Altis, Diogo Fonseca e Silva dá conta de que em setembro deste ano conseguiram bater recordes de vendas em quatro hotéis, altura em que a totalidade do grupo rendeu seis milhões de euros em faturação – um crescimento de quase 20% face ao período homólogo.

A estratégia tem passado pela subida do preço médio para combater o decréscimo na procura em alguns meses do ano. Com este indicador a rondar os 260 euros por noite – tendo em conta que em algumas unidades do grupo Altis o preço médio é de 400 euros e, noutras, 140 euros – o objetivo passa por crescer 5% em preço médio.

O orçamento perspectivava-se de “crescimento fácil” para este ano. Contudo, julho e agosto não trouxeram a ocupação esperada, com Diogo Fonseca e Silva a apontar para a ocorrência dos Jogos Olímpicos e do europeu de futebol como uma possível influência para estes resultados.

“O que estamos a notar este ano é que o desafio maior tem a ver com a ocupação. Sentimos que nalguns meses do ano a cidade de Lisboa não teve a mesma procura que teve nos anos anteriores. Apesar das informações que vêm a público [darem conta de que] o número de entrada de turistas está a crescer, o que se nota, pelo menos na nossa realidade em Lisboa, é que apesar de dizerem que entram mais turistas, o tipo de turista que entra não é o turista que vai tanto para os hotéis de cinco estrelas. Entram turistas se calhar com menos capacidade financeira e por isso, apesar de se ver a cidade cheia, nota-se uma diminuição do consumo nestes segmentos mais elevados”, explica o diretor-geral de operações.

Neste sentido, também os próximos anos são vistos como “muito desafiantes” em termos de ocupação hoteleira por Diogo Fonseca e Silva, dada a capacidade limitada do aeroporto de Lisboa a par do ritmo de aberturas hoteleiras na capital, que indica que irá crescer “20% em quatro anos”.

“Os próximos anos vão ser muito desafiantes com este ritmo de aberturas, novos projetos e com a capacidade do aeroporto limitada. Estamos muito focados em pelo menos manter a ocupação que tínhamos – isso exige novas formas de vender, novos canais. Temos de ser agressivos e continuar a apostar muito no serviço”, afirma.

Se em 2023 a taxa de ocupação média do grupo se situava nos 76%, a perspetiva deste ano é a de que este indicador feche entre os 74% a 75%, com Diogo Fonseca e Silva a relembrar que embora seja “um bocadinho menos do que no ano passado, compensou com o aumento do preço médio”.

Aposta no mercado norte-americano

Quanto aos canais de reserva do grupo hoteleiro, a “grande percentagem” cabe aos “canais habituais da Booking e Expedia”, com o canal próprio a representar 25% das vendas totais. Para os próximos dois anos, o objetivo passa por atingir os 35% de vendas em canal direto.

Já relativamente aos mercados do grupo Altis, os Estados Unidos da América (EUA) continuam a liderar “de há dois anos para cá” de acordo com o diretor-geral de operações, que indica ainda que, dependendo das unidades, recebem muito “mercado inglês, alemão, francês e brasileiro”. Para a mais recente unidade hoteleira do Altis no Porto, perspetivam-se “mercados semelhantes aos de Lisboa”, também com a presença de mercado espanhol e nacional. Contudo, para este hotel, o grupo ainda está a estudar a soft brand que vai utilizar para “ajudar a promover [a unidade] nos mercados internacionais”.

“As duas marcas que estamos a ponderar são as duas muito fortes no mercado norte-americano, porque faz sentido. É um mercado muito forte que ainda tem possibilidade de crescer aqui no Porto”, termina Diogo Fonseca e Silva.

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Lisboa é o Melhor Destino Culinário da Europa

A capital portuguesa arrecadou o titulo de Melhor Destino Culinário da Europa nos World Culinary Awards, à frente de cidades como Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena.

