Açores debatem sustentabilidade na aviação comercial regional esta quarta-feira
A 17 de janeiro, Ponta Delgada, nos Açores, recebe o “Sustainable Regional Aviation Forum 2024”, iniciativa que vai contar com uma centena de participantes para debater os desafios e oportunidades da sustentabilidade na aviação comercial regional.
Publituris
2024: Portugal vai encerrar ano com mais de 27MM€ de receitas, 30 milhões de turistas internacionais e 80 milhões de dormidas
Antiga estação ferroviária da Lousã dá lugar a AL
APAVT lança micro site “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”
Lufthansa abre nova rota para o Brasil
Viagens acessíveis “revolucionam” destinos e empresas, defende a ONU Turismo
As regras do poker para novos jogadores
Turismo Residencial rendeu 15MM€ em receitas fiscais em nove anos
SET confirmado no Congresso Internacional sobre os Caminhos de Santiago
Lufthansa Technik abre fábrica para reparar motores e outras componentes de aviões em Santa Maria da Feira
Regenerative Wine Fest volta à Herdade das Servas para 2.ª edição a 31 de maio de 2025
A cidade de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, vai ser palco esta quarta-feira, 17 de janeiro, do debate “Sustainable Regional Aviation Forum 2024”, iniciativa promovida pela SATA e pela ERA – European Regions Airline Association, que visa debates os desafios e oportunidades da sustentabilidade na aviação regional.
Segundo um comunicado divulgado pela SATA, este debate vai contar com a participação de uma centena de participantes, entre especialistas da indústria, decisores políticos, inovadores e entusiastas pela temática da sustentabilidade e da aviação.
“O encontro nos Açores visa debater os desafios e as oportunidades de desenvolvimento sustentável da aviação regional, com especial foco nas regiões ultraperiféricas, bem como apresentar as melhores práticas e inovações do setor”, resume a organização do evento, no comunicado divulgado.
Segundo Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA, “é através do diálogo, da partilha de conhecimentos e de um compromisso unificado” que se podem transformar os “desafios em oportunidades e preparar o caminho para um futuro mais sustentável”.
“Este evento representa uma oportunidade ímpar e vem consolidar o caminho que temos estado a trilhar até ao momento nas companhias aéreas da SATA”, acrescenta a responsável.
Já Monserrat Barriga, diretora-geral da ERA, o objetivo deste fórum “é a promoção de iniciativas abrangentes de sustentabilidade na aviação regional, que visam, em particular, alcançar a neutralidade carbónica”.
“Com um foco especial nas regiões ultraperiféricas, como os Açores, o fórum visa abordar o valor económico e social da aviação para as regiões europeias”, explica a responsável.
O Fórum vai contar com três painéis, o primeiro dos quais subordinado ao tema da “Sustentabilidade Social: garantir de liberdade de circulação dos Cidadãos”, contando com moderação de Margarida Couto, presidente do Grace_ Empresas Responsável, uma associação empresarial da qual o Grupo SATA faz parte.
Já o segundo painel será subordinado ao tema “A Economia Sustentável: assegurar uma mobilidade rentável” e vai ter moderação por parte de Rodrigo Tavares, professor da Nova School of Business and Economics e que foi nomeando Young Global Leader no World Economic Forum de 2017.
O terceiro e último painel vai ser dedicado à temática “Desafios e oportunidades para os combustíveis sustentáveis para a aviação (SAF)”, ficando, neste caso, a moderação a cargo de Ulrike Ziegler, presidente da IMPACT on Sustainable Aviation.