Entrada da Bulgária e Roménia no espaço Schengen a partir de 31 de março
A Roménia e a Bulgária entrarão no espaço Schengen de livre circulação a partir de 31 de março de 2024. A Comissão Europeia acredita que esta adesão terá um impacto positivo nas viagens, turismo e comércio, fortalecendo assim o mercado interno da União.

Publituris
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Os 27 estados-membros da União Europeia (UE) concordaram por unanimidade, em 30 de dezembro de 2023, em levantar os controlos nas fronteiras aéreas e marítimas com a Roménia e a Bulgária no espaço Schengen, mas a abertura das fronteiras terrestres é adiada. Esta decisão entrará em vigor em 31 de março de 2024. Esta data corresponde à alteração da estação aeronáutica de inverno/verão estabelecida pela Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA).
Na sequência deste primeiro passo, o Conselho deverá tomar uma nova decisão no sentido de estabelecer uma data para a supressão dos controlos nas fronteiras internas terrestres.
O espaço Schengen reúne atualmente 27 Estados, incluindo 23 países da UE e quatro Estados não membros (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça). Com a inclusão da Roménia e da Bulgária, a zona de livre circulação expandir-se-á para 4,5 milhões de km2 e terá uma população de 450 milhões de habitantes.
Desde a sua adesão à UE, a Bulgária e a Roménia têm aplicado partes do quadro jurídico de Schengen (acervo de Schengen), incluindo as relacionadas com os controlos nas fronteiras externas da UE, a cooperação policial e a utilização do Sistema de Informação Schengen.
Para as outras partes do acervo de Schengen, incluindo o levantamento dos controlos nas fronteiras internas, o Conselho da UE deverá decidir por unanimidade durante 2024 sobre a sua aplicação, depois de confirmar que os dois países cumprem as condições necessárias.
Entretanto, desde 1 de janeiro de 2024, um regime de isenção de visto da UE permite que os cidadãos do Kosovo viajem para o espaço Schengen sem visto para estadias de até 90 dias num período de 180 dias.
O Kosovo é o último dos seis países dos Balcãs Ocidentais a beneficiar de isenção de visto no espaço Schengen. Este país de 1,8 milhões de habitantes é um potencial candidato à adesão à UE desde dezembro de 2022.