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A capital portuguesa foi eleita, pela primeira vez, como Melhor Destino Culinário da Europa, nos World Culinary Awards, prémios que foram entregues esta quarta-feira, 2 de outubro, numa cerimónia que decorreu no Dubai.

Barcelona, Copenhaga, Florença, Londres, Paris e Viena são algumas das cidades europeias que também disputavam este titulo, que foi atribuído a Lisboa pela “sua oferta diversificada e de qualidade” a nível gastronómico.

“É um enorme orgulho ver a identidade e tradições de Lisboa premiadas pela primeira vez neste setor e como a inovação se conjuga com estas tradições gastronómicas. É o reconhecimento da qualidade da gastronomia pela qual Lisboa tão bem se distingue e um prémio que incentiva todos os profissionais que a mantêm viva”, congratula-se Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Recorde-se que os World Culinary Awards são um evento “irmão” dos World Travel Awards (WTA), celebram este ano a quinta edição e têm com objetivo promover a cultura culinária global e incentivar o turismo gastronómico.

Estes prémios destacam as melhores práticas e inovações no setor e abrangem várias categorias, incluindo restaurantes, chefs, hotéis e outros estabelecimentos relacionados com a culinária, sendo os vencedores escolhidos através de votação pública.

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Berlim vive “ano muito especial” e prepara 35.º aniversário da queda do muro

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades.

Inês de Matos

A capital alemã celebra, a 9 de novembro, o 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim, um momento que continua a ser marcante para os alemães e que, segundo Christian Tänzler, porta-voz do visitBerlin, vai ser assinalado com um vasto calendário de atividades que leva a que a cidade esteja a viver “um ano muito especial”.

“Muitas pessoas vêm a Berlim para ver a nossa história e, mais do que isso, para sentir a nossa história. Este ano, temos um ano muito especial, é o 35.º aniversário da queda do muro e, como Berlim tanto gosta de celebrar, vamos celebrar esse aniversário”, disse o responsável esta quarta-feira, 2 de outubro, durante um encontro com a imprensa portuguesa, em Lisboa.

Segundo Christian Tänzler, a capital alemã tem vindo a celebrar a queda do Muro de Berlim a cada cinco anos com programas repletos de atividades, a exemplo do que aconteceu em 2009, 2014, 2019 e que vai acontecer também em 2024.

“Foi uma enorme celebração, muitas famílias puderam voltar a juntar-se novamente, e claro que celebramos este que continua a ser um dos maiores momentos de avanço e mudança na nossa história. Foi uma revolução pacifica e é por isso que a temos celebrado”, referiu.

Este ano, revelou o porta-voz do visitBerlin, o aniversário da queda do Muro de Berlim vai contar com uma instalação artística composta por cartazes em que os próprios alemães explicam o significado que atribuem a palavras como liberdade ou revolução, que continuam a estar associadas à data de 9 de novembro de 1989.

“Berlim é um exemplo na forma como lida com a história, até na parte mais sombria”, comentou Christian Tänzler, explicando que alguns dos destaque das celebrações do 35.º aniversário da queda do Muro de Berlim são as exposições que vão estar patentes no Museu Stasi, que retrata a antiga polícia politica da Alemanha Ocidental, ou no Tranenpalast, um antigo ponto de passagem fronteiriço, que ficou conhecido como o “Palácio das Lágrimas” pelas muitas famílias que ali se separaram.

Além das exposições alusivas à queda do Muro, a oferta de Berlim ganhou também novos protagonistas com a abertura de novos museus na Ilha dos Museus, mas também do Humboldt Forum, um espaço cultural dedicado à ciência, arte e história, ou ainda do Museu da Alemanha, que oferece uma viagem inovadora pela história alemã.

Além da oferta cultural, Christian Tänzler falou também da parte gastronómica de Berlim, cidade que conta com 28 estrelas Michelin em 21 restaurantes, e que leva a que, atualmente, a capital alemã seja considerada “um hotspot gastronómico”.

