Braga busca galardão em turismo na ITB Berlim 2024
Braga é candidata ao galardão “The People’s Choice Award” na ITB Berlim 2024, distinção que permite ao público apoiar o seu destino turístico favorito e a história de boas práticas do concurso 2023 Green Destinations Top 100. Neste caso, o município focou no Bom Jesus. Pode-se votar até 29 de janeiro.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Com o título “Preservando o Paraíso: O Legado Intemporal do Bom Jesus do Monte”, a história de boas práticas submetida no processo de candidatura conseguiu demonstrar que o complexo tem procurado e implementado soluções sustentáveis, rumo a uma gestão mais eficaz face aos impactos ambientais causados pela atividade turística, e reflete todo o trabalho exaustivo que está a ser feito para o preservar e sustentar, indica comunicado do município bracarense.
A gestão de um património desta importância não está isenta de dificuldades, diz a nota, que acrescenta que Braga desenvolveu-se muito em termos de turismo e é atualmente uma das maiores referências no que diz respeito ao turismo religioso.
Realçando que este desenvolvimento tem-se refletido também no número de turistas que se deslocam ao Bom Jesus do Monte, o município de Braga, em conjunto com a Confraria do Bom Jesus do Monte, tem constantemente implementado medidas adequadas para preservar este local, promovendo-o como um polo de atração turística a nível mundial, sem nunca prejudicar a sua identidade, o seu valor, a sua autenticidade e as suas gentes.
A autarquia refere ainda, na sua página oficial que, entre as várias iniciativas realizadas, ao longo de mais de 600 anos, há a destacar a construção do Elevador do Bom Jesus, projeto de sustentabilidade pioneiro, que utiliza os seus próprios recursos hídricos, com mínimo impacto ambiental.
Refira-se que, para a seleção deste galardão foram considerados critérios como a qualidade, transferibilidade, nível de inovação nas histórias e presença de todos pilares de sustentabilidade.