A terminar a apresentação, o porta-voz do visitBerlim lembrou ainda que, em 2025, o Festival de Cinema Berlinale assinala 75 anos e abordou os mercados de Natal, que normalmente ultrapassam as seis dezenas na capital alemã, com ofertas para todos os públicos, e que contribuem para levar um grande número de turistas a Berlim.

 

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Município de Albufeira retoma visitas guiadas ao centro antigo da cidade

O programa “À Descoberta do Centro Antigo de Albufeira” foi retomado pelo município e vai decorrer até 12 de junho do próximo ano. O objetivo é divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta.

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As visitas, que se realizam todas as quintas-feiras (exceto aos feriados), em português e inglês, visam divulgar o património histórico e cultural do concelho e dinamizar o centro urbano da cidade fora da época alta. A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia, até dois dias antes da data pretendida para a visita. Têm duração aproximadamente de duas horas, e são conduzidas sob a orientação de uma técnica de turismo da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal sublinha que “Albufeira é mais que sol e praia, temos muito mais para oferecer em termos de história, cultura, tradições e gastronomia, bem como uma temperatura amena que nos permite ter turismo ao longo de todo o ano”.

José Carlos Rolo frisa que “é fundamental diversificar a oferta, sobretudo durante a época baixa do turismo, pelo que para além das visitas ao centro antigo da cidade, a autarquia aposta nos percursos pedestres na zona urbana e no interior do concelho, visitas ao Castelo de Paderne, desportos náuticos, golfe, grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional, eventos gastronómicos e de enoturismo e programas culturais que dão a conhecer as raízes e a identidade do nosso povo. Desta forma conseguimos atrair mais turistas ao concelho e combater a sazonalidade, conclui.

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Lusanova promove formação online sobre a Madeira

O operador turístico Lusanova promove um webinar no próximo dia 11 de outubro, pelas 11h00, para apresentar e explicar a programação especial que dispõe para o destino Madeira.

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A formação, em parceria com a Associação de Promoção da Madeira, vai decorrer online e os agentes de viagens interessados podem efetuar a sua inscrição para o email [email protected]

Recorde-se que a Lusanova apresenta uma diversificada oferta pacotes turísticos para a Madeira, com durações entre duas a cinco noites. Além das opções de ‘Fly and Drive’ e de “Aventura”, que são válidos para viagens durante todo o ano, a Lusanova disponibiliza pacotes para os Mercados de Natal no Funchal, assim como para receber o Novo Ano na ilha.

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Grande evento de BTT nas Montanhas Mágicas adiado

Uma vez que uma boa parte do território abrangido pela Grande Rota das Montanhas Mágicas foi particularmente afetado pelos incêndios de setembro, a primeira edição do “Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour”, cuja realização estava agendada para os dias 18, 19 e 20 de outubro, foi adiada para datar a determinar.

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Estava previsto realizar-se entre os dias 18 e 20 de outubro, mas alguns trilhos foram muito afetados pelos fogos. Nova data será anunciada oportunamente, mal estejam repostas todas as condições para que o evento decorra normalmente

João Carlos Pinho, coordenador da Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG), explica que a decisão foi tomada em sintonia entre o organismo e os autarcas dos sete municípios que integram a rota e teve como base “a destruição de alguns trilhos e de muita sinalética”, acrescentando ainda que “há troços em que a paisagem ficou muito afetada e o próprio estado dos solos, em risco de derrocada caso chova com alguma intensidade, é um fator crítico que podia colocar em risco a segurança dos participantes”.

No entanto, a organização continua fortemente empenhada em levar o evento por diante e mal estejam reunidas todas as condições será anunciada nova data para a realização do evento.

“Montanhas Mágicas – eMTB Grand Tour” é uma realização que visa a promoção da travessia de 280Km da Grande Rota 60, a das Montanhas Mágicas (GR60). Um percurso circular que abraça ainda quatro Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000 e um Geoparque Mundial da UNESCO. Passa por sete municípios (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, São Pedro do Sul, Castro Daire, Sever do Vouga e Cinfães), atravessando quatro serras (Freita, Arada, Arestal e Montemuro) e os vales de sete rios (Douro, Vouga, Paiva, Bestança, Caima e Teixeira).

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Comboio Presidencial: Próxima paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira

A próxima viagem do Comboio Presidencial será já este sábado, dia 5 de outubro, e a paragem é no Museu do Vinho de São João da Pesqueira. Este é um convite da CP que permite viver uma viagem única a bordo de uma peça de museu sobre carris, repleta de tradição e elegância.

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Desta vez, os participantes na viagem no Comboio Presidencial vão visitar o Museu do Vinho de São João da Pesqueira, um dos mais emblemáticos museus da região do Douro. Este museu oferece uma viagem ao passado com uma exposição dedicada à história, cultura e tradição do vinho do Porto, desde a sua produção até à exportação para os quatro cantos do mundo.

Para além da visita guiada, os passageiros terão a oportunidade de participar numa degustação de vinhos que vai proporcionar uma experiência completa, unindo a riqueza histórica do local aos sabores genuínos da região.

Refira-se que, no passado sábado, o Comboio Presidencial partiu numa experiência rumo à Quinta de Vale Meão. Os passageiros tiveram a oportunidade de visitar a famosa quinta que é um verdadeiro ícone na produção do vinho Barca Velha, considerado um dos melhores vinhos portugueses. A bordo, o Chef Chakall surpreendeu a todos com os seus pratos inspirados nos sabores tradicionais do Douro, completando esta viagem de requinte e sabor.

 

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Airmet e W2M reúnem 40 agências de viagens na República Dominicana em evento de formação

A Airmet, em parceria com a W2M, vai reunir 40 agências de viagens num evento de formação e convívio, entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, na República Dominicana.

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A primeira edição do Airmet Summit está desenhada para capacitar e inspirar os principais diretores das agências da rede, com um programa que combina formação especializada, networking e momentos de lazer.

O objetivo do evento é fornecer capacitação e formação na área de gestão de agências de viagens, através de palestras e sessões de trabalho. No entanto, pretende-se aliar o conhecimento ao lazer, oferecendo aos participantes momentos de descontração num ambiente descontraído.

Para Luís Henriques, diretor geral da Airmet, este evento marca um novo passo na evolução do grupo, avançando que “é mais do que uma oportunidade de formação, é uma celebração da excelência das nossas agências e da parceria que temos com o Grupo W2M”, para sublinhar ainda que “queremos proporcionar aos participantes um ambiente onde possam não só desenvolver as suas capacidades de gestão, mas também inspirar-se para elevar ainda mais a qualidade dos seus serviços”.

A W2M, como parceiro de relevância, reconhece o valor deste evento em prol do fortalecimento das competências e da inovação no setor. Duarte Correia, diretor geral para Portugal da W2M, aponta que “acreditamos que esta colaboração é um verdadeiro exemplo de como, juntos, podemos elevar o padrão da excelência e proporcionar novas oportunidades para o crescimento e sucesso de todos os parceiros”.

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Dreams Madeira Resort, Spa & Marina da marca Inclusive Collection by Hyatt já abriu

A cadeia hoteleira Hyatt amplia sua oferta de Inclusive Collection na Europa com a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, unidade com 366 quartos em regime do tudo incluído, localizado na ilha da Madeira.

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A Hyatt Hotels Corporation acaba de anunciar a abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, um resort familiar all inclusive de luxo que marca a entrada da Inclusive Collection by Hyatt em Portugal. Este novo hotel faz parte do plano de crescimento estratégico da Hyatt, focado em adicionar novos destinos e hotéis que ofereçam opções mais distintas para hóspedes e membros em busca de experiências únicas.

A inauguração deste resort “reforça as nossas ofertas all inclusive na Europa, atendendo à crescente procura dos viajantes e proporcionando uma experiência autêntica de all inclusive na região”, afirma Manuel Melenchón, diretor geral da Região Sul de EAME para a Hyatt.

Situado num ambiente tranquilo adjacente a um cais e uma marina, o Dreams Madeira Resort, Spa & Marina oferece acesso fácil a atrações locais como mergulho, aluguer de iates de luxo, observação de baleias e golfinhos, e pesca esportiva, entre outras experiências.

Eric Schumann, diretor geral da unidade hoteleira sublinha que “este novo resort oferece serviços all inclusive únicos, como opções culinárias de alto nível que combinam a cozinha local e internacional, quatro piscinas, um parque aquático para crianças e uma piscina de água doce, tudo isso complementando o charme da pitoresca vila costeira que o rodeia.”

Por sua vez, Elwin Meijvis, diretor de Operações do Okami Hospitality Group comenta que “o que começou há três anos como um projeto transformou-se em algo verdadeiramente excecional. Ampliamos o resort de 250 para 366 quartos, acrescentámos uma ampla variedade de opções gastronómicas, criamos várias áreas de entretenimento para famílias e instalámos novas piscinas. Com essas melhorias e a inigualável excelência operacional da Hyatt, a abertura do Dreams Madeira marcará um novo padrão para os hotéis de luxo neste encantador destino.”

O Dreams Madeira Resort, Spa & Marina conta homenageia a arquitetura e o estilo tradicionais da ilha, com uma decoração quente, luminosa e fresca que evoca o encanto de uma pitoresca vila costeira. Todos os edifícios da propriedade estão pintados em cores diferentes para criar uma atmosfera de aldeia, enquanto todos os quartos e suites possuem um terraço ou varanda mobiliados. Além disso, os hóspedes podem desfrutar dos serviços Unlimited-Luxury, que incluem receção e concierge 24 horas, minibares nos quartos reabastecidos diariamente, acesso ilimitado a restaurantes e bares gourmet e muito mais.

Para aqueles que pretendem uma experiência superior, o Preferred Club oferece alojamentos aprimorados, como o Preferred Club Townhouse, uma casa geminada de dois andares ideal para famílias e amigos que desejam uma experiência de férias mais íntima, com três quartos, dois grandes terraços e uma piscina privada. Todos os hóspedes do Preferred Club podem aceder a serviços adicionais, que incluem check-in e check-out personalizados, serviços de concierge exclusivos, acesso ao lounge Preferred Club e comodidades exclusivas no quarto.

Os hóspedes do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina podem desfrutar de uma experiência culinária nos sete restaurantes e cinco bares que oferecem cozinha local e internacional. Entre eles está o Carvão, que convida os hóspedes a experimentar as carnes e especialidades grelhadas mais deliciosas, e o Clube de Fado, um restaurante emblemático do destino, que serve especialidades regionais que mostram a essência da culinária mediterrânea. A abertura da Nouvelle Brasserie está prevista para novembro. Trata-se de uma brasserie francesa localizada num antigo farol à beira do oceano Atlântico, onde será servida uma seleção de pratos à la carte harmonizados com uma cuidadosa seleção de vinhos.

O resort oferece ainda quatro piscinas, incluindo uma principal de três níveis com vista para o oceano Atlântico; uma piscina Splash Park, projetada para os mais pequenos, com toboáguas onde toda a família pode se divertir; e uma piscina somente para adultos, que proporcionará um espaço tranquilo com um bar. Além disso, a nova unidade também conta com uma piscina de água doce com vistas para o oceano Atlântico.

O Dreams Spa, com 900 metros quadrados, cuja inauguração está prevista para janeiro de 2025, oferecerá experiências de saúde, beleza e bem-estar. Projetado com uma paleta de texturas e combinações de cores variadas para transmitir serenidade, o Spa vai disponibilizar uma variedade de tratamentos e serviços, como uma piscina coberta climatizada, banheira de hidromassagem, banho turco, sauna, imersão em água fria, duchas diatérmicas e sete cabines de tratamento.

Cada espaço para eventos no Dreams Madeira Resort, Spa & Marina é projetado para oferecer funcionalidade e versatilidade, adaptando-se às necessidades de grupos de negócios e lazer, com instalações de última tecnologia e espaços flexíveis que se ajustam a cada ocasião.

A abertura do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina complementa a crescente presença da marca Hyatt na região EAME, após as recentes inaugurações do me and all Berlin East Side e do Grand Hyatt Barcelona. Espera-se que a expansão da marca Hyatt em toda a região continue durante 2024 e 2025, com outras aberturas já anunciadas, como AluaSoul Costa Adeje, Hyatt Centric Cairo West, Andaz Doha, Thompson Roma e Thompson Sevilla. O portfólio de hotéis da marca Dreams Resorts & Spas continua a crescer com a recente abertura do Dreams Estrella del Mar Mazatlán Golf & Spa Resort e as futuras inaugurações do Dreams Grand Island e do Dreams Playa Esmeralda Resort & Spa.

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Portugal tem 15 hotéis nomeados para os prémios de excelência da Condé Nast Johansens 2025

As 15 unidades portuguesas concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, sendo os vencedores conhecidos a 4 de novembro, numa cerimónia que vai ter lugar em Londres, Reino Unido.

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A Condé Nast Johansens nomeou 15 hotéis portugueses para os prémios de excelência 2025, cuja entrega vai decorrer a 4 de novembro, numa cerimónia a ter lugar em Londres, Reino Unido.

Quinta do Paral (Alentejo); Grande Real Villa Itália Hotel & Spa (Região de Lisboa); The Rebelo (Vila Nova de Gaia); Estoril Vintage Hotel (Estoril); Corpo Santo Lisbon Historical Hotel (Lisboa); Quinta Jardins do Lago (Madeira); Palácio Estoril Hotel Golf & Wellness (Estoril); The Albatroz Hotel (Cascais); The Lumiares Hotel & Spa (Lisboa); GA Palace Hotel & Spa (Porto); Sobreiras Alentejo Country Hotel (Grândola, Alentejo); Tivoli Carvoeiro Algarve Resort (Carvoeiro, Algarve); Terra Nostra Garden Hotel (São Miguel, Açores); Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel (Vila Verde) e The Lodge Porto Hotel (Porto) são as unidades nomeadas.

Os 15 hotéis nacionais concorrem na zona da Europa e Mediterrâneo, nas categorias ‘Best New Property’, ‘Best for Romance’, ‘Best Service’, ‘Best Small & Exclusive Property’, ‘Best Value Experience’, ‘Best Breakfast’, ‘Best Dining Experience’, ‘Best Bar’, ‘Best Urban Hotel (Town, City)’, ‘Best Countryside Hotel’, ‘Best for Families’, ‘Best Immersive Experience’, ‘Best for Weddings, Parties and Celebrations’ e ‘Best for Meetings and Events’.

Os vencedores vão ser encontrados através de um método que combina votação on-line, comentários dos hóspedes e das avaliações realizadas pela equipa de Local Experts da Condé Nast Johansens durante o último ano.

Além das categorias tradicionais, durante o jantar de gala e a entrega dos prémios, vão ser também anunciados os vencedores das duas categorias mais esperadas da noite, o Readers’ Choice e  o Editors’ Choice, num evento que poderá ser seguido em direto nas redes sociais da Condé Nast Johansens.

Durante a cerimónia de entrega de prémios,  a Condé Nast Johansens vai ainda apresentar o novo guia “Condé Nast Johansens Luxury Hotels 2025”.

A lista da unidades nomeadas pode ser consultada aqui.

Recorde-se que os Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens foram criados há mais de duas décadas para reconhecer, premiar e celebrar a excelência dos hotéis recomendados incluídos no guia.